+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MPLS/VPLS + OSPF para pequenos provedores

    Estou montando meu provedor e tenho uma lista de 50 clientes na espera.
    Já tinha feito todas as configurações em testes de balcão e os resultados foram bons, porém ando estudando alguns protocolos e gostaria da opinião de vocês para me indicarem se é legal começar com configurações avançadas.

    Minha rede é toda MK, autenticação PPPoE e vai passar 10Mb de inicio
    Estou pensando em substituir o WDS por MPLS/VPLS e minhas Bridges por OSPF.

    Ainda estou estudando os protocolos e as formas de implantação, mas estou animado com as possibilidades.
    Alguma opinião sobre isso?

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: MPLS/VPLS + OSPF para pequenos provedores

    Citação Postado originalmente por Joabson Ver Post
    Estou montando meu provedor e tenho uma lista de 50 clientes na espera.
    Já tinha feito todas as configurações em testes de balcão e os resultados foram bons, porém ando estudando alguns protocolos e gostaria da opinião de vocês para me indicarem se é legal começar com configurações avançadas.

    Minha rede é toda MK, autenticação PPPoE e vai passar 10Mb de inicio
    Estou pensando em substituir o WDS por MPLS/VPLS e minhas Bridges por OSPF.

    Ainda estou estudando os protocolos e as formas de implantação, mas estou animado com as possibilidades.
    Alguma opinião sobre isso?

    otimo colocar sua rede roteada, mas estude bastante OSPF, roteamento, vale a dica

  3. #3

    Padrão Re: MPLS/VPLS + OSPF para pequenos provedores

    Bom dia,

    Parabéns pela iniciativa, sair de bridge no inicio, irá evitar muitos problemas no futuro.

    Melhor coisa que você faz, já inicie com OSPF, e PPPOE na ultima milha, deixe o MPLS para o futuro, quando começar a necessitar de QoS, pois com a rede com OSPF, ja fica bem simples implantar o MPLS.

  4. #4

    Padrão Re: MPLS/VPLS + OSPF para pequenos provedores

    Ha uma dica, nos teus POP's ultima milha, sempre utilize DHCP, que você sempre que quiser migrar sua rede para tecnologias novas e melhores conseguirá fazer sem muito impacto aos clientes.

  5. #5

    Padrão Re: MPLS/VPLS + OSPF para pequenos provedores

    Mais uma dica, utiliza multicast , vai lhe ajudar muito com a demanda de video/audio aovivo , "esta demanda vai crescer muito"

  6. #6

    Padrão Re: MPLS/VPLS + OSPF para pequenos provedores

    Eae meu amigo , deu certo o seu roteamento ? conseguiu implantar algo ?

    []s

  7. #7

    Padrão Re: MPLS/VPLS + OSPF para pequenos provedores

    ate implementei o mpls/vpls. Funcionou, mas o ping praticamente dobrou. Posso estar fazendo algo errado então vou rever tudo.
    Fiz um backup e vou testar em campo depois posto umas imagens aqui
    o ospf é muito interessante mas eu pretendo estuda-lo melhor para não fazer nada no bambo.

    Abraço