+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Priorizar trafego de voip e protocolos SIP em RB750

    Pessoal preciso de uma ajuda com um probleminha que ainda não tenho dominio.

    Tenho um cliente que tem link dedicado com uma RB 750 fazendo pppoe e distribuido DHCP, e o mesmo usa Voip e quando todos pc estão usando o VoiP picota, gostaria de priorizar o uso do Voip nesse cliente, sei que ele usa Dst porta 5060.

    Se alguem puder me ajudar agradeceria.

  2. #2

    Padrão Re: Priorizar trafego de voip e protocolos SIP em RB750

    Boa noite colega, vc vai ter que marcar a conexão e depois os pacotes como?

    mangle

    e depois marca o resto, em queue tree usa as marcações e define a banda e as prioridades.
    Pronto, aqui no forum vc vai encontrar vários posts com a linha de raciocínio que falei acima.

    Ivan Galves

  3. #3

    Padrão Re: Priorizar trafego de voip e protocolos SIP em RB750

    Para os pacotes de sinalização (SIP), é simples. Basta marcar os pacotes baseados na porta de origem, geralmente a 5060.
    Mas para o tráfego de voz em si, é um pouco mais complicado, pois ele utiliza portas aleatórias.
    Portanto a melhor solução seria através de DSCP.

    PS. É importante lembrar que a priorização deve ser feita fim-a-fim.

  4. #4

    Padrão Re: Priorizar trafego de voip e protocolos SIP em RB750

    Olá bom dia a todos amigos, o que eu tinha entendido é que quando os usuários da empresa onde ele trabalha usam a internet usando mais do que o plano da banda contratada ai picota o audio, com esses relato imagino que seja devido a não haver uma priorização no controle de banda, como o colega não descreveu imaginei que ele usaria um plano de voip de terceiros, tipo o fxs dele autenticando em algum provedor externo, por isso falei de ele marcar o que for voip e o resto e ai sim priorizar a banda, dependendo da quantidade de ligações e o tipo de codec se ele colocar 512 kbps poderá fazer mais de 10 ligações simultâneas que o audio não picotaria.

    Este foi a minha linha de pensamento, caro amigo anjunior vc poderia nos enviar algo referente ao uso do dscp para marcações de pacotes voip, pois eu não sei como é que se faz, pode ser um exemplo básico para podermos entender.


    Grato e obrigado por nos mostrar uma nova forma de resolver esta questão, imagino que o forum é para estas situações.


    Ivan Galves

  5. #5

    Padrão Re: Priorizar trafego de voip e protocolos SIP em RB750

    Ivan,

    Da uma olhada na minha apresentação no MUM Br 2011, que tem explicando direitinho, e contem as regras para fazer no mikrotik.
    Mas basicamente, DSCP é um campo num pacote IP que permite a atribuição de parametros para definição de níveis de serviço, e o mais importante, esse atributo percorre toda a rede...
    Portanto, a marcação DSCP você faz no end-point. Ou seja, no ATA ou telefone IP.
    Quando o pacote chegar no seu roteador (mikrotik), ele vai estar com esse valor, e ai fica fácil você marcar o pacote para prioriza-lo.

    Segue link da apresentação: http://mum.mikrotik.com/presentation...11_Antonio.pdf

    Em relação aos codecs, minha sugestão é que para tráfego de voz dentro da sua rede, utilize o G711, pois ele preserva a qualidade da voz, e consome apenas cerca de 64Kbps.
    Já para tráfego de voz passando por redes de terceiros ou pela internet, utilize o G729, pois ele possui uma compressão bem maior, chegando a 8Kbps, sem perder muita qualidade.

  6. #6

    Padrão Re: Priorizar trafego de voip e protocolos SIP em RB750

    Muito obrigado pela contribuição caro amigo!

    Ivan Galves

  7. #7

    Padrão Re: Priorizar trafego de voip e protocolos SIP em RB750

    Ola galera Boa noite, fiztudo do tutorial mas cheguei na parte de configurar o ata o meu é diferente da explicação.... :/ UMA LUZZZZ

  8. #8

    Padrão Re: Priorizar trafego de voip e protocolos SIP em RB750

    Bom dia pessoal, sei que o tópico é antigo mas estou com problema nas novas versões da mikrotik, 6.X.
    Na queue tree não tem mais as opções GLOBAL IN e GLOBAL OUT, apenas GLOBAL mas, as regras que eu usava não funcionam mais usando global.
    Preciso que o trafego para meu servidor não passe pela queue.
    Agradeço se alguém ajudar. abraço.