+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 5mhz, 10mhz, 20mhz, 40mhz?

    A mais de 10 dias eu venho lendo sobre isso, mas ainda sobrou algumas dúvidas, qual destas larguras de banda devo utilizar?

    Sei que 40mhz passa mais banda, porém 5mhz é mais robusto.

    A questão é, 5mhz pode ser legalizado na anatel?

  2. #2

    Padrão Re: 5mhz, 10mhz, 20mhz, 40mhz?

    5Mhz / 10Mhz é bom para evitar interferência, pois existe mais espaço entre um canal e o outro. Sendo assim, o sinal corre manos risco de sofrer interferência, o problema é que o throughput cairá.

    Se você usar 40Mhz terá disponível mais banda e receberá mais interferência.

    Você tem que testa cara, cada caso é um caso. Eu acredito que a Anatel não proíbe o uso de 5Mhz, não sei sobre isso.

  3. #3

    Padrão Re: 5mhz, 10mhz, 20mhz, 40mhz?

    cara na questão das frequencia tou usando 20 mhz no rocket m2 num vale nada
    mais nos bullet fica bacana,vc pode colocar se tiver até 1 mhz mais se a anatel v q vc ta distribuido sinal para outras pessoas ,
    vc vai ganhar uma multinha aproximadamente ums 10 mil e a pessoa q ta recebendo ums 5,a 6 mil $$
    digo isso de esperiencia propia tire o scm uma filia coisa parecida para trabalhar tranguilamente
    abraço...

  4. #4

    Padrão Re: 5mhz, 10mhz, 20mhz, 40mhz?

    Me parece que a dúvida do autor do tópico é relacionada principalmente com o aspecto legal. E isto é elogiável.
    Não entendi que ele esteja operando ilegalmente, senão nem estaria preocupado com a questão.

    Respondendo ao questionamento inicial: Não se preocupa com a largura de banda, desde que esteja dentro das sub-faixas do chamado 5.8 . Tem sub-faixa que só pode indoor, outra pode outdoor mas tem limitação de potencia e tem outra que permite outdoor com mais potencia.
    Nesta questão de largura de faixa, você é que vai decidir o que será melhor para a sua aplicação. O que pode acontecer é que se lhe pedirem um laudo espectral pode ser necessário mexer na potencia e largura de banda para não exceder o permitido.
    Mas faz tempo que não aparece alguém dizendo que foi exigido este laudo.

  5. #5

    Padrão Re: 5mhz, 10mhz, 20mhz, 40mhz?

    Bom comentado por um colega do post anterior ( me desculpe mas esqueci o nick dele... rsrs) mas aproveitando gostaria de postar outro post aqui do fórum que me ajudou no passado, agradeçendo o mascaraapj e outros que complementaram os esclarecimentos.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398
    Neste post, diz as faixas que podemos usar, potência e etc. Com relação à largura de banda não conheço limitação por parte da ANATEL, mas com relação a faixa ai sim, deveríamos nos preocupar!
    Aqui estamos corrigindo alguns rádios que acabaram no passado, não entrando neste contexto (como potência acima do permitido para aquela faixa), agora fizemos os ajustes, apesar de ter concorrente que não tem conhecimento disto muitas vezes, e polui o espectro com um "caminhão de mW"... Ontem mesmo vi uma palestra de um MUM de 2009, em que o Sr. Nicola Snachez ( no qual tem um "baita" conhecimento.. heheh) explicando alguns fatores inclusive de uma célula com 1km de raio. É o que estamos implementando aqui, e a qualidade é outra. Mas isto já muda o foco do tópico!! heheh
    Valeu!