+ Responder ao Tópico

1. Que bom ter novas opiniões quando elas não vem somente pelo lado negativo. Mas tbm pelo lado positivo.
    Seguinte, para deixar mais claro o que pretendo a principio e justamente testar.
    Usar dessa técnica o lado positivo, dar aos clientes um diferencial, exemplo clientes com 1M receber 2M mas ter somente sua banda contratada quando baixarem arquivos maiores e alem disso navegar sem problemas.

Também fiz uso do Burst, mas a proposta aqui é outra, repartir a sobra entre os clientes. Justamente porque tenho link sobrando e pretendo fazer que meus usuários os receba para que essa sobra não seja pagos em vão.

Agradeço cada opinião... mas s
    e me permitem, quero fazer este teste a favor dos clientes e não contra, porque se der certo de algum modo o retorno sempre virá.

Dar o que nos sobra e mostrar qualidade nunca é de mais.

Abraços

2.    Publicidade

3. Já tentou mudar o tipo de fila de pacote para SFQ?

esse tipo até onde sei, equaliza os pacotes de uma forma onde apenas uma aplicação ou cliente não ocupe sozinho a banda ( assim ocasionando a lentidão para os demais), assim se cliente fizer download e tentar navegar ao mesmo tempo, vai conseguir normal.

Pode fazer na a partir do CPE do cliente, apenas para testar.

4. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pessoal, os dois parecem ter razão, dependendo de como se vê a coisa. Sob a ótica de recursos é válido, mas sob a ótica da legislação é arriscado.

O tópico é do tempo que Marco Civil não existia... hoje a coisa mudou e precisamos rever nossos conceitos para se adaptar a nova realidade.
    Eu mesmo usava Burst e paramos para evitar problemas, apesar de que o burst não era para bitolar mas para dar algo a mais além do contratado. Mas vicia o cliente.

É bom saber como fazer, mas daí a aplicar num provedor hoje tem que pensar muitas vezes. Que cada um corra um risco calculado.
    Quando eu crescer quero ser igual você mano! Quero ter principalmente seu talento para escolher as palavras!

Mas sobre o assunto, é isso que estava me referindo, saber como fazer é importante, mas nem sempre pode ser a melhor escolha.

Sobre as imposições que o marco civil nos trouxe, nada impede que a gente mime o cliente com banda a mais, só que é tudo uma questão de estratégia, vejam só, como eu uso accel-ppp nos meus clientes, tenho mais classes para gerenciar a banda contratada, e a gente combinou o seguinte, os cliente tem a banda contratada e 3x a mais de banda para tudo aquilo que for acessado dentro do domínio do provedor, isso gera algo excelente, quando o cliente acessa o DNS ele sempre tem mais banda, e quando usa isso não usa nada da banda contratada para qualquer acesso para fora dos domínios do provedor, a navegação fica extremamente rápida porque os pacotes UDP/53 sempre são recebido e devolvidos de forma rápida, e para o suporte descobrir falhas fica muito fácil, pois quando o cliente está estourando a banda o pessoal sempre consegue acessar o CPE, claro, de dentro da rede de suporte do provedor!

5. Sim, é justamente o que uso e confesso que funciona bem, Mas como estou em codomínio fechado sem ter mais a quem atender no local e ainda com link de sobra que ficaria mais caro diminui-los pela oferta que tenho do montante, decidi repassa-los a estes clientes sem mencionar aumento de velocidade, mas dando-lhes a sobra e controlando seus valores para não sobrecarregar a sim mesmos, como também me dando folgas quando as vezes um da casa usa toda a banda e o outro não consegue navegar.
    Creio desse modo não esta infringindo leis, nem contra os clientes, nem por desejar saber como fazer. Por isso a ideia é do tópico e bem vinda no meu ponto de vista e necessidades.

Ainda assim lhe agradeço pela sugestão.

6. sergiofsm, como prometi tai as regras, só explicando de antemão que estou em um condominio com link dedicado de 15 MB, 30 usuários na rede interna. Estas regras foram feitas pra equalizar o uso entre os usuários dispondo de poucos recursos, está implementado em uma rb 450g versão 6.32

/ip firewall mangle

add action=mark-packet chain=forward connection-bytes=1000001-0 \
    dst-address-list=!allow-bit new-packet-mark=dpkt-u1 passthrough=no out-interface=ether1 \
    time=17h59m59s-23h59m59s,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat

add action=mark-packet chain=forward connection-bytes=2000001-0 \
    dst-address-list=!allow-bit new-packet-mark=dpkt-u2 passthrough=no out-interface=ether1 \
    time=0s-17h59m58s,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat

/ip firewall mangle

add action=mark-packet chain=forward connection-bytes=6000001-20000000 \
    dst-address-list=!allow-bit in-interface=ether1 new-packet-mark=dpkt-d1 passthrough=no time=\
    0s-17h59m58s,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat

add action=mark-packet chain=forward connection-bytes=20000001-40000000 \
    dst-address-list=!allow-bit in-interface=ether1 new-packet-mark=dpkt-d2 passthrough=no time=\

add action=mark-packet chain=forward connection-bytes=40000001-0 \
    dst-address-list=!allow-bit in-interface=ether1 new-packet-mark=dpkt-d3 passthrough=no time=\

/ip firewall mangle

add action=mark-packet chain=forward connection-bytes=4000001-16000000 \
    dst-address-list=!allow-bit in-interface=ether1 new-packet-mark=dpkt-d1 passthrough=no time=\
    17h59m59s-23h59m59s,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat

add action=mark-packet chain=forward connection-bytes=16000001-30000000 \
    dst-address-list=!allow-bit in-interface=ether1 new-packet-mark=dpkt-d2 passthrough=no time=\

add action=mark-packet chain=forward connection-bytes=30000001-0 \
    dst-address-list=!allow-bit in-interface=ether1 new-packet-mark=dpkt-d3 passthrough=no time=\

/queue simple
    add name=Down-3 packet-marks=dpkt-d3 priority=7/7 target=ether1 time=\
    0s-23h59m59s,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat total-queue=down-3
    add name=Down-2 packet-marks=dpkt-d2 priority=6/6 target=ether1 time=\
    0s-1d,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat total-queue=down-2
    add name=Down-1 packet-marks=dpkt-d1 priority=5/5 target=ether1 time=\
    0s-1d,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat total-queue=down-1
    add max-limit=2M/2M name=Up-1 packet-marks=dpkt-u1 priority=6/6 target=ether1 \
    time=0s-1d,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat total-queue=up-1
    add max-limit=2M/2M name=Up-2 packet-marks=dpkt-u2 priority=6/6 target=ether1 \
    total-queue=up-2

/queue type
    set 2 sfq-allot=1500 sfq-perturb=10
    set 4 kind=pfifo
    add kind=pcq name=up-1 pcq-burst-time=1m35s pcq-classifier=src-address \
    pcq-rate=100k
    add kind=pcq name=down-2 pcq-burst-time=56s pcq-classifier=dst-address \
    pcq-limit=100 pcq-rate=500k
    add kind=pcq name=down-3 pcq-classifier=dst-address pcq-limit=100 pcq-rate=\
    400k
    add kind=pcq name=down-1 pcq-burst-time=56s pcq-classifier=dst-address \
    pcq-limit=100 pcq-rate=600k pcq-total-limit=4k
    add kind=pcq name=up-2 pcq-burst-time=1m35s pcq-classifier=src-address \
    pcq-rate=200k

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L