+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    olá, andei lendo vários poste e nem um comenta ou esclarece esta minha duvida.

    Sei que um cartão em modo B tem uma taxa teórica máxima de 11Megas. certo.

    minha pergunta é o seguinte.

    estes 11 megas são a metade para up e a outra metade para down... ou poderia ser assim... 7mega de down e 4megas de up?

    ou 9 megas de down e 2 megas de up?.. desde que fique dentro dos 11 megas?

    pq vendo planos de 2megas de down e 250k de up... então meu UP nos cartão são sempre baixo.

    fica ai minha pergunta... se alguém me esclarecer fico muito grato.

  2. #2

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Na realidade, retirando o cabeçalho IP, o trafego real que um equipamento em modo B irá suportar será de 4~5 megas agregado.
    Em algumas ocasiões é possível passar um pouco mais.

  3. #3

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Na realidade, retirando o cabeçalho IP, o trafego real que um equipamento em modo B irá suportar será de 4~5 megas agregado.
    Em algumas ocasiões é possível passar um pouco mais.
    Como assim agregado? 4~5 MB somando up e down?

  4. #4

    Padrão Re:

    No melhor dos cenários, 6 mega. Quando se diz agregado, significa 6 mega utilizáveis por todo o tráfego da rede, ou seja, se a rede estiver exigindo 5 mega de download sobra uma largura de banda de apenas 1 mega para o upload.

    Bem simples de entender porque é bem simples o funcionamento.

  5. #5

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por Smart Ver Post
    Como assim agregado? 4~5 MB somando up e down?
    Sim agregado é quando não se tem um valor fixo

    o up e down pode variar, não é como full duplex.

    Me corrija se eu estiver errado !

  6. #6

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Não vai aguentar nem aqui nem na China.

    Planos de 2 mega em modo B?

    Modo B é para planinhos de 256kbps e com máximo de 15 clientes.

    Passa para B/G ou B/G/N e vai aos poucos arrumando nos clientes para no futuro ficar só N.

  7. #7

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Aqui, nunca consegui passar mais do que 5 megas.
    5 Megas aqui foi o maximo que já consegui em banda B

  8. #8

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não vai aguentar nem aqui nem na China.

    Planos de 2 mega em modo B?

    Modo B é para planinhos de 256kbps e com máximo de 15 clientes.

    Passa para B/G ou B/G/N e vai aos poucos arrumando nos clientes para no futuro ficar só N.
    Só N será que passa uma banda legal? Todo mundo do fórum que perguntei fala que fica bom, mas nunca vi ninguém usar, banda passante...

    Ouvi falar que aumentando a distância a latência fica exorbitante.

  9. #9

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por Smart Ver Post
    Só N será que passa uma banda legal? Todo mundo do fórum que perguntei fala que fica bom, mas nunca vi ninguém usar, banda passante...

    Ouvi falar que aumentando a distância a latência fica exorbitante.
    Eu já tive uma paranóia de buscar CCQ de 90 a 100% sempre.
    Mas hoje penso diferente. O que interessa é o comentário dos clientes. Logicamente que com sinal ruim não tem como ....
    Mas já vi clientes com sinal bom e CCQ em torno de 50% e navegando nos picos de 1 mega. Vai entender uma coisa dessas.
    Por isso que agora o que buscamos é ver se o cliente está navegando. As leituras de índice passam a ser um referencial mas não um objetivo.

    Como não tenho só N, não saberia dizer o quanto suporta, mas fica evidente no dia a dia o resultado melhorado em relação ao B.

    Outra coisa: ninguém deve ficar muito longe do POP. Às vezes leio que querem atender clientes com 2, 3 ou mais km.

  10. #10

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu já tive uma paranóia de buscar CCQ de 90 a 100% sempre.
    Mas hoje penso diferente. O que interessa é o comentário dos clientes. Logicamente que com sinal ruim não tem como ....
    Mas já vi clientes com sinal bom e CCQ em torno de 50% e navegando nos picos de 1 mega. Vai entender uma coisa dessas.
    Por isso que agora o que buscamos é ver se o cliente está navegando. As leituras de índice passam a ser um referencial mas não um objetivo.

    Como não tenho só N, não saberia dizer o quanto suporta, mas fica evidente no dia a dia o resultado melhorado em relação ao B.

    Outra coisa: ninguém deve ficar muito longe do POP. Às vezes leio que querem atender clientes com 2, 3 ou mais km.
    Concordo plenamente, mas o mercado esta mostrando uma escassez muito grande em novos equipamentos 2.4, principalmente em N, eu mesmo sou um que vou pro 5.8 obrigado, não por querer.

  11. #11

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    ok, agora entendi... o funcionamento da coisa.

    estou fazendo uns teste aqui...

    basestation + rocket M2 sem airmax, em 10mhz

    Não to gostando do desempenho... clientes com 2km ccq fica em 90% o date rate fica oscilando em 24 a 9mb.

    enquanto o mesmo cliente com uma airgrid grade grande em modo b fica travado ccq 100%...

    outra coisa não estou encontrando um ap que opera em 10mhz... somente ubnt mesmo.

    então nem compensa por o rocket sem o airmar, ja que só tem airmax operando em 10mhz.

    aqui tive que acompanhar os concorrentes e oferecer planos de até 2 megas.

    mais estou tendo problemas... pois minha rede é 80% 2,4b

    estava tentando migrar para o modo N mais estou desanimado... ja não sei o que eu faço.

    fica ai o meu relato.

  12. #12

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu já tive uma paranóia de buscar CCQ de 90 a 100% sempre.
    Mas hoje penso diferente. O que interessa é o comentário dos clientes. Logicamente que com sinal ruim não tem como ....
    Mas já vi clientes com sinal bom e CCQ em torno de 50% e navegando nos picos de 1 mega. Vai entender uma coisa dessas.
    Por isso que agora o que buscamos é ver se o cliente está navegando. As leituras de índice passam a ser um referencial mas não um objetivo.

    Como não tenho só N, não saberia dizer o quanto suporta, mas fica evidente no dia a dia o resultado melhorado em relação ao B.

    Outra coisa: ninguém deve ficar muito longe do POP. Às vezes leio que querem atender clientes com 2, 3 ou mais km.
    Aqui Trabalho com 5.8 mimo, CCQ de cliente quando tão abaixo de 90 já da problema

  13. #13

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    ok, agora entendi... o funcionamento da coisa.

    estou fazendo uns teste aqui...

    basestation + rocket M2 sem airmax, em 10mhz

    Não to gostando do desempenho... clientes com 2km ccq fica em 90% o date rate fica oscilando em 24 a 9mb.

    enquanto o mesmo cliente com uma airgrid grade grande em modo b fica travado ccq 100%...

    outra coisa não estou encontrando um ap que opera em 10mhz... somente ubnt mesmo.

    então nem compensa por o rocket sem o airmar, ja que só tem airmax operando em 10mhz.

    aqui tive que acompanhar os concorrentes e oferecer planos de até 2 megas.

    mais estou tendo problemas... pois minha rede é 80% 2,4b

    estava tentando migrar para o modo N mais estou desanimado... ja não sei o que eu faço.

    fica ai o meu relato.
    Então, é aquilo que observei na prática. Nem sempre CCQ diz tudo. Deveria, mas não parece corresponder.
    Tira estes Bullet e coloca uma RB com cartão R52HN e deixa configurado em b/g/n
    Nos clientes já instalados, passa para b/g e nos novos vai colocando um rádio com b/g/n
    Tem dois que deram resultados bons. Aprio da SmartLan e o modelo novo da OIW-2431-APGN homologado e com antena de grade. Aproveita as grades que já tem.

    Se quer mais ainda, tem o novo lançamento da Intelbrás APC-M2 homologado e com 3 anos de garantia. Este inclusive dá para optar por colocar tudo, cliente e POP com o Ipoll , que é semelhante ao airmax por ser um protocolo TDMA.

    Já estivemos pior em opções N em 2.4. Hoje já começa a ficar bom.

  14. #14

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    DEIXANDO EM b/g/n... NÃO VAI TIRAR O DESEMPENHO DO CARTÃO?

    hoje em modo b estou usando uma RB 433 + R52h... tenho em horários de pico 29 simultâneos com banda máxima em 2,5mega... não passa disso.

    sera que estou no limite deste cartão?

    tipo o processamento não passa de 15% na RB... a memória nem se mexe... quase.... a a banda não ta chegando aos 4 megas que seria o limite....

    ccq o mais ruim fica em torno de 80% oscilando pra cima..

    quem sabe fazer isso colocar uma um cartão R52hn... e ver no que da.

    coloquei um groove 2,4... e não gostei do desempenho... o cartão fica bem melhor o ccq e o sinal... não sei pq... mais fica.

    detalhe coloquei o groove em modo b only.

  15. #15

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    ok, agora entendi... o funcionamento da coisa.

    estou fazendo uns teste aqui...

    basestation + rocket M2 sem airmax, em 10mhz

    Não to gostando do desempenho... clientes com 2km ccq fica em 90% o date rate fica oscilando em 24 a 9mb.

    enquanto o mesmo cliente com uma airgrid grade grande em modo b fica travado ccq 100%...

    outra coisa não estou encontrando um ap que opera em 10mhz... somente ubnt mesmo.

    então nem compensa por o rocket sem o airmar, ja que só tem airmax operando em 10mhz.

    aqui tive que acompanhar os concorrentes e oferecer planos de até 2 megas.

    mais estou tendo problemas... pois minha rede é 80% 2,4b

    estava tentando migrar para o modo N mais estou desanimado... ja não sei o que eu faço.

    fica ai o meu relato.
    Poisé meu amigo, me encontro nessa sinuca de bico, a opção mais viável ao meu ver é optar pelo 5.8, com suas soluções integradas (antena + AP) e pela maior variedade de produtos no mercado sem falar nos constantes lançamentos, 2.4 é muito bom sim, mas em questão de lançamentos está devagar quase parando em relação ao 5.8

    Vejamos, hoje é possível encontrar WOM 5000 da intelbras (similar as nano) por 169,00 e ainda tem saída pra antena externa, e esse valor financiável pelo BNDES.

    Para clientes mais distantes, vai de AirGrid 23 que tem ai a 212,00 no BNDES ainda.

    O maior custo vai ser só na implantanção dos POPs mesmo, porque o custo no cliente ao meu ver é mais atrativo que em 2.4N, ainda mais com a alta capacidade de banda do 5.8

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então, é aquilo que observei na prática. Nem sempre CCQ diz tudo. Deveria, mas não parece corresponder.
    Tira estes Bullet e coloca uma RB com cartão R52HN e deixa configurado em b/g/n
    Nos clientes já instalados, passa para b/g e nos novos vai colocando um rádio com b/g/n
    Tem dois que deram resultados bons. Aprio da SmartLan e o modelo novo da OIW-2431-APGN homologado e com antena de grade. Aproveita as grades que já tem.

    Se quer mais ainda, tem o novo lançamento da Intelbrás APC-M2 homologado e com 3 anos de garantia. Este inclusive dá para optar por colocar tudo, cliente e POP com o Ipoll , que é semelhante ao airmax por ser um protocolo TDMA.

    Já estivemos pior em opções N em 2.4. Hoje já começa a ficar bom.

    Exatamente meu caro, mas o mercado todo gira em torno no 5.8, o 2.4 agora N come pelas beiradas, isso quando come...

    Estou com um projeto de implantação de POPs aqui com RB433AH + R52HN + Basestations e Intelbras WOM 5000 nos clientes mais próximos e AirGrid 23 nos mais distantes, e pra mim é o ideal, ficar amarrado ao Airmax não dá, Ubiquiti muito frágil, AirGrid é SiSo, Intelbras tá uma fortuna pra utilizar o iPoll... O jeito é operar em modo "genérico".

  16. #16

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    DEIXANDO EM b/g/n... NÃO VAI TIRAR O DESEMPENHO DO CARTÃO?

    hoje em modo b estou usando uma RB 433 + R52h... tenho em horários de pico 29 simultâneos com banda máxima em 2,5mega... não passa disso.

    sera que estou no limite deste cartão?

    tipo o processamento não passa de 15% na RB... a memória nem se mexe... quase.... a a banda não ta chegando aos 4 megas que seria o limite....


    ccq o mais ruim fica em torno de 80% oscilando pra cima..

    quem sabe fazer isso colocar uma um cartão R52hn... e ver no que da.

    coloquei um groove 2,4... e não gostei do desempenho... o cartão fica bem melhor o ccq e o sinal... não sei pq... mais fica.

    detalhe coloquei o groove em modo b only.
    Você está com a faca e o queijo na mão. é só testar
    Passa o cartão para b/g
    E se tiver acesso remoto aos clientes, troca um ou dois para observar no registration se eles não vão aparecer com o data rates lá em cima.
    Vai observando e testando em cada vez mais clientes.
    Não tiro o mérito do 5.8. Pelo contrário. Acho excelente, apesar de haver limitações quanto a visada ser mais exigente do que em 2.4. Não é para qualquer lugar.

    Só que não podemos nos dar ao luxo de jogar fora o que já temos. Com pouco investimento dá para alterar muita coisa.
    O que não dá é deixar só em modo B. Vai ficar sempre limitado.

  17. #17

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    ja tentei mudar para b/g/n... porem quando eu faço isso, todos os clientes entram no modo g... e o sinal fica igual... porem o ccq
    fica a maioria abaixo de 60%.

    eles conectam em 65/65 54/54... ai vai.

    se tivesse como eu ir mudando cliente por cliente... dai sim ficava viavel... aos poucos eu ia arrumando um por um... mais tudo de uma vez só.

    aguenta reclamação.

    coloquei uma setorial com um bullet M2 sem airmax.... em 10mhz... acima de 2km não fica bom... sera que em se eu por uma R52h apenas em modo G... fica melhor?

  18. #18

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    ja tentei mudar para b/g/n... porem quando eu faço isso, todos os clientes entram no modo g... e o sinal fica igual... porem o ccq
    fica a maioria abaixo de 60%.

    eles conectam em 65/65 54/54... ai vai.

    se tivesse como eu ir mudando cliente por cliente... dai sim ficava viavel... aos poucos eu ia arrumando um por um... mais tudo de uma vez só.

    aguenta reclamação.

    coloquei uma setorial com um bullet M2 sem airmax.... em 10mhz... acima de 2km não fica bom... sera que em se eu por uma R52h apenas em modo G... fica melhor?
    Você não tem acesso remoto aos rádios cliente? Eles estão todos em bridge? Eu uso cliente roteado.

    E se ao mudar para b/g eles conectam com o data-rates que você citou, então o problema pode ser outro.
    É difícil uma analise sem estar presente. Mas uma coisa pode estar acontecendo. Choque de pacotes devido ao nó escondido.
    Aí seria o caso de configurar o Frame threshold e o RTS para corrigir este problema, se for isso.

  19. #19

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Você não tem acesso remoto aos rádios cliente? Eles estão todos em bridge? Eu uso cliente roteado.

    E se ao mudar para b/g eles conectam com o data-rates que você citou, então o problema pode ser outro.
    É difícil uma analise sem estar presente. Mas uma coisa pode estar acontecendo. Choque de pacotes devido ao nó escondido.
    Aí seria o caso de configurar o Frame threshold e o RTS para corrigir este problema, se for isso.

    e como eu configuro o threshold e o RTS? para eu fazer um teste?

  20. #20

    Padrão Re: essa duvida que ma mata!! banda maxima em modo B.

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    e como eu configuro o threshold e o RTS? para eu fazer um teste?
    Em poucas palavras é difícil explicar. Tem uma teoria envolvida. Precisa entender como funciona a transmissão de pacotes e porque ocorre o choque entre eles.

    Neste link tem um material explicativo de várias configurações. Apesar de ser exemplificado com outro rádio, o princípio é o mesmo.

    http://www.hardware.com.br/tutoriais...o/pagina5.html

    Já nos rádios com TDMA, como o Airmax, NV2 ou Ipoll estas configurações não são necessárias, pois o tdma é que faz a divisão de tempo para cada conexão e assim evita o choque.
    Já no RTS/CTS usado nos rádios mais comuns, configurar o RTS é um artifício que ajuda a diminuir este choque e consequentemente reenvio de pacotes.
    A possibilidade de choque aumenta com o número de usuários online e por isso nos horários de pico é que normalmente ocorre o baixo desempenho.