Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OSPF entre uma VLAN

    Bom dia pessoal.

    Me tirem uma dúvida:

    Tem possibilidade de uma VLAN impedir a comunicação OSPF?.

    Quando configurado em um bridge sobe o OSPF, mas, quando coloco por dentro de uma VLAN nao sobe.

    Alguem pode me dizer qual é o problema?

  2. #2

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    o OSPF é um protocolo de roteamento, não trabalha em bridge.

  3. #3

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    o OSPF é um protocolo de roteamento, não trabalha em bridge.
    Sei disso colega...

    Cada cidade um "Fire-Router" fazendo Roteamento via OSPF.

    Entre esses dois "Fire-Router" tem os equipamentos que fecha os enlaces, em modo Bridge, mas, não posso deixar esse enlace em modo Bridge, preciso que passe atraves de VLAN.

    Só quero saber se OSPF passa ou não atraves de VLANs?

  4. #4

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Citação Postado originalmente por fsoaress76 Ver Post
    Sei disso colega...

    Cada cidade um "Fire-Router" fazendo Roteamento via OSPF.

    Entre esses dois "Fire-Router" tem os equipamentos que fecha os enlaces, em modo Bridge, mas, não posso deixar esse enlace em modo Bridge, preciso que passe atraves de VLAN.

    Só quero saber se OSPF passa ou não atraves de VLANs?
    Passa sim amigo, mais lembre-se de colocar ip na vlan, para fechar o OSPF...

  5. #5

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Passa sim amigo, mais lembre-se de colocar ip na vlan, para fechar o OSPF...
    Ja esta tudo funcionando... navegando normal... OSPF subindo todas as rotas via Enlace 5.8 (mikrotik).
    Mais quando mudo para Vlan pelo RADIO DIGITAL, navego normal. Mais o OSPF não sobe...

    Vou ver com a empresa que colocaram esses radios digitais não esta barrando alguma coisa.

  6. #6

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Citação Postado originalmente por fsoaress76 Ver Post
    Ja esta tudo funcionando... navegando normal... OSPF subindo todas as rotas via Enlace 5.8 (mikrotik).
    Mais quando mudo para Vlan pelo RADIO DIGITAL, navego normal. Mais o OSPF não sobe...

    Vou ver com a empresa que colocaram esses radios digitais não esta barrando alguma coisa.
    Cara conseguiu usar a vlan com ospf?

  7. #7

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    tbm gostaria de usar vlan e rede ospf como ficaria?

  8. #8

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Aqui uso normalmente
    è a mesma configuração de uma ether normal

  9. #9

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    @LMNET como faço quanto a rede e roteada e tenho varias rbs no caminho até chegar ao ponto desejado? tenho que fazer em todas até chegar na ultima exemplo R1 ---- R2 ----- R3------ R4---------R5 e possivel fazer da R1 direto pra R5 ou preciso ir fazendo a 1 pra 2 da 2 pra 3 etc...?

  10. #10

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    @LMNET como faço quanto a rede e roteada e tenho varias rbs no caminho até chegar ao ponto desejado? tenho que fazer em todas até chegar na ultima exemplo R1 ---- R2 ----- R3------ R4---------R5 e possivel fazer da R1 direto pra R5 ou preciso ir fazendo a 1 pra 2 da 2 pra 3 etc...?
    A vlan que esta criando, ela sai do ponto R1 e chega no ponto R5?
    Se sim, so criar o IP para as 2 pontas da Vlans e fazer o OSPF como voce faz em interfaces normais.

  11. #11

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    vc pode me dar um exemplo @LMNET?

  12. #12

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Vamos supor que as Vlans estejam se enxergando.
    Vlan R1 ID 100 IP 192.168.10.1/30
    Vlan R5 ID 100 IP 192.168.10.2/30

    Se ja estiver OSPF rodando, nas 2 RB´s, é so ir em OSPF / Network e adicionar a rede nova.
    192.168.10.0/30 nos dois lados e pronto.

    Faça um teste e veja se as vlans se enxergam em ip/neighbors e veja se enxerga a outra

  13. #13

    Padrão

    LMNET

    Poderia me dizer qual e a vantagem de ter vlans em roteamento ospf ? da alguma melhoria? qual a diferença de estar em bridge?

  14. #14

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Citação Postado originalmente por LMNET Ver Post
    Vamos supor que as Vlans estejam se enxergando.
    Vlan R1 ID 100 IP 192.168.10.1/30
    Vlan R5 ID 100 IP 192.168.10.2/30

    Se ja estiver OSPF rodando, nas 2 RB´s, é so ir em OSPF / Network e adicionar a rede nova.
    192.168.10.0/30 nos dois lados e pronto.

    Faça um teste e veja se as vlans se enxergam em ip/neighbors e veja se enxerga a outra
    vlw pela informação vou testar aqui ai no caso eu não anuncio o network só o ip tipo 192.168.10.1 e na 5 192.168.10.2 ou eu coloco o network 192.168.10.0/30?

  15. #15

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    vlw pela informação vou testar aqui ai no caso eu não anuncio o network só o ip tipo 192.168.10.1 e na 5 192.168.10.2 ou eu coloco o network 192.168.10.0/30?
    Coloca a network 192.168.10.0/30 nas duas pontas para fechar o ospf

  16. #16

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Citação Postado originalmente por JeffersonSato Ver Post
    LMNET

    Poderia me dizer qual e a vantagem de ter vlans em roteamento ospf ? da alguma melhoria? qual a diferença de estar em bridge?
    VLAN serve para isolar uma rede da outra, como se fosse 2 interfaces independente.
    Bridge é uma salada de portas tudo junto.
    Ospf nao roda em bridge, ja que é um protocolo de roteamento.
    no cenario que nosso amigo passou, somente ele usando vlans para interligar Ponto R1 ao ponto R5 isolado.
    aqui eu faço isso, tenho paineis em 5.8 dedicado somente a areas que cabeo, formando pequenas ilhas, em alguns paineis, tenho 7 radios, ai crio uma vlana para cada ilha e coloco o ospf para rodar, assim todos os clientes desta ilha se logam nelas

  17. #17

    Padrão

    certo eu posso colocar o msm network em dois pontos distintos na rede?

  18. #18

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    certo eu posso colocar o msm network em dois pontos distintos na rede?
    Para fechar o OSPF, você precisa colocar nos 2 lados, senão ele não fecha

  19. #19

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    @LMNET verdade obrigado pela informação vou montar um lab e testar antes brigado.

  20. #20

    Padrão Re: OSPF entre uma VLAN

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    @LMNET como faço quanto a rede e roteada e tenho varias rbs no caminho até chegar ao ponto desejado? tenho que fazer em todas até chegar na ultima exemplo R1 ---- R2 ----- R3------ R4---------R5 e possivel fazer da R1 direto pra R5 ou preciso ir fazendo a 1 pra 2 da 2 pra 3 etc...?
    vpls