+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redundância de energia em Routerbord

    Alguém ai ja utilizou uma fonte no power jack e outra na entrada POE de uma Rb, testei e funcionam como redundancia, mas não sei se com o tempo pode trazer algum prejuizo para o equipamento!
    Vlw

  2. #2

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    boa não sabia disso
    será que funciona bem isso?

  3. #3

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Fiquei curioso também...

  4. #4
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Citação Postado originalmente por GilneiD Ver Post
    Alguém ai ja utilizou uma fonte no power jack e outra na entrada POE de uma Rb, testei e funcionam como redundancia, mas não sei se com o tempo pode trazer algum prejuizo para o equipamento!
    Vlw
    Pelo que eu entendi você está usando DUAS FONTES na sua RB?
    Isso irá queimar seu equipamento ou uma das fontes que você tem, mesmo que tenha a mesma voltagem, mas a aperagem é diferente, e a fonte que tiver amperagem maior vai queimar ou a RB ou a outra fonte.

    Sobre a fonte no modo Power Jack "somente uma fonte", se for a alimentação que a RB precisa você não terá problemas.

  5. #5

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Coloquei como teste, uma fonte POE UBNT 24 V 0,5 A e uma fonte 12v 3,5 A em uma rb 435GUAH com 4 cartões r52HN, vamos ver no que dá testem vocês também a principio funcionaram com total redundância!!

  6. #6

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Não creio que o projeto do poe e jack na mesma placa seja para efeito de redundância, creio que seja apenas para proposito de uso com case metálico ou externamente na ponta da torre com alimentação via poe, usando as duas entradas simultaneamente acho mais fácil ocorrer algum diferencial de potencial elétrico que possa danificar o equipamento.

  7. #7
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Citação Postado originalmente por GilneiD Ver Post
    Coloquei como teste, uma fonte POE UBNT 24 V 0,5 A e uma fonte 12v 3,5 A em uma rb 435GUAH com 4 cartões r52HN, vamos ver no que dá testem vocês também a principio funcionaram com total redundância!!
    Justamente você estará sufocando a sua fonte de 12v ou acabando de estragar a sua de 24v

    A Amperagem maior da de 12v irá estragar a sua fonte de 24v.

    Nem que você tivesse Duas fontes iguais você poderia fazer isso, este teste é provável que não irá dar certo.

  8. #8

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Se utilizar duas fontes de 12v por exemplo não vejo problema, só vão ficar redundantes. E para eliminar possiveis problemas de retorno pode se utilizar diodos.

  9. #9

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Bom, esta funcionando já no POP, aqui de um mês ou mais posto aqui o resultado!

  10. #10

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Tenho uma RB450G e ela vem com os dois jacks, mas salvo engano, nao devem ser utilizados simultaneamente, embora seria genial esse recurso de redundancia de fontes rss.

  11. #11
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Caro amigo, funcionar, funciona, mas é para a seguinte situação: uma rb por exemplo quando alimentada pelo jack, envia alimentação pelo poe para se alimentar outro equipamento via poe ou quando alimentada plo poe envia alimentação pelo jack. No caso da 450g ela possui dois jacks justamente para funcionar como uma opção a mais para alimentar mais aparelhos com a mesma fonte. Mais cedo ou mais tarde vc vai perder algum equipamento, seja rb ou fonte, como já foi te explicado acima. Mas em todo caso se quiser fazer redundância dessa maneira faça o seguinte: coloque um diodo em série no fio positivo de cada fonte, ai evitará problemas, aliás só não teve problema ainda porque a fonte de 12 volts tem maior amperagem que a de 24 volts, se fosse o inverso já estaria lamentando a perda de alguma coisa. Imagina uma gangorra com um copo d'água e um balde na outra ponta, quem empurra quem? Abraço a todos.

  12. #12

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PEQUENO ESQUEMA.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	576,2 KB
ID:      	42309
    Pensando assim! Acho que não queima por que tem a bateria para ser carregada!

  13. #13

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    2 fontes paralelas, sem um diodo isolando? As chances do ripple ou spikes de uma interferirem no chaveamento da outra são grandes, gigantes, é tão desrecomendado como 2 fontes em serie (Mas tem provedor teimoso que usa...) pelos mesmos motivos, ruído de uma afetando a outra.

    Põe um diodo no caminho, simples, os 0,5V de queda que um diodo tem não são um problema se usar fonte 24V. Diodo 1N5404, de 4A, custa mais e mal R$ 0,50.

  14. #14

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Na palestra do Guilherme Ramires no MUM 2012 em NATAL, ele disse que pode usar sem problemas as duas entradas, e elas são sim para efeito de redundância.

    Se der fogo briga com ele... Rssssss.

    Link do site: http://www.alivesolutions.com.br/Ali...6-15a8cae29622

    Abraço ...

  15. #15

    Padrão Re: Redundância de energia em Routerbord

    Ah sim, depois do jack J4 tem uma ponte retificador de um vrm, enquanto depois do RJ45 tem OUTRA ponte e outro vrm, por isso tem aquela diferença de tensão minima e maxima neles (Se não me engano jack 9-28V, enquanto PoE 11-29V). Isso sim funciona muito bem.

    A gambiarra terrível que vejo muita gente usar é simplesmente emendar 2 fontes comuns na mesma entrada e achar que isso é redundancia.