+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Hardware/Motherboard necessária para 300 usuários hotspot

    Boa noite a todos, sou novo aqui no forum do Under Linux porem já frequento o site a muito tempo e já trabalho com infra e servidores Linux a 4 anos, porem nunca utilizei o Mikrotik.

    A pouco tempo terminei de reestruturar a rede cabeada da empresa onde trabalho e vou ter que montar uma rede wifi para ela, antigamente nossa rede wifi era feita com roteadores TP-Links e D-Liks básicos, apenas para uso da administração e alguns funcionários, porem agora estamos fazendo uma espanção e estamos com um projeto de liberar o acesso para todos os estudantes e funcionários do local, por este motivo decidi buscar a solução mais profissional possível e pelo que ouvi esta é o Mikrotik. Em minhas lidas pelo google descobri que as placas vendidas por ai, como esta: http://produto.mercadolivre.com.br/M...edor-radio-_JM por exemplo teoricamente suporta até 200 usuários, porem na prática o hardware só aguenta realmente umas 30/50 pessoas logadas, então gostaria de saber se existe algum model deles (com preço viável) que consiga suportar uns 300 usuários ou mais ao mesmo tempo e se tem alguma antena ou frequência que possa configura-lo para usar a wifi dos próprios notebooks e demais aparelhos ao invés de usar antenas externas ou USB.


    Agradeço desde já qualquer ajuda,

    Att. Tácio Andrade.

    PS: A área que desejo cobrir é de menos de 300m².

  2. #2

    Padrão Re: Hardware/Motherboard necessária para 300 usuários hotspot

    Para gerenciar sua rede rb 1200 e use ap unifi para trasmitir sinal. se for na media de ate 150 clientes online vai de rb450g.

  3. #3

    Red face Re: Hardware/Motherboard necessária para 300 usuários hotspot

    kfdigital no caso o rb 1200 consegue gerenciar quantas conexões wifi simultâneas mais ou menos, só para eu me basear nos calculos? Outra coisa esse ap unifi serviria da mesma forma que um AP TP-Link da vida, porem suprindo a rede com maior confiabilidade correto? Em sua experiência ele consegue irradiar o sinal até que distância? Os mesmos 50m² dos roteadores residenciais?

    Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, de todas as informações que encontrei até agora a mais confiável e direta foi a sua. =D

  4. #4

    Padrão Re: Hardware/Motherboard necessária para 300 usuários hotspot

    Amigo, aproveita a dica do colega kfdigital, ela é muito valiosa e perfeita para o seu cenário. pesquisa sobre esses equipamentos no google. http://www.ubnt.com/unifi#UnifiHardware

  5. #5

    Padrão Re: Hardware/Motherboard necessária para 300 usuários hotspot

    Tacio, no seu caso eu acho uma RB 1200 muita coisa.
    Quantos clientes simultâneos você vai ter de pico? 300 navegando ao mesmo tempo? Acho difícil!
    O que você pretende fazer com o Mikrotik? Controle de banda, hotspot, firewall?

    Outra coisa esse ap unifi serviria da mesma forma que um AP TP-Link da vida, porem suprindo a rede com maior confiabilidade correto? Em sua experiência ele consegue irradiar o sinal até que distância? Os mesmos 50m² dos roteadores residenciais?
    Tacio, lembre-se que uma rede wifi é uma via de mão dupla. De nada adianta o AP jogar o sinal até 1 kilometro de distância, se o notebook do usuário não conseguir enviar o sinal de volta. Para esses casos, colocamos vários APs espalhados pela área que desejamos cobrir e neste ponto, o Unifi é imbatível.

    Abraços,
    Jonas Lima

  6. #6

    Padrão Re: Hardware/Motherboard necessária para 300 usuários hotspot

    ronei10 irei pesquisar sim, na verdade já fiz um levantamento básico sobre eles, porem vou esperar uma concretização do projeto (a liberação das verbas) para fazer cotações e tudo mais. =D

    jlima2001 muito obrigado pela contribuição. No meu caso como falei estou montando uma rede wifi para um Polo da Unopar Virtual (universidade EAD) e atualmente temos no dia com maior quantidade de alunos/dia acho que mais ou menos uns 600 e o polo praticamente dobrou de tamanho em menos de 4 anos e continua a crescer. Inicialmente sei que não terei picos de 300 usuários ao mesmo tempo, porem sei que meu pico diário das 18:30 até as 22:30 deve ser de pelo menos 100 alunos utilizando ao mesmo tempo.

    No Mikrotik eu pretendo fazer controle de banda (colocar no máximo 300kbps para cada usuário), e um hotspot (com autenticação de usuário como um capitive portal da vida) e VLan para tentar reduzir as chances de um cara usar sniffar a rede.

    Sobre os APs não tinha pensado neste ponto, realmente não adianta nada colocar 1 AP para todo o prédio e o usuário só ter acesso no andar onde o mesmo está. Agora como eu perguntei anteriormente será que os Unifi conseguem aguentar o tranco de pelo menos 80 usuários pendurados nele sem pedir arrego?

  7. #7

    Padrão Re: Hardware/Motherboard necessária para 300 usuários hotspot

    Citação Postado originalmente por tacioandrade Ver Post
    Sobre os APs não tinha pensado neste ponto, realmente não adianta nada colocar 1 AP para todo o prédio e o usuário só ter acesso no andar onde o mesmo está. Agora como eu perguntei anteriormente será que os Unifi conseguem aguentar o tranco de pelo menos 80 usuários pendurados nele sem pedir arrego?
    Não Tacio. 80 usuários em um único AP é pedir muito. Ainda mais que eles estarão navegando diretamente do notebook deles, sem nenhuma antena externa.
    Te diria que uns 30 simultâneos funcionaria bem. Acima disso, acho dificil. Isso não é limitado pela capacidade de processamento ou pela potência dos aparelhos, mas sim uma limitação da tecnologia CSMA. Como lhe disse, o melhor é distribuir vários APs para os usuários se conectarem.

    Outra dica: se você tem no máximo 600 pessoas simultâneas na universidade, acredite... você terá no máximo uns 60 usuários navegando simultaneamente. Lembre-se: isto não é uma lan-house, as pessoas não vão lá para acessar internet. Tenha certeza de que a cada 10 alunos, no máximo 1 estará usando a internet.


    Abraços,
    Jonas Lima

  8. #8

    Padrão Re: Hardware/Motherboard necessária para 300 usuários hotspot

    Compreendo a limitação (essa é aquela de que o AP só pode falar com 1 usuário por vez, não importe a quantidade de processador que ele tenha, correto?), no caso não tem como colocar muitos APs pois a área é muito pequena para isso, é um prédio de 3 andares (pensei em colocar 1 AP em cada andar) e com um tamanho de 50m/10m ou um pouco mais no máximo, ou seja muitos APs para cobrir esta área acho que seria disperdicio, além do que o usuário sempre acessa a primeira wifi que aparece e muito provável que a maior parte deles conecte em uma só deixando as demais sem tantos acessos assim.

    Sobre a infra compreendo o que você falou e realmente concordo com você que como estamos atualmente não iremos ter nunca picos de 300 usuários ao mesmo tempo, porem estou montando essa infra esperando que em 4 anos a Unopar dobre de tamanho (o que ocorreu nos 4 últimos anos) e como hoje em dia até gato e cachorro tem smartphones, quando os usuários souberem que tem no polo, muitos vão querer usar.

    Outra coisa se o usuário estiver logado no hotspot (um smartphone por exemplo), ele já conta como usuários simultâneos? Pergunto isso pois esses 300 estou contando com este tipo de usuário. XD

  9. #9

    Padrão Re: Hardware/Motherboard necessária para 300 usuários hotspot

    O usuário estar somente conectado não conta. Considere conectado como usuário navegando na internet.

  10. #10

    Padrão Re: Hardware/Motherboard necessária para 300 usuários hotspot

    Boa notícia então, visto que estou considerando a maior parte dos usuários como tablets e smartphones onde o acesso é mais baixo, então menos mal. =D

    Muito obrigado por tudo realmente não tenho palavras para agradecer.