+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Ajuda para escolher antena omni

    Bom dia caros amigos!Estou com um projeto novo aqui.Tenho um servidor com mk 433ah e antena direcional de 120º.Quero instalar em um pequeno prédio,uma repetidora a +ou- 600 metros da matriz,e estou com dúvida na escolha da antena.A princípio,optei por comprar uma de 12DBI da Aquário com kit contendo placa pcba krazer de 1000mw via hardware.Porém,eis a antena que elegi como até então,melhor custo benefício:

    http://www.aramaico.com.br/loja/prod...ncia_de_15_dbi



    Alguém aqui já teve ou tem está antena?Até então obrigado!

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para escolher antena omni

    Citação Postado originalmente por gmgustavocruz Ver Post
    Bom dia caros amigos!Estou com um projeto novo aqui.Tenho um servidor com mk 433ah e antena direcional de 120º.Quero instalar em um pequeno prédio,uma repetidora a +ou- 600 metros da matriz,e estou com dúvida na escolha da antena.A princípio,optei por comprar uma de 12DBI da Aquário com kit contendo placa pcba krazer de 1000mw via hardware.Porém,eis a antena que elegi como até então,melhor custo benefício:

    http://www.aramaico.com.br/loja/prod...ncia_de_15_dbi



    Alguém aqui já teve ou tem está antena?Até então obrigado!

    Amigo estes kits ching ling de "kit provedor, radio de 1000mw e antena omni de 15 alcance 4km" é furada, em um lugar onde existe provedor legalizado vc seria lacrado,

    omni é um lixo, isso so polui o spectro, má qualidade, cliente reclamando, uma seria de porcaria que isso traz,

    quer colocar qualidade no seu projeto, e não DETONAR A FAMA DOS PROVEDORES, gaste ai 600 reais coloque 3 paineies fazendo 360 graus, com cartão r52,

    NÃO ADIANTA VC SOCAR POTENCIA E NÃO TER QUALIDADE, ISSO CLIENTE VAI FICAR UM LIXO,

    use menos potencia, se so pode investir em uma omni opte por omni de 13,5 da OIW e coloque uma rb com cartão r52 pois é bem barato, mais qualidade, melhor desempenho,

    "não querendo desmerecer, mas este "estou em um projeto de usar kit provedor" é que mais da aki, e o que mais cliente corre atras do nosso provedor por que contratou um cara que tem este kit ai para fornecer internet e os clientes ficaram insatisfeito, brigam etc, e depois procuram provedor que tem mais qualidade, "

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para escolher antena omni

    caramba eu li mesmo 1000Mw ??? por isso que a coisa ta deste jeito ... cara se quer usar omni compra pelo menos uma da ubiquiti, hyperlink, oiw ao inves destes cabo de vassoura
    Última edição por carlinhotocabrabo; 15-03-2013 às 13:01.

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para escolher antena omni

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    caramba eu li mesmo 100Mw ??? por isso que a coisa ta deste jeito ... cara se quer usar omni compra pelo menos uma da ubiquiti, hyperlink, oiw ao inves destes cabo de vassoura


    SERIA 1000MW rsrrr ta dificil trabalhar rsrr

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda para escolher antena omni

    Obrigado pelas respostas...

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para escolher antena omni

    Omni tem que ser Hyperlink ou OIW. Para AP use um Bulet.

  7. #7

    Red face Re: Ajuda para escolher antena omni

    Meu caro, tomara que você mude de idéia de usar esses equipamentos! Porque se não pode levar uns ovos com uma frigideira para fritar ai!!! 1000 mw!!!!!! Nossa!!!

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda para escolher antena omni

    Citação Postado originalmente por KevinMitnick Ver Post
    Meu caro, tomara que você mude de idéia de usar esses equipamentos! Porque se não pode levar uns ovos com uma frigideira para fritar ai!!! 1000 mw!!!!!! Nossa!!!


    E acabei mudando de idéia sim!!!Vou fazer um ponto a ponto com um nanostation2 e uma antena auxiliar (esta ainda não escolhi),obrigado à todos pelo desencorajamento!

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda para escolher antena omni

    Cara falando em omni a melhor do mercado na minha opnião é ubnt com rádio rocket!!


    Citação Postado originalmente por gmgustavocruz Ver Post
    E acabei mudando de idéia sim!!!Vou fazer um ponto a ponto com um nanostation2 e uma antena auxiliar (esta ainda não escolhi),obrigado à todos pelo desencorajamento!

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda para escolher antena omni

    Citação Postado originalmente por thiagodbv Ver Post
    Cara falando em omni a melhor do mercado na minha opnião é ubnt com rádio rocket!!
    Vou dar meu pitaco.

    Vejo muitas vezes críticas para antena omni.

    Criticas na maioria das vezes bem fundamentadas.
    Mas também não dá para generalizar.
    Precisa analisar o local para ver como está a situação geral do espectro. Infelizmente as lojinhas de informática vendem roteadores wireless e já entregam configurado. E pela falta de experiencia ou desconhecimento deixam a potencia no máximo. Dentro de casa não há necessidade de tanta potencia.
    Daí vamos fazer um site survey e aparece uma lista enorme de estações. Todos os canais ocupados, etc etc.
    Mas quantos destes canais realmente estão com potencial de interferir na nossa estação? O que interessa é a relação sinal x ruído.
    Ou seja, pode ter 500 estações, mas se a nossa antena consegue conexão com os clientes com um SNR alto, não haverá interferencia.

    Como se consegue isso?

    uma das maneiras é ter uma boa antena no cliente, com um ótimo apontamento para tirar o máximo de rendimento. E neste quesito tenho observado que uma CPE com antena integrada abre muito o ângulo e consequentemente só vai conseguir um bom SNR em poucas situações favoráveis. Já uma grade tem um ângulo bem mais estreito o que favorece a obtenção de melhor sinal e consequentemente SNR.

    Outra maneira é utilizando polarização diferente do que a vasta maioria usa. Polarização horizontal.
    E omni com polarização horizontal não tem muita opção.
    Esta que foi citada, da Ubnt que é dupla polarização e se adequa bem ao uso com RocketM pois este rádio tem duas saídas. Mas se nos clientes os rádios forem de uma só polarização não vai rolar legal. Já testei uma dessas com rocketM na base e clientes com rádios com antena de 1 só polarização e o Rocket não foi tudo aquilo que se esperava. Ao trocar o rocket por uma RB com cartão e usando uma só polarização, mudou radicalmente.
    O Rocket ao enviar duas polarizações e na recepção só uma polarização for utilizada, vai dar perda de rendimento.
    Tem um vídeo da computech que mostra uma airgrid no cliente , que é 1 x 1 e na torre um rádio de duas polarizações. Simplesmente ao acionar as duas chain no rádio, a airgrid cai no registration.

    Omni polarizada só horizontal tem também pouca coisa no mercado. Todas são antenas chamadas de "slot".
    A L-Com (hyperlink ) tem um modelo.
    A Pluton tem também mas é o olho da cara.
    E tem uma que vem se destacando. A Wirelink fabrica antena deste tipo, tanto setorial como slot. As setoriais são homologadas.
    E não perdem nada de rendimento para importadas. Pelo contrário, entre todas estas que citei é a que melhor desempenho tem.

    Mas como nem tudo são vantagens. uma omni tem também mesmo trabalhando em locais favoráveis. A limitação de clientes. Enquanto num POP imaginemos uma omni cobrindo os 360º vai ter um número limitado de clientes. Já se colocar 3 setorias de 120º você vai multiplicar por 3 a capacidade do POP.
    A meu ver este é o aspecto mais importante a ser analisado ao implantar o POP. Qual o potencial de crescimento? Poderá começar com a omni e depois colocar setoriais e levar a omni para abrir outra frente de cobertura?

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda para escolher antena omni

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    SERIA 1000MW rsrrr ta dificil trabalhar rsrr
    o susto foi tão grande que escrevi errado ...