+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento de Usuários - Freeradius

    Faaaala Galerinha do Under-Linux...

    Seguinte, criei um server (CENTOS 6) com freedarius + autenticação AD, para facilitar o acesso dos usuários e também para melhor gestão do ambiente, porém me deparei com uma possibilidade. Teria como fazer uma especia de roteamento de usuários Por exemplo, se o usuario for visitante e vai ter acesso apenas a porta 80, se for um usuario comum ele vai ter acesso a todos os protocolos.
    Alguém já viu algo parecido? Procurei por tudo nessa internet e não encontrei nada parecido.

    Espero que me ajudem.

    Abs

    Henrique

  2. #2

    Padrão Re: Roteamento de Usuários - Freeradius

    Se o seu firewall for linux não tem como fazer de forma automática não... Se fosse um ISA server + AD até daria pra fazer algo... Acho que o melhor que você pode fazer nesse sentido é implementar algo do tipo: https://github.com/Boran/freenac

  3. #3

    Padrão Re: Roteamento de Usuários - Freeradius

    Valeu pela dica 1c3m4n... aproveitando a deixa, você conhece alguma interface grafica para o FreeRadius+AD? Essa interface é só para monitorar a quantidade de usuarios conectados e quais usuarios, tentei o daloradius mas ele não monitora.

    Abs

  4. #4

    Padrão Re: Roteamento de Usuários - Freeradius

    Tem como fazer.
    Existe um módulo no freeradius chamado "exec".
    Quando um usuário autentica e/ou desautentica você pode chamar um software.
    Esse software é quem vai definir se o usuário é visitante ou não.
    De acordo com a resposta, você pode executar regras de firewall por exemplo.

    Saudações,

  5. #5

    Padrão Re: Roteamento de Usuários - Freeradius

    GrayFox, valew pela ajuda...
    Você tem algum exemplo?

    Abs.

  6. #6

    Padrão Re: Roteamento de Usuários - Freeradius

    O interessante seria você dar uma pesquisada, já que faz muito tempo que eu fiz isso.

    Mas se nao me engano é algo do genero:
    Exec-Program /path/to/script %var1 %var2

    As variaveis de ambiente estão na pasta do freeradius (variables.txt). No FreeBSD fica escondido em /usr/local/share/doc/freeradius/variables.rst

    Espero que te dê uma luz.

    Saudações,

  7. #7

    Padrão Re: Roteamento de Usuários - Freeradius

    Outra coisa, muita coisa mudou do freeradius1 para o 2.

    Se estiver usando o freeradiu2, veja raddb/modules/echo.

    Acho que vai ficar mais facil para você.