+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    Ola sou novo aqui, gostaria de abrir um provedor de internet via radio mas to meio confuso em questão da aparelhagem que devo usar para começar... no meu caso quero uma aparelhagem toda homologada que passe na vistoria da Anatel pós pretendo legalizar !

    1º QUAL ROUTERBOARD DEVO USAR PARA COMEÇO ? + OU - 500 CLIENTE
    2º QUAL PLACA RB DEVO USAR PARA LIGAR 3 SETORIAL 120º ? QUAL SERIAL ME VCS ME INDICA
    3º QUAL ALTURA MINIMA EXIGIDA PELA ANATEL DA ANTENA DO PROVEDOR ?
    4º KIT CLIENTE QUAL VCS ACHA MELHOR ?


  2. #2

    Cool Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    meu amigo vou te dar uma dica procura acessoria de alguma empresa do ramo vc esta em qual cidade? anatel nao pede altura minima e bom 500 clientes com um unico pop vai ser dificel porem vamos la a lista de equipamentos

    pra começo vc tem que analizar a topografia da cidade onde vai instalar o pop tem muitos predios arvores barreiras?
    isto que define a altura das antenas.

    na torre vc pode usar 4 setoriais em 2.4 e 4 em 5.8 isto ja te garante uma media de 400 clientes no entanto para gerenciar tudo isto vc vai necessitar de algo mais que routerboards.

    eu te diria um rack servidor portando no minimo um servidor pc x86 com miikrotik 2 routerboards 1100 um bom sistema de noobrack para os servidor um sistema de nobrak para a torre de preferencia procura uma solução tipo volt ccn com pat painel poe

    setoriais procura 5.8 mimo com rocket ou am5 as basestatiom da intelbraz tambem são uma boa solução apesar do custo

    de inicio para montar o provedor neste padrão te digo que gastaria entorno de 30 mil! se dispoe desta quantia entra em contato que te passo mais dicas

    no entanto se nao possui tudo isto faz como muitos comessa com humildade e ai e outro caso explica sua cituação que tem muita gente capacitada aqui para te auxiliar!

  3. #3

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    Adquira um franquia de provedor, assim não vai investir dinheiro em testes e experiências. http://www.atalink.com.br

  4. #4

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    amigo,apenas para acrescentar oque ja foi dito,existem diferentes aspectos que você precisa analisar.
    "NÃO EXISTE RECEITA DE BOLO,NEM MISTURA PRONTA",muitas pessoas compram kits que prometem,atender a um numero
    x de clientes,mais apenas gastam dinheiro,estude o assunto antes de investir,por mais que envolva,telecomunicações,envolvem
    muito mais que conhecimento basico em informatica.mais enfim,o objetivo aqui é ajudar,então vamos la.

    1º QUAL ROUTERBOARD DEVO USAR PARA COMEÇO ? + OU - 500 CLIENTE

    olha,recomendo que vc crie uma topologia,ja que pretende ter essa quantidade,recomendo uma rb principal,
    1100ahx2,ou cloudcore,e use concentradores como 450g,até uns 100 clientes no máximo,acima disso 1100,estude muito
    o sistema,fuja de soluções prontas.

    2º QUAL PLACA RB DEVO USAR PARA LIGAR 3 SETORIAL 120º ? QUAL SERIAL ME VCS ME INDICA

    olha por mais que,eu goste muito de mikrotik,recomendo que você utilize,a linha ubiquiti,ou intelbras.

    3º QUAL ALTURA MINIMA EXIGIDA PELA ANATEL DA ANTENA DO PROVEDOR ?

    não existe,altura minima mais torre é dor de cabeça,tente operar em caixas d'água ,prédios;se em sua região não tem
    muito,ai a torre vai depender,da sua nesse cidade.

    4º KIT CLIENTE QUAL VCS ACHA MELHOR ?

    depende da distancia,e banda que pretende atender,mais de uma procurada no youtube.procure os videos do Luciano da computech,ele ensina muito a respeito de wireless camada 2.

    recomendação pessoal,estude redes,estude mikrotik,estude tcp/ip .não vá na ideia de atende com apenas uma torre,analise aonde vão ser os pontos com mais concentração de clientes,tende consegui links,em bairros diferentes,para ter redundância procure uma empresa para consultoria.

    se tiver mais duvidas segue meu skype.
    [email protected]



  5. #5

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    Pra licenciar seu provedor conte comigo.

  6. #6

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    Kara de graça tal informação não irá vir. Pesquise no forum que com certeza todas as suas duvidas serão atendidas. Uma boa leitura enobrece e com certeza não é perda de tempo.

  7. #7

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    Se precisar de torre tenho pronta entrega.

  8. #8

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    olha pra vc ter 500 clientes em uma só rb vai ficar dificil, começe com menos tipo uma rb 800 com 4 cartões mini pci r52hn mimo, esta rb tem saida pra 4, fazendo um cluster de 360 graus, utilize antenas blindadas contra interferencia, principalmente se vc for trabalhar em 2.4.
    coloque a sua antena o mais alto possivel e livre de barreira como árvores e prédios. com esta rb e 4 cartoes mini pci, mais 4 setoriais de 90º vc vai conseguir colocar 200 clientes trafegando simultaneamente sem problemas, depois que vc estiver capitalizado, com grana no bolso, pode se pensar em comprar rb mais robustas e com maior gerenciamento.
    Mas se dinheiro pra vc não é problema vc já pode começar com uma rb 1200 elaé show de bola e vai atender direto a sua demanda.

  9. #9

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    Ola galera, tbm estou em duvida em uma coisa ( o gerenciamento dos clientes uso qual aparelho ) no caso pra comandar tds meus clientes na torre cedi !

  10. #10

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    Respondendo a muitos que estao me ajudando, quando eu disse 500 clientes nao me referi a uma unica rb
    me referi a 500 clientes de começo depois que passar os 500 ja vejo aparelhos melhores !
    Obs: Vou usar pops em predios de 4 andar e caixas d agua

  11. #11

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    Vou te dar um conselho. Se eu fosse você não montaria provedor não. Nessa minha caminhada de 11 anos cheguei a seguinte conclusão: Ficar com o cliente 30 dias por mês e 365 dias por ano, você não terá vida, ficará escravo desse negócio. Os clientes começam a passar os problemas deles para você. Eles acham que qualquer pau que der, vão te ligar e encher o saco, eles acham que tudo é problema na internet. E você vai se enfiar em dívidas... Vai se matar de trabalhar para os clientes não cancelarem... Isso sem falar que tudo é caro nesse mundo de provedor. CNPJ, SCM, ASN e assim por diante... Vai baciada de dinheiro, enfim, essa é a minha experiência. Agora fica a seu critério...

  12. #12

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    Citação Postado originalmente por DoniWall Ver Post
    Vou te dar um conselho. Se eu fosse você não montaria provedor não. Nessa minha caminhada de 11 anos cheguei a seguinte conclusão: Ficar com o cliente 30 dias por mês e 365 dias por ano, você não terá vida, ficará escravo desse negócio. Os clientes começam a passar os problemas deles para você. Eles acham que qualquer pau que der, vão te ligar e encher o saco, eles acham que tudo é problema na internet. E você vai se enfiar em dívidas... Vai se matar de trabalhar para os clientes não cancelarem... Isso sem falar que tudo é caro nesse mundo de provedor. CNPJ, SCM, ASN e assim por diante... Vai baciada de dinheiro, enfim, essa é a minha experiência. Agora fica a seu critério...
    Bom se a pessoa gosta do que faz nao tem nenhuma dificuldade! O importante e trabalhar com competencia e profissionalismo trabalhando com equipamentos e mao de obra de boua qualidade ai nao vai ter problema nenhum !!! Exemplo Temos clientes que a mais de 3 anos nao liga para reclamar de nada tudo tranquilo porque trabalho com equipamentos de boua qualidade e. Instalacoes bem executadas ! Dica trabalha com equipamentos boms e novos de marcas renomadas um simples cabo de rede se for de pessima qualidade pode estragar toda uma operacao com equipamentos top de linha blz!

  13. #13

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    Citação Postado originalmente por Wesleyrosa Ver Post
    Bom se a pessoa gosta do que faz nao tem nenhuma dificuldade! O importante e trabalhar com competencia e profissionalismo trabalhando com equipamentos e mao de obra de boua qualidade ai nao vai ter problema nenhum !!! Exemplo Temos clientes que a mais de 3 anos nao liga para reclamar de nada tudo tranquilo porque trabalho com equipamentos de boua qualidade e. Instalacoes bem executadas ! Dica trabalha com equipamentos boms e novos de marcas renomadas um simples cabo de rede se for de pessima qualidade pode estragar toda uma operacao com equipamentos top de linha blz!
    É isso aí, o importante é ter "boua qualidade e equipamentos boms"!

  14. #14

    Padrão Re: Quero abrir um provedor de internet via radio "ajuda"

    Citação Postado originalmente por DoniWall Ver Post
    É isso aí, o importante é ter "boua qualidade e equipamentos boms"!
    Eu era a favor de desburocratizar a obtenção de outorga SCM, mas depois de tudo que li no fórum essa semana estou mudando de opinião.... Acho que o melhor caminho é itensificar a fiscalização!