+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com Concorrencia

    Boa noite amigos

    Estou com um problema grande atendo 8 cidades e estou indo para a 9 e como dizem sempre tem uma primeira vez a minha chego sempre tive problemas com concorrência mais sempre resolvi só que agora não sei o que fazer e venho ate vocês pedir ajuda muita ajuda estou alugando um ponto em um prédio que já esta sendo usado por dois provedores, já estava tudo fechado ate que eles se aliaram e começaram a coloca na cabeça do sindico que não teria como haver 3 provedores no mesmo local que vou atrapalhar o sinal deles e não sei como faze o sindico me pediu para provar q tem como trabalha com vários provedores no mesmo local em um curso do ze alves ele falo um coisa que gostei muito ( não existe equipamento ruim existe equipamento mau configurado ) todos meus pontos são com rocket M5 Base Station 20/90 e no local estão trabalhando com 2.4 e 5.8.

    Vo posta uma imagem bem ruim mais da pra entende o senário, os pontos vermelhos são os locais aonde vou usa ( ainda não instalei meus equipamentos ) os amarelos e azuis são os concorrentes.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Modelo.jpg
Visualizações:	245
Tamanho: 	39,8 KB
ID:      	42827

    bom desde já agradeço a todos que poderem me ajudar nessa empreitada.

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    mostra pro sindico a prova, mostra seu empresa cadastrada no crea , mostra a anotação do seu responçavel técnico e mostra a sua licenca SCM para ele e tbm mostra os equipamentos com Selos de Homologação da ANATEL se anatel testou e aprovou quem vai dizer ao contrário?, aproveita a onda e ja consulta o cnpj do provedor e da uma geral

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    Se for como na figura é muita interferência em uma local só
    Ali deve ser batalha dos magos cada um aumentando seu ki


    Mais enfim faça o que o nosso amigo disse acima, se eu fosse você eu ainda colocaria radome shield na rocket
    e caixa de Aluminium nos rocketm5 isso também é uma prova pro sindico que você não vai causar tanta interferência
    nos equips deles. Mais o que eu acho mesmo é que que o sindico quer é uma bola :P

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    aqui na minha torre tinha 4 canias em uso para ptp, e mais 6 para distribuiçao ptmp, depois que tirei dois canais a coisa melhorou bastante, isso porque constantemente fico revisando os canais, vejo torre de alguns concorrentes com mais de 30 antenas, e fico pensando como os caras conseguem isso, os caras fazem milagres.

    Esse seu predio pode ate ser estrategico, mas tente averiguar outras opçoes, quem sabem voce nao acha coisa ate melhor.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    aqui na minha torre tinha 4 canias em uso para ptp, e mais 6 para distribuiçao ptmp, depois que tirei dois canais a coisa melhorou bastante, isso porque constantemente fico revisando os canais, vejo torre de alguns concorrentes com mais de 30 antenas, e fico pensando como os caras conseguem isso, os caras fazem milagres.

    Esse seu predio pode ate ser estrategico, mas tente averiguar outras opçoes, quem sabem voce nao acha coisa ate melhor.

    é aí que entra um bom projeto.
    Atualmente há no mercado antenas com bom isolamento lateral e posterior que diminui em muito as interferencias.

    Com relação ao síndico, a melhor forma é como disseram. E tem mais, acrescenta o texto da regulamentação onde mostra que ninguém é dono da frequencia. Nem a própria Anatel interfere nestes casos.
    Mas se o síndico já estiver inclinado por alguma razão para o outro lado, pode ficar difícil ...

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    É isso ai amigo, faça o que o Pirigoso falou, e ainda se possivel envie uma solicitação ao CREA regional e tab a Anatel para que eles venha fazer uma vistoria no Local.
    Esses concorrentes possui SCM? verifica isso ai...

  7. #7

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    boa tarde

    bom aqui ta assim os dois concorrentes possuem scm e trabalhão com antenas bem antigas não consegui nem ve a marca delas e todas com mikrotik, ponto do meio onde eles estão fica 4 metro acima do ponto em que vou usar todos os meus equipamentos serão ubiquiti e cabo furukawa blindado e com tubulação mais pelo que vi o sindico só não que gente enchendo a cabeça dele, quanto a blindagem pensei ate na rockte M5 Titanium mais não0 tem homologação e sobre o radome ainda não tive nenhuma experiencia com ele alguém sabe me dizer se funciona bem e se vai ajudar em alguma coisa.

    agradeço a ajuda de todos.....

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    Citação Postado originalmente por Soubnt Ver Post
    boa tarde

    bom aqui ta assim os dois concorrentes possuem scm e trabalhão com antenas bem antigas não consegui nem ve a marca delas e todas com mikrotik, ponto do meio onde eles estão fica 4 metro acima do ponto em que vou usar todos os meus equipamentos serão ubiquiti e cabo furukawa blindado e com tubulação mais pelo que vi o sindico só não que gente enchendo a cabeça dele, quanto a blindagem pensei ate na rockte M5 Titanium mais não0 tem homologação e sobre o radome ainda não tive nenhuma experiencia com ele alguém sabe me dizer se funciona bem e se vai ajudar em alguma coisa.

    agradeço a ajuda de todos.....

    fio existe o airview dentro da antena pega uma nanobridge22 , vai nos 4 lados de fora para dentro, ou seja la da rua e descobre o que ta vago, com a ubiquity vc faz chuve no deserto fio e seja feliz, os argumentos para o sindico ja te dei, para completar fala que seu quipamento tem mais de 200 frequencia , e argumenta que ali em cima nao deve ter mais que 20 rádio

  9. #9

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    Olá,

    Se seu problema for interferência, você pode usar as antenas da ALGcom. Elas já vem de fábrica com o shield (proteção lateral) que vai minimizar a interfrência lateral. O pessoal anda falando que passam mais de 100MB de throghput. com elas.
    Postaram no forum o diagrama de irradiação destas antenas que vai explicar isso melhor. (https://under-linux.org/attachment.p...3&d=1361020478).
    Agora, se o seu problema for o sindico. Leve a documentação como o pessoal comentou acima.

    Abraço
    Última edição por ivans; 28-02-2013 às 22:08.

  10. #10

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    Citação Postado originalmente por Soubnt Ver Post
    boa tarde

    bom aqui ta assim os dois concorrentes possuem scm e trabalhão com antenas bem antigas não consegui nem ve a marca delas e todas com mikrotik, ponto do meio onde eles estão fica 4 metro acima do ponto em que vou usar todos os meus equipamentos serão ubiquiti e cabo furukawa blindado e com tubulação mais pelo que vi o sindico só não que gente enchendo a cabeça dele, quanto a blindagem pensei ate na rockte M5 Titanium mais não0 tem homologação e sobre o radome ainda não tive nenhuma experiencia com ele alguém sabe me dizer se funciona bem e se vai ajudar em alguma coisa.

    agradeço a ajuda de todos.....
    Cara, sobre a questão do radome...
    O pessoal anda confundindo muito o radome com o shield da antena. Vou tentar te explicar:
    O radome é a tampa da antena (ele é feito de plástico ou lona como nas antenas da Andrew) e só serve para proteger o alimentador de intempéries, não muda nada no ganho ou melhora a interferencia.
    O shield é aquela chapa que fica na lateral da antena, ele tem de ser feito de metal para não deixar a interferência passar para dentro de sua antena. Eliminando essa interferência você tem um melhor throughput.
    De uma olhada no outro comentário que postei sobre as antenas da ALGcom. Eles postaram o diagrama de irradiação da antena que explica bem direitinho isso.

    Espero ter ajudado...

    Abraço

  11. #11

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    Citação Postado originalmente por ivans Ver Post
    Cara, sobre a questão do radome...
    O pessoal anda confundindo muito o radome com o shield da antena. Vou tentar te explicar:
    O radome é a tampa da antena (ele é feito de plástico ou lona como nas antenas da Andrew) e só serve para proteger o alimentador de intempéries, não muda nada no ganho ou melhora a interferencia.
    O shield é aquela chapa que fica na lateral da antena, ele tem de ser feito de metal para não deixar a interferência passar para dentro de sua antena. Eliminando essa interferência você tem um melhor throughput.
    De uma olhada no outro comentário que postei sobre as antenas da ALGcom. Eles postaram o diagrama de irradiação da antena que explica bem direitinho isso.

    Espero ter ajudado...

    Abraço
    Boa noite ivans

    Agradeço muito sua atenção não tinha muita noção sobre o radome shield pedi um par da azlink pra teste assim que instalar posto o resultado. desde ja agradeço a atenção de todos

  12. #12

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    Soubnt,

    Que bom que ajudei. Poste os resultados mesmo, fiquei curioso.

    Sabe, andei olhando este post:
    https://under-linux.org/showthread.p...=radome+shield

    Os representantes da ALGcom e da AZlink postaram os diagramas medidos no INPE.
    Na Rocketdish-5G30 o ganho é de 27.77 dB na Algcom PS-5800-29-06-DP é de 29.7dB em 5.800 GHz.
    E a blindagem mostrada no gráfico da Algcom me pareceu superior a da Rocketdish.

    Enfim, boa sorte no seu teste.

    Abraço

  13. #13

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    mostra pro sindico a prova, mostra seu empresa cadastrada no crea , mostra a anotação do seu responçavel técnico e mostra a sua licenca SCM para ele e tbm mostra os equipamentos com Selos de Homologação da ANATEL se anatel testou e aprovou quem vai dizer ao contrário?, aproveita a onda e ja consulta o cnpj do provedor e da uma geral
    Pirigoso boa noite

    me tira uma duvida mikrotik pode ou nao ser usada em ponto a ponto e repetições 70% dos pontos deles tem mikrotik.

  14. #14

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    cara exite uma eterna guerra entra MKfanaticos e UBNT

    pra mim!
    MK = ROTIAMENTO e GERENCIA

    UBNT Enlace e cpe cliente e fim de papo

    a mikrotik invento o nvr2 para competir em enlaces longa distância com ubnt mas dai vem um monte de coisas como limitações de pacotes por segundo que dizem ser superior ao ubnt

    mas melhor custo beneficio pra mim ubnt para radio e mk gerencia

    se quiser tirar mais que 40 mb de link parto entao para rádio digital que vai 160 a 200 full


    porem a mk fez um nv2 extrem com rx e tx separados onde EU nao testei ainda, mas um colega testo num lugar onde tinhas as rocket e teve desempenho menor ta ai

  15. #15

    Padrão Re: Problemas com Concorrencia

    faz o seguinte: Arruma um cliente neste edifício. Ninguém pode te impedir de prestar serviço onde você tem clientes...

    A lei do SCM é clara que você pode utilizar QUALQUER MEIO (desde que legal) para prestar o serviço de SCM... E a lei referente às áreas comuns te permite instalar equipamentos no alto do edifício para poder receber serviço (e prover) nos apartamentos bem como colocar equipamentos extras para repetir seu sinal ou fazer enlaces...

    Resolução 272/2001 ANATEL, Art. 59. O assinante do SCM têm direito, sem prejuízo do disposto na legislação aplicável:
    I - de acesso ao serviço, mediante contratação junto a uma prestadora;


    LEI No 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002, Art. 1.335. São direitos do condômino:
    (...)
    II - usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores;

    Arrume um cliente (pode ser grátis) e use a sua estação para prover para a região...
    Se você tiver clientes no edifício, não precisará sequer pagar pelo uso da área comum do edifício...