+ Responder ao Tópico

1. Me dê ai uma luz, vi que as suas regras são de grande valia, mais me dê uma ajuda.
    Gostaria que os meus clientes navegassem livre, mais somente quando fossem fazer downloads ficassem com 300kbps, poderia me indicar uma regra para tal necessidade.

Desde já agradeço !

2.    Publicidade

3. Citação Postado originalmente por armim Ver Post
    Me dê ai uma luz, vi que as suas regras são de grande valia, mais me dê uma ajuda.
    Gostaria que os meus clientes navegassem livre, mais somente quando fossem fazer downloads ficassem com 300kbps, poderia me indicar uma regra para tal necessidade.

Desde já agradeço !
    Nesse caso, com uma unica RB você consegue fazer isso.

- Não crie controle de banda individual para cada cliente.
    - Apenas aplique as regras que postei, modifique-as conforme a necessidade.

4. Boa Noite AndrioPJ, a algum tempo utilizava esse QoS perfeitamente porque usava uma RB pra balance e outra para concentrador, só que decidi colocar cliente e balance na mesma RB, como e como não tem mais como colocar a QoS entre balance e concentrador coloquei depois do concentrador, mas não está funcionando. Você pode me ajudar?

5. Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Os Clientes de diversas Operadoras, mesmo tendo 2, 3, 5 ou 10 Megas... algumas vezes não conseguem fazer download na velocidade máxima dele.
    Sendo necessário abrir 2, 3 ou mais downloads e somar a taxa de transferência para se ter a velocidade máxima.

Hoje vou ensinar como implementar um controle de Download igual a esses que as Operadoras fazem.

### CENÁRIO:
    Esse controle de banda avançado é um QoS, sendo assim, não podemos aplica-lo no mesmo servidor que faz controle de banda dos clientes.
    Logo, essa regra somente irá funcionar na rede daqueles que tem um servidor central, mas fazem a autenticação (e controle de banda) dos clientes na RB mais próxima.
    Anexo 42314

### REGRAS (Firewall, Queue):
    Essa Regra deve ser adicionada no ROUTER 1

/ip firewall mangle
    add action=mark-packet chain=forward comment=ControleDownloadAPJ connection-bytes=3000000-0 disabled=no new-packet-mark=3mb-0-conn passthrough=yes protocol=tcp
    add action=mark-packet chain=forward connection-bytes=3000000-0 disabled=no new-packet-mark=3mb-0-conn passthrough=yes protocol=udp

/queue type
    add kind=pcq name=ControleDownloadAPJ pcq-burst-rate=0 pcq-burst-threshold=0 pcq-burst-time=10s pcq-classifier=src-address,dst-address pcq-dst-address-mask=32 pcq-dst-address6-mask=64 pcq-limit=50 pcq-rate=512k pcq-src-address-mask=32 pcq-src-address6-mask=64 pcq-total-limit=5000

/queue simple
    add burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s direction=both disabled=yes interface=all limit-at=0/0 max-limit=0/0 name=ControleDownloadAPJ packet-marks=3mb-0-conn parent=none priority=8 queue=default-small/ControleDownloadAPJ target-addresses=1xx.xx.xxx.0/24 time=17h-23h59m59s,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat total-queue=default-small

### COMO FUNCIONA:
    Com as regras acima, um cliente que possua 3 Mega de velocidade, se fizer um teste de velocidade, irá ter a velocidade máxima dele (3 Mega).

Mas, quando esse cliente fizer um ou mais download, após ter baixado 3mb (connection-bytes). Cada download dele irá entrar no controle de banda avançado do ROUTER1 e sua velocidade de download vai baixar para 512k (pcq-rate).
    Sendo o limite máximo da banda dele o que estiver no Router2, que no caso desse cliente seria de 3 Mega.

Em outras palavras.
    Um cliente que possua 3 megas de Velocidade, sem essas regras, precisaria fazer 1 ÚNICO download para usar 100% de sua banda.
    Já com essas Regras, o cliente precisaria fazer 6 downloads para usar 100% de sua banda.

Exemplo:
    Download SEM a Regra - 1 Único download é suficiente para o cliente utilizar 100% de sua banda.
    Anexo 42315

Download COM a Regra - Mesmo realizando 2 download, não foi o suficiente para o cliente utilizar 100% de sua banda.
    Anexo 42316

### ADAPTAÇÃO
    - Podemos fazer com que apenas alguns Clientes passem por essa regra.
    - Podemos fazer com que somente o download de alguns sites específicos passe por essa regra.
    - Podemos fazer com que esse controle funcione em determinado dia da semana ou hora.
    - Podemos fazer com que Diferentes tipos de Planos seja necessário fazer quantidades diferentes de download para atingir 100% da velocidade.

connection-bytes - Tamanho do download que o Cliente poderá fazer antes de entrar no Controle (default da regra 3mb).
    pcq-rate - velocidade máxima (default da regra 512k) atingida após o cliente ter feito download acima.
    target-addresses - Faixa de IP que será controlada.
    time - Horário de funcionamento da regra

Enfim, podemos adaptar essas regras para os mais variados tipos.
    Amigo gostei muito dessas regras gostaria que vc as configurassem para mim. ...me passe seu contato para combinarmos. Meu email alexbikas@gmail.com

6. Ola cara essa sua regra é muito top sou novo na área, começando estudar mikrotik agora eu tenho uma RB750 - configurei a faixa de IP: 192.168.2.1/24 na ether3 em PPOE, depois coloquei uma antena da ubiquiti em Bridge e nela só coloquei o IP: 192.168.2.3 - depois conectei a outra via PPOE com login e senha.

minha duvida é se coloquei a bridge do modo correto, a outra antena se conectou, la no active connection quando o cara se conectar consigo ver que ele ta logado, espero que eu tenha feito tudo certo, achei estranho pq só coloquei o ip na bridge o ppoe serve só para os clientes se conectarem é isso para um melhor controle ? ou minha bridge esta correta.

sobre sua regra o meu controle de banda é no queue, eu posso retirar todos os IP e setar somente sua regra em minha RB750?

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L