+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Jonas,

    Depois posta o resultado da CPE KRazer, com o firmware original e com o firmware ubnt, assim, os amigos podem comparar o resultado. Especifique também qual antena voce optou, se foi 18dbi, 20dbi ou 20dbi Xpol. Cada uma tem um desempenho diferente.

    Abraços

  2. #102

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Sim recebo elas amanha a de 18 e 20dbi 1x1, comparativo vai ser com:

    tplink

    wom "essa to enviando de volta para fullwireless"

    Nano loco m5

    Recebendo de basestation 20dbi + rocket m5

    distancia de 500mts e 1.5km

    Vou postar umas fotos tbm mostrando acabamento e afins

  3. #103

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Bom dia amigo, a CPE de 18dbi modelo novo 1x1 de valor R$149,90 vai aceitar tambem firmware da ubnt ou somente a 2x2, ela é horizontal, vertical ou trabalha nas 2 alterado por software?Grato pela atenção.


    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Jonas,

    Depois posta o resultado da CPE KRazer, com o firmware original e com o firmware ubnt, assim, os amigos podem comparar o resultado. Especifique também qual antena voce optou, se foi 18dbi, 20dbi ou 20dbi Xpol. Cada uma tem um desempenho diferente.

    Abraços

  4. #104

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Filzek,

    Estou esperando uma resposta técnica do suporte da krazer para concluir a negociação com a Val, veja se você consegue me dar uma luz. E se consegue fazer algo diferenciado.

    Costumo utilizar oiw 5817v, e gostaria de testar as placas da krazer para fazer teste com ela. Outro cenário seria utilizar as cpe 18dbi 1x1 krazer para criar microcéluas para atender clientes de até 2km.

    PERGUNTAS

    1-Qual a quantidade de clientes consigo conectar com qualidade em cada cpe com planos de 1 e 2mb nessa distância?

    Somente conecta na minha Estação Base clientes com sinal melhor que -70 e MCS 3,4,5,6,7,11,12,13,14,15. Nenhum cliente é aceito na minha rede fora desse padrão, é desconectado automaticamente se não atender a esse padrão, não aceito MCS 0,1,2,8,9,10.

    2 - Enfim, era necessário isto tudo para verificar se conseguem me ajudar nesse quesito e me deixar dormir mais sossegado. Tem como fazer um script para aceitar clientes somente dentro dessas especificações sinal melhor que -70 e MCS 3,4,5,6,7,11,12,13,14,15?

    VANTAGEM COMERCIAL

    Gstaria de saber a vantagem comercial do seu produto em relação aos concorrentes. Visto que: CPE OIW 5817 consigo a 170,30R$, airgrid 23 a 199,20R$, Nano M5 266,00R$, MaxxStation mimo 195,00R$ (Aceita airos).A KN5 também já é compatível com firmware UBNT?

  5. #105

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por deanactive Ver Post
    Somente conecta na minha Estação Base clientes com sinal melhor que -70 e MCS 3,4,5,6,7,11,12,13,14,15. Nenhum cliente é aceito na minha rede fora desse padrão, é desconectado automaticamente se não atender a esse padrão, não aceito MCS 0,1,2,8,9,10.
    Só por curiosidade, qual o motivo dessa configuração?

    Por acaso é para que o rádio trabalhe sempre modulando em QAM?

  6. #106

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Brother,

    É pra não permitir modulações binárias, e de baixa performance. Criar uma rede puramente n, com data rates performáticos, e sinal bom, não permitir conectar quem está fora desse padrão. Eu queria ainda ser mais radical, permitir conectar só clientes com SNR melhor que 23.

  7. #107

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por deanactive Ver Post
    Brother,

    É pra não permitir modulações binárias, e de baixa performance. Criar uma rede puramente n, com data rates performáticos, e sinal bom, não permitir conectar quem está fora desse padrão. Eu queria ainda ser mais radical, permitir conectar só clientes com SNR melhor que 23.
    Como você configura isso? Manualmente ou bolou um sistema automático que chuta quem nao tá na modulacao desejada? Aqui também quero montar rede puro N, se rolar um TDMA melhor, do contrário, trabalharei com N e nada mais.

    Abracos.

  8. #108

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    O meu interesse é montar esse script pq mesmo havendo colisões em n puro sem uso do tdma ela se torna baixíssima pq a qualidade do enlace vai me garantir tranqulidade mesmo com bastante clientes. Desta forma consigo contornar o prejuízo da colisão de pacotes ainda assim garantindo boa banda.

    Outra coisa é que se eu conseguir implementar um timer como uma rede mesh esse problema de colisão desaparece praticamente. Usando esse cenário seria necessário criar uma malha de roteamento com timer de escuta.

  9. #109

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Bacana deanactive. Quero montar algo que nao tenha tantos problemas também, mesmo que largue o uso do TDMA, mas a minha exigência é N puro e cliente (por hora) com sinal -75 dBm (mínimo).

  10. #110

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Aqui tenho 2x basestation c/ rocket + tdma "airmax" e pior sinal -73 e tenho mais 4 sem tdma. Nao vejo toda essa diferença

    Rocket c/ maior numero de cliente 54 media de 40 picos de 10mbps media de 5mbps ping na casa dos 3 a 6ms

  11. #111

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    "N puro" não evita colisões de pacote nem as diminui. Elas acontecem exatamente do mesmo jeito que em A, B ou G. A única forma existente hoje para diminuir as colisões de pacotes ou eliminá-las não as tecnologias RTS/CTS ou TDMA.

    Nos meus APs, deixo sempre a Auto Negociação de velocidade ligada. Ela existe justamente para propiciar uma maior performance da rede. Em alguns casos, clientes fixados em MCS altos tem um troughput inferior a clientes com MCS mais baixos.

    Abraços,
    Jonas Lima

  12. #112

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Aqui acho melhor -70 para ter uma certa liberdade quanto a uso de equipamentos cliente, pq alguns modulam mcs7 a 70, outro 73, outros 75, prefiro setar uma diferença

  13. #113

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por deanactive Ver Post
    Aqui acho melhor -70 para ter uma certa liberdade quanto a uso de equipamentos cliente, pq alguns modulam mcs7 a 70, outro 73, outros 75, prefiro setar uma diferença
    Esse meu -73 ta meio longe coisa de 7.3km

    A media é de -58 a -63

  14. #114

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por deanactive Ver Post
    Brother,

    É pra não permitir modulações binárias, e de baixa performance. Criar uma rede puramente n, com data rates performáticos, e sinal bom, não permitir conectar quem está fora desse padrão. Eu queria ainda ser mais radical, permitir conectar só clientes com SNR melhor que 23.

    Bacana, eu também tenho adotado essa metodologia de manter o cliente sempre com excelente nível de sinal.

    A única diferença é que aqui eu tenho usado a modulação como referência e não o nível de sinal, pois notei que às vezes um cliente que está, por exemplo, com sinal de -73 dBm às vezes pode estar até melhor do que um com -68 dBm, dependendo do nível de ruído de cada local.

    Eu estabeleci um parâmetro de sempre deixar o cliente com pelo menos 240/240, assim ele sempre irá modular em 64-QAM que é o que há de melhor para os rádios de baixo custo que nós trabalhamos.

  15. #115

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Como você configura isso? Manualmente ou bolou um sistema automático que chuta quem nao tá na modulacao desejada? Aqui também quero montar rede puro N, se rolar um TDMA melhor, do contrário, trabalharei com N e nada mais.

    Abracos.
    Com Mikrotik é possível fazer essa configuração:

    Vá na aba HT MCS
    em HT Supported MCS marque todas as opções de MCS.
    em HT Basics MCS marque somente as opções que deseja trabalhar.

  16. #116

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Com Mikrotik é possível fazer essa configuração:

    Vá na aba HT MCS
    em HT Supported MCS marque todas as opções de MCS.
    em HT Basics MCS marque somente as opções que deseja trabalhar.
    Mas ai só vale se o AP emissor for MK verdade? Eu uso Rocket aqui, tem algo parecido ou é na mao mesmo?

  17. #117

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    "N puro" não evita colisões de pacote nem as diminui. Elas acontecem exatamente do mesmo jeito que em A, B ou G. A única forma existente hoje para diminuir as colisões de pacotes ou eliminá-las não as tecnologias RTS/CTS ou TDMA.

    Nos meus APs, deixo sempre a Auto Negociação de velocidade ligada. Ela existe justamente para propiciar uma maior performance da rede. Em alguns casos, clientes fixados em MCS altos tem um troughput inferior a clientes com MCS mais baixos.

    Abraços,
    Jonas Lima
    Concordo com você a respeito de dexiar a modulação em Automático, pois se um cliente estiver com sinal ruim e nós fixarmos a modulação no AP esse cliente vai começar a trabalhar "forçado" naquela modulação e isso irá aumentar muito a taxa de erro na comunicação, fazendo necessário um reenvio de dados muito grande e por consequência ocorrerá uma diminuição da performance da comunicação.

    O que eu acredito ser mais conveniente é limitar a modulação instalando sempre um rádio adequado à distância do cliente que proporcione sempre um nível ótimo de sinal, ou então colocar um novo setor para cobrir essa área com deficiencia e, se for o caso, até mesmo desistir de instala, pois um cliente com sinal ruim além de torrar a paciência com constantes manutenções também pode prejudicar toda a base



    Agora com relação ao uso de "N puro" não diminuir as colisões eu discordo, pois ao usar o modo N conseguimos uma maior taxa de transferencia do que se estivéssemos usando o modo B, por exemplo. Sendo assim, cada cliente vai levar um tempo menor para transmitir uma certa quantidade de dados. Se o cliente gasta menos tempo para transmitir ele ocupa por menos tempo o meio, ou seja, o meio fica mais ocioso. Se o meio permanece mais ocioso a probabilidade de ocorrer colisões irá diminuir.

    Essa minha argumentação é facilmente visualizada na prática, pois nós nem pensávamos em colocar uma base com 50 clientes operando em modo B, era uns 25 no máximo 30 clientes, acima disso a latência disparava, provavelmente por causa das colisões. Agora usando o tecnologia N, e mantendo um bom nível de sinal e modulação sempre alta, temos verificado que uma base pode trabalhar com 50 clientes (ou até mais) sem problema nenhum.

  18. #118

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Mas ai só vale se o AP emissor for MK verdade? Eu uso Rocket aqui, tem algo parecido ou é na mao mesmo?
    Com Ubiquiti eu somente conheço uma forma de limitar a modulação máxima, mas não a mínima. Acredito que no Rocket isso não é possível.

  19. #119

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Com Ubiquiti eu somente conheço uma forma de limitar a modulação máxima, mas não a mínima. Acredito que no Rocket isso não é possível.
    Entao vai na automática mesmo, até eu me injuriar de Ubiquiti e colocar MK em tudo rss.

  20. #120

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Cara, mkt é top, mas como disse estou tentando encontrar ou fazer um script que me permita fazer isso sem mkt, no mkt é moleza, mamão com açucar... kkkkk, agora no ubiquit e demais é osso. No ubiquit só tem a forma de tirar quem está com sinal baixo, mas tbm não é tão eficaz