+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena setorial horizontal ou vertical deitada , funciona?

    Pessoal , Linda noite ou BOM DIA !!

    Bom indo direto ao ponto ,e sem rodeios..

    Possuo uma Antena Hyperlink 17dBi Setorial 90° HG2417P-090 , e outras 3 antenas OIW-2417P090H de 17dBi 90º ,total de 4 antenas , com um XR2 e um RB800 para cada antena.

    Não uso torre , pois a aplicação pra qual eu uso , não necessita , mas até então isso não vem ao caso...

    Dou 90% de preferencia em deixar as antenas setoriais deitada devido ao local onde essas antenas estão instaladas...




    Perguntas:

    1 - Deixar a antena deitada perde o sinal? Em média qual seria a porcentagem da perda?

    2 - Qual é a melhor polarização Vertical ou Horizontal???

    3 - A polarização muda ao deitar as antenas??

    4 - Quantos KM com boa visada consigo atender com as antena deitadas ?

    5 - Bom achei também a antena OIW-2417P090V , que atende vertical , caso nenhuma dessas antenas acima funcionem , sera que essa funciona?

    6 - Existe alguma calculadora que faça o calculo de cobertura?

    Observações:

    1 - Vi alguns provedores usando setoriais deitada e gostaria de saber se é possível fazer isso...
    2 - Até me disponho de trocar as antenas setoriais horizontais por verticais ou vice-e-versa , por alguma outra antena setorial HYperlink ou OIW de 90º que trabalhe deitada...
    3 - 85% dos meus clientes estão na mesma linha de alcance das minhas antenas , são poucos os clientes que estão abaixo da antena


    Dados da Antenas

    Hyperlink HG2417P-090


    Frequência 2400 - 2500 MHz
    Ganho 17 dBi
    Polarização Vertical
    Abertura do feixe horizontal 90° (graus)
    Abertura do feixe vertical 6,5º (graus)
    Impedância 50 Ohm
    VSWR < 1,3:1avg.
    Máxima potência de entrada 250 Watts
    Proteção anti-surto Aterramento DC
    Conector N-Fêmea integrado
    Peso 2 Kg
    Dimensões 99 x 15,3 x 6,4 cm
    Material do Radome Plástico inibidor de UV
    Montagem Diâmetro do mastro de até 5 cm
    Temperatura de operação -40°C até 85°C
    Resistência a ventos > 210 Km/h


    OIW-2417P090H

    Frequência 2400~2500MHz
    Ganho 17dBi
    VSWR <1.5
    Abertura Horizontal 90º
    Abertura Vertical 6.5º
    Impedância Nominal 50 Ohm
    Polarização Horizontal
    Potência Máxima 150W
    Conector N Fêmea
    Medidas 1,38x0,18x0,09m
    Peso 5,5kg
    Resistência ao Vento 210km/h


    Antena vertical da OIW (pergunta 4) OIW-2417P090V:


    Frequência 2400~2500MHz
    Ganho 17dBi
    VSWR <1.5
    Abertura Horizontal 90º
    Abertura Vertical 7º
    Impedância Nominal 50 Ohm
    Polarização Vertical
    Potência Máxima 150W
    Conector N Fêmea
    Medidas 1,02x0,16x0,06m
    Peso 3,75kg
    Resistência ao Vento 210km/h

    E é isso pessoal...alguém que usa essas antenas deitadas , ou com uma vasta experiência , ou uma boa alma , podem me ajudar???

    VLW Galera

    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Antena setorial horizontal ou vertical deitada , funciona?

    Prezado Didism2,

    Segue abaixo minha resposta às suas Dúvidas:

    1 - Deixar a antena deitada perde o sinal? Em média qual seria a porcentagem da perda?
    O ganho da Antena permanece o mesmo. Entretanto atente para os âgulos de abertura que serão invertidos, abertura horizontal passará a ser abertura vertical, e vice-versa.

    2 - Qual é a melhor polarização Vertical ou Horizontal???
    A questão do uso de uma ou outra, depende da intensidade de ruído de cada polarização. A inversão da polarização proposta por vc, seria benéfica em caso de um delas ter menor ruído espectral. O alcance, em um enlace livre de interferências é praticamente o mesmo.

    3 - A polarização muda ao deitar as antenas??
    Sim. A polarização da antena é definida em sua posição normal de instalação. Se vc instalar a antena 90 graus inclinada, vc estará invertendo as polarizações, e invertendo os ângulos de abertura.

    4 - Quantos KM com boa visada consigo atender com as antena deitadas ?
    O ganho da antena permanece inalterado. Entretanto observe que, uma antena possui por exemplo 90 graus de abertura horizontal e 8 graus de abertura vertical. Vc invertendo isso, estará irradiando os 90 graus de abertura na vertical, jogando sinal pro solo e para o céu. E utilizando apenas 8 graus para setorização. Se este seria o seu objetivo, diminuir a abertura do setos, recomendaria-se uma antena direcional como por exemplo uma parábola de baixo ganho como por exemplo 22dbi.

    5 - Bom achei também a antena OIW-2417P090V , que atende vertical , caso nenhuma dessas antenas acima funcionem , sera que essa funciona?
    Quanto a opção da antena, deixo aos nossos amigos dos provedores opinarem melhor... de acordo com a experiência de campo.

    6 - Existe alguma calculadora que faça o calculo de cobertura?
    Existem várias, vc pode fazer o cálculo da sequinte forma com uma calculadora:

    (Pot. de TX em dB Lado A) - (perda do jumper no lado A) + (Ganho em dB da antena A) - (Perda do Espaço livre) + (Ganho da antena do lado B) - (perda do jumper do lado B) = Sinal recebido na Recepção do lado B em dB.
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Perda do espaço livre (fórmula resumida): = - 20*LOG(4*PI*D/lamda) (valor sempre negativo)
    Onde D = distância em metros.
    lambda = comp. de onda na freq. = (300/freq. em MHz) em 5800MHz seria 0.052 mts.
    ------------------------------------------------------------------------------------------------
    Dicas de softwares free para cálculo:
    Radiomobile ou Linkcalc da intelbrás.
    -------------------------------------------------

    Espero ter ajudado...
    abraços,

    Lissandro

  3. #3

    Padrão Re: Antena setorial horizontal deitada , funciona?

    Ja vi casos de usar setoriais deitadas em telefonia,na ponte Rio x Niteroi tem algumas nessa configuração,no caso de provedores nunca vi ninguem usar dessa forma,mas funcionar funciona sim como ja explicou o amigo acima.

    Abs.

  4. #4

    Padrão Re: Antena setorial horizontal deitada , funciona?

    Poxa Vida , muito Obrigado Lissandro , pela disposição em me ajudar ,e obrigado Fernando por confirmar o funcionamento das setoriais deitadas.....

    Bom , deixa eu ver então , se eu entendi.....

    7 - Possuo 4 antenas horizontais.....deixando elas em pé , elas atenderiam de cima para baixo , e deixando elas deitada , elas atenderiam da esquerda para direita...é isso????

    8 - Ou é ao contrario , para deixar uma antena deitada o melhor seriam antenas setoriais verticais ,onde desta forma , ao ficar em pé , atenderia de cima para baixo e deitada atenderia as laterais , da esquerda para a direita...????

    Fiz um desenho das antenas setoriais horizontais e sua área de cobertura , em pé e outra deitada...desculpe o amadorismo nos desenhos , sou péssimo com essa coisas...

    Antena horizontal de 90º em pé , onde os clientes são atendidos de cima para baixo
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Antena_Horizontal_90_Graus_Cobertura_Em_Pe.jpg
Visualizações:	448
Tamanho: 	31,2 KB
ID:      	42981



    Antena horizontal de 90º deitada , onde a area de cobertura não é mais de cima para baixo e sim as laterais , da esquerda para a direita...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Antena_Horizontal_90_Graus_Cobertura_Deitada.jpg
Visualizações:	422
Tamanho: 	40,2 KB
ID:      	42982


    Esta certo ?

    Será que estou invertendo a forma de trabalho de uma antena horizontal pela vertical e vice-e-versa?

  5. #5

    Padrão Re: Antena setorial horizontal deitada , funciona?

    Boa noite,

    Acho que o seu desenho nr. 01 está invertido.

    Seria assim.

    A posição normal de instalação dos painéis é de pé.
    Estando o painel de pé, ele te atende 90 graus da esquerda para a direira, sendo 45 para direita e 45 graus para esquerda. O angulo de irradiação vertical seria 8 graus por exemplo, 4 graus para baixo e 4 graus para cima.

    Se vc "deitar" o painel, ele irá irradiar 45 graus para o solo e 45 graus para o céu... o que ficaria meio estranho, pois vc estará "jogando" energia fora. E horizontalmente vc irradiará 4 graus para esquerda e 4 graus para a direita, o que te resulta em um setor de apenas 8 graus....

    Ou seja, os painéis foram projetados para serem instalados em pé e te atender em setores de 60, 90 ou 120 graus, como se fosse fatias de pizza.

    Na dúvida estamos a disposição de ajudar...
    att,
    Lissandro

  6. #6

    Padrão Re: Antena setorial horizontal deitada , funciona?

    Boa Noite , Lissandro

    Então apenas para concluir , para trabalhar com a antena deitada , atendendo somente as laterais...

    O melhor então seria uma antena setorial vertical de 90º , correto?ja que em pé , ele atenderia de cima para baixo e deitado ele atenderia pelas laterais...me confirme por favor....estou certo???

    O Engraçado é que eu acabei de procurar a venda de antenas verticais ,entre ambas , me interessei pela antena de 20 DBi , mas olha só que loucura , destas antena duas antena verticais:

    OIW-2420P090V
    Antena 2,4Ghz Setorial 20dbi 90º Vertical


    Frequência 2400~2500MHz
    Ganho 20dBi
    VSWR <1.5
    Abertura Horizontal 90º
    Abertura Vertical 3.5º
    Impedância Nominal 50 Ohm
    Polarização Vertical
    Potência Máxima 150W
    Conector N Fêmea
    Medidas 1,94x0,17x0,07m
    Peso 6,4kg
    Resistência ao Vento 210km/h

    ---Download---
    Manual: http://www.oiw.com.br/2013/Download....1355183151.pdf
    Especificações Técnicas desta antena:http://www.oiw.com.br/2013/Download....1355183171.pdf



    OIW-2417P090V
    Antena 2,4Ghz Setorial 17dbi 90º Vertical


    Frequência 2400~2500MHz
    Ganho 17dBi
    VSWR <1.5
    Abertura Horizontal 90º
    Abertura Vertical 7º
    Impedância Nominal 50 Ohm
    Polarização Vertical
    Potência Máxima 150W
    Conector N Fêmea
    Medidas 1,02x0,16x0,06m
    Peso 3,75kg
    Resistência ao Vento 210km/h

    Manual: http://www.oiw.com.br/2013/Download....1355183076.pdf
    Especificações Técnicas desta antena:http://www.oiw.com.br/2013/Download....1355183093.pdf

    Fonte dos dados: http://www.oiw.com.br

    Veja que em ambas as antenas ,mesmo a antena possuindo a polarização vertical , a abertura horizontal é 90º e a vertical esta abaixo de 7º......

    Você acha que para trabalhar com as antenas deitadas , essas antenas funcionariam???

    Lembrando que , apenas o que quero é que as antenas setoriais deitada atenda 90º de forma horizontal , ou seja atender as laterais da esquerda para a direita como você disse em um angulo de 90º....

    Funciona???

    Estou grato pelo apoio e experiência que esta me proporcionando...obrigado

  7. #7

    Padrão Re: Antena setorial horizontal deitada , funciona?

    Não tem porque colocar um painel deitado. Você só vai inverter a polarização e prejudicar o angulo de irradiação

    é como o Lisandro já explicou " nos miiiiiiniiiiimos detalhes "

    Para isso é que elas são fabricadas. Antena setorial pol vertical é para pol vertical e sempre colocada na posição física vertical.
    Antena de pol horizontal é sempre colocada na posicão física vertical e irradia também em 90 º mas com pol horizontal

    Fora disso é só gambiarra. Você pesquisa sobre diagrama de irradiação que vai entender.
    Tem gente que confunde polarização horizontal ou vertical com a posição da antena. Mas não tem nada a ver uma coisa com a outra.
    Já imaginou voce colocar deitada uma antena que foi projetada para cobrir uma área de 90º que é o angulo de abertura horizontal dela e tem um angulo de abertura vertical de 8º? O que vai acontecer? voce vai ter um setor de 8º de abertura horizontal o que é muito pouco para atender clientes. E vai ter um angulo de abertura vertical de 90º, como disseram jogando irradiação para o espaço e para o chão. Um desperdício.
    Se voce precisa atender só numa direção de 8º, então usa uma antena direcional.

  8. #8

    Padrão Re: Antena setorial horizontal deitada , funciona?

    Bom dia Amigo , 1929

    Como ja havia afirmado anteriormente , a minha intenção não é diminuir o seto da antena , assim como também conheço a forma de trabalho das antenas direcionais , já que uso elas em todos os meus clientes....

    Mas ressaltando novamente , no local onde esta o este provedor , realizaram algumas modificações no local , onde implica a alteração da posição inicial das antenas no projeto desenhado...


    Ou seja , realizaram uma modificação no local, onde esta impossível de deixar a antena em pé.....

    Talvez seja temporário , mas talvez não....

    O que preciso é atender em 90º de forma horizontal , com a antena deitada....

    "SE" , tivesse alguma antena direcional de 90º OIW ou Hyperlink , com certeza atenderia a minha solicitação.....
    Mas como não tem preciso realizar essa façanha com as setoriais mesmo...

    E então achei que ja que a antena vertical joga o sinal de cima para baixo quando fisicamente esta em pé...talvez fisicamente deitada funcione em atender horizontalmente 90º (que nem a antena horizontal quando esta em pé)

    Acredito que por existir provedores que usam a antena setorial deitada , funcione.....

    Mas preciso de confirmação antes de usar ou comprar alguma antena , se baseando nisso....

    O que acha???
    Existe essa possibilidade??

    OU alguma outra antena direcional ou setorial que possa trabalahar deitada e atenda horizontalmente 90º ?

  9. #9

    Padrão Re: Antena setorial horizontal deitada , funciona?

    Entendi teu dilema.

    Não tem espaço para colocar um painel

    Dá uma olhada neste modelo da Ideal. Já li várias referencias a ser de ótima qualidade e é bem pequena, mas é 60º

    http://www.idealantenas.com.br/produ...%2011dBi60.pdf

    Está é 90º
    http://www.idealantenas.com.br/produ...%2095dBi90.pdf