Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    Pessoal, comprei 2 switch tp-link TL-SG3210 GERENCIAVEL.

    Quero jogar um link que esta em outro ponto, por uma vlan... porem não estou dando jeito de configurar.

    Esquema: POP1 --> POP2 --> BALANCEADOR TP-LINK R488T --> SERVIDOR.

    Não entendo nada de vlan, é a primeira vez que estou tentando fazer uma.

    Então se alguém tiver paciência de me ajudar fico muito grato.

    Desde já muito obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    Amigo, Fora da sua duvida... só uma dica.

    tenho 3 dessas switch's lacradas pela Anatel, elas nao sao homologadas e nao teve choro com os fiscais, passaram a fita mesmo junto com umas Rb2011.

    abs.

  3. #3

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    eu diria que realmente quiseram te ferrar em.

    mais tudo certo... preciso solucionar o meu problema.

  4. #4

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    no seu desenho ai, onde estao os switchs ?

  5. #5

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    no seu desenho ai, onde estao os switchs ?
    ok, vou passar toda a configuração.

    Meu switch de 8 portas esta com portas isoladas entre elas... todas falam com a porta 1.

    A porta 1 esta conectada um nanobridge (enlace)

    Esta assim:

    (1)switch GERENCIAVEL --> nanobridge --> <-- nanobridge <--> (2)switch <--> nanobridge --> <--nanobridge --- (3)switch GERENCIAVEL -- SERVIDOR -- BALANCE


    Preciso que a porta 8 do switch(1) fale somente com a porta 8 do switch(3)... que vou conectar ela no balanceamento.

    muito obrigado em me ajudar.

  6. #6

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    quais as portas que vc quer isolar com vlan no sw01 ? e no sw03 ?


    o switch 02 .. nao pode ser gerenciavel.. se for, precisa configurar vlan nele tambem (mesmo que a configuracao esteja padrao)

  7. #7

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    quais as portas que vc quer isolar com vlan no sw01 ? e no sw03 ?


    o switch 02 .. nao pode ser gerenciavel.. se for, precisa configurar vlan nele tambem (mesmo que a configuracao esteja padrao)
    sim o switch(2) tb é gerenciavel.... ele é de 16 portas todas isoladas e falam somente com a porta 1

    quero que a porta 8 vlan80 fale com o switch 3 porta 8.

    tenho que jogar um link dedicado que esta entrando neste pop para o meu balanceador, atravessando a minha rede.

    não quero fazer um novo enlace somente para este link.

    muito obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    o switch no meio do caminho pode atrapalhar se nao for gerenciavel ... mas basicamente eh isso:

    switch01:

    adicione a vlan 80
    adicione a porta 01 como untagged na vlan 80 (recebe o link)
    adicione a porta 08 como TAGGED na vlan 80 (liga no enlace nano bridgE)


    switch03:
    adicione a vlan80
    adicione a porta 08 como TAGGED na vlan 80 (recebe o link)
    adicione a porta 01 como untagged na vlan 80 (link na balanceador)


    CASO o switch02 interfira.. nao vai funcionar.. vc precisar criar uma vlan 80 no switch 02 e colocar as portas envolvidas nesta vlan, mas as duas portas como TAGGED

  9. #9

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    É provável que você tenha que adicionar as VLANs que quer transportar nas interfaces de rede dos seus equipamentos Ubiquiti.

  10. #10

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    o switch no meio do caminho pode atrapalhar se nao for gerenciavel ... mas basicamente eh isso:

    switch01:

    adicione a vlan 80
    adicione a porta 01 como untagged na vlan 80 (recebe o link)
    adicione a porta 08 como TAGGED na vlan 80 (liga no enlace nano bridgE)


    switch03:
    adicione a vlan80
    adicione a porta 08 como TAGGED na vlan 80 (recebe o link)
    adicione a porta 01 como untagged na vlan 80 (link na balanceador)


    CASO o switch02 interfira.. nao vai funcionar.. vc precisar criar uma vlan 80 no switch 02 e colocar as portas envolvidas nesta vlan, mas as duas portas como TAGGED
    oi, adicionei a porta 1 e 8 na vlan 80... porem perdi a comunicação das outras portas com a porta 1

    tem como eu adicionar a pota 1 2 vlan?... para que eu possa se comunicar com as outras portas?

    não sei se é assim o procedimento.

    o switch vem configurado como defalut vlan 1 para todas as portas.

  11. #11

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    sim, a porta que esta ccomo UNTAGGED somente participa de uma VLAN como untagged !!

    talvez seja melhor voce 'taggear' os links e usar as portas como tagged !!

    por ex

    link 01: vlan 200
    link 02: vlan 300

    no sw01:
    vlan 200 = porta 01 tagged + porta 08 tagged
    vlan 300 = porta 01 tagged + porta 08 tagged

    no sw03
    vlan 200 = porta 08 tagged + porta 01 tagged
    vlan 300 = porta 08 tagged + porta 01 tagged


    ai nas pontas vc precisa criar a interface VLAN nos equipamentos para poder entrar no switch ja com tag..

  12. #12

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    sim, a porta que esta ccomo UNTAGGED somente participa de uma VLAN como untagged !!

    talvez seja melhor voce 'taggear' os links e usar as portas como tagged !!

    por ex

    link 01: vlan 200
    link 02: vlan 300

    no sw01:
    vlan 200 = porta 01 tagged + porta 08 tagged
    vlan 300 = porta 01 tagged + porta 08 tagged

    no sw03
    vlan 200 = porta 08 tagged + porta 01 tagged
    vlan 300 = porta 08 tagged + porta 01 tagged


    ai nas pontas vc precisa criar a interface VLAN nos equipamentos para poder entrar no switch ja com tag..

    ok, mais desta forma vou ter que criar vlan tanto no balance... quanto no SERVIDOR correto?

    pq fica mais pratico se ele entregar os pacotes sem ter que criar vlan no meu servidor... isso pode me trazer problema... com minha rede atual... só uso switch gerenciável isolando as portas... fico com medo de por vlan e isso der incompatibilidade, etc... como não entendo muito de vlan fica com medo.

  13. #13

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    a porta que chega no balance do switch 03 ... pdoe ser untagged.. mas vai chegar 1 vlan so nela...

    porta untagged so pode fazer parte de 1 vlan

  14. #14

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    olha só o que eu fiz... e deu certo.

    deixei as portas isoladas como estavam...

    adicionei a sw(1) porta 1 + 8 na vlan 80... sendo que a porta 1 tagged... e a porta 8 untagged

    no sw(3) adicionei a porta 1 + 8 vlan 80... sendo que a porta 1 tagged e a porta 8 untagged.

    deu tudo certo.

    ate fiz um teste aqui... adicionei um switch normal, entre o sw(1) e o sw(3) e também funcionou... só falta testar se vai passar pelos nanosbridge... e um sw(2) e funcionar.

    alias os nanosbridge estão em modo wds...

    que vc me diz... muito obrigado pelos esclarecimentos.

  15. #15

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    do jeito q vc fez ficou 'na mesma' .. pq o switch tira a tag e 'manda' pra rede ...

  16. #16

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    do jeito q vc fez ficou 'na mesma' .. pq o switch tira a tag e 'manda' pra rede ...
    não entendi... quer dizer que assim não vai funcionar?.

  17. #17

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    não entendi... quer dizer que assim não vai funcionar?.
    Boa tarde,
    Pelo que eu entendi, o que o Alexandre quis dizer é o seguinte:

    1- Quando vc criar a VLAN_80 na porta 1 como TAGGED, ela irá adicionar uma TAG (ou rótulo para melhor entender) em todos os pacotes ENTRANTES naquela porta, e só quem vai poder "entender" este pacote com esta TAG, é a porta UNTAGGED que vc definiu no seu switch, ou seja, a porta 1 (tagged) do seu suite "embrulha" o pacote, e a porta 8 (UNTAGGED), abre o pacote e entrega para toda a rede, ou seja seu link estará acessível a toda rede no caminho . Até ai vc entendeu?

    2- Sendo que vc criando a porta 1 e 8 do switch 1 como TAGGED, porta 1 e 8 do switch 2 TAGGED e somente a porta 1 do switch 3 como TAGGED e a 8 como UNTAGGED, e ligar a interface do balance na porta 8 do terceiro switch, o pacote só sera "desembrulhado" direto para o balance entendeu?

    É isso mesmo alexandre, ou estou tendo uma idéia errada do assunto?

  18. #18

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    Sim perfeitamente... entendido.

    aqui na bancada montei 4 nanobridge m5 + switch ... fiz 2 ponto-a-ponto imitando meu cenário.

    funcionou perfeitamente... quero agradecer a ajuda do alexandre e nosso amigo jilianocg... por ter me auxiliado.

    agora me corrijam.

    tenho torres que passam por 4 enlaces antes de chegar aqui no servidor... todos eles eu uso switch gerenciável com isolação de portas... para diminuir broadcast...pois minha rede e toda bridge e no servidor uso hotspot.

    se por exemplo eu criar uma vlan_300 la na ponta do ultimo pop... e aqui no ultimo switch na porta 7 eu colocar ela como untagged... indo direto para o servidor... eu teria algum beneficio?

    tipo uma melhor desempenho?

    que vcs me dizem disso?

  19. #19

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    Sim perfeitamente... entendido.

    aqui na bancada montei 4 nanobridge m5 + switch ... fiz 2 ponto-a-ponto imitando meu cenário.

    funcionou perfeitamente... quero agradecer a ajuda do alexandre e nosso amigo jilianocg... por ter me auxiliado.

    agora me corrijam.

    tenho torres que passam por 4 enlaces antes de chegar aqui no servidor... todos eles eu uso switch gerenciável com isolação de portas... para diminuir broadcast...pois minha rede e toda bridge e no servidor uso hotspot.

    se por exemplo eu criar uma vlan_300 la na ponta do ultimo pop... e aqui no ultimo switch na porta 7 eu colocar ela como untagged... indo direto para o servidor... eu teria algum beneficio?

    tipo uma melhor desempenho?
    que vcs me dizem disso?

    Pelo meu entendimento, não vejo necessidade de criar vlans na comunicação POP's < > SERVIDOR se vc usa Port Isolation nos seus swith's, pois nenhum cliente vai comunicar com outro, somente com o servidor, desde que vc use nos POP's, sendo Ubiquit o Client Isolation ativado, e no caso de Rbs, o default forward desabilitado, sendo assim, ninguém enxerga nada alem de o servidor, todo o trafego "desnecessário" é descartado.

    Se ajudei, ta valendo clicar na estrelinha!

  20. #20

    Padrão Re: vlan switch tp-link... mandar link rede bridge... ajudem!...RESOLVIDO!!

    ok, gente, muito obrigado pelos esclarecimentos.... problema resolvido!!!