+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com provedor wireless

    Bom dia, montei um provedor wireless com uma RB433, antena omini 25dbi, cabo pigtail 10mt e estou com um grande problema, segundo a especificação da antena, meu provedor deveria enviar um sinal mais ou menos de 5km e eu só consigo chegar em 100mt no maximo, gostaria de saber o que pode estar causando este problema, minha torre tem mais ou menos uns 12mt.

    Aguardo resposta

  2. #2

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    primeiro 10 metros de cabo pigtail é mortal, segundo pode ser conectorização, terceiro se antes funcionava e agora parou pode ser o cartão mini-pci que ficou com a transmissão fraca, quarto pode ser que entrou água no seu cabo ou conector, quinto pode ser simples configuração do mini-pci que esta com potencia baixa... sexto a fonte de alimentação é 24v e esta boa? vai ter de escolher uma dessas alternativas e ir eliminando uma por uma!

  3. #3

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Citação Postado originalmente por sallestec Ver Post
    Bom dia, montei um provedor wireless com uma RB433, antena omini 25dbi, cabo pigtail 10mt e estou com um grande problema, segundo a especificação da antena, meu provedor deveria enviar um sinal mais ou menos de 5km e eu só consigo chegar em 100mt no maximo, gostaria de saber o que pode estar causando este problema, minha torre tem mais ou menos uns 12mt.

    Aguardo resposta
    Especificação da antena? Essa antena simplesmente não existe!!!

    Não existe omni de 25dbi, quem anuncia isso é pura enganação. A Hyperlink que é uma das melhores marcas só fabrica omni até 15dbi. Sai fora dessas antenas fajutas anunciadas no Mercado Livre. Com certeza seu problema é esse, além de outros possíveis como o colega acima citou.

  4. #4

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Amigo,

    Não tenho experiência como os outros, mas estou aprendendo um pouquinho a cada dia.

    Nem sempre o maior ganho significa que ela é a melhor antena. O ganho maior e de melhor qualidade advém do rádio correto em conjunto com a antena correta para cada aplicação.

    É bem surreal a promessa de uma omni alcançar 5Km.

    Eu penso desta forma:

    Se quero atingir clientes próximos com qualidade num raio de até 1km utilizar omni.
    Se quero atingir clientes afastados com qualidade num raio de 1km até 5km utilizar painéis.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    O primeiro passo é você estudar sobre o assunto e pesquizar bastante. Esse material que comprou pode jogar fora se
    for fazer da forma correta .
    Desculpe fique somente com a rb .
    Última edição por megabyte; 02-02-2013 às 17:54.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    O primeiro passo é você estudar sobre o assunto e pesquizar bastante. Esse material que comprou pode jogar fora se
    for fazer da forma correta .
    Calma aí, a RB433 é um ótimo equipamento, usado com cartão adequado, bem configurado e na potência certa (nunca na máxima) COM UMA ANTENA DE QUALIDADE compatível com a utilização que se deseja.
    Para 5km jamais poderia usar omni, mesmo a melhor. Mas acho que ele não precisa de 5km, ele só disse que está nas especificações da antena (affff).

  7. #7

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Calma aí, a RB433 é um ótimo equipamento, usado com cartão adequado, bem configurado e na potência certa (nunca na máxima) COM UMA ANTENA DE QUALIDADE compatível com a utilização que se deseja.
    Para 5km jamais poderia usar omni, mesmo a melhor. Mas acho que ele não precisa de 5km, ele só disse que está nas especificações da antena (affff).
    Concordo com você, a RB é funcional sim e dá pra fazer bastante coisa com ela. O amigo do post anterior foi meio radical ao dizer para jogar todo equipamento no lixo.

    Mas mesmo assim tem algo errado com esse sinal somente a 100 Mts.

    Mesmo com a Omni meio estranha de 25dbi, pelo menos nesse raio de 1km você deveria ter sinal.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Desculpe fiquei muito puto com essa omini de 25 dbi e nem vi a rb 433 que é excelente.

  9. #9

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Infelizmente o rapaz que abriu o topico nem se deu o trabalho de pesquisar sobre o equipamento antes de comprar.

    1- Não existe antena omini de 25dbi que preste muito menos homologada. (sinal que não ira ser profissional)
    2- Em muitos e muitos topicos aqui é citado que não se usa cabos compridos, e muito menos um pigtail de 10 metros, com certeza nem mesmo usou um rgc 213, ou lmr 400 600, foi na loja da esquina e comprou o primeiro que viu.
    3- Não levou em consideração o angulo de transmissão da antena em relação a altura da mesma.
    4- Estes 100mts ele deve ter medido usando apenas o wifi nativo do celular ou do Netbook ou Notbook.

    Quer mesmo ser ajudado, descreva sua aplicação, como e o que será.
    Quantidade de internautas on line simultaneo
    Raio desejado
    Tipo de link utilizado.

    As vezes o cara compra uma omini p/ querer usar a internet de sua casa a tres quadras dela, e espeta uma omini capeta no bambu, e acha que é um provedor, nem mesmo se deu ao trabalho de ler sobre o equipamento que tava comprando.

    Só Lamento....

    Obs. aos que me criticarem não to nem ai, apenas peço que entendam este forum deve ser usado p/ tirar duvidas não é, se ele tinha uma duvida de que equipamento comprar, porque não perguntou aqui?

  10. #10

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Eu votaria na opcao dele andando com o notebook
    Mesmo que a 25 dele seje de no maximo 12
    passa longinho. Tenho uma hyperlink de 15 com um bulletm2 tochado nela.
    Tenho clientes a mais de 20 km

  11. #11

    Thumbs up Re: Problema com provedor wireless

    Galera, só tenho a agradecer pela ajuda do forum, com criticas ou não, estou aqui para aprender. Gostaria de algumas dicas para melhorar o meu serviço ou até mesmo colocar na ativa um serviço profissional.

    Des de agradeço pela ajuda

  12. #12

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    passa detalhes do que vc quer e o que vc tem.

    o que tem de link, quais tipos de link tem na sua cidade

    quantos clientes pretende atender
    qual a distancia quer atender
    tem provedores scm em sua cidade

    as vezes vc quer ser profissional, porem nao quer ou nao pode gastar, ai fica dificil e ja te aconcelho a mudar de ramo.

    Perguntei se tem provedor scm na sua cidade pois vc corre o risco de causar ruido na rede dos outros, e pode vir a ser denunciado.
    Se não tem condições de gastar agora e por isso comprou esse kit by mercadolivre, imagina depois de uma visita da Anatel.

    Passa mais detalhes de sua meta ai todos podem te ajudar.

  13. #13

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    passa detalhes do que vc quer e o que vc tem.

    o que tem de link, quais tipos de link tem na sua cidade

    quantos clientes pretende atender
    qual a distancia quer atender
    tem provedores scm em sua cidade

    as vezes vc quer ser profissional, porem nao quer ou nao pode gastar, ai fica dificil e ja te aconcelho a mudar de ramo.

    Perguntei se tem provedor scm na sua cidade pois vc corre o risco de causar ruido na rede dos outros, e pode vir a ser denunciado.
    Se não tem condições de gastar agora e por isso comprou esse kit by mercadolivre, imagina depois de uma visita da Anatel.

    Passa mais detalhes de sua meta ai todos podem te ajudar.

    Amigo,

    Você está na mesma situação em que eu me encontro, porém estou sendo um pouco mais cauteloso antes de comprar os equipamentos e botar pra funcionar.

    Primeiro eu estava pensando em começar com milhares de coisas e equipamentos excelentes, mas com muita pesquisa diária, principalmente com a ajuda em dúvidas de colegas do fórum estou esclarecendo as minhas idéias.

    Acho que para você um diagrama que postei recentemente seja suficiente.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=162920

    Se tiver dúvidas, podemos tratá-las juntos.

  14. #14

    Lightbulb Re: Problema com provedor wireless

    Pessoal, me tira uma duvida, quando eu vou na opção scan list do Mikrotik a opção Signal Strength aparece com -12 sendo que existe varias redes wireless que sempre estão na faixa de -77, -83, e em Signal To Noise o meu aparece 80 ja nas outra estão em 15, alguém poderia me explicar o pq? A frequencia q estou usando é 2437

  15. #15

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Olá, amigo Sallestec... se vc quiser uma coisa mais simples e funcional, vc pode trocar essa rb433 por um bullet, que vai dispensar o uso de pigtail, dando mais ganho a sua rede... quanto a omni, se ainda quiser continuar usando, posso recomendar a MM-2415O, da Aquário... é uma dessas q estou usando junto com bullet (100mW) e está segurando quase 50 clientes.

    Abraço.

  16. #16

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Olá, amigo Sallestec... se vc quiser uma coisa mais simples e funcional, vc pode trocar essa rb433 por um bullet, que vai dispensar o uso de pigtail, dando mais ganho a sua rede... quanto a omni, se ainda quiser continuar usando, posso recomendar a MM-2415O, da Aquário... é uma dessas q estou usando junto com bullet (100mW) e está segurando quase 50 clientes.

    Abraço.

    Ola concordo com vc e uso aqui como citei a cima, sobre a quantidade de clientes isso é relativo, pois depende da banda fornecida aos clientes, e 50 clientes vai dar 25 simultaneos, correto?

    Aqui forneço banda com plano de 1Mbps a cima, e não coloco mais que 20, quando chega a 20 clientes total nao simultaneo ja migro para painel.

    att

  17. #17

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Vamos lá...
    Omni de 25dbi existi SIM, só não é homologada, tanto que existi que ele comprou.
    Só tem sinal a 100mt e tem outro que tem um antena menor e vai mais longe, verdade. Antena grande não quer dizer nada, além de nao ser homologada. Pq só vai até 100 mt e a do cara vai a 20km? Simples, ele deve esta longe de interferenciae voce deve esta rodeado de interferencia. A sua torre tem 12mt mais não quer dizer que é grnade o sulficiente, torre tem que está no topo, se vc estiver no pé do morro seu sinal dificilmente vai chegar bem. revise todos os detalhes:
    Minha antena é boa mesmo?
    Minha torre está bem localizada?
    Meu acces point está bem configurado?
    Tem interferencia nesse canal?

  18. #18

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Citação Postado originalmente por pedroalves34 Ver Post
    Vamos lá...
    Omni de 25dbi existi SIM, só não é homologada, tanto que existi que ele comprou.
    O fato de anunciarem como sendo de 25dbi NÃO QUER DIZER que ela tenha realmente 25dbi. Você já viu alguma omni de marca confiável de 25dbi? Não né? Por que será? PORQUE NÃO EXISTE!

    Já vi anunciarem de 30 e até 35 dbi no Mercado Livre. Falar é fácil, quero ver provar em testes.

  19. #19

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Citação Postado originalmente por pedroalves34 Ver Post
    Vamos lá...
    Omni de 25dbi existi SIM, só não é homologada, tanto que existi que ele comprou.
    Só tem sinal a 100mt e tem outro que tem um antena menor e vai mais longe, verdade. Antena grande não quer dizer nada, além de nao ser homologada. Pq só vai até 100 mt e a do cara vai a 20km? Simples, ele deve esta longe de interferenciae voce deve esta rodeado de interferencia. A sua torre tem 12mt mais não quer dizer que é grnade o sulficiente, torre tem que está no topo, se vc estiver no pé do morro seu sinal dificilmente vai chegar bem. revise todos os detalhes:
    Minha antena é boa mesmo?
    Minha torre está bem localizada?
    Meu acces point está bem configurado?
    Tem interferencia nesse canal?
    Peço ao amigo que gaste 8 minutos assistindo este vídeo.
    Só a explicação sobre as Omnis já ta de bom tamanho.
    Fica entre os 8 e 16 minutos do vídeo.


    Pelas minhas contas, uma Omni de 20db precisaria de 64 dipolos. Como cada um tem ao 6cm, o comprimento da antena seria de ao menos 3.84 metros. Pra 26db são mais de 15 metros de antena...

  20. #20

    Padrão Re: Problema com provedor wireless

    Citação Postado originalmente por dmknob Ver Post
    Peço ao amigo que gaste 8 minutos assistindo este vídeo.
    Só a explicação sobre as Omnis já ta de bom tamanho.
    Fica entre os 8 e 16 minutos do vídeo.

    Pelas minhas contas, uma Omni de 20db precisaria de 64 dipolos. Como cada um tem ao 6cm, o comprimento da antena seria de ao menos 3.84 metros. Pra 26db são mais de 15 metros de antena...
    Muito bom. Acho que isso encerra definitivamente a questão da omni de 25dbi.