Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Depois de ver alguns participantes da comunidade perguntando sobre o funcionamento, qualidade e estabilidade do WOM 5000 fabricado pela Intelbras, venho aqui postar alguns resultados que obtivemos e também alguns comparativos entre o equipamento citado e equipamentos UBIQUITI.


    Fisicamente o WOM é muito semelhante ao NANO apresentando aproximadamente as mesmas dimensões, então sua instalação é muito simplificada, bastando apenas duas sintas plastica para fixa-lo a um tubo.

    A fonte de alimentação é 12V com conector padrão de fonte se não me engano P4 e adaptador POE, isso significa que caso ocorra a queima pode ser substituída com muita facilidade e baixo custo.



    WOM 5000 Nanostation Loco 5 Nanostation M5 Observações
    Performance 29Mbps 18Mbps 30Mbps Para esse teste de performance simplificado foi realizado
    o download de um arquivo locado em um servidor local,
    ambos os rádios (ST) estavam conectados na mesma
    base (AP), o WOM teve um resultado muito bom ao lado
    do Nano M5 que é MIMO 2x2.
    Sinal -65 -60 -68 Para esse nível de sinal todos os rádios (ST) estavam
    aproximadamente a 1km da base (AP).
    Manuseio minima complexidade média complexidade média complexidade Considero quee todos os equipamentos possuem fácil
    manuseio e simples configuração. No meu ponto de vista o
    WOM 5000 é um pouco mais simples e fácil de manusear
    pelo fato de sua linguagem ser português Brasil nativa.
    Firmware WOM5000-v2.0-RC2-ptbr XS5.ar2113.v.3.5.1.4631 XM.v5.3.5.
    Suporte local, presencial, por telefone somente ticket somente ticket Quando se trata de suporte não existe comparativos
    entre a Intelbras e as demais marcas referenciadas.
    A Intelbras se sobressai em todos os pontos
    relacionados a suporte, tanto para resolver problemas de
    firmware, dificuldade de configuração e também troca de equipamento.



    Os testes relacionados acima foram feitos conectando os equipamentos a uma base ROCKET, provando assim que o WOM conecta-se normalmente em bases UBNT (com AIRMAX DESATIVADO).
    Um outro ponto positivo que vale ressaltar é a máxima potencia de TX, na qual o WOM pode alcançar até 29dBm podendo ajudar em ambientes ruidosos, claro que existe algumas normas que regem o quesito potencia e devem ser respeitadas.

    Por experiencia apesar de ser um equipamento SISO assim como os AIRGRID, NANO e NANO LOCO, os resultados obtidos são muito melhores e podemos facilmente compara-los com equipamentos MIMO no que diz respeito a performance.

    Começamos a utilizar esse equipamento em nossa planta a aproximadamente dois meses, e alguns clientes estão a mais de 50 dias com o equipamento ligado e conectado, apesar de ser pouco tempo já comprova um boa estabilidade.

    Pelo fato do equipamento possuir saída externa para antena, deve se comportar muito bem para enlaces ponto a ponto, vale a pena testar!!!

    Estamos começando a utilizar esse equipamento em novas instalações em clientes devido a algumas vantagens:

    - preço competitivo (paguei R$168,00);
    - garantia de 1 ano;
    - suporte local;
    - ótima qualidade e estabilidade;
    - fonte de alimentação padrão brasileiro;
    - idioma português Brasil.


    Pessoal vale a dica, estamos usando, aprovamos e recomendamos o equipamento.
    Excelente relação custo beneficio.

    Espero ter ajudado a sanar algumas duvidas.



    Um outro modelo de equipamento Intelbras que vale a pena comentar é o APC 5M, na qual esse substitui os ROCKETs em todos os sentidos. Possuímos enlaces com grandes distancias e um ótimo rendimento.



    Abraços a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Para fazer uma comparacao mais justa tem que comparar com o Tp-Link WA5210G, ai sim a gente valoriza o WOW rss.

  3. #3

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Amigo EribertoTorres, muito obrigado pela sua colaboração... fazia tempo que esperávamos uma opinião abalizada, baseada em testes práticos... tenho uma imensa vontade de adquirir essa cpe WOM 5000 da intelbras e agora, depois do seu post, estou seriamente inclinado a experimentá-la ...

    Outro produto da intelbras que tenho ouvido muitos comentários positivos é o APC 5M-90 - WispAccess BaseStation 5 GHz de 18 dBi MiMo 2x2... quem já teve chance de usar afirmou que são espetaculares.

    Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Para fazer uma comparacao mais justa tem que comparar com o Tp-Link WA5210G, ai sim a gente valoriza o WOW rss.
    Será Eriberto.?

    A 5210G é em 2.4 Qualquer comparação vai sofrer influencia de outros fatores, principalmente visada que em 2.4 é mais simples.

    Um grande rádio este Tp-Link ou então o WOG 212 Intelbrás.

  5. #5

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Amigo EribertoTorres, muito obrigado pela sua colaboração... fazia tempo que esperávamos uma opinião abalizada, baseada em testes práticos... tenho uma imensa vontade de adquirir essa cpe WOM 5000 da intelbras e agora, depois do seu post, estou seriamente inclinado a experimentá-la ...

    Outro produto da intelbras que tenho ouvido muitos comentários positivos é o APC 5M-90 - WispAccess BaseStation 5 GHz de 18 dBi MiMo 2x2... quem já teve chance de usar afirmou que são espetaculares.

    Abraço.
    Bom dia Amigos,

    È sempre bom saber que um produto que vendemos alem de ter preço bom atende a necessidade e espectativa de quem compra.
    Vendo a linha toda da Intelbras e vale salientar que financiamos atraves do cartao BNDES toda a linha e para quantidades conseguimos um preço mais baixo que o normal.
    Se alguem precisar ou tiver duvida podem me enviar um email.
    [email protected]
    Att.

  6. #6

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Bom equipamento, talvez melhore o preço da concorrência no mercado. A minha duvida é que temos agora as CPE MaxxStation da OIW elas são 2x2 contra as wom 5000 1x1. Alguém já testou estas. o bom seria um comparativo entre as duas. Quem será que fica no mercado? por enquanto o preço tá meio salgado.

  7. #7

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Será Eriberto.?

    A 5210G é em 2.4 Qualquer comparação vai sofrer influencia de outros fatores, principalmente visada que em 2.4 é mais simples.

    Um grande rádio este Tp-Link ou então o WOG 212 Intelbrás.
    Se o WOM é 5.8 GHz eu falei bobeira, o certo seria comparar com o CPE de 5.8 GHz da Tp-Link, que é N e fisicamente parecido com o 5210G

  8. #8

    Thumbs up Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Pessoal, a alguns meses venho testando os produtos da Intelbras, e devo dizer, vem superando as minhas expectativas em todos os sentidos. Hoje utilizamos as duas modalidades de CPE tanto 2,4Ghz como 5,8Ghz, a qualidade e instabilidade das conexões com os WOG 212 e os WOM 5000 é impressionante!
    Assim que possível vou postar resultados de um enlace que vamos fechar de 29km com o APC 5M + Rocket Dish 30dBi.


  9. #9

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Olá, amigo Brcnet... minha rede é em 2.4 e nela tenho várias unidades da WOG 212... agora pretendo migrar para 5.8 e estou pensando em usar a WOM 5000 levando em conta não só a qualidade com tb o custo desse aparelho.

    O que vc usa na torre para enviar os sinal para os clientes?

    Alguém já experimentou usar 2 unidades da WOM 5000, uma enviando e outra recebendo?

    Fica legal usar Bullet M5 + Omni OIW?

    Forte abraço.

  10. #10

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Caro amigo Poemander, aqui utilizamos Ubiquiti na transmissão, BaseStation + RocketM5 e RocketM2 com o AirMax desativado, e nos clientes WOG 212/ WOM 5000. Claro, ainda são poucos clientes com esses equipamentos Intelbras, mais os poucos que tenho já tenho base de desempenho, inclusive com baixa reclamação. Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Gente estou também pensando em montar um ptmp em 5.4 com essas cpe , alguém já tem algum cenário desse? 5 cpes em 20mhz já que não tem como usar 10mhz, ou tem?

  12. #12
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Exclamation Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Boa noite.
    Segue anexo um comparativo que montei das CPEs UBNT, OIW e INTELBRAS que tive oportunidade de conhecer e testar.
    Diante disso, posso concluir que, hoje o WOM 5000 é a melhor opção em custo X benefício do mercado.
    Tenho mais de 100 rodando na minha rede desde janeiro ininterruptamente.

    Espero ter contribuído.

    J.C.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Comparativo Especificações CPEs 5GHz.pdf  

  13. #13

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Amigo Latelecom... vc já experimentou usar 2 unidades da WOM 5000, uma enviando e outra recebendo(uma cpe como ap e outros como cliente)? Estou pensando em usar esse esquema para atender uma área específica aqui da minha região a uma distância em torno de 1,7km.

    Vc ou alguém aqui do fórum já testou essas cpe´s num cenário desses?

    Forte abraço.

  14. #14
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Thumbs up Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Sim, tenho uma rede de supermercados que atendo com este cenário (ponto a ponto), 10Mbps de link, distância de 1,8 Km. O que está me surpreendendo é o processamento de pacotes (pps) e a estabilidade desse equipamento.

    J.C.

  15. #15

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Citação Postado originalmente por latelecom Ver Post
    Boa noite.
    Segue anexo um comparativo que montei das CPEs UBNT, OIW e INTELBRAS que tive oportunidade de conhecer e testar.
    Diante disso, posso concluir que, hoje o WOM 5000 é a melhor opção em custo X benefício do mercado.
    Tenho mais de 100 rodando na minha rede desde janeiro ininterruptamente.

    Espero ter contribuído.

    J.C.
    Muito tendioso esse seu comparativo. A linha ***station5 ja foi é pasado ninguem mais usa. E correto seria comparar com a linha M5

    Que acima de tudo possuiu protocolo tdma, cade os teste em campo?

    Distancia
    Nivel de sinal
    tx/rx
    potencia usada

    ?

    Essa semana se tudo correr bem vou fazer um EM CAMPO:

    Basestation + rocket m5 distancia 1.5km
    Equipamentos

    Krazer 18 e 20 "nova linha nao decorei o nome"
    Wom 5000
    Nano loco m5
    Omnitik "sim tem user que diz que funciona BEM"

  16. #16
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Thumbs up Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Na verdade só coloquei no comparativo especificações técnicas e funcionalidades que consegui verificar.
    Em campo, posso dizer que tenho UBIQUITI e Intelbras na minha rede, mas a parte Intelbras tem se mostrado com maior desempenho e estabilidade, por isso estou trocando meus equipamentos, pois estou agregando serviços de VoIP e monitoramento IP para meus clientes e os UBIQUITI não aguentam, devido ao processamento de pacotes. Isso também ficou evidente no comparativo, pois o WOM 5000 suporta o dobro dos seus concorrentes.

    J.C.

  17. #17

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Amigo Latelecom... tenho muito vontade de usar Intelbras aqui na minha rede em 5.8, pois em 2.4 já uso e é excelente... mas não queria ter q deixar de usar o protocolo proprietário iPoll... o APC5M18 Intelbras 18Dbi 800Mw 5,8Ghz, tem um preço muito elevado pra usar em cliente... espero q a Intelbras lance algum produto mais acessível, parecido com o wom 5000 ou uma versão do próprio wom 5000 mas com suporte ao protocolo iPoll... aí vai ser uma festa.

    Mas mesmo assim, ainda penso em instalar algumas unidades do wom 5000 em minha rede pra atender alguns clientes.

    Abraço.

  18. #18
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Smile Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Com base na minha rede, posso te dizer que APC 5M-90 + WOM 5000 apresenta melhor desempenho e estabilidade que ROCKET M5 + BASESTATION 20dBi + NANO LOCO M5.
    Troquei também ROCKET M5 por APC 5M numa BASESTATION que estava saturada e o resultado foi surpreendente, dobrei a quantidade de clientes conectados e ainda aumentei a banda de alguns clientes.
    Tenho usado o APC 5M-18 para clientes corporativos (pacotes acima de 10Mbps) e para ponto a ponto em distâncias de até 8Km, tenho conseguido mais de 80Mbps, pois as antenas destes equipamentos são bem fechadas.

    J.C.

  19. #19

    Padrão Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    Citação Postado originalmente por rato_barra Ver Post
    Depois de ver alguns participantes da comunidade perguntando sobre o funcionamento, qualidade e estabilidade do WOM 5000 fabricado pela Intelbras, venho aqui postar alguns resultados que obtivemos e também alguns comparativos entre o equipamento citado e equipamentos UBIQUITI.


    Fisicamente o WOM é muito semelhante ao NANO apresentando aproximadamente as mesmas dimensões, então sua instalação é muito simplificada, bastando apenas duas sintas plastica para fixa-lo a um tubo.

    A fonte de alimentação é 12V com conector padrão de fonte se não me engano P4 e adaptador POE, isso significa que caso ocorra a queima pode ser substituída com muita facilidade e baixo custo.



    WOM 5000 Nanostation Loco 5 Nanostation M5 Observações
    Performance 29Mbps 18Mbps 30Mbps Para esse teste de performance simplificado foi realizado
    o download de um arquivo locado em um servidor local,
    ambos os rádios (ST) estavam conectados na mesma
    base (AP), o WOM teve um resultado muito bom ao lado
    do Nano M5 que é MIMO 2x2.
    Sinal -65 -60 -68 Para esse nível de sinal todos os rádios (ST) estavam
    aproximadamente a 1km da base (AP).
    Manuseio minima complexidade média complexidade média complexidade Considero quee todos os equipamentos possuem fácil
    manuseio e simples configuração. No meu ponto de vista o
    WOM 5000 é um pouco mais simples e fácil de manusear
    pelo fato de sua linguagem ser português Brasil nativa.
    Firmware WOM5000-v2.0-RC2-ptbr XS5.ar2113.v.3.5.1.4631 XM.v5.3.5.
    Suporte local, presencial, por telefone somente ticket somente ticket Quando se trata de suporte não existe comparativos
    entre a Intelbras e as demais marcas referenciadas.
    A Intelbras se sobressai em todos os pontos
    relacionados a suporte, tanto para resolver problemas de
    firmware, dificuldade de configuração e também troca de equipamento.


    Os testes relacionados acima foram feitos conectando os equipamentos a uma base ROCKET, provando assim que o WOM conecta-se normalmente em bases UBNT (com AIRMAX DESATIVADO).
    Um outro ponto positivo que vale ressaltar é a máxima potencia de TX, na qual o WOM pode alcançar até 29dBm podendo ajudar em ambientes ruidosos, claro que existe algumas normas que regem o quesito potencia e devem ser respeitadas.

    Por experiencia apesar de ser um equipamento SISO assim como os AIRGRID, NANO e NANO LOCO, os resultados obtidos são muito melhores e podemos facilmente compara-los com equipamentos MIMO no que diz respeito a performance.

    Começamos a utilizar esse equipamento em nossa planta a aproximadamente dois meses, e alguns clientes estão a mais de 50 dias com o equipamento ligado e conectado, apesar de ser pouco tempo já comprova um boa estabilidade.

    Pelo fato do equipamento possuir saída externa para antena, deve se comportar muito bem para enlaces ponto a ponto, vale a pena testar!!!

    Estamos começando a utilizar esse equipamento em novas instalações em clientes devido a algumas vantagens:

    - preço competitivo (paguei R$168,00);
    - garantia de 1 ano;
    - suporte local;
    - ótima qualidade e estabilidade;
    - fonte de alimentação padrão brasileiro;
    - idioma português Brasil.


    Pessoal vale a dica, estamos usando, aprovamos e recomendamos o equipamento.
    Excelente relação custo beneficio.

    Espero ter ajudado a sanar algumas duvidas.



    Um outro modelo de equipamento Intelbras que vale a pena comentar é o APC 5M, na qual esse substitui os ROCKETs em todos os sentidos. Possuímos enlaces com grandes distancias e um ótimo rendimento.



    Abraços a todos.
    seu vc quer chorar de raiva que nem eu compra WOM 5000

    ta na duvida olha isso
    https://under-linux.org/showthread.p...935#post667935

  20. #20
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Thumbs up Re: Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio

    No meu caso, o WOM 5000 está muito bom... tbm passei por dificuldades iniciais, mas o suporte sempre me atendeu e hj minha rede tá show, faz um bom tempo que não tenho chamados nos clientes com WOM 5000...
    Tem os vídeos a seguir, que podem ajudar os colegas com dificuldades:

    Instalação e configuração - Geral:

    Instalação e configuração em modo de operação cliente:

    J.C.