Página 3 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. ok entendi, eu tenho a seguinte duvida aqui também atualmente tenho clientes até 1MB e hoje instalei meu primeiro cliente de 2MB e provavelmente vou precisar dar velocidades maiores que esta por causa da concorrência se eu der velocidades de 2MB, 3MB ou mais eu pretendo fazer este controle de download que explicou aqui para limitar o download e 1.5MB assim os clientes assistem os videos do youtube e etc sem ficar travando, e ainda terão navegação sobrado, e pelo que entendi os clientes acima de 1MB cairão no controle e os abaixo ficarão limitados no próprio plano e como faço com clientes com link dedicado tem como por alguns clientes fora do controle? ... Um abraço ... Rodrigo

2. Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    ok entendi, eu tenho a seguinte duvida aqui também atualmente tenho clientes até 1MB e hoje instalei meu primeiro cliente de 2MB e provavelmente vou precisar dar velocidades maiores que esta por causa da concorrência se eu der velocidades de 2MB, 3MB ou mais eu pretendo fazer este controle de download que explicou aqui para limitar o download e 1.5MB assim os clientes assistem os videos do youtube e etc sem ficar travando, e ainda terão navegação sobrado, e pelo que entendi os clientes acima de 1MB cairão no controle e os abaixo ficarão limitados no próprio plano e como faço com clientes com link dedicado tem como por alguns clientes fora do controle? ... Um abraço ... Rodrigo
    vc controla os IPs que irão fazer parte desse controle pelo Simple Queue.
    Basta retirar dali os IPs que não quer no controle.

3. Citação Postado originalmente por ronanrojer Ver Post
    Desculpa aí colega mas sou novo aqui , observando suas regras e posts acho que meio se equivocou pois afirmou acima que é diferente de burst mas direciona a mesma regra para usa-lo veja :

/queue simple
    add burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s direction=both disabled=yes interface=all limit-at=0/0 max-limit=0/0 name=ControleDownloadAPJ packet-marks=3mb-0-conn parent=none priority=8 queue=default-small/ControleDownloadAPJ target-addresses=1xx.xx.xxx.0/24 time=17h-23h59m59s,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat total-queue=default-small

E de fato o que suas regras fazem é não deixar que o cliente caia a velocidade devido a muitos downloads , realmente como seu título afirmou, mas minha dúvida é , qual o benefício destas regras ? bloquear os que fazem muitos downloads ? se for vc pode usar o próprio firewall .. siceramente não vejo aplicação .. desculpe minha ignorância mais é oq eu entendi . na boa .
    Não, ele não usa o Burst
    Essas regras utilizam o Firewall para fazer o redirecionamento do trafego desejado... e o PCQ para fazer com que CADA download do cliente tenha uma velocidade pré-estabelecida (podemos usar o pcq pelo Queue Tree ou Pelo Simple Queue, eu usei pelo Simple Queue).

O objetivo pode ser vários.
    Pelo lado do Provedor, podemos dizer que existira uma probabilidade de economia de banda se o cliente estiver fazendo 1 (UM) único download.
    Pelo lado do cliente, podemos dizer que o fato de ser limitado CADA download que ele realizar, dificilmente um vírus (ou torrent,ou atualização) irá consumir toda a banda e prejudicar sua navegação.

Vale salientar que com essas regras o cliente sempre poderá atingir a velocidade contratada, diferente do Burst (que hora a velocidade está menor, hora maior... e quando está menor, o cliente não tem a possibilidade de atingir a velocidade contratada)
    Durante a navegação é fácil verificar, basta acessar algum medidor online..
    Durante o download, ele continuara podendo atingir a velocidade contratada, mas terá que efetuar mais de um download e somar a taxa de transferência de todos.
    Igual a como as Operadoras fazem...

4. Citação Postado originalmente por ronanrojer Ver Post
    cada um pensa de um jeito pois vejo que se vários clientes estiverem fazendo seus downloads dará no mesmo assim como também uma atualização do windows que são pacotes diferentes também serão prejudicados , trabalhar em cima de downloads já não é mais criteriosos e discordo de sua afirmação de ser igual as operadoras pois elas controlam tráfego geral e não apenas donwloads , muitas como 3 g afirmam falam sobre downloads mas isto só funciona para leigos pois sabemos que as páginas vem e vão fazem donw e up ... mas está valendo .. muitos podem achar sua ideia uma boa mas para mim não servem , deixo claro que não servem no bom sentino colega , digo que não servem para meu conceito de tráfego.
    dará no mesmo? como assim? comparado a que?

o controle é feito em geral, não importando qual trafego seja, desde que ele seja constante.
    Video, torrent, download, etc...
    É dessa forma que as Operadoras trabalham.
    Faça um teste em qualquer medidor e verá bater a velocidade contratada.
    Depois faça download, verá que será preciso fazer varios downloads para bater a velocidade contratada.

Exatamente como essas regras... controle é feito em cima de CADA DOWNLOAD de CADA Cliente.
    Ou seja, vamos supor que configuramos para cada download ser feito a no máximo 512k.
    Se 2 clientes (ou mais) estiverem fazendo download de um mesmo arquivo, CADA um deles irá fazer o download a 512k.

OBS: podemos fazer diversos tipos de configuração, aumentar o diminuir a velocidade, Ou velocidades diferentes por dia/horario, Ou velocidades diferentes por Planos.

Um belo exemplo foi o que dei logo no inicio.
    Um cliente com plano de 3 Mega sem essas regras precisaria realizar UM ÚNICO download para usar 100% de sua Banda.
    Pelo lado do provedor, acaba sendo prejudicial, pois são 3 megas a menos para atender os demais clientes.
    Já com essas Regras... se esse cliente for navegar, ele sempre terá 3 megas... mas se ele for fazer download, cada download dele será de no máximo 512k, ou seja, ele precisaria fazer 6 download para usar 100% de sua banda (3 megas)... logo, enquanto ele não coloca para fazer mais de um download, o provedor vai ter a economia.

5. Não duvido da capacidade do Andrio, o mascaraajp, muitas dicas que ele me passou tenho usado até hoje. Inclusive sobre uma maneira prática de calcular o tempo de renovação do burst.

Mas neste caso eu fico também sem ver um valor prático para o caso de um cliente que faz um só down. Ele se tiver um plano de 3 mega conforme o exemplo, irá baixar a 512k. Ele não se sentiria frustrado por atingir só 512k? Se eu entendi o que o Andrio deseja é que fique banda liberada para que ele continue a navegar dentro dos 3 mega.

Mas no caso do burst, se for um só down, ele irá oscilar entre o ponto de corte do burst e o max burst. E o burst será renovado a cada tempo determinado. A sensação para o cliente é muito melhor, penso eu.
    Se ele fizer mais de um down, ele logicamente não irá ter picos de 3 mega para cada down, mas sim para a soma deles. Daí que os picos sempre haverá seja para um ou para 6 down.

Com o uso do burst não tenho encontrado problemas de leitura nos reloginhos dos medidores. Todos eles fazem a leitura dentro do máximo que o plano permite, ou seja banda contratata+burst.

Mas afinal, são políticas de gerenciamento e pode ser útil para muitos. Pode não agradar a outros, asim como não me agradou, mas sempre que é uma nova maneira de encarar o gerenciamento do tráfego.
    Se houvesse só uma maneira de configurar o mikrotik por ex. não haveria a necessidade de tantas opções.
    Qualquer hora vou tentar esta forma proposta para fazer uma comparação.

Tópicos Similares

1. duvidas no controle de downloads e navegação??
    Por carneirinhobad no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 17-06-2010, 09:12
  2. Controle de Download
    Por conradinhonetomk no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 19-03-2009, 10:59
  3. comofazer cache e controle de download?
    Por tomega no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 07-05-2007, 22:31
  4. Controle de Downloads por tamanho e Horário
    Por Inforway_pb no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 04-05-2006, 08:11
  5. controle de download na iface externa
    Por FabricioViana no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 28-11-2005, 16:31

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L