+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tratando interferencia nos APs

    Caros amigos, na minha torre tenho 3 aps distribuindo o sinal, 3 ptp chegando, e 1 ptp saindo, para os ptps uso a seguinte faixa (5500 a 5700), para os aps uso (5745 a 5825) mas sofro muito com interferencias causadas por min mesmo, como eu posso me arrumar em relaçao a isso?

  2. #2
    Avatar de raylanmatias
    Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    conceição do araguaia - pa
    Posts
    25

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    você usa qual equipamento se for mikrotik você pode estar colocando eles no modo superchanel que vai libera mais frequências, mais isso envolve uma seria de coisas que causa interferências.

  3. #3

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    Pois e, esqueci de falar dos aps, todos sao ubiquiti (rkts, bullts, nanobridges), constantemente tenho que ficar mudando os canais dos ptp e ficar testando o thoguput para a melhor eficiencia, ma ja para os aps, o teste e mais dificil, alguem saber me falar um teste para mostrar a melhor eficiencia do ap?

  4. #4
    Avatar de raylanmatias
    Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    conceição do araguaia - pa
    Posts
    25

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    mesmo assim tem um recurso que aumenta as frequências coloca o pais compilance teste que vai 4900 a 6100 Ghz

  5. #5

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    o problema que o compilance pode complicar as coisas em sua forma legal, pois na ultima fiscalizaçao que fui submetido os caras abriram tudo, foi uma auditoria.

  6. #6

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    Vi relatos aqui no under que esta antena e barata e boa. Ja com radome integrado!
    http://algcom.com.br/produtos/ver/pa.../ap:wifi-wimax


    Pode ser uma boa para os ptp que então mais próximos...

  7. #7

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Caros amigos, na minha torre tenho 3 aps distribuindo o sinal, 3 ptp chegando, e 1 ptp saindo, para os ptps uso a seguinte faixa (5500 a 5700), para os aps uso (5745 a 5825) mas sofro muito com interferencias causadas por min mesmo, como eu posso me arrumar em relaçao a isso?
    Aconselho a usar os canais 5.4 (de 5500 a 5725) para AP (atendimento a cliente)
    E 5.8 (de 5725 a 5850) para enlace.

    Pois a faixa 5.8 pode-se usar maior potencia, ótimo para enlaces.
    Enquanto a faixa 5.4 tem limite de potencia e.i.r.p, ótimo para atender clientes ou pequenos enlaces.

    Citação Postado originalmente por raylanmatias Ver Post
    você usa qual equipamento se for mikrotik você pode estar colocando eles no modo superchanel que vai libera mais frequências, mais isso envolve uma seria de coisas que causa interferências.
    Nunca faça isso, principalmente sem os devidos conhecimentos/exigências de cada faixa.
    Poderá prejudicar o radar militar ou aeronáutico, e com isso fazer a Anatel bater na sua porta rapidinho.

    Aconselho a lerem o tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  8. #8

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    Interferencia em 5.8. Como o Andrio já postou algum tempo atrás, aos poucos o 5.8 começa a ser complicado.

    Agora no seu caso está faltando alguns detalhes para entender melhor. Você acha que a interferencia é causada por voce mesmo.

    Tem certeza? Está usando canalização de 40mhz? Reduz para 20mhz

    Começa por aí e depois vai relatando.

  9. #9

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    Citação Postado originalmente por raylanmatias Ver Post
    você usa qual equipamento se for mikrotik você pode estar colocando eles no modo superchanel que vai libera mais frequências, mais isso envolve uma seria de coisas que causa interferências.
    O cartao cartao SR71-15 trabalha no modo superchanel

  10. #10
    Avatar de raylanmatias
    Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    conceição do araguaia - pa
    Posts
    25

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    sim trabalha em superchanel

  11. #11

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Interferencia em 5.8. Como o Andrio já postou algum tempo atrás, aos poucos o 5.8 começa a ser complicado.

    Agora no seu caso está faltando alguns detalhes para entender melhor. Você acha que a interferencia é causada por voce mesmo.

    Tem certeza? Está usando canalização de 40mhz? Reduz para 20mhz

    Começa por aí e depois vai relatando.
    Como falei, na minha torre sao 4 ptps, a melhor forma de aumentar o troughput e testar canal por canal, ex: tenho uma adsl de 35mb, com o canal bem configurado em 20Mhz, consigo 25mb no velocimetro de internet, ja com canal a 30Mhz, consigo em torno de 30, 35mb, esse e o teste para melhorar a eficiencia dos enlaces, agora para melhorar o sinal dos clientes e mais complicado, pois ainda nao adotei uma tecnica efetiva para achar o melhoar canal, ou ate mesmo configurar da melhor forma possivel o radio, outro exemplo, nos meus pmpt, deixo sempre o MCS em automatico, nunca habilito o DFS, todos em ap wds (queria colocar so ap, mas ai nao receberia o mac dos clientes a cabo que estao ligados em um radio 5.8 instalado nos conjuntos). vou continuar testando as melhores formas, como disse, se alguem tiver tecnicas mais efetivas posta ai! Vlw.

  12. #12

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    Já não é o primeiro que diz que em 30mhz no novo firmware dá um resultado muito melhor. Vi isso em outra lista, citado por um usuário muito conceituado.

  13. #13

    Padrão Re: Tratando interferencia nos APs

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Como falei, na minha torre sao 4 ptps, a melhor forma de aumentar o troughput e testar canal por canal, ex: tenho uma adsl de 35mb, com o canal bem configurado em 20Mhz, consigo 25mb no velocimetro de internet, ja com canal a 30Mhz, consigo em torno de 30, 35mb, esse e o teste para melhorar a eficiencia dos enlaces, agora para melhorar o sinal dos clientes e mais complicado, pois ainda nao adotei uma tecnica efetiva para achar o melhoar canal, ou ate mesmo configurar da melhor forma possivel o radio, outro exemplo, nos meus pmpt, deixo sempre o MCS em automatico, nunca habilito o DFS, todos em ap wds (queria colocar so ap, mas ai nao receberia o mac dos clientes a cabo que estao ligados em um radio 5.8 instalado nos conjuntos). vou continuar testando as melhores formas, como disse, se alguem tiver tecnicas mais efetivas posta ai! Vlw.
    Dependendo do canal, se vc não habilitar o DFS, poderá ter muitos problemas com Titia Ana.