Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Rede Adsl - Compensa montar?

    Saudações amigos do Under,

    Hoje minha rede é mista aqui, uma parte dos clientes atendo por cabo utp, e outra por wireless, 2.4 e 5.8.

    Gostaria de ver a possibilidade de estar implantando uma parte da minha rede em adsl, o que vocês sujerem,
    quem esta usando?, quais equipamentos encontro com preços melhores no mercado?

  2. #2

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Saudações amigos do Under,

    Hoje minha rede é mista aqui, uma parte dos clientes atendo por cabo utp, e outra por wireless, 2.4 e 5.8.

    Gostaria de ver a possibilidade de estar implantando uma parte da minha rede em adsl, o que vocês sujerem,
    quem esta usando?, quais equipamentos encontro com preços melhores no mercado?
    Use HPNA, muito melhor q adsl!!

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Use HPNA, muito melhor q adsl!!

    A vantagem das teles em usar adsl esta que ja possuem suas redes de cabos metalicos prontas para atender o sistemas telefonicos, ai a adsl so complementa, um exemplo aplicavel de um sistema adsl seria em um condominio onde vc pode usar o DG central do condominio para levar sinal adsl sobre os fios telefonicos dos apartamentos ja existentes, mas fazer uma rede para atender em adsl nao seria vantagem pelo custo, ai como o amigo sugerio HPNA seria uma forma economica em vista da implantacao de adsl e muito mais praticos de gerenciar, e uma rede que tranquilamente atende 120 clientes por modulo hpna claro depende de calculos e distancia e o numero de passivos nesta rede mas mesmo assim ADSL X HPNA fico com HPNA


    abraco

  4. #4

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Nalvo, como está o comportamento da rede UTP? Pergunto pois na UTP você tem um custo menor.
    Na ADSL , o equipamento já é mais caro e tem ainda o custo de modem no cliente. Este não é caro, mas sempre que existe.
    O equipamento ADSL encontrei preços em torno de 5.000 reais para 25 clientes.

    Quanto custaria um equipamento para mais clientes?

    Sem falar que ADSL você não vai conseguir levar tão longe como no UTP.

  5. #5

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Nalvo vi alguns projetos seus de rede cabeada UTP e achei q vc estivesse satisfeito com essa rede, desculpe a pergunta, mas porque você quer ir para ADSL.

  6. #6
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    @1929

    Minha rede aqui ta rodando... mas tem que ser monitorada sempre...
    Eu adoro estudar e testar outras tecnologias, me deu uma vontade imensa de montar uma parte da rede aqui em adsl, mas estou desistindo... cabo utp sai bem mais barato e eu consegui desenvolver uma forma muito pratica aqui de trabalhar, montando meus próprios PoE's em cima do proprio switch, e transmitindo corrente continua no proprio cabo, e colocando pop's em pontos distintos da cidade...
    Mas tem muito a melhorar...

    Boa sorte para todos nós!!!!

  7. #7
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Na verdade @elienton eu nao quero ir para adsl, eu queria testar a tecnologia, mais por curiosidade... mas acho q desisti... rsrsrs
    To montando mais uma parte da rede aqui via cabo utp, e vou postar fotos e resultados aqui, para ajudar a galera a fazer esse tipo de rede de uma forma mais pratica e eficiente, tanto na montagem quanto na manutenção...

  8. #8

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Claro que compensa Montar! Segue algumas vantagens;
    - Apenas 1 Ativo na rede para monitorar (IPDSLAM)
    - Pode atender clientes com distancia de até 6km do IPDSLAM
    - Tecnologia Profissional
    - Pode Vender Planos de até 24Mbps
    - Fácil Configuração
    Entre outras, o problema é que o custo da rede é superior ao radio;
    1 IPDSLAM de 48 Portas sai em torno de R$ 5.000,00
    48 Modems ADSL2+ R$ 2.395,00
    Ou seja só em equipamento já se foi R$ 7.395,00. se dividirmos esse valor por 48 portas, sai R$ 154,06! se somar aproximadamente R$ 100,00 de cabo e ferragens por cliente.. total de R$ 254,06 de custo por cliente!!
    Me dizem.. quanto é o custo para instalar em um cliente.. usando 5.8ghz..? para atender 2 Mbps!..??
    Acredito que o IPDSLAM é uma boa solução.. ainda não tenho condições de implantar.. mas seria certo q iniciaria uma rede assim..

  9. #9

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Pode ir mais longe sem precisar de outro ativo na rede. Mas dificilmente irá ter planos estáveis a mais de 1km.
    Na minha cidade o grande problema do adsl são os armários antigos e todos concentrados na Central da companhia.

    Mais de 500m da central já começa a não ter viabilidade para plano maiores. Tem gente a 1km que não consegue mais de 1 mega. Como o plano que oferecem é de 5mega, fica ainda um déficit de 4mega. Se fosse conosco o consumidor já botaria a boca. Mas como é OI, vão engolindo em seco.

    Uma pergunta: se suporta até 6km, como faz? sai um cabo de par trançado da central para cada cliente? Ou seja, o cliente a 6km vai ter um cabo só para ele até a central?

    Agora, se instalar vários armários em áreas estratégicas, a questão da banda fica resolvida.

  10. #10
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Ta muito bom o tópico...

    acompanhando aqui, e aguardando novas opiniões!

  11. #11

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pode ir mais longe sem precisar de outro ativo na rede. Mas dificilmente irá ter planos estáveis a mais de 1km.
    Na minha cidade o grande problema do adsl são os armários antigos e todos concentrados na Central da companhia.

    Mais de 500m da central já começa a não ter viabilidade para plano maiores. Tem gente a 1km que não consegue mais de 1 mega. Como o plano que oferecem é de 5mega, fica ainda um déficit de 4mega. Se fosse conosco o consumidor já botaria a boca. Mas como é OI, vão engolindo em seco.

    Uma pergunta: se suporta até 6km, como faz? sai um cabo de par trançado da central para cada cliente? Ou seja, o cliente a 6km vai ter um cabo só para ele até a central?

    Agora, se instalar vários armários em áreas estratégicas, a questão da banda fica resolvida.
    Sobre distancia e quantidade de banda.. depende da qualidade dos cabos, e dos modems.. pois o IPDSLAM Manda sinal longe..
    A OI não atende bem seus clientes em lugar e tecnologia nenhuma.. nao temos como pegar a mesma como Base! rsrs
    Mas existe uma tabela que mostra a quantidade de banda conforme a distancia do IPDSLAM! algo como ateh 1 km passa 24mbps.. a 6km 1Mbps..
    Sobre o cabeamento.. com um ip dslam de 48 portas.. sai um cabo com 50 pares para o centro do bairro.. e la vc vai dividindo os pares pelas avenidas e ruas.. conforme for sendo requisitado planos de acesso..

  12. #12

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por goplex Ver Post
    Sobre distancia e quantidade de banda.. depende da qualidade dos cabos, e dos modems.. pois o IPDSLAM Manda sinal longe..
    A OI não atende bem seus clientes em lugar e tecnologia nenhuma.. nao temos como pegar a mesma como Base! rsrs
    Mas existe uma tabela que mostra a quantidade de banda conforme a distancia do IPDSLAM! algo como ateh 1 km passa 24mbps.. a 6km 1Mbps..
    Sobre o cabeamento.. com um ip dslam de 48 portas.. sai um cabo com 50 pares para o centro do bairro.. e la vc vai dividindo os pares pelas avenidas e ruas.. conforme for sendo requisitado planos de acesso..
    O que me deixou mais animado é o colega falando que a Aneel obriga o dono dos postes a fazer preço mais barato em caso de empresa com SCM, teria como postar este resolução.

    Acredito que a solução do colega usando ipdslan seja mais barata sim. do que usar as tecnologias de fibra ou esta abaixo.

    http://ave.dee.isep.ipp.pt/~see/jorn..._VilasBoas.pdf

    Pode ser criar setores e colocar armarios. e interligar as ipdslan via fibra.

    att:

  13. #13

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    No meu ponto de vista so compensa para as operadoras de telefonia que JÁ TEM O CABO PRESO NO POSTE E REDE EM OPERAÇÃO, pra quem vai cabear do zero e vai ter de montar projeto, comprar Chassis, equipamentos... é melhor partir para o UTP ou Fibra, assim vai poder oferecer um produto de melhor qualidade aos clientes, ADSL não é essas maravilhas não... vc tem grande limitação de distancia, atenuação e uma serie de problemas que teria em qualquer outro tipo de acesso. Pela mão de obra, dinheiro e tempo que vai perder compensa meter a cara na fibra ou utp mesmo...

  14. #14

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Amigo.. o Mesmo trabalho que terá para puxar cabo UTP ou Fibra.. terá para passar cabo de par metálico..
    Me diz ai quais são os inúmeros problemas com ADSL?? Quanta a limitação de distancia, não sei quanto a você mas prefiro mil vezes um cliente conectar a 3 km do Equipamento.. sem ativo nenhum no meio do caminho.. do que ir colocando switch a cada 100 metros.. Com certeza o custo de implantar ADSL é bem superior ao UTP.. mas é uma solução profissional, que nao te trara dor de cabeça; se um modem Queimar.. troca e cobra do assinante R$ 49,90!! Pq voces acham que GVT, VIVO, OI.. todos usam ADSL ainda.. a GVT faz o cabeamento soh para internet.. tanto q a mesma vende planos apenas de INTERNET.. usando ADSL e VDSL..
    Agora. sobre a fibra. é obvio que é a melhor tecnologia no momento... porem seu custo é inviavel para a maioria dos provedores ainda.. e o equipamento que vai no cliente final.. esta longe de ser acessivel a nós..!

  15. #15

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por goplex Ver Post
    Amigo.. o Mesmo trabalho que terá para puxar cabo UTP ou Fibra.. terá para passar cabo de par metálico..
    Me diz ai quais são os inúmeros problemas com ADSL?? Quanta a limitação de distancia, não sei quanto a você mas prefiro mil vezes um cliente conectar a 3 km do Equipamento.. sem ativo nenhum no meio do caminho.. do que ir colocando switch a cada 100 metros.. Com certeza o custo de implantar ADSL é bem superior ao UTP.. mas é uma solução profissional, que nao te trara dor de cabeça; se um modem Queimar.. troca e cobra do assinante R$ 49,90!! Pq voces acham que GVT, VIVO, OI.. todos usam ADSL ainda.. a GVT faz o cabeamento soh para internet.. tanto q a mesma vende planos apenas de INTERNET.. usando ADSL e VDSL..
    Agora. sobre a fibra. é obvio que é a melhor tecnologia no momento... porem seu custo é inviavel para a maioria dos provedores ainda.. e o equipamento que vai no cliente final.. esta longe de ser acessivel a nós..!
    Concordo com você:

    Fibra inviável.

    GVT está vendendo também só internet em minha região.

    Adsl vai longe, e mais já tem os modens com wifi.

    Facilidade, pois o cliente só reseta o modem e mesmo já reconecta e volta a funcionar.

    hoje modem Adsl custa R$ 50,00 reais daqui uns dias vai custar uns R$ 20 reais.

    1 km de cabo até o cliente é chão pra caramba.

    Cabos para esta tecnologia são bem mais baratos.

    Durabilidade do cabo par metálico e bem mais durável que usar cabo utp e mais barato.

    Caixa de conexão nos postes é bem mais simples e bem mais barata.

  16. #16

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por pinhais Ver Post
    Concordo com você:

    Fibra inviável.

    GVT está vendendo também só internet em minha região.

    Adsl vai longe, e mais já tem os modens com wifi.

    Facilidade, pois o cliente só reseta o modem e mesmo já reconecta e volta a funcionar.

    hoje modem Adsl custa R$ 50,00 reais daqui uns dias vai custar uns R$ 20 reais.

    1 km de cabo até o cliente é chão pra caramba.

    Cabos para esta tecnologia são bem mais baratos.

    Durabilidade do cabo par metálico e bem mais durável que usar cabo utp e mais barato.

    Caixa de conexão nos postes é bem mais simples e bem mais barata.
    Amigo!
    concerteza! todas essas afirmações são verdadeiras.. assim que conseguir estabilizar aqui.. irei montar uma rede ADSL em um pequeno bairro aqui! da pra vender essas 48 portas mto rápido e já ter retorno do investimento.. pois pode cobrar taxa de instalação normalmente.. a diferença que ira gastar mto menos no cliente final!

  17. #17

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Se estiverem na área da CPFL ou CEMIG não é permitido fixar caixas e nem sobra de cabo nos postes, ou seja não tem onde pendurar as MiniDslan, tendo que descer o cabo e montar a caixa no chão ou na casa de alguma pessoa.
    Gostaria de saber como é no PR (COPEL) se ela permite fixar equipamentos nos postes...

  18. #18
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    na verdade em lugar nenhum pode, tanto é que a telemar faz igual na foto, ou seja, suspenso...

    dependendo de como foi feito o contrato com a empresa de energia, é liberado em alguns postes a fixação de caixas dentro dos padrões exigidos por eles...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         poste_telemar.JPG
Visualizações:	3665
Tamanho: 	36,2 KB
ID:      	41980

  19. #19

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    na verdade em lugar nenhum pode, tanto é que a telemar faz igual na foto, ou seja, suspenso...

    dependendo de como foi feito o contrato com a empresa de energia, é liberado em alguns postes a fixação de caixas dentro dos padrões exigidos por eles...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         poste_telemar.JPG
Visualizações:	3665
Tamanho: 	36,2 KB
ID:      	41980

    Na verdade estou me referindo as MINIDSLAM prq dependendo o tamanho da rede vão ser várias!!!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         32XIX.jpg
Visualizações:	1193
Tamanho: 	152,8 KB
ID:      	41985
    Tempos atrás não conseguimos aprovação do projeto para fixação das caixas e nenhum tipo de negociação, simplesmente tivemos uma enorme notificação com um NÃO... Ah detalhe vai ter de fazer o anel ou interconexão em fibra...

  20. #20

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    na verdade em lugar nenhum pode, tanto é que a telemar faz igual na foto, ou seja, suspenso...

    dependendo de como foi feito o contrato com a empresa de energia, é liberado em alguns postes a fixação de caixas dentro dos padrões exigidos por eles...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         poste_telemar.JPG
Visualizações:	3665
Tamanho: 	36,2 KB
ID:      	41980
    Não pode mesmo. Na área da AESSUL também não é permitido. E tem fundamento. Pois numa eventual substituição de poste a companhia de energia não quer e não vai se responsabilizar em fixação de elementos nos postes, que não sejam seus. Só o fixador para a cordoalha que é obrigatório. Todo e qualquer elemento de telecom deve ficar pelo menos a 60cm do poste.
    E a saida para a residencia do cliente não pode sair da caixa direto para a casa. Este cabo tem que ficar em 90º ou seja tem que sair do cabeamento do SCM bem em frente da casa. Levando em consideração que a altura mínima do solo é 5.40m no último nível de instalação, vai acontecer que ao sair direto para a casa este cabo vai acabar ficando com uma altura perigosa ao atravessar a rua.
    Na telefonia o que vejo é o cabo telefônico que vai para o cliente ser fixado no poste e sempre numa altura superior ao próprio cabeamento da telefonia. Já questionei isso com o departamento responsável da cia de energia, mas me enrolaram.
    Então a percepção que tenho de tudo isso é que existe uma norma muito difícil de ser cumprida mas cobrada dos SCM e muita vista grossa para a telefonia.

    Por ex. nesta foto, o que vem a ser aquela caixa preta fixada no poste? Ela me parece estar ligada ao cabeamento. Seria o medidor de energia? Achei pequeno em vista dos que instalam por aqui.