Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Intelbras wom 5000

    boa tarde amigos !

    alguém aqui está usando este equipamento da empresa intelbras wom 5000 ?
    se alguém já usou, pode me informar se ele associa ao rocket ? e o que acharam do produto !

  2. #2

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por hizunspire Ver Post
    boa tarde amigos !

    alguém aqui está usando este equipamento da empresa intelbras wom 5000 ?
    se alguém já usou, pode me informar se ele associa ao rocket ? e o que acharam do produto !
    Amigo ele associa normalmente com rocket desde que o rocket esteja com airmax desativado, agora quanto a qualidade de sinal nao é das melhores, mas ate uns 2Km da pra quebrar um galho.

  3. #3

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    @jorgilson, mano vlw ! joinha d+

    na minha opnião rocket sem airmax, mesma coisa que nada .

    mas respondeu minha pergunta, na minha cidade tem uma loja vendendo wom 5000 preço alto d+ 200,00, ai pra não arrisca em um lote frustado, fiz o post.

    obrigado !

  4. #4

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por hizunspire Ver Post
    @jorgilson, mano vlw ! joinha d+

    na minha opnião rocket sem airmax, mesma coisa que nada .

    mas respondeu minha pergunta, na minha cidade tem uma loja vendendo wom 5000 preço alto d+ 200,00, ai pra não arrisca em um lote frustado, fiz o post.

    obrigado !
    Amigo esses caras parece que são malucos, cobrar 200 contos em aparelho desse é coisa de maluco, quanto ao rocket com airmax desativado é a mesma coisa de cagar e não limpar o ..., kkkkkkkkkkkk

  5. #5

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Amigo esses caras parece que são malucos, cobrar 200 contos em aparelho desse é coisa de maluco, quanto ao rocket com airmax desativado é a mesma coisa de cagar e não limpar o ..., kkkkkkkkkkkk
    Eu e mais dois discordamos disso rsrs não sei se porcausa da poluição que tem em Brasília mas é só ativar o air max e um problema pode se instalar não sei o porque do "estouro" de a gigantesca maioria dos Provedores hoje quererem distribuir e interligar em 5.8, um baita retrocesso ao meu ver, 5.8 hj é usado em Supermercados para interligação de Filiais, concessionárias de veículos...

  6. #6
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Thumbs up Re: Intelbras wom 5000

    Sou novo no ramo e comecei minha rede com Ubiquiti. Então participei de um evento da linha Intelbras. Hoje estou utilizando vários equipamentos deles e estou muito satisfeito. Em relação ao WOM 5000, fiz a substituição de algumas AIRGRID (até 2Km da minha torre), com pacotes residenciais de 1M e cheguei as seguintes conclusões:

    - Desempenho = para este cenário é perfeito
    - Firmware = várias funções interessantes e possibilidade de abertura de canais adicionais de 5 em 5MHz (só consegui com o suporte técnico, pois ainda está em desenvolvimento)
    - Preço = R$ 169,00 (mas tive que pesquisar e negociar com o distribuidor)
    - Comprei pelo BNDES = facilitando meu fluxo de caixa

    J.C.

  7. #7

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por latelecom Ver Post
    Sou novo no ramo e comecei minha rede com Ubiquiti. Então participei de um evento da linha Intelbras. Hoje estou utilizando vários equipamentos deles e estou muito satisfeito. Em relação ao WOM 5000, fiz a substituição de algumas AIRGRID (até 2Km da minha torre), com pacotes residenciais de 1M e cheguei as seguintes conclusões:

    - Desempenho = para este cenário é perfeito
    - Firmware = várias funções interessantes e possibilidade de abertura de canais adicionais de 5 em 5MHz (só consegui com o suporte técnico, pois ainda está em desenvolvimento)
    - Preço = R$ 169,00 (mas tive que pesquisar e negociar com o distribuidor)
    - Comprei pelo BNDES = facilitando meu fluxo de caixa

    J.C.
    Olá, também consegui este preço de 169,00 pelo BNDES, estou pensando em utilizar estes equipamentos, juntamente com RB433AH com cartões R52HN será que seria um bom casamento? Aguentaria uns planos de até 4MB? Por favor me dê mais detalhes do produto.

  8. #8

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Amigo esses caras parece que são malucos, cobrar 200 contos em aparelho desse é coisa de maluco, quanto ao rocket com airmax desativado é a mesma coisa de cagar e não limpar o ..., kkkkkkkkkkkk

    Não fala assim, eu só consegui transferir 35 mega de uma ponta a outra com dois Rockets M5 desativando o airmax, com ele ativado só chegava 30 mega, tentei de tudo que foi possível, mas só com ele desativado que consegui transferir todo o link, e ainda sobrando, e ficou perfeito. Nunca mais precisei mexer nas configurações.

  9. #9

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por Mariob Ver Post
    Não fala assim, eu só consegui transferir 35 mega de uma ponta a outra com dois Rockets M5 desativando o airmax, com ele ativado só chegava 30 mega, tentei de tudo que foi possível, mas só com ele desativado que consegui transferir todo o link, e ainda sobrando, e ficou perfeito. Nunca mais precisei mexer nas configurações.


    vamos la depende da distância pois depois de 16km e aconcelhado a desabilitar o airmax para melhorar o desenpenho

  10. #10
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Thumbs up Re: Intelbras wom 5000

    No meu caso, com o novo firmware ficou imbatível !!!
    Melhor desempenho pelo menor preço e ainda financiado pelo BNDES. Ainda tem suporte técnico para nos ajudar...

    Segue link para download do novo FW: http://www.intelbras.com.br/arquivos...&idm=1&count=1

    J.C.

  11. #11

    Talking Re: Intelbras wom 5000

    quanto ao airmax, cada caso é um caso, tem que testar. eu tenho ptp de 65km e sem airmax cai bastante o rendimento, com airmax tranquilo.
    ja tenho outro de 30km e com ou sem airmax da o mesmo.
    dificil explicar, mas o que esta escrito não e receita de bolo para todos, tem mesmo é que testar.
    o que funciona para um, pode não servir para outro.

  12. #12

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Bom recebi agora a tarde 10 unidades do wom 5000, tenho uma unidade instalado a 1.5km do pop mais proximo com basestation + rocket m5.


    SNR varia absurdamente. Se mantem em 22 a 24 ai do nada cai pra 5 a 6 e volta


    E creio que firmware 2.0 esteja é bugado pois tanto faz usa 1 ou 28dbi nele sempre mostra um sinal de -66


    Conferindo na rocket é que bate a tristeza.


    Com 16dbi de ganho da -77 na rocket e ccq na casa dos 60%


    Nano loco m5 no mesmo ponto com c/ 14dbi -65 e ccq 98 a 100%


    Pra ter um sinal descente é necessario jogar 28 de ganho para um sinal de -68 e ccq na casa de 90% apenas


    Piso ruido esta ON e automatico setado em 20
    GI = LONGO
    Antena vertical
    preamble = curto


    Espero estar fazendo algo de errado e pois se for isso mesmo vou enviar todos de volta a empresa que comprei.

  13. #13

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Bom recebi agora a tarde 10 unidades do wom 5000, tenho uma unidade instalado a 1.5km do pop mais proximo com basestation + rocket m5.


    SNR varia absurdamente. Se mantem em 22 a 24 ai do nada cai pra 5 a 6 e volta


    E creio que firmware 2.0 esteja é bugado pois tanto faz usa 1 ou 28dbi nele sempre mostra um sinal de -66
    Não é que o firmware esteja bugado.
    Mas no Wireless temos o nivel de sinal não somente de um lado.
    Inclusive esse é um grave erro que muitos técnicos cometem.

    O sinal apresentado do lado do cliente mostra a intensidade do sinal recebido (vindo) do AP.
    O sinal apresentado do lado do AP, mostra o inverso... a intensidade do sinal recebido (vindo) do Cliente.

    Para termos uma boa qualidade, temos que deixar o sinal de ambos os lados o mais próximo possível.
    E o SNR (diferença entre sinal e ruido) entre -20 (da para navegar, mas é um snr ruim ao meu ver) e -30 (otimo snr).

    Outra dica... nunca deixe um cliente com sinal abaixo de -50 (no AP).
    Se tiver algum cliente assim, reduza a potencia dele.


    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Com 16dbi de ganho da -77 na rocket e ccq na casa dos 60%


    Nano loco m5 no mesmo ponto com c/ 14dbi -65 e ccq 98 a 100%


    Pra ter um sinal descente é necessario jogar 28 de ganho para um sinal de -68 e ccq na casa de 90% apenas


    Piso ruido esta ON e automatico setado em 20
    GI = LONGO
    Antena vertical
    preamble = curto


    Espero estar fazendo algo de errado e pois se for isso mesmo vou enviar todos de volta a empresa que comprei.
    O wom 5000 possui míseros 12 dbi de antena.... ta, o nano loco M5 possui 1 dbi a mais apenas.
    Mas 1dbi a mais, pode melhorar até 3dbm no sinal.
    O que já garante uma grande diferença.

    Outra diferença está no chipset.
    O won 5000 é ralink.
    O ubnt é atheros.

    isso significa que o ubnt tem pelo menos 6 dbm a mais de sensibilidade.

    Então vamos ao calculo....:
    1dbi de antena = -3dbm
    sensibilidade do chipset = -6dbm
    Total = -9dbm de diferença.

    Me corrijam se eu estiver errado!!!

  14. #14

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Não é que o firmware esteja bugado.
    Mas no Wireless temos o nivel de sinal não somente de um lado.
    Inclusive esse é um grave erro que muitos técnicos cometem.

    O sinal apresentado do lado do cliente mostra a intensidade do sinal recebido (vindo) do AP.
    O sinal apresentado do lado do AP, mostra o inverso... a intensidade do sinal recebido (vindo) do Cliente.

    Para termos uma boa qualidade, temos que deixar o sinal de ambos os lados o mais próximo possível.
    E o SNR (diferença entre sinal e ruido) entre -20 (da para navegar, mas é um snr ruim ao meu ver) e -30 (otimo snr).

    Outra dica... nunca deixe um cliente com sinal abaixo de -50 (no AP).
    Se tiver algum cliente assim, reduza a potencia dele.



    O wom 5000 possui míseros 12 dbi de antena.... ta, o nano loco M5 possui 1 dbi a mais apenas.
    Mas 1dbi a mais, pode melhorar até 3dbm no sinal.
    O que já garante uma grande diferença.

    Outra diferença está no chipset.
    O won 5000 é ralink.
    O ubnt é atheros.

    isso significa que o ubnt tem pelo menos 6 dbm a mais de sensibilidade.

    Então vamos ao calculo....:
    1dbi de antena = -3dbm
    sensibilidade do chipset = -6dbm
    Total = -9dbm de diferença.

    Me corrijam se eu estiver errado!!!
    Entao sempre procuro fazer exatamento o citado por vc:

    - Clientes com sinal entre -58 a -63
    - Sempre confiro no ato da instalaçao sinal no ap e no cliente, ubnt c/ ubnt geralmente a variaçao é de 1dbi

    Subi o nano loco m5 para comparar pois vi relatos de user que afirma que ele chego a ser melhor que o mesmo na mesma distancia e afins.

    IMPOSSIVEL, pois para wom ao menos chegar proximo precisa ser setado em 28dbi contra 14 a 16 do nano loco m5.

    Vou aguardar a resposta que enviei ao suporte da intelbras, e possivelmente vou devolver todos os 10.

    edit: Outra coisa chata é essa variaçao absurda de snr a 20 a 25 e do nada cair pra 5 a 8


    edit2: Como informado pelo user Roberto21 no topico o parte de amostragem de sinal esta com BUG.

    https://under-linux.org/showthread.p...491#post662491

  15. #15

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Não é que o firmware esteja bugado.
    Mas no Wireless temos o nivel de sinal não somente de um lado.
    Inclusive esse é um grave erro que muitos técnicos cometem.

    O sinal apresentado do lado do cliente mostra a intensidade do sinal recebido (vindo) do AP.
    O sinal apresentado do lado do AP, mostra o inverso... a intensidade do sinal recebido (vindo) do Cliente.

    Para termos uma boa qualidade, temos que deixar o sinal de ambos os lados o mais próximo possível.
    E o SNR (diferença entre sinal e ruido) entre -20 (da para navegar, mas é um snr ruim ao meu ver) e -30 (otimo snr).

    Outra dica... nunca deixe um cliente com sinal abaixo de -50 (no AP).
    Se tiver algum cliente assim, reduza a potencia dele.



    O wom 5000 possui míseros 12 dbi de antena.... ta, o nano loco M5 possui 1 dbi a mais apenas.
    Mas 1dbi a mais, pode melhorar até 3dbm no sinal.
    O que já garante uma grande diferença.

    Outra diferença está no chipset.
    O won 5000 é ralink.
    O ubnt é atheros.

    isso significa que o ubnt tem pelo menos 6 dbm a mais de sensibilidade.

    Então vamos ao calculo....:
    1dbi de antena = -3dbm
    sensibilidade do chipset = -6dbm
    Total = -9dbm de diferença.

    Me corrijam se eu estiver errado!!!
    Andrio,

    quase lá. Você só cometeu um deslize no seu cálculo: A sensibilidade.
    1- A Atheros só ganha em sensibilidade em datarates baixos. Se vc comparar o nível de sensiblidade em datarates maiores, verá que não existe praticamente nenhuma diferença;
    2- O nível de sensibilidade é o quando de sinal mínimo o equipamento precisa para "entender" a informação, com 10% de perda de informação (PER). Ou seja, no cálculo de enlace, ele não tem influência nenhuma sobre o nível de sinal. Ele tem influência sobre o SNR.

    Mas convenhamos... Quem aqui utiliza equipamentos para operar em datarates abaixo de 36 Mbps? E sendo este o caso, de que adianta uma alta sensiblidade se o piso de ruído em praticamente qualquer situação é maior do que a própria sensibilidade? Como provado em outro post, ao fazermos justamente o inverso (tornar o equipamento menos sensível), reduzimos a quantidade de ruído recebido, melhorando seu desempenho.

    Lembrando que para um enlace de rádio funcionar legal, temos que garantir pelo menos uns 10-15 dB de SNR (depende da distância, podendo este valor ser ainda maior). Como estes equipamentos (tanto atheros quanto Ralink), possuem uma sensibilidade na ordem de -75, o nível de sinal indicado para utilização no maior datarate seria de -65/-60. Sinais acima deste valor são bem vindos, desde que o SNR se mantenha em torno de no máximo 25-30 dB. O próprio chipset da Ralink já cuida disso (deixar o SNR nesta faixa). Se colocar um sinal muito forte, ele aciona atenuadores internos para manter o SNR controlado e evitar saturação de sinal.

  16. #16

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Entao sempre procuro fazer exatamento o citado por vc:

    - Clientes com sinal entre -58 a -63
    - Sempre confiro no ato da instalaçao sinal no ap e no cliente, ubnt c/ ubnt geralmente a variaçao é de 1dbi

    Subi o nano loco m5 para comparar pois vi relatos de user que afirma que ele chego a ser melhor que o mesmo na mesma distancia e afins.

    IMPOSSIVEL, pois para wom ao menos chegar proximo precisa ser setado em 28dbi contra 14 a 16 do nano loco m5.

    Vou aguardar a resposta que enviei ao suporte da intelbras, e possivelmente vou devolver todos os 10.

    edit: Outra coisa chata é essa variaçao absurda de snr a 20 a 25 e do nada cair pra 5 a 8


    edit2: Como informado pelo user Roberto21 no topico o parte de amostragem de sinal esta com BUG.

    https://under-linux.org/showthread.p...491#post662491
    Jonas,

    como já respondido no outro post, o seu problema deve estar ligado ao fato da regulamentação autmática estar ativada.

    Com relação ao SNR: Realmente é muito chata esta variação. Mas isso está relacionado a interferência em seu local. O WOM 5000 é um dos únicos (se não o único) equipamentos desta categoria a mostrar esta informação de forma REAL. Se você notar, outros equipamentos mostram o ruído sempre fixo em -95, -90... E isso sim que é IMPOSSÍVEL! hehehe

  17. #17

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por latelecom Ver Post
    Sou novo no ramo e comecei minha rede com Ubiquiti. Então participei de um evento da linha Intelbras. Hoje estou utilizando vários equipamentos deles e estou muito satisfeito. Em relação ao WOM 5000, fiz a substituição de algumas AIRGRID (até 2Km da minha torre), com pacotes residenciais de 1M e cheguei as seguintes conclusões:

    - Desempenho = para este cenário é perfeito
    - Firmware = várias funções interessantes e possibilidade de abertura de canais adicionais de 5 em 5MHz (só consegui com o suporte técnico, pois ainda está em desenvolvimento)
    - Preço = R$ 169,00 (mas tive que pesquisar e negociar com o distribuidor)
    - Comprei pelo BNDES = facilitando meu fluxo de caixa

    J.C.

    Ola eu tenho a WOM 5000 com um otimo preço e disponivel em estoque para o brasil todo e financio pelo BNDES,
    como já foi falado em varios debates que a WOM 5000 é boa, em cada caso teve um problema de instalação ou configuração mas em todos o suporte resolveu.
    Me coloco a disposição.
    [email protected]

  18. #18

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    Andrio,

    quase lá. Você só cometeu um deslize no seu cálculo: A sensibilidade.
    1- A Atheros só ganha em sensibilidade em datarates baixos. Se vc comparar o nível de sensiblidade em datarates maiores, verá que não existe praticamente nenhuma diferença;
    2- O nível de sensibilidade é o quando de sinal mínimo o equipamento precisa para "entender" a informação, com 10% de perda de informação (PER). Ou seja, no cálculo de enlace, ele não tem influência nenhuma sobre o nível de sinal. Ele tem influência sobre o SNR.

    Mas convenhamos... Quem aqui utiliza equipamentos para operar em datarates abaixo de 36 Mbps? E sendo este o caso, de que adianta uma alta sensiblidade se o piso de ruído em praticamente qualquer situação é maior do que a própria sensibilidade? Como provado em outro post, ao fazermos justamente o inverso (tornar o equipamento menos sensível), reduzimos a quantidade de ruído recebido, melhorando seu desempenho.
    A máxima taxa de transmissão nominal suportada pelo WOM 5000 é de 150 mbps, nessa ele tem uma sensibilidade de -70.
    Enquanto o nano loco m5 com a mesma taxa de transmissão tem uma sensibilidade de -74.
    Tinha lido em outros locais que quanto mais a sensibilidade, melhor seria a captação do sinal... principalmente em enlaces longos..
    Poderia me informar o link desse outro post que comprova o citado por você?
    gostaria de ler e aprofundar meus conhecimentos...

  19. #19

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    A máxima taxa de transmissão nominal suportada pelo WOM 5000 é de 150 mbps, nessa ele tem uma sensibilidade de -70.
    Enquanto o nano loco m5 com a mesma taxa de transmissão tem uma sensibilidade de -74.
    Tinha lido em outros locais que quanto mais a sensibilidade, melhor seria a captação do sinal... principalmente em enlaces longos..
    Poderia me informar o link desse outro post que comprova o citado por você?
    gostaria de ler e aprofundar meus conhecimentos...
    Andrio,

    este é um erro muito comum sim. A sensibilidade não tem relação com a captação de sinal (nível de sinal que chega na antena). Ou seja, o sinal recebido por qualquer equipamento de rádio é o mesmo, sob as mesmas condições (derivando da mesma fonte e considerando o mesmo ganho de antena). A sensibilidade "tem a função" de fazer com que seu equipamento opere com um nível de sinal menor.

    Com relação as informações do datasheet, é um pouco complicado... Alguns informam o MELHOR valor, outros a MÉDIA (de vários canais). Nós informamos a média. Assim sendo, no caso do WOM, a MELHOR sensibilidade é de -73 dBm no MCS7 e de -90 dBm no MCS0. Da mesma forma é com a potência. Muitos informam a máxima, outros a média... Enfim, podemos manipular de várias maneiras estas informações e nem por isso deixam de ser verdadeiras.

    Segue o link do post https://under-linux.org/showthread.p...867#post661867

  20. #20

    Padrão Re: Intelbras wom 5000

    Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    Jonas,

    como já respondido no outro post, o seu problema deve estar ligado ao fato da regulamentação autmática estar ativada.

    Com relação ao SNR: Realmente é muito chata esta variação. Mas isso está relacionado a interferência em seu local. O WOM 5000 é um dos únicos (se não o único) equipamentos desta categoria a mostrar esta informação de forma REAL. Se você notar, outros equipamentos mostram o ruído sempre fixo em -95, -90... E isso sim que é IMPOSSÍVEL! hehehe

    Nao tem POLUIÇAO ALGUMA 000000000000000000000000000000

    Sou do interior so, se quiser dou um scan na rede em 20mhz tenho 8 canal disponivel sem ninguem operar neles.

    Ja desabilitei o controle de pais, testei de 8 a 28dbi

    Piso ruido ON e OFF
    Piso ruido de 10 a 25
    Piso ruido manual
    Vertical e horizontal
    Cabo de rede de 20mts a 8mts
    Testei outra fonte de 12v a 1amp "tplink"

    Neste mesmo ponto posso instalar um nano loco m5 que funciona sem qualquer problema. Como ja falei Nao tem poluiçao 0