Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: amplificar 12 volts para 24 (para ligar RB)

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    realmente o ideal é você utilizar uma fonte no-break com duas baterias em série, que nada mais é que uma fonte de 24v com um carregador de bateria que faz o chaveamento para a bateria quando acontece uma queda de energia.

    utilizar um conversor causa muita perda no rendimento.

    eu utilizo a fonte da CCN e é muito boa.
    Bom amigo talvez esse esquema que vc fala deva precisar de energia elétrica na faxa de 110 a 220 volts, Certo!
    eu preiso de algo que disponibilize 24 volts em uma torre com baterias e placas solar. pensei em usar um inversor mas ele irá exigir muito da bateria e alem dele terá a fonte do poe, então pensei em algo que venha direto das baterias passe por ele e alimente direto os equipamentos. Comprei um conversor para fase testes, estou aguardando ele chegar para efetuar os testes, assim que chegar vou testar e postarei os resultados. mas te agradeço muito por sua atenção.flw

  2. #22

    Padrão Re: amplificar 12 volts para 24 (para ligar RB)

    Citação Postado originalmente por slackalex Ver Post
    Bom amigo talvez esse esquema que vc fala deva precisar de energia elétrica na faxa de 110 a 220 volts, Certo!
    eu preiso de algo que disponibilize 24 volts em uma torre com baterias e placas solar. pensei em usar um inversor mas ele irá exigir muito da bateria e alem dele terá a fonte do poe, então pensei em algo que venha direto das baterias passe por ele e alimente direto os equipamentos. Comprei um conversor para fase testes, estou aguardando ele chegar para efetuar os testes, assim que chegar vou testar e postarei os resultados. mas te agradeço muito por sua atenção.flw
    nao amigo, ele é conectado a energia em 220v e fornece 24v para a rb.

    agora se você precisa para conectar um painel solar, a forma correta é conectar dois painéis em série e ligar a um controlador de carga de 24v, também com duas baterias.

    dessa forma que você citou é pior ainda pois existe muita perda, e você estará desperdiçando a maior parte da energia no circuito para aumentar a tensão.

  3. #23

    Padrão Re: amplificar 12 volts para 24 (para ligar RB)

    Acho que tem muito alarmismo nesse medo do desperdício nos conversores.

    Uso pra alimentar uma RB133 com 2 cartões, passando de uma bateria 12v 7A pra 18V um conversor de R$ 10 do Ebay rende 88%.
    Não testei quanto renderia passando pra 24V, provavelmente uns 80%. No meu caso o carregador flutuador chaveado tem rendimento de 70%... ele é que é o vilão, comparado com o conversor.

    Claro que se for fazer o step-up pra alto consumo esses 80% de rendimento são um problema, mas se já tem um painel, uma bateria de tamanho necessario, teria que gastar muita grana pra ter 20% a mais de autonomia, nem sempre isso é vantajoso.
    (No meu circuito a durabilidade é de 3 horas sem eletricidade, pro uso que quero até sobra, os clientes que usam aquilo tem nobreak pra no maximo 1 hora)

    Outra opção é aplicar a alimentação do painel 12V num conversor, só testei com painel pequeno pra micro celula, aqueles controladores pra painel 24V estão uns US$ 12-15 no ebay, um conversor de 150W dá conta dum painel de 35W tranquilo, deve dar conta de um de 60W também (Breve vou testar com painel de 70W), a bateria sob carga desperdíça muita coisa igual, então com sol a pino a corrente circulante pode ser pequena, enquanto no começo da manhã com sol fraco a tensão seria insuficiente pra carga mas o conversor funciona baseado na tensão de saída e não na de entrada, então mesmo que o painel esteja com uns 10V de sol fraco ele terá 30V na saída, vai perder 40% devido ao rendimento, mas terá alguma carga a mais por algumas horas a mais, não sei bem como é o comportamente desses conversores com a resistencia interna dos paineis, mas em sistema de baixo consumo (Uso bateria 12V 7A) dá pra usar e realmente se sai melhor que com conversor depois da bateria.

    O controlador solar 24V que falo é esse:
    http://www.ebay.com/itm/10A-12V-24V-...-/290845168273
    comprei no brasil por R$ 130 e é 200% igual! Sugiro ele porque ele corta a alimentação quando as baterias descarregam. Eles carregam até 14 ou 28V, sem regulagem, então é pra durar é bom que as baterias não fiquem quentes, tipo no sol ou em caixa fechada de aço no sol.
    O conversor que testei entre painel de 35W e o controlador foi desse: http://www.ebay.com/itm/DC-Boost-Con...-/261149249068 , mas com um fan de 60mm em cima (Alimentado por um desse http://www.ebay.com/itm/New-LM2596HV...-/180947008880 , pra ter 12V a partir das baterias 24V).