+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Navegaçao de clientes lenta com rb 433

    tenho emminha torre 3 rb sendo uma para clientes da cidade que ta ligada em uma omni 15 dbi essa da cidade é nova tanto a rb como o cartão e a antena....
    rodou 2 dias otimos agora os clientes conecta mas a navegaçao fica lenta e quanto tento conectar pelo winbox demora pra conectar oque pode ser ?????

  2. #2

    Padrão Re: Navegaçao de clientes lenta com rb 433

    Você precisa dar mais informações. Qual cartão e qual antena? E quantos clientes conectados no cartão? Quanto vc tem de link e quantos clientes no total?

  3. #3

    Padrão Re: Navegaçao de clientes lenta com rb 433

    Olá veja se esse howto pode ajudar...
    AP Simples - Under-Linux.Org Wiki

  4. #4

    Padrão Re: Navegaçao de clientes lenta com rb 433

    olha tem 20 clientes simultanio link de 1 mega a antena é uma omni de 15 dbi aguarios a rb esta juntode mais 3 rbs numa caixa ela funcionou bem 2 dias e depois começou a ficar lenta a conecçao dos clientes

  5. #5

    Padrão Re: Navegaçao de clientes lenta com rb 433

    Essa quantidade de cliente é pouca para culpar a RB ou Cartão.

    Antes de trocar equipamentos;
    - Veja o sinal desses clientes.
    - Aplique um firewall, pode ser virus.
    - Faz uso de PPPoE?
    - Existe segurança na rede? WAP!

  6. #6

    Padrão Re: Navegaçao de clientes lenta com rb 433

    na rb ta fazendo discagem pro moden e eu uso hostpost e segurança po maco sinal nos clientes tao bao

  7. #7

    Padrão Re: Navegaçao de clientes lenta com rb 433

    Olha Kleber,
    veja como está o ping até o cliente, isso ai é uma ADSL pelo que vc falou, então não dá para esperar muito de ADSL, mas digamos que o problema não seja o ADSL.

    A quanto vc está pingando nos clientes?
    É uma rede roteada ou tudo em bridge?
    Qual ack e ccq de cada cliente?

  8. #8

    Padrão Re: Navegaçao de clientes lenta com rb 433

    Ainda falta informação, tipo, qual a velocidade dos clientes? Quanto de tx e rx? O upload do adsl em 1MB é muito baixo, se não me engano 256k. Portanto se tiver muito cliente fazendo upload, enviando fotos, emails c/ arquivos grandes, etc, vai ficar lento mesmo que não esteja consumindo 1 MB de download.
    Se tiver um cliente com virus ele tambem vai consumir todo o upload. Veja a navegação de cada cliente no winbox, e se tiver algum suspeito, derrube pra ver se melhora a navegação dos outros.

  9. #9

    Padrão Re: Navegaçao de clientes lenta com rb 433

    ta deixa eu tentar explicar melhor pode ter so um cliente conectado que ele demorapra abrir apagina e o sinal fica fraco tipo a rb e o cartão e a antena sao novos...
    mando conectar no sinal e conecta mando abrir a net aparece a pagina de login do hostpost dai em diante tudofica lerdo ate pra entrar pelo winbox

  10. #10

    Padrão Re: Navegaçao de clientes lenta com rb 433

    Olha cara, é impossível te falar qual o problema estando longe, só podemos fazer suposições. Em internet wireless as soluções costumam ser na base da eliminação, a gente vai checando ponto por ponto, trocando equipamentos, fazendo alterações nas configurações, testes, até acertar. Infelizmente cada caso é um caso. Uma rede que tá funcionando beleza de repente começa a apresentar lentidão e pra descobrir o problema nem sempre é simples. Já resolvi trocando cartão, trocando canal, trocando antena, trocando equipamento de cliente e por aí vai.
    Vamos lá: o cartão é novo mas pode estar com problema. Qual o cartão? Troque de slot na RB. Pode ser a fonte, pode ser energia, pode ser interferência, ruído...
    As outras RBs estão com que antenas? São 2.4 tambem? Podem estar interferindo na omni. Você disse que o sinal do cliente tá bom, mas não disse de quanto é. E vc sabe ver o SNR (nivel de ruido)?
    Veja, são inumeros fatores, e não sabemos como está sua rede. Fica praticamente impossível dar a solução, só podemos mesmo imaginar hipóteses.

  11. #11

    Padrão Re: Navegaçao de clientes lenta com rb 433

    Ola amigao, desenha a rede para ver melhor, ou da m print no teu profile do mikrotik e da configuração do cliente, eu acho que teu problema e upload, vc limitou banda para os clientes, se sim limitou em quanto o up e o dow, e link que vc recebe e quanto de dow e quanto de up...

    da uma olhada no ccq do cliente...