Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    fagtinti, vamos por parte com o teu caso, se mexermos muita coisa de uma vez nao vamos saber qual é o problema.

    Um problema sao teus concorrentes, faça um levantamento da situaçao do espectro, documente e tente conversar com eles, vai que eles resolvem pensar e agir sem selvageria.

    Quando eu falei em baixar a modulaçao, nao vai diminuir a potência, pode diminuir ou alterar a sensibilidade, mas vai forçar teu ccq subir e melhorar toda tua rede. O que vai diminuir é a velocidade.

    Eu tenho um PtP com MCS8 e passa em teoria 120 Mbps, mas sei que nao está bom, mas os 4 Mbps que eu mando chegam tranquilo. O RX e o TX tem que ficar iguais, entao no meu caso, sei que mesmo assim tenho problemas, pois tenho 60 de RX e 120 de TX.

    Qual equipamento você usa? Assim a gente mexe nisso primeiro.

  2. #62

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Eu tava tentando colocar um bullet m2 hp 600mw que é de 100mb , mais deu problema e ainda to com meu bullet 2 de 100mw que passa até 54mb

  3. #63

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Eu tava tentando colocar um bullet m2 hp 600mw que é de 100mb , mais deu problema e ainda to com meu bullet 2 de 100mw que passa até 54mb
    Cara, teu caso tá interessante e complicado, seria interessante revisar tua configuraçao para ver se você nao está cometendo nenhum pecado ou fazendo alguma bobagem por nervossismo (acontece).

    Faça uma lista dos equipamentos que você tem, por pop, emissor e cliente. Revise detenidamente as configuraçoes pop por pop, com relaçao a potência, largura de canal, etc. Pode ter alguma variável ai que possamos melhorar, quiçás ativar um RTS/CTS, ou algo por estilo.

  4. #64

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    equipamento da base 1 rb433 na rb tem 3 lan 1 entra a internet na outra eu coloqui 1 bullet de 100mw que é ligada em uma setorial de 17 dbi de 90° , a rb eu controlo a banda e amarro o ip com mac do cliente , o bullet é colocado como bridge ele funciona como ponto de acesso e o cliente conecta com uma senha web de 64bits

    Modo sem fio:[?] Estação WDS da estação Ponto de acesso Ponto de acesso WDS
    SSID: Ocultar SSID
    Código do país: ALBANIA ALGERIA ARGENTINA ARMENIA AUSTRALIA AUSTRIA AZERBAIJAN BAHRAIN BELARUS BELGIUM BELIZE BOLVIA BOSNIA HERZEGOWINA BRAZIL BRUNEI DARUSSALAM BULGARIA CANADA CHILE CHINA COLOMBIA COSTA RICA CROATIA CYPRUS CZECH REPUBLIC DENMARK DOMINICAN REPUBLIC ECUADOR EGYPT EL SALVADOR ESTONIA FINLAND FRANCE FRANCE_RES GEORGIA GERMANY GREECE GUATEMALA HONDURAS HONG KONG HUNGARY ICELAND INDIA INDONESIA IRAQ IRELAND ISRAEL ITALY JAPAN JORDAN KENYA KOREA REPUBLIC KUWAIT LATVIA LEBANON LIECHTENSTEIN LITHUANIA LUXEMBOURG MACAU MACEDONIA MALAYSIA MALTA MEXICO MONACO MOROCCO NETHERLANDS NEW ZEALAND NORWAY OMAN PAKISTAN PANAMA PERU PHILIPPINES POLAND PORTUGAL PUERTO RICO QATAR ROMANIA RUSSIA SAUDI ARABIA SINGAPORE SLOVAK REPUBLIC SLOVENIA SOUTH AFRICA SPAIN SRI LANKA SWEDEN SWITZERLAND TAIWAN THAILAND TRINIDAD & TOBAGO TUNISIA TURKEY UKRAINE UNITED ARAB EMIRATES UNITED KINGDOM UNITED STATES URUGUAY UZBEKISTAN VENEZUELA VIET NAM YEMEN ZIMBABWE COMPLIANCE TEST
    Modo IEEE 802.11: Somente BMisto B/GSomente G
    Largura do espectro do canal:[?] 20MHz10MHz5MHz Veloc. de dados máxima: 54Mbps
    Mudança de canais:[?] Desativado Ativado
    Canal: 1 - 2412 MHz2 - 2417 MHz3 - 2422 MHz4 - 2427 MHz5 - 2432 MHz6 - 2437 MHz7 - 2442 MHz8 - 2447 MHz9 - 2452 MHz10 - 2457 MHz11 - 2462 MHz
    Antena: Main
    Antenna Gain: dBi Cable Loss: dB
    Potência de saída:


    dBm Auto EIRP regulatory limiter
    Velocidade de dados, Mbps: 125.56911121824364854 Automático


    Na Aba avançado



    Ajustes avançados da conexão sem fio
    Algoritmo da velocidade: Otimista Conservador EWMA
    Imunidade a ruído: Ativado
    Limite RTS: Off
    Limite de fragmentação: Off
    Distância:



    milhas (1.8 km)
    Tempo limite de ACK: Ajuste automático
    Dados de multicast: Permitir todos
    Velocidade de multicast, Mbps: 125.56911121824364854
    Extra Reporting: Ativado
    Installer EIRP Calculation: Ativado
    Ativar isolação do cliente:





    No Cliente o equipamento usado para perto é 1 antena de grade de 17dbi , 1 radio , pci ou usb colocado a potencia no minimo

    No cliente de longe 1 antena de grade de 20 ou 25dbi 1 radio colocado na potencia de 17dbm = 50mw

    espero ter conseguindo passar toda informação necessaria

    Grato fabio

  5. #65

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    não foi do jeito que eu esperava as informações , mais é o modo misto be g e a largura do aspectro é 20mhz e a velocidade de dados é 11mb sem marcar o automatico o resto da para entender

  6. #66

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    amigão estou acompanhando penei com problema parecido com o seu vou te dar um exemplo exelente

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2013-03-02 13:47:44.jpg
Visualizações:	160
Tamanho: 	134,5 KB
ID:      	43175

    olha o sinal noise de todo mundo, ja tive diversos problemas com clientes q nao navegava em alguns horarios, mas mechendo nas configurações e trocando alguns materiais o problema por enquanto nao incomoda mais ninguem.

    2 coisas que vc citou nao esta te ajudando (isso levando em conta que nao me ajudou em nada e muito pelo contrario)

    primeira vc esta trabalhando em modo B/G correto ?
    bom este modo nao me ajudou em nada como funciona muito bem o modo G somente, nao o uso por causa de alguns clientes q nao fica bom preciso trocar o equipamentos deles, agora se eu colocar o modo B/G p/ q todos funcionem alguns conectam em G outros em B, nao pq só passa na minha rede o mesmo de trafego q passaria no domo somente B, ai esta o problema se eu nao ganho nada com isso pq gastar o radio trocando do B para o G o tempo todo ?? isso no meu caso.

    o segundo ponto nao entendi direito se é este o fato mas parece q vc usa senha na sua rede correto ?seu bullet tem senha p/ o pessoal conectar ?
    se sim é apenas uma opinião nao a necessidade pois vc vai fazer o radio trabalhar muito mais sendo que vc tem o mikrotik p/ fazer um exelente gerenciamento.

    anota meu msn ai [email protected] (lembrando eu nao tenho muita experiencia comecei com isso tem 3 ou 4 meses mas sim ja tive esses problemas)

  7. #67

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por medeiros64 Ver Post
    amigão estou acompanhando penei com problema parecido com o seu vou te dar um exemplo exelente

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2013-03-02 13:47:44.jpg
Visualizações:	160
Tamanho: 	134,5 KB
ID:      	43175

    olha o sinal noise de todo mundo, ja tive diversos problemas com clientes q nao navegava em alguns horarios, mas mechendo nas configurações e trocando alguns materiais o problema por enquanto nao incomoda mais ninguem.

    2 coisas que vc citou nao esta te ajudando (isso levando em conta que nao me ajudou em nada e muito pelo contrario)

    primeira vc esta trabalhando em modo B/G correto ?
    bom este modo nao me ajudou em nada como funciona muito bem o modo G somente, nao o uso por causa de alguns clientes q nao fica bom preciso trocar o equipamentos deles, agora se eu colocar o modo B/G p/ q todos funcionem alguns conectam em G outros em B, nao pq só passa na minha rede o mesmo de trafego q passaria no domo somente B, ai esta o problema se eu nao ganho nada com isso pq gastar o radio trocando do B para o G o tempo todo ?? isso no meu caso.

    o segundo ponto nao entendi direito se é este o fato mas parece q vc usa senha na sua rede correto ?seu bullet tem senha p/ o pessoal conectar ?
    se sim é apenas uma opinião nao a necessidade pois vc vai fazer o radio trabalhar muito mais sendo que vc tem o mikrotik p/ fazer um exelente gerenciamento.

    anota meu msn ai [email protected] (lembrando eu nao tenho muita experiencia comecei com isso tem 3 ou 4 meses mas sim ja tive esses problemas)

    Boa Noite Amigo , gostei de sua solução para seu caso , mais acontece que esse meu caso é meio diferente , vou usar o que vc disse para vc enteder o meu , vc praticamente colou seu bullet para trabalhar em modo B assim sua rede fica mais leve menas velocidade de dados evitando a ocilação do bullet deixando todos cliente em uma velocidade , ok isso em um hanbiente com pouco poluição vai funcionar , seu noice flor esta aparecendo -83dbm para todo mundo na minha opnião isso ta aparecendo porque de alguma forma vc ta causando um sinal ruido em vc mesmo e no seus cliente não esta tendo esse problema por isso que ta funcionando, aconselho vc revisão sua instalação e sua potencia usada para enviar sinal para seus clientes por que isso pode interferir futuramente .

    No meu caso o meu bullet todos os meus clientes aparece com -96dbm no noice flor , no meu caso eu não tenho esse problema na minha base o problema esta onde fica os meus clientes atravez de um analizador de sprectro no meus clientes chega a ter um noice flor de -74dbm ai a transmissão é boa mais a recepção cai e eu fico na seguinte situação seu trabalhar no modo b em com esse noice flor a banda não passa de 1mb se eu trabahar em modo g a modulação é alta de mais e os clientes conecta mais para de se comunicar se eu trabalho na opção modo misto que é b+G conecta e a transmisão de dados passa de 1 mb mais não passa toda banda , então vc entendeu a situação é diferente .

    Imagine uma situação eu tenho 4 clientes em um setor especifico trabalhando em modo misto com 50mw de potencia e perto desses cliente existe 20 antenas de clientes de meus conscorrentes com potencia de 315mw , duarante o dia os cliente do meus concorrentes estão trabalhando e meus clientes vão usar a internet , irá funcionar normalmente com banda total ai chega a noite os 20 cliente do meus concorrente vão usar a internet o que vai acontecer com os meus clientes vai ficar ruim em consequencia disso toda rede tambem vão porque banda começa a não passar , e se funciona ruim para mim imagina nos clientes dos meus concorrente, a solução que eu achei mais certa é conversar se não abaixar a potencia vou ter que chamar a anatel , mais para isso vou ter que me regularizar primeiro , então com uma medida provisoria to tentando achar alguma forma de ocilar menos ta dificil mais aos poucos eu vou normalizando.

    Adicionei seu msn se quiser trocar ideias sobre o assulto , eu fica na maioria das vezez pesquisando na net a noite e meu msn fica invisivel mais é só chamar.
    Obrigado pela troca de esperiencia e atenção de todos

  8. #68

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Cara, teu caso tá interessante e complicado, seria interessante revisar tua configuraçao para ver se você nao está cometendo nenhum pecado ou fazendo alguma bobagem por nervossismo (acontece).

    Faça uma lista dos equipamentos que você tem, por pop, emissor e cliente. Revise detenidamente as configuraçoes pop por pop, com relaçao a potência, largura de canal, etc. Pode ter alguma variável ai que possamos melhorar, quiçás ativar um RTS/CTS, ou algo por estilo.


    Boa atarde amigo , acho que foi vc que falou que esta tendo que fazer uma limpesa na 2.4 , gostaria de saber de vc o seguinte de acondo com a resolução da anatel eu acho que é a 506 de 2008 eu li mais não entendi fala de varias frequencia ao mesmo tempo . gostaria de saber se vc sabe ou se alguem no forum sabe , qual potencia maxima permitida para anatel , tanto na base e no cliente , na frequencia 2.4 e 5.8 e saber qual é calculo usado pela anatel para saber qual a potencia maxima do radio e antena juntos

  9. #69

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Boa atarde amigo , acho que foi vc que falou que esta tendo que fazer uma limpesa na 2.4 , gostaria de saber de vc o seguinte de acondo com a resolução da anatel eu acho que é a 506 de 2008 eu li mais não entendi fala de varias frequencia ao mesmo tempo . gostaria de saber se vc sabe ou se alguem no forum sabe , qual potencia maxima permitida para anatel , tanto na base e no cliente , na frequencia 2.4 e 5.8 e saber qual é calculo usado pela anatel para saber qual a potencia maxima do radio e antena juntos
    Nao sei a legislacao ai no Brasil (estou no Peru), mas deve ser 4 W de EIRP, ou seja, ganho de rádio + antena - perda por cabo. Como a maioria usa Ubiquiti ou CPE onde basta puxar o cabo de rede, a perda por cabo é 0.

    Ainda nao comecei com a limpeza, mas o farei assim que expandir. Já tenho enlace PtP em 5.8 GHz comprometido por interferencia.

  10. #70

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Nao sei a legislacao ai no Brasil (estou no Peru), mas deve ser 4 W de EIRP, ou seja, ganho de rádio + antena - perda por cabo. Como a maioria usa Ubiquiti ou CPE onde basta puxar o cabo de rede, a perda por cabo é 0.

    Ainda nao comecei com a limpeza, mas o farei assim que expandir. Já tenho enlace PtP em 5.8 GHz comprometido por interferencia.
    Obrigado amigo mais vc sabe me falar o calculo para achar o eirp , vc tem msn

  11. #71

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Obrigado amigo mais vc sabe me falar o calculo para achar o eirp , vc tem msn
    O cálculo é simples. Considere dBm e dBi como a mesma unidade. Tomemos por exemplo uma Nanobridge M5 de 25 dBi.

    36 dBm sao 4 W (máximo), entao eu vou ver quanto posso deixar de rádio.

    Radio = 36 - 25 = 11 dBm. Meu rádio pode estar configurado ao máximo de 11 dBm.

    Outro exemplo: Rocket M2 + Basestation 90° com 16 dBi.

    radio = 36 - 16 = 20 dBm. Posso configurar meu Rocket M2 ao máximo de 4 W. Existem motivacoes para nao fazê-lo, mas posso.

  12. #72

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    O cálculo é simples. Considere dBm e dBi como a mesma unidade. Tomemos por exemplo uma Nanobridge M5 de 25 dBi.

    36 dBm sao 4 W (máximo), entao eu vou ver quanto posso deixar de rádio.

    Radio = 36 - 25 = 11 dBm. Meu rádio pode estar configurado ao máximo de 11 dBm.

    Outro exemplo: Rocket M2 + Basestation 90° com 16 dBi.

    radio = 36 - 16 = 20 dBm. Posso configurar meu Rocket M2 ao máximo de 4 W. Existem motivacoes para nao fazê-lo, mas posso.
    Muito Obrigado eu entendi isso é para 5.8 né o 2.4 é a mesma coisa , o limite é 4w tambem

  13. #73

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Muito Obrigado eu entendi isso é para 5.8 né o 2.4 é a mesma coisa , o limite é 4w tambem
    Acho que sim, aqui no Peru ao menos é. Ai no Brasil para enlaces PtP parece que tem uma excecao aos 4 W, mas que alguém confirme.

    A regra para PtP ai seria 1W de rádio e sem limite de antena, ai extrapola os 4W.

  14. #74

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Acho que sim, aqui no Peru ao menos é. Ai no Brasil para enlaces PtP parece que tem uma excecao aos 4 W, mas que alguém confirme.

    A regra para PtP ai seria 1W de rádio e sem limite de antena, ai extrapola os 4W.


    se for isso 1w de radio sem limite de antena , não da para melhorar em nada .

    Agora se for essa regra de 4w fica bom para todo mundo .
    Exemplo se eu usar uma antena de 25dbi com um bullet de 100mw eu vou poder colocar de potencia no bullet apenas 11dbm .

    Estou correto.

  15. #75

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    se for isso 1w de radio sem limite de antena , não da para melhorar em nada .

    Agora se for essa regra de 4w fica bom para todo mundo .
    Exemplo se eu usar uma antena de 25dbi com um bullet de 100mw eu vou poder colocar de potencia no bullet apenas 11dbm .

    Estou correto.
    Sim, a regra geral do EIRP é 4W ou 36 dBm (dá na mesma só converter W em dBm).

    Isso que eu falei de 1 W para rádio e sem limite para antena é para PtP. Eu aqui uso 17 dBm nos Rockets M2 e antena de 16 dBi, estou com 33 dBm ou 2W de EIRP. Dependendo poderia baixar meu rádio para 14 dBm e usar 1 W. (a cada 3 dBm dobra a potência).

    Provavelmente ai na tua localidade tá todo mundo usando o rádio no talo, e com certeza Anatel nao apareceu ai para a festa.