+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot com erro

    me ajudem, a alguns dias tem acontecido esse erro com alguns clientes, dai tenho que excluir o login e criar outro com nome diferente.
    o ip está em dhcp, e cadastro por mac e login e senha.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         erro.jpg
Visualizações:	224
Tamanho: 	62,6 KB
ID:      	42136
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         erro.jpg
Visualizações:	121
Tamanho: 	102,6 KB
ID:      	42135  

  2. #2

    Padrão Re: Hotspot com erro

    Amigo tive diversos tipos de problemas quando usava essas faixa, 192.168.1.0 ,192.168.0.0 ,192.168.2.1 recomendo voce mudar, sao muito comuns conflitos com faixa de ips de roteadores de clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Hotspot com erro

    Citação Postado originalmente por leonet Ver Post
    me ajudem, a alguns dias tem acontecido esse erro com alguns clientes, dai tenho que excluir o login e criar outro com nome diferente.
    o ip está em dhcp, e cadastro por mac e login e senha.
    Boa tarde.

    Esse problema só acontece em versões muito ultrapassadas do MikroTik RouterOS, como fica evidente no foro[1] oficial da MikroTik e aqui mesmo no Under-Linux[2].

    Como pode ser visto no foro[1] oficial da MikroTik, esse é um problema de 2004. A solução já existe há 9 anos.

    Recomendo fortemente o colega elevar a versão para uma que seja vigente (atualmente 5.22).

    Não estou afirmando que sim, mas se o colega estiver utilizando uma versão não licenciada do MikroTik RouterOS, recomendo a aquisição, por meios legítimos. O valor não é proibitivo, e tem rápido ROI.

    [1] http://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?f=6&t=9873
    [2] https://under-linux.org/showthread.p...886#post473886

    Saudações,

    Trober

  4. #4

    Padrão Re: Hotspot com erro

    A versão já está em 5.22 e também licenciada.
    Será que tenho que atualizar também essa opção da Routerboard?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Routerboard.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	21,8 KB
ID:      	42139Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         versão.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	5,0 KB
ID:      	42140



    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Boa tarde.

    Esse problema só acontece em versões muito ultrapassadas do MikroTik RouterOS, como fica evidente no foro[1] oficial da MikroTik e aqui mesmo no Under-Linux[2].

    Como pode ser visto no foro[1] oficial da MikroTik, esse é um problema de 2004. A solução já existe há 9 anos.

    Recomendo fortemente o colega elevar a versão para uma que seja vigente (atualmente 5.22).

    Não estou afirmando que sim, mas se o colega estiver utilizando uma versão não licenciada do MikroTik RouterOS, recomendo a aquisição, por meios legítimos. O valor não é proibitivo, e tem rápido ROI.

    [1] http://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?f=6&t=9873
    [2] https://under-linux.org/showthread.p...886#post473886

    Saudações,

    Trober

  5. #5

    Padrão Re: Hotspot com erro

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    Amigo tive diversos tipos de problemas quando usava essas faixa, 192.168.1.0 ,192.168.0.0 ,192.168.2.1 recomendo voce mudar, sao muito comuns conflitos com faixa de ips de roteadores de clientes.

    Qual vc me aconselharia a colocar? mas não vai afetar aos clientes não quando eu fizer essa mudança, está em dhcp. o cliente vai ter que reconectar a rede ou só vai atribuir um ip diferente?

  6. #6

    Padrão Re: Hotspot com erro

    Citação Postado originalmente por leonet Ver Post
    A versão já está em 5.22 e também licenciada.
    Será que tenho que atualizar também essa opção da Routerboard?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Routerboard.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	21,8 KB
ID:      	42139Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         versão.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	5,0 KB
ID:      	42140
    Sim, é recomendado manter atualizado. Respondendo "y" para os dois comandos abaixo, o firmware será atualizado.

    Código :
    /system routerboard upgrade
    /system reboot

    Uma dúvida: Seu Hotspot é gerido pelo próprio MikroTik RouterOS, ou você usa algum software de terceiros, para gerência do Hotspot (my-fulano, mk-ciclano, top-beltrano, etc.)?

    Saudações,

    Trober

  7. #7

    Padrão Re: Hotspot com erro

    Citação Postado originalmente por leonet Ver Post
    Qual vc me aconselharia a colocar? mas não vai afetar aos clientes não quando eu fizer essa mudança, está em dhcp. o cliente vai ter que reconectar a rede ou só vai atribuir um ip diferente?
    Opa! Informação nova

    Você não definiu queues dinâmicas, tanto no DHCP, quanto no Hotspot? Daí então o conflito de nomes entre queues.

    Assim como o Hotspot, o DHCP também tem a opção de atribuir queues dinâmicas.

    Saudações,

    Trober

  8. #8

    Padrão Re: Hotspot com erro

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Sim, é recomendado manter atualizado. Respondendo "y" para os dois comandos abaixo, o firmware será atualizado.

    Código :
    /system routerboard upgrade
    /system reboot

    Uma dúvida: Seu Hotspot é gerido pelo próprio MikroTik RouterOS, ou você usa algum software de terceiros, para gerência do Hotspot (my-fulano, mk-ciclano, top-beltrano, etc.)?

    Saudações,

    Trober
    é pelo próprio Mikrotik RoutersOS.

  9. #9

    Padrão Re: Hotspot com erro

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Opa! Informação nova

    Você não definiu queues dinâmicas, tanto no DHCP, quanto no Hotspot? Daí então o conflito de nomes entre queues.

    Assim como o Hotspot, o DHCP também tem a opção de atribuir queues dinâmicas.

    Saudações,

    Trober


    Essa parte eu boiei um pouco, não entendi.

  10. #10

    Post Re: Hotspot com erro

    Tendo posse de poucas informações, nas imagens postadas, seu servidor hotspot está em conflito com o dhcp, reveja as suas configurações, qualquer coisa poste mais detalhes.

    BETOPCX LTDA.

    Paulo Roberto (41) 9905-1630
    Administrador de redes e servidores.

    Grandes problemas exigem soluções maiores ainda!

  11. #11

    Padrão Re: Hotspot com erro

    Citação Postado originalmente por betopcx Ver Post
    Tendo posse de poucas informações, nas imagens postadas, seu servidor hotspot está em conflito com o dhcp, reveja as suas configurações, qualquer coisa poste mais detalhes.

    BETOPCX LTDA.

    Paulo Roberto (41) 9905-1630
    Administrador de redes e servidores.

    Grandes problemas exigem soluções maiores ainda!
    Vou dar uma olhada aqui e qualquer coisa posto mais alguma informação.