+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Caros colegas, venho aki pedir a opinião e ajuda dos nobres colegas...
    Gostaria de saber como estão lidando com a "queima das portas Lan" e "Perda de sinal" nos equipamentos da UBNT.
    Sinceramente eu não aguento mais trocar equipamentos dos clientes devido a esses defeitos. Já vi aki no forum varios
    relatos sobre cabo blindado e aterramento, porém na casa dos clientes fica dificil vc exigir que o mesmo faça um aterramento descente.
    Tive um caso onde aterrei a tomada do equipamento porem o cliente mudou o pc de posição no quarto e ligou o equipamento em outra tomada.
    Na primeira chuva com raios, o nanostation do cliente naum associava mais com a torre... Prejuizo de 200 contos.
    Nesse ultimo mês devido as chuvas, já foram 07 equipamentos... naum aguento mais...
    Alguém tem alguma sugestão???

  2. #2

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Citação Postado originalmente por regisbb Ver Post
    Caros colegas, venho aki pedir a opinião e ajuda dos nobres colegas...
    Gostaria de saber como estão lidando com a "queima das portas Lan" e "Perda de sinal" nos equipamentos da UBNT.
    Sinceramente eu não aguento mais trocar equipamentos dos clientes devido a esses defeitos. Já vi aki no forum varios
    relatos sobre cabo blindado e aterramento, porém na casa dos clientes fica dificil vc exigir que o mesmo faça um aterramento descente.
    Tive um caso onde aterrei a tomada do equipamento porem o cliente mudou o pc de posição no quarto e ligou o equipamento em outra tomada.
    Na primeira chuva com raios, o nanostation do cliente naum associava mais com a torre... Prejuizo de 200 contos.
    Nesse ultimo mês devido as chuvas, já foram 07 equipamentos... naum aguento mais...
    Alguém tem alguma sugestão???
    Envia para http://www.nfs.net.br/ que eles arrumam. Fiz isso aqui com 02 nanoloco m5 e 02 nanostation M5 .
    Pelo menos diminui um pouco o prejuizo.

  3. #3

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Realmente ubiquiti tem uma sensibilidade muito grande na porta lan, não sei o verdadeiro motivo.

    eu sempre vou guardando esses equipamentos, e volta e meia mando arrumar.

    mas enche o saco.

  4. #4

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Citação Postado originalmente por regisbb Ver Post
    Caros colegas, venho aki pedir a opinião e ajuda dos nobres colegas...
    Gostaria de saber como estão lidando com a "queima das portas Lan" e "Perda de sinal" nos equipamentos da UBNT.
    Sinceramente eu não aguento mais trocar equipamentos dos clientes devido a esses defeitos. Já vi aki no forum varios
    relatos sobre cabo blindado e aterramento, porém na casa dos clientes fica dificil vc exigir que o mesmo faça um aterramento descente.
    Tive um caso onde aterrei a tomada do equipamento porem o cliente mudou o pc de posição no quarto e ligou o equipamento em outra tomada.
    Na primeira chuva com raios, o nanostation do cliente naum associava mais com a torre... Prejuizo de 200 contos.
    Nesse ultimo mês devido as chuvas, já foram 07 equipamentos... naum aguento mais...
    Alguém tem alguma sugestão???
    Regisbb,

    Passei por muitos problemas, alem dos radios UBNT tive problemas com outros radios como Radwin, aqui alem do problema da interrupção havia tambem a distancia.

    Bem, consegui amenizar em 90% esses problemas trocando TODOS os cabos de rede comum, por cabo de rede BLINDADO, claro que tive que trocar aqueles switchs de 8 portas baratinhos de R$ 40,00 por Switchs de 16 ou 24 portas de marcas mais renomadas como pelo menos Intelbras, que possuem as portas aterradas ao chassi, que automaticamente joga a descarga ao terra da fonte...

    Outro quesito... todas os cabos que ligam os equipamentos, seja os rádios, switich, etc.. foram trocados para os que possuem terra, bem como as tomadas tiveram a ligação do terra adequado.


    Obs: o gasto não é tanto, se fizer a conta é menor que um rádio de R$ 200,00, porem cada torre vai ter que parar para efetuar essas trocas e adaptações, e realmente surte efeito.


    Anderson

  5. #5

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Caros colegas, será que apenas o cabo blindado já resolveria o problema de queima na casa dos clientes?

    Visto que na maioria das residências as tomadas são compostas apenas de "Fio Fase e Fio Neutro" nos casos de rede 127v e de "02 Fios Fases" no caso de Rede 220V. A maioria das pessoas acham que o fio terra não serve pra nada.
    Ae a empresa além de instalar o equipamento em comodato terá de fazer a parte elétrica do cliente? Isso não tem cabimento...

    Os modens das operadoras de cabo possuem fontes com apenas 02 pinos e dificilmente queimam as portas Lan com a facilidade que ocorre nos equipamentos da ubnt. Putz o custo de um equipamento UBNT é com certeza 5 vezes maior que o de um modem adsl porém não possui um recurso que evite a queima do equipamento.

    Estou desanimado com esse problema. O equipamento é excelente, porem terei que procurar alternativas para preservar meu investimento.

  6. #6
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    É amigos, infelizmente a ubnt não pensou os equipamentos para a bagunça brasileira, foi pensado pra europa e eua onde se utiliza aterramentos e o terceiro pino é quase que obrigatório. Pra evitar a queima só aterrando mesmo, tem que por uma barra cobreada conectada ao terceiro pino da fonte e cabos blindados são excenciais, mas o pessoal aqui mesmo no fórum estão reclamando muito dos cabos ubnt. Já fiz vários consertos da porta lan em ubnt, o valor do conserto fica em torno de 30% do valor do equipamento novo. Se quiser arriscar o conserto deve trocar o kendin ou o m-tek, precisará de uma estação de retrabalho em smd, fluxo, malha dessoldadora, fio de solda 3mm e muita habilidade. Se quiser ajuda me adiciona no msn/skype: [email protected]

  7. #7

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blindagem.JPG
Visualizações:	1037
Tamanho: 	54,1 KB
ID:      	41955

    A questão nao é o aterramento do computador ou da fonte da nano, o que faz queimar a porta lan é a diferença de tensão entre um dispositivo e outro, o caso entre o computador e a nano, o cabo blindado resolve sim este problema, mas tem que usar os
    conectores metalicos corretamente para o circuito ficar ok e nao queimar mais suas nanos.

    fiz um desenho para tentar explicar melhor a situação, neste caso coloquei uma descarga de 600v , mas a realidade é outra e
    não sei ao certo te explicar quantos volt´s são enviados para a porta lan da nano em um caso de descarga de raio.

    usando o cabo blindado a corrente que iria para a porta lan nao vai mais diretamente para ela e sim para todos os dispositivos
    interligados fazendo com isso que ela seja reduzida e as vezes ate mesmo aterrada pela massa dos equipamentos e pelo proprio
    chassis da nano.

    veja a imagem.

    espero ter ajudado e boa sorte

  8. #8

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Bom dia, o que acontece com a queima dos equipamentos tem a ver com as descargas atimosféricas que pode ocorrer mesmo sem nuvens de chuva, o cabo de rede funciona como uma antena captando essa descarga e queimando no ponto de menor resistência, temos que lembrar de pequenos detalhes como o diferencial de potência e muito importante entre os equipamentos, se não estiver com o aterramento certinho pode ser ate pior do que ficar sem, outro ponto importante e a posição das tomadas "fase, neutro, terra", quanto o raio cair na antena diretamente te garanto que não vai sobrar nada do nano

  9. #9

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Realmente, equipamento de cliente é complicado.

    Aqui temos convivencia com este problema em bairros isolados, região central sempre é melhor devido a infra instalada.

    Alternativas realizadas por nós.... sugerir ao cliente que desligue o equipamento em dia de tempestade... claro que nem sempre isso é possivel ou aceito pelo usuário... então colocamos em clausula que trocamos o equipamento gratuitamente na primeira queima de responsabilidade do cliente, posteriores será cobrado por mau uso (sendo que em SP é de responsabilidade da companhia de energia as descargas elétricas decorrentes na rede, o cliente pode assionar para ser ressarcido). Garantia por defeito de fabrica é mantido enquanto o cliente manter-se como cliente.

    É uma alternativa...


    Anderson

  10. #10
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Eu tenho 2 caixa cheias de equipamentos ubiquiti queimados, se eu consegui-se arrumar todos poderia ficar um ano sem comprar equipamentos novos.

    O pessoal disse a solução usando o terra no 3º pino da fonte, mas no caso para quem usa 12v para alimentar os equipamentos com bateria, tem alguma solução a mais além do cabo de rede blindado?

  11. #11

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Eu tenho varios nanos aki com um problema um pouco diferente, eles começam a ficar com o sinal ruim no AP, porem a captação do sinal permanece otima. Ex: no cliente o sinal do AP fica -48 e ao ver na transmissora o sinal esta em torno de -79 80.
    Creio eu que seje o TX do cliente pois recebendo um bom sinal ele esta, e não tem como ser a transmissora pois ocorrem o mesmo problema em AP's diferentes, e colocando uma outra nano no cliente o sinal volta ao normal.
    Mais alguem esta passando por isso tambem e se já passou como resolveu?

  12. #12
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Citação Postado originalmente por samuelrealnet Ver Post
    Eu tenho varios nanos aki com um problema um pouco diferente, eles começam a ficar com o sinal ruim no AP, porem a captação do sinal permanece otima. Ex: no cliente o sinal do AP fica -48 e ao ver na transmissora o sinal esta em torno de -79 80.
    Creio eu que seje o TX do cliente pois recebendo um bom sinal ele esta, e não tem como ser a transmissora pois ocorrem o mesmo problema em AP's diferentes, e colocando uma outra nano no cliente o sinal volta ao normal.
    Mais alguem esta passando por isso tambem e se já passou como resolveu?
    Amigo, o problema do sinal fraco se resolve trocando o P.A. um circuito integrado próximo da saída para os dipolos. O único problema é encontrar o bendito ci.

  13. #13

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Amigo, o problema do sinal fraco se resolve trocando o P.A. um circuito integrado próximo da saída para os dipolos. O único problema é encontrar o bendito ci.
    Eu cheguei a desmontar alguns porem nao consigo encontrar peças de reposição para a troca, o que pode as vezes nem compensar devido ao custo da peça, mas tenho nano loco m5 com 3 meses de uso e com esse defeito.

  14. #14

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Tenho quase 50 cpe kozumi e firemax que instalei em clientes logo quando iniciei a rede, até hoje só perdi uma e o cliente perdeu o computador. Equipamento ubnt aqui tem um monte com os 2 defeitos citados. O equipamento da casa do cliente tem que ser robusto independente de ser barato ou caro, na torre agente sobe lá e arruma, coloca aterramento, cabo blindado, mede com terrômetro, nobreack online etc etc. Agora na casa do cliente, a ubnt tinha que disponibilizar um "manual do cliente ubnt", antes de instalar agente entrega ao cliente e espera ele executar todas as normas para se adequar ao padrão ubnt de qualidade. kkkkkkk. Isso não é um problema, más sim uma forma de vender pois se o seu cliente só precisa de um equipamento você as vezes é obrigado a comprar mais de um.

  15. #15
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Tenho quase 50 cpe kozumi e firemax que instalei em clientes logo quando iniciei a rede, até hoje só perdi uma e o cliente perdeu o computador. Equipamento ubnt aqui tem um monte com os 2 defeitos citados. O equipamento da casa do cliente tem que ser robusto independente de ser barato ou caro, na torre agente sobe lá e arruma, coloca aterramento, cabo blindado, mede com terrômetro, nobreack online etc etc. Agora na casa do cliente, a ubnt tinha que disponibilizar um "manual do cliente ubnt", antes de instalar agente entrega ao cliente e espera ele executar todas as normas para se adequar ao padrão ubnt de qualidade. kkkkkkk. Isso não é um problema, más sim uma forma de vender pois se o seu cliente só precisa de um equipamento você as vezes é obrigado a comprar mais de um.
    Por isso citei no outro post que os equipamentos ubnt foram feitos pra países onde todas as normas de segurança são rigorosamente cumpridas, até mesmo nas residências, já a Mikrotik é da Letônia é virado numa coisa, bem parecido com o Brasil, dai uma rb pode até suportar um raio e fica rodando de boa.

  16. #16

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Citação Postado originalmente por Super Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blindagem.JPG
Visualizações:	1037
Tamanho: 	54,1 KB
ID:      	41955

    A questão nao é o aterramento do computador ou da fonte da nano, o que faz queimar a porta lan é a diferença de tensão entre um dispositivo e outro, o caso entre o computador e a nano, o cabo blindado resolve sim este problema, mas tem que usar os
    conectores metalicos corretamente para o circuito ficar ok e nao queimar mais suas nanos.

    fiz um desenho para tentar explicar melhor a situação, neste caso coloquei uma descarga de 600v , mas a realidade é outra e
    não sei ao certo te explicar quantos volt´s são enviados para a porta lan da nano em um caso de descarga de raio.

    usando o cabo blindado a corrente que iria para a porta lan nao vai mais diretamente para ela e sim para todos os dispositivos
    interligados fazendo com isso que ela seja reduzida e as vezes ate mesmo aterrada pela massa dos equipamentos e pelo proprio
    chassis da nano.

    veja a imagem.

    espero ter ajudado e boa sorte
    Logo acho que é pior usar cabo blindado com conector blindado onde o aterramento é deficiente pq caso flutue a tensão no plano "Terra" de algum equipamento interligado, por qualquer motivo, vai haver uma DDP entre Terra e a LAN do equipamento. Nesses casos onde sabemos não existe aterramento, melhor usar cabo blindado com conector normal, de plastico ou um cabo proprio para uso outdoor, só pelo fato dele não ressecar e pronto e conviver com o problema.
    Aterramento no Brasil é obrigatório desde 2006, mas a Lei no Brasil só serve pra ficar no papel, fora a quantidade imensa de profissional desqualificado q não sabe nem medir um aterramento e realizar equipotencializações necessárias. Não basta ficar uma barra de cobre no chão não pessoal! Tem pedreiro/eletricista ai enfincando haste de cobre logo abaixo do quadro de disjuntores quando a construção é nova, isso NÃO PODE!!!! É PERIGOSO ATÉ!!! Uma DDP entre essa haste e um ponto condutor proximo pode matar u ma pessoa nas proximidades!

    EDITADO: Provavelmente minah afirmação não esteja correta, eu tava considerado uma coisa meio impossível, de o plano Terra do gabinete do computador, onde tb está referenciada a capa de metal do conector da ethernet do PC do usuário, desse plano que em uso comum está em 0v ou bem próximo disso, elevar seu potencial em relação ao fio terra do cabo de rede que vai até à antena, mas isso não é possível pq primeiro geralmente é usado conector comum na saida LAN da fonte e terceiro, mesmo que fosse usado cabos iguais e conectores iguais, aterrados, na POE e LAN, ambos ficariam com mesma tensão encontrada no gabinete metalico do PC do usuario.

    Mas uma coisa é certa. Muitas fontes genéricas do PC dos clientes, têm componentes no filtro de linha delas que estão entre neutro-terra e fase-terra. Digamos que tamos usando cabos e conectores blindados e a fonte da antena é ligada no estabilizador do usuário, junto com o PC. Considere que uma descarga de 5000V atinja a malha desse cabo, ela vai procurar a Terra pra ser dissipada, se lá na tomada não tiver um caminho de baixa resistência, ele vai procurar um e esse poderá ser a fonte do usuário, um capacitorzinho vagabundo que mal sustenta um pico de 2kV colocado entre neutro-terra e fase-terra ou então algum capacitor chulé dentro do estabilizador. Não to dizendo q com isso a antena se salvará, mas há uma chance que sim e pra nós que antes queime a fonte do usuário ou o estabilizador do que a antena, né e fiquemos no prejuizo! O usuário que providencie o aterramento, uai! Aterramento é norma, é lei!

    EDITADO 2:

    Existem boas réguas e filtros protetores que possuem um varistor entre a linha neutro e terra. Pra quem conhece o que é u m varistor, sabe q ele conduz em ambos sentidos durante um surto elétrico. Se o cliente tiver um protetor desses e mesmo q não possua aterramento na tomada, uma descarga no fio terra irá fazer com que esse varistor conduza a tensão em excesso pro neutro da rede elétrica, que é aterrado. Não sei se a tensão residual deixada por um varistor de alto valor de tensão, geralmente 150 á 275V seria suficiente pra salvar a LAN de dos Ubiquiti. Vejam protetores da Clamper - www.clamper.com.br, atualmente todo para u so doméstico possuem essas caracteristicas.
    Última edição por raumaster; 28-01-2013 às 23:05.

  17. #17

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    O pior é que um Rocket meu queimou mesmo com tudo como manda o figurino, tá na NFS aguardando peça já tem quase 2 meses. :/

  18. #18

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Existe peça de reposição!!! KEDIN

  19. #19
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Citação Postado originalmente por ConectWi Ver Post
    Existe peça de reposição!!! KEDIN
    Existe sim amigo, procura no mercado livre, sempre tem alguém vendendo por lá.
    Se alguém quiser vender rbs e ubnts danificados eu compro, mas tem que ser bem baratinho. Caso tenham interesse eu conserto também, quanto a volores tem que ver o que danificou e se realmente dará conserto.

  20. #20

    Padrão Re: "Queima da Porta Lan UBNT" Naum aguento mais...

    Olá, trabalhamos com reparo de Airgrid M5, Nanobridge, Bullet, Nanostation M5 entre outros.
    Temos um índice de reparo em média de 80% e valores de retorno praticamente nulos.
    Entre em contato diretamente via MP e te passamos mais detalhes para que se possível possa avaliar nosso serviço.
    Um abraço, Romero.