+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    Ola colegas,

    Abro este tópico para compartilharmos soluções para nossa estrutura elétrica em nossos provedores, infelizmente (acho) que como muitos ainda não tenho um sistema eficiente de energia elétrica.

    Sem ficar fazendo "rodeios e contando histórias", vamos compartilhar objetivamente soluções/cenários realmente eficientes.

    Premissas:
    a) Sistema no ar entre 1 a 4 dias em modo bateria;
    b) Monitorar a carga do banco de baterias (via SNMP);
    c) Monitorar a energia elétrica que está entrando pela rede elétrica. (via SNMP);
    d) Monitorar o consumo da estrutura elétrica. (via SNMP)
    e) Ser avisado por SMS, email, etc... quando faltar energia elétrica;
    f) Ser avisado por SMS, email, etc... quanto ainda tem de carga disponivel - por tempo e por porcentagem;
    g) Ter gráficos gerais de toda a gestão;
    h) se faltar algo, por favor completem;

    Atenção aos Vendedores e Revendedores, peço "respeito" com o tópico e não venham com propostas absurdas, respeitem o fórum! Se você vendedor/revendedor for realmente uma Empresa "séria" poste os valores dos equipamentos, vemos muitos tópicos aqui de anúncios de venda que são uma piada e total falta de respeito total...

    Bom... espero ter aberto um tópico que ajude a todos aqui do fórum.

  2. #2

    Padrão Re: Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    Jeroal, parte da tua proposta se resolve com um software de monitoramento com o Nagios, Zabbix ou Cacti, cada qual com a sua funcao/limitacao. Seria interessante aqui montar um grupo de estudo e colocar um desses para funcionar, de forma que leigos ou lerdos (como eu) consigam colocar para funcionar, sem ter que apelar a entregar uma receita de bolo.

    A parte elétrica, se usando um UPS com placa SNMP encaixa no exemplo acima.

    Temos um colega no fórum (é o Alan Silva, o mesmo do tutorial do OSPF) que colocou um telefone Voip em cada pop, se o telefone daquele pop morrer, acabou a energia, já que propositadamente, é a única coisa que ele nao deixou na bateria.

  3. #3

    Padrão Re: Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    Olá, EribertoTorres.

    Ja li sobre UPS mikrotik, no qual achei interessante, mas ligar onde ? nobreak, fonte nobreak da volt ? algum dispositivo direto na rede elétrica (um ata) acho meio estranho.




    - - - Atualizado - - -

    Olá, EribertoTorres.

    Ja li sobre UPS mikrotik, no qual achei interessante, mas ligar onde ? nobreak, fonte nobreak da volt ? algum dispositivo direto na rede elétrica (um ata) acho meio estranho.



  4. #4

    Padrão Re: Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    Citação Postado originalmente por jeroal Ver Post
    Olá, EribertoTorres.

    Ja li sobre UPS mikrotik, no qual achei interessante, mas ligar onde ? nobreak, fonte nobreak da volt ? algum dispositivo direto na rede elétrica (um ata) acho meio estranho.


    Também nao sei como fazer. Vendo um post do Zé Alves, vou procurar entender o tema de aterramento, instalacao elétrica, interfências, etc.

  5. #5

    Padrão Re: Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    Pode comprar uma fonte retificadora com gerenciamento remoto !!

    precisa calcular o seu consumo para saber qual a potencia do retificador...

  6. #6

    Padrão Re: Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    A solução que encontrei foi com uma RB450G e dude, na 450 é só habilitar o snmp e no dude tem que criar uma regra de monitoramento de voltagem, coloca para monitorar se a voltagem for menor de 11v a torre esta sem energia elétrica.

  7. #7

    Padrão Re: Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    Eu aqui uso duas soluçoes, fonte proteco e um equipamento que chama sensorbox feito no brasil.

    www.proteco.com.br
    www.sensorbox.com.br

    Muito bom este sensorbox.

  8. #8

    Padrão Re: Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    Normalmente encontraremos soluções assim na linha de Automação Industrial e Eletrontécnica com foco em Automação.
    uma vez vi em uma empresa um equipamento que monitorava o Ar Condicionado e tinha conexão por rede, monitorava energia, amperagem, consumo, temperatura, e mandava email e relatorio.

  9. #9

    Padrão Re: Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    Eu pensei na linha mFi da UBNT, mas nao tem disponibilidade aqui.

  10. #10

    Padrão Re: Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    Senhores, peço licença para comentar um pouco sobre o Sensorbox, já citado por um dos integrantes do Fórum.

    Desenvolvemos soluções simples, de baixo custo e eficientes, peço que visitem nosso Site e vejam um pouco de nossos produtos, soluções, vídeos e depoimentos.
    www.sensorbox.com.br

    Atualmente temos nossas soluções funcionando em pequenos, médios e grandes provedores, CREA, órgãos públicos e grandes operadoras de telefonia celular. Nosso último evento, foi monitorarmos a infra estrutura que atendeu a demanda de internet da Campus Party 2013, junto a Telefônica S.A. em Recife / PE.

    Estou a disposição caso tenham dúvidas ou queiram esclarecimentos.

    Eng. Carlos Eduardo P. Sarcinelli
    [email protected]
    Sensorbox do Brasil
    "Medindo hoje, cuidando do amanhã"

  11. #11

    Padrão Re: Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    Citação Postado originalmente por Sensorbox Ver Post
    Senhores, peço licença para comentar um pouco sobre o Sensorbox, já citado por um dos integrantes do Fórum.

    Desenvolvemos soluções simples, de baixo custo e eficientes, peço que visitem nosso Site e vejam um pouco de nossos produtos, soluções, vídeos e depoimentos.
    www.sensorbox.com.br

    Atualmente temos nossas soluções funcionando em pequenos, médios e grandes provedores, CREA, órgãos públicos e grandes operadoras de telefonia celular. Nosso último evento, foi monitorarmos a infra estrutura que atendeu a demanda de internet da Campus Party 2013, junto a Telefônica S.A. em Recife / PE.

    Estou a disposição caso tenham dúvidas ou queiram esclarecimentos.

    Eng. Carlos Eduardo P. Sarcinelli
    [email protected]
    Sensorbox do Brasil
    "Medindo hoje, cuidando do amanhã"
    o site de vcs foi reformulado ou estou confundindo com outro fabricante?

  12. #12

    Padrão Re: Estrutura Elétrica p/ Provedor.

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    o site de vcs foi reformulado ou estou confundindo com outro fabricante?

    Sim, o Site foi reformulado, bem como alguns de nossos conceitos, onde lançamos um novo produto chamado de MB-Slim com custos bastante atraentes e com funções especificas para estruturas como as dos provedores de internet, podendo gerar alarmes de queda de tensão, medição de bateria ou bancos de baterias (de 9 a 60VDC), temperatura, 3 Relês independentes sendo um com função WatchdogIP para reset de equipamentos em caso de queda de link, etc.

    Hoje a própria VIVO tem instalado os dois modelos: Full e Slim.

    Eng. Carlos Eduardo P. Sarcinelli
    [email protected]
    Sensorbox do Brasil
    "Medindo hoje, cuidando do amanhã"