+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    de ums meses para ca comessei a ter trafego alto. comessou a almentar muito e fui ver o que era e vi que o youtube esta passando fora do meu controle de banda. mas somente ele. al baixar qualquer arquivo ele segura mas o youtube nao. configurei do zero e quando jogo as regras do cache full do geronimo ai comessa a bronca alguen ten uma luz

  2. #2

    Padrão Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    de ums meses para ca comessei a ter trafego alto. comessou a almentar muito e fui ver o que era e vi que o youtube esta passando fora do meu controle de banda. mas somente ele. al baixar qualquer arquivo ele segura mas o youtube nao. configurei do zero e quando jogo as regras do cache full do geronimo ai comessa a bronca alguen ten uma luz

    Meu Deus amigo, cache full á isso ai, passar fora do controle de banda!!

  3. #3

    Padrão Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Meu Deus amigo, cache full á isso ai, passar fora do controle de banda!!
    amigo nao entendi mas e isto ai o youtube ta saindo na velocidade de 5mg mas nao e cache. ele ta usando meu link. e nao esta saindo na velocidade do cliente que e de 600k. entedeu?

  4. #4

    Padrão Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    amigo nao entendi mas e isto ai o youtube ta saindo na velocidade de 5mg mas nao e cache. ele ta usando meu link. e nao esta saindo na velocidade do cliente que e de 600k. entedeu?
    Isso pode ser, que seu fornecedor de link, esteja usando algum cache com a mesma marcaçaõ de DSCP que vc usa no seu cache, ai passa tudo fora do controle tbm.

  5. #5

    Padrão Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    rsrsr agora voce deu um no na minha cabeça oque e isto e de comer e rsrsrsr brincadeira. mas como asim da para voce esplicar menhor?

  6. #6

    Padrão Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    rsrsr agora voce deu um no na minha cabeça oque e isto e de comer e rsrsrsr brincadeira. mas como asim da para voce esplicar menhor?
    Não sei q cache vc usa ai, mais pra fazer a marcação de cache full vc tem um numerto TOS/DSCP para isso, a sua operadora do link deve usar a mesma marcação do seu cache full, ai passa passa por fora do seu controle, se vc usar o thunder é facil de mudar essa marcação, ou entrão vc tem de zerar o dscp vindo da interface do seu link!!

  7. #7

    Padrão Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Não sei q cache vc usa ai, mais pra fazer a marcação de cache full vc tem um numerto TOS/DSCP para isso, a sua operadora do link deve usar a mesma marcação do seu cache full, ai passa passa por fora do seu controle, se vc usar o thunder é facil de mudar essa marcação, ou entrão vc tem de zerar o dscp vindo da interface do seu link!!
    eu uso somente o mk com cache full tipo asim ta minha topologia: modem em bridge/mk discando com hotspot e cache full/ so isto

  8. #8

    Padrão Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    eu uso somente o mk com cache full tipo asim ta minha topologia: modem em bridge/mk discando com hotspot e cache full/ so isto
    Então tem alguma cofiguração muito errada ai amigo, se vc usou copiou as regra em algum lugar, aconselho vc desativar essas regras, pois elas não servem para vc!! E depois contatar algum profissional para realizar essa configuração. Apesar que o cache do proprio mikrotik não presta pra nada!!

  9. #9

    Padrão Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    ta belesa entao brigado ai.

  10. #10

    Post Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    Bom Isaquias, você tem alguns problemas, vou tentar explicar:
    1ª cachefull do mikrotik se aplica somente para sites estaticos! Portanto não se aplicam para sites como youtube entre outros que são sites dinâmicos!

    2º Seu problema está nas regras do mangle "onde faz a marcação dos pocotes" e na queue tree "onde faz a limitação ou priorização de banda" destes pacotes marcados através do mangle!

    3º Provalvelmente sua regra no mangle está configurada para dar prioridade ao youtube, ou seja, liberando XX megas para os clientes consumidos do seu link de internet e não do seu cache visto que o mikrotik não cachea conteúdos dinâmicos!

    Dica para tentar resolver, nas regras do mangle, procure por alguma com o nome youtube ou semelhante, nas propriedades da regra guia "advanced" onde existe o campo "content" o valor setado deve estar "youtube" "youtube.com", esta regra é a responsavel por marcar as conexões vindas do youtube, já a seguinte possivelmente marca os pacotes da mesma, desta forma desabilite as duas para testar, que deverá resolver seu problema. Após confirmar, aconselho excluir estas! Com isto, os clientes já navegarão com a banda alocada no plano dele, mesmo no site do youtube!

    4º Não é necessário mexer na queue tree, más se quiser pode desabilitar ou excluir as regras correspondentes ao youtube.

    5º Para fazer cache de sites dinâmicos te aconselho usar o Thundercache 7.1 até mais!

  11. #11

    Padrão Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Isso pode ser, que seu fornecedor de link, esteja usando algum cache com a mesma marcaçaõ de DSCP que vc usa no seu cache, ai passa tudo fora do controle tbm.
    amigao valeu pela dica. voce matou a charada. no DSCP tava 4 tirei e coloquei 3 e ai fui testa e pronto matou a charada.era isto mesmo

  12. #12

    Post Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    Rogériodj parabéns !

    Isaquias fico muito satisfeito em saber que resolveu seu problema e por ter postado a conclusão, até mais amigos!

  13. #13

    Padrão Re: youtube passando fora do meu controle de banda no mk

    ola amigos voltando aqui e relatando as alteraçoes so sugirao efeito ate eu reeniciar o mk voutou o mesmo problema se alguem ai tiver uma luz ai para min ou quiser me dar uma ajudinha se quiser entrar aqui em meu mk fikem a vontade. eu estou com um mk aqui na messa de teste e testando direto mas sem soluçoes qualquer ajuda e de bom agrado