Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pois é nao tenho rb nas repetidoras, enlaces e afins apenas load e concentrador.

Tenho uma 750 sobrando na madruga vou fazer uns teste acrecentando ela entre a rb 1200 e saida para os clientes

2.    Publicidade

3. Gente
    Essa regra que postei é diferente do Burst.
    Como também é diferente das regras proposta por uma certa pessoa (no qual disseram que o mesmo coletou dados, mas nunca postou uma unica linha de código para ajudar a comunidade).
    Com o Burst (ou com as regras propostas, mas nunca cedidas), o trafego total do cliente hora estará maior, hora menor... ou seja, durante o período em que estiver menor, o cliente não vai conseguir em hipótese alguma os 100% de sua velocidade

Já com essa regra que postei, o cliente poderá sempre atingir a velocidade máxima dele. Porem, ao invés de ser necessário fazer um único download, ele terá que fazer vários (igual a como as Operadoras fazem).
    Isso acaba sendo benéfico aos clientes que ao fazerem um download ou atualização, reclamam da velocidade da internet.
    E para nós, que acabamos economizando um pouco de banda com aqueles clientes que estão fazendo 1 único download.

PS: os créditos dessa ideia vão para as Operadoras, que já utilizam tal função a muito tempo.
    Eu apenas peguei a ideia e adaptei ao mikrotik

-----------------------------------

A Regra no Firewall tambem é necessária caso queiram retirar desse controle algum Site especifico ou aumentar/diminuir o tamanho do arquivo que precisa ser baixado antes de entrar no controle.

- Caso desejem, também podem fazer um controle diferenciado para cada Plano.
    Por exemplo:
    -- Cliente com Plano 300k teria que fazer 2 download para atingir 100% de uso de banda... já os clientes 600k teriam que fazer 3 download.
    Para fazer isso, será necessário fornecer uma faixa de IP para cada Plano de Acesso.
    Depois crie 1 Queue Type pcq para cada plano.
    E 1 Queue Simple, marcando a faixa de IP de cada Plano.
    Pronto, você já tem controle diferenciado para cada Plano.
    Última edição por AndrioPJ; 08-02-2013 às 20:46.

4. Alguma gambiarra que me permita usar o Metarouter em uma só RB em vez de ter 2 RBs ?

Pergunto isso pois minha rede é pequena (mesmo, doméstica com 6 computadores e mais uns dispositivos móveis).
    Uso uma RB 750GL (64MB de ram).
    Teoricamente deve ser possível configurar um router dentro da RB e jogar nele a autenticação do ADSL e as regras de PCQ, e no routerOS 'fisico' o controle dos clientes (autenticação IPxMAC e controles de banda).

Acabo achando estranho ter tão pouca informação sobre o metarouter, sendo que há tantas RB com memória sobrando pra rodar ele.

Se só to falando besteira, desculpem o devaneio.

5. Boa tarde, tenho uma duvida quanto ao youtube, isso limitaria ele também pois se isso acontecer meus clientes vão reclamar ... Um abraço ... Rodrigo

6. Citação Postado originalmente por dmknob Ver Post
    Alguma gambiarra que me permita usar o Metarouter em uma só RB em vez de ter 2 RBs ?

Pergunto isso pois minha rede é pequena (mesmo, doméstica com 6 computadores e mais uns dispositivos móveis).
    Uso uma RB 750GL (64MB de ram).
    Teoricamente deve ser possível configurar um router dentro da RB e jogar nele a autenticação do ADSL e as regras de PCQ, e no routerOS 'fisico' o controle dos clientes (autenticação IPxMAC e controles de banda).

Acabo achando estranho ter tão pouca informação sobre o metarouter, sendo que há tantas RB com memória sobrando pra rodar ele.

Se só to falando besteira, desculpem o devaneio.
    Nunca user o Metarouter, então não sei te dizer.
    Mas de inicio te digo, não pode usar essas regras na mesma RB que faz o controle de banda do cliente.
    pois essas regras iria sobrepor o controle de banda do cliente.

Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    Boa tarde, tenho uma duvida quanto ao youtube, isso limitaria ele também pois se isso acontecer meus clientes vão reclamar ... Um abraço ... Rodrigo
    sim, limita cada destino na velocidade que você escolher, no horário que você escolher
    você pode retirar algum site (IP) do controle, assim deixando somente o controle normal do cliente.

essas regras que foi postada vai limitar cada site acessado por cada cliente.
    Vamos supor que o cliente A acessou o youtube, e esse video venha do IP 200.200.200.200 (exemplo)... nesse caso, esse video será limitado a 512k
    Se ele abrir um outro video simultaneamente, e esse vier de outro IP, então o cliente A terá mais uma limitação de 512k.
    somando o trafego dos 2 videos (que vieram de lugares diferentes), o cliente já estara consumindo 1 mega.

OBS: mesmo que esse controle de download esteja limitando em 512k... se o controle de banda individual estiver limitando o cliente a 300k... então o cliente ter 300k.
    Resumindo, cada download do cliente terá a menor velocidade configurada.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L