+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão BGP full ou parcial ...

    Ola pessoal,

    Estou com uma duvida, ter BGP full ou parcial ?

    Sei o que é BGP, e atualmente rodo parcial, qual a vantagem do full ?

    Obrigado a todos...

  2. #2
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    Amigo,

    BGP é um protocolo de roteamento dinamico que normalmente é usado para falar com outros upstreams como (Telefonica, GVT, Embratel e Oi).

    Ou seja se você tem blocos proprios e tem um ASN, você irá usar BGP para fazer a comunicação entre seu AS e outros AS's isso garante a possibilidade por exemplo de voce ter links com operadoras diferentes e mesmo que uma operadora fique fora o seu acesso seria garantido, pois seus blocos de ip seriam também anunciados por outras operadoras.

    Voce pode usar eBGP para trafego com a internet e iBGP para trafego interno. Dentro de sua rede você pode implementar outros protocolos de roteamento como OSPF, RIP, EIGRP e varios outros protocolos de roteamento dinamico.

    Se eu entendi sua pergunta BGP full voce estaria falando de usar BGP em toda rede e BGP parcial apenas para conexao com seus upstreams. Se meu entendimento for correto isso depende do seu conhecimento em BGP e preferencia por protocolos de roteamento já que para sua rede interna voce pode usar diversos protocolos de roteamento dinamico, enquanto para falar com seus services providers voce so pode usar eBGP.

  3. #3

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    Num BGP Full você ficará visível para toda web pois anunciará diretamente aos AS do mundo todo.
    Você também precisa dum roteador muito parrudo para ativar BGP Full pois a tabela de rotas é imensa; se for usar freebsd para tarefa use ao menos 8GB de memória e boas placas de rede.

  4. #4
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão

    Bom se o full que ele esta falando e full mesh/ full routing hj em dia seria um total de +- 420 mil rotas que e o q tenho recebido nos meus routers de borda.

  5. #5

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    Num BGP Full você ficará visível para toda web pois anunciará diretamente aos AS do mundo todo.
    Você também precisa dum roteador muito parrudo para ativar BGP Full pois a tabela de rotas é imensa; se for usar freebsd para tarefa use ao menos 8GB de memória e boas placas de rede.
    A explicação foi ótima mas 8GB pra BGP em BSD, só se for desktop com jogos!

    2GB se faz suficiente, aliás até menos.

  6. #6
    Avatar de raylanmatias
    Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    conceição do araguaia - pa
    Posts
    25

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    colega pode fazer com routerboard 1100ahx2 ou uma que lançaram agora rb cloudcore, aqui tenho bgp full com link de 120 mb em uma rb1100ahx2 roda blz.

  7. #7

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    O problema com full-routing é o tempo que leva para convergência.
    Eu só ativo full-routing só nos casos que realmente precisa.

    bjaraujo: experimente o freebsd usando o BIRD....

    Saudações,

  8. #8

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    Amigo o BGP parcial e full tem aplicações em diferentes senários.

    O BGP parcial é muito interessante quando você só possui apenas 1 link, pois de qualquer maneira tendo ou não todas as rotas do mundo o seu trafego será direcionado a este link, assim não é necessário ter um hardware de maior desempenho, e poderá fazer troca de trafego com outros parceiros normalmente, e utilizar o seu range de ip do ASN, pois sua tabela de rota terá as rotas para as rede a qual se conecta diretamente (sua rede interna e troca de trafego), e terá um rota default apontando para a operadora que te vende link.

    Com BGP full você possui todas as vantagens do parcial e tem mais controle sobre a saída do trafego de sua rede, pois no seu roteador possui rotas do mundo todo, ou seja, assim você pode definir destinos diferente ao seu trafego, por um link colocar um tipo de trafego preferencial de sua rede. Porem por possuir maior números de rotas o hardware necessitar ser maior, por exemplo em full uma RB1200 toca uns 120 Mb/s de link, já uma RB1100AH aguenta uns 300mb/s.


    Amigo qualquer duvida estou a disposição. t+

  9. #9
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão

    Pessoal eu sei que a maioria de vcs gosta muito de mikrotik, mas acho que com o crescimento de suas empresas voces deveriam comecar a pensar em roteadores cisco e juniper que tambem tem linhas enterprise/ small business e sao conhecidas por sua otima qualidade e estabilidade, alem de fornecer a possibilidade de crescimento.


    Tenha certeza que todas as operadoras que fornecem servicos para voces usa Cisco, Juniper ou Alcatel como roteador e certamente voce nao vera nenhum deles com servidores unix/ mikrotik em suas bordas.


    Obviamente isso e decisao de cada um mas as vezes o investimento vale e muito para quem quer pensar no futuro.

  10. #10

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    Citação Postado originalmente por MarcusMaciel Ver Post
    Pessoal eu sei que a maioria de vcs gosta muito de mikrotik, mas acho que com o crescimento de suas empresas voces deveriam comecar a pensar em roteadores cisco e juniper que tambem tem linhas enterprise/ small business e sao conhecidas por sua otima qualidade e estabilidade, alem de fornecer a possibilidade de crescimento.


    Tenha certeza que todas as operadoras que fornecem servicos para voces usa Cisco, Juniper ou Alcatel como roteador e certamente voce nao vera nenhum deles com servidores unix/ mikrotik em suas bordas.


    Obviamente isso e decisao de cada um mas as vezes o investimento vale e muito para quem quer pensar no futuro.


    concordo com você amigo, CISCO e outro roteadores citados estão consolidados no mercado, tem muito mais tempo de desenvolvimento do produto, devem ser considerados sempre primeira opção quando analisamos desempenho/estabilidade, porem nem sempre este fatores são os únicos que devemos levar em consideração, temos também o custo, sendo comprado ou alugado eles são muito pesados em orçamentos de pequenos provedores (considero pequeno no caso com menos de 200 mb/s de link), e possui por isso que coloque em meu post soluções embarcadas (routerboard), e também uma quantidade recomendada de transito em megas por equipamento.

    Recomendo para empresas que possuem pouco trafego a utilização de mikrotik, pois o investimento é muito menor, e no final o desempenho é o mesmo nesta condição, porem o meu caso tenho 1 gb/s de trafego, em mikrotik fica complicado manter, e a empresa possui folego para adquirir um Cisco, então a 3 anos temos um Cisco 7200, ele leva a rede sem problemas, porem tenho um roteador em Mikrotik montado na rack para backup do cisco, Já cheguei a usar o mikrotik por problemas com o cisco, ele se comportou muito bem, ficou 1 semana sem nenhum problema, assim que resolvemos o problema do cisco a minha rede voltou para ele.

    Minha opinião as operadoras utilizam cisco ou similares pois ser a solução ideal para o ambiente a qual estão trabalhando, nem sempre o que se encaixa para melhor solução para uma empresa será para as demais, temos que analisar caso a caso.


    Até mais amigos

  11. #11

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    Citação Postado originalmente por MarcusMaciel Ver Post
    Pessoal eu sei que a maioria de vcs gosta muito de mikrotik, mas acho que com o crescimento de suas empresas voces deveriam comecar a pensar em roteadores cisco e juniper que tambem tem linhas enterprise/ small business e sao conhecidas por sua otima qualidade e estabilidade, alem de fornecer a possibilidade de crescimento.


    Tenha certeza que todas as operadoras que fornecem servicos para voces usa Cisco, Juniper ou Alcatel como roteador e certamente voce nao vera nenhum deles com servidores unix/ mikrotik em suas bordas.


    Obviamente isso e decisao de cada um mas as vezes o investimento vale e muito para quem quer pensar no futuro.
    Como citado pelo Marcus Maciel essas marcas consolidadas como a Cisco na minha opnião abusam do peso da marca cobrando valores absivos em quase todos seus equipamentos.

    Concordo que a Cisco não chegou a liderança de mercado sem merecimento pois realmente a confiabilidade é incomparavel em relação a Mikrotik.

    Porém hoje prefiro acreditar no crescimento de um provedor junto a acompanhar o crescimento da tecnologia MIKROTIK onde hoje temos por menos de Mil Dólares um roteador CCR1036 que suporta rodar BGP com tráfego a 10 Gbps com folga de processamento e memória.

    Aí pergunto aos fanáticos por Cisco quanto custa o valor de um equipamento semelhante a esse que citei que rode 10 Gbps de BGP com apenas 1u de dimensão fisica.

    Além do valor do equipamento da Cisco que deve ser no mínimo 50 vezes mais caro temos que calcular o valor do profissional a configurar e manter isso funcionando.

    Alguem poderia me passar esses valores da Cisco para termos comparação???

  12. #12

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    Quanto ao full ou parcial

    A necessidade de um FULL é indicada quando voce tem mais de uma operadora. Se voce tem apenas um fornecedor o parcial atende bem, não há necessidade de lotar o router com tabelas de rotas se a saida é sempre pelo mesmo caminho.

    Já quanto a usar CISCO, JUNIPER, ALCATEL ou MIKROTIK ou até mesmo o QUAAGA vai como o amigo acima citou, depende do trafego que ele vai precisar atender. Os routers das 3 marcas mais usadas acima sao bons, mas são bem limitados quanto a serviços secundarios. O Quaaga vai bem tb, mas imagine que toda vez que danificar o servidor, primeiro vai ter que deixar o servidor funcionando bem com seu OS para depois iniciar o processo do QUAAGA, resumindo muito tempo de parada. O mikrotik na minha opiniao vai muito bem, fica na mesma linha das 3 mais famosas, mas não rodando em routerboards e nem em micros domesticos que costumao virar servidores. Monte um SERVIDOR de boa capacidade e roda um MK nele que muda a historia, as cloud que sairam a pouco tempo ainda nao emplacaram no mercado, enquanto nao temos uma real delas vamos de servidores. Um MK para atender o que um cisco opera bem fica em torno de 50% do valor do CISCO, questao é manter um CISCO de backup para possiveis paradas devido a hardware, tem muita gente que não quer segurar um equipamento de 25k obsoleto para backup.

    Cada um opta pelo que acha mais confortavel a si, seja por custo ou por conhecer a ferramenta que está lidando.

  13. #13

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    putz. quem le seu post vai achar que bgp é o bicho papão !!!


    full routing so faz sentido quando voce tem peering bem especificos, por exemplo:

    - transito para trafego internacional
    - transito nacional
    - ptt diversos, etc

    fora isso.. nada que justifique rota default !! ja que estas rotas recebidas controlam apenas o UPLOAD ..

    o download fica por conta dos seus anuncios ...


    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Num BGP Full você ficará visível para toda web pois anunciará diretamente aos AS do mundo todo.
    Você também precisa dum roteador muito parrudo para ativar BGP Full pois a tabela de rotas é imensa; se for usar freebsd para tarefa use ao menos 8GB de memória e boas placas de rede.

  14. #14
    Avatar de wildes
    Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    46

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    fico espantando com a quantidade de besteira que resolvem falar nesse forum, gente pelo amor de deus, melhor nao esplicarem nada, pra ficar falando abobrinhas deixa até a comunidade confusa .


    Wildes Oliveira.
    [email protected]
    tel . 2177808274
    Asn 263047

  15. #15

    Padrão Re: BGP full ou parcial ...

    rs..

    Muito obrigado a todos, ja esclareceram minhas duvidas!