+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dúvidas quanto ao dhcp drop

    Bom dia pessoal, quanto ao dhcpdrop, gostaria de saber o seguinte: alguns clientes aqui na minha rede que tem roteador, eu deixei com dhcp ligado porque eu quis autenticando hostpot, e outros eu coloquei com com o roteador discando pppoe.

    eu fazendo esse procedimento de dhcp drop para bloquear dhcp intruso na minha rede que para aa conexao de alguns clientes, automaticamente esses clientes tambem serão afetados ou não..

    ou somente o mesmo é bloqueado quando invade a faixa de ip do meu server?????????


    essa dúvida pra mim é crucial...

  2. #2

    Padrão Re: dúvidas quanto ao dhcp drop

    Se você configurou a regra certa não vai ter problema nenhum por que ela vai impedir a publicação de qualquer IP diferente da faixa do seu DHCP

  3. #3

    Padrão Re: dúvidas quanto ao dhcp drop

    Citação Postado originalmente por ruanserver Ver Post
    Bom dia pessoal, quanto ao dhcpdrop, gostaria de saber o seguinte: alguns clientes aqui na minha rede que tem roteador, eu deixei com dhcp ligado porque eu quis autenticando hostpot, e outros eu coloquei com com o roteador discando pppoe.

    eu fazendo esse procedimento de dhcp drop para bloquear dhcp intruso na minha rede que para aa conexao de alguns clientes, automaticamente esses clientes tambem serão afetados ou não..

    ou somente o mesmo é bloqueado quando invade a faixa de ip do meu server?????????


    essa dúvida pra mim é crucial...
    Infelizmente, nunca consegui fazer essa opção funcionar corretamente no Mikrotik.
    Todo e qualquer cliente proximo ao DHCP intruso acabará pegando a configuração dele.

    Se quer ter a rede em bridge e mesmo assim ter um nivel a mais de segurança...
    - Ative a isolação de clientes em todos os AP
    - Esqueça Switch comum, use Switches com VLAN, fixa ou não. (no site da ispshop você encontra uns Switches com VLAN)

  4. #4

    Padrão Re: dúvidas quanto ao dhcp drop

    amigo ,, continuei sem entender, gostaria de uma explicação mais explicita. ou seja: Minha pergunta é simples e objetiva,,,


    Gostaria de saber o seguinte: o que vai acontecer com meus clientes que eu ativei o dhcp do roteador dele ., e coloquei como pppoe, ou hotspot com dhcp habilitado???

  5. #5

    Padrão Re: dúvidas quanto ao dhcp drop

    amigo ,, continuei sem entender, gostaria de uma explicação mais explicita. ou seja: Minha pergunta é simples e objetiva,,,


    Gostaria de saber o seguinte: o que vai acontecer com meus clientes que eu ativei o dhcp do roteador dele ., e coloquei como pppoe, ou hotspot com dhcp habilitado???
    Amigo o que vai acontecer é que seus clientes que estão trabalhando com roteador com dhcp ativo na porta wan vai receber do seu servidor um ip e só vai autenticar direto do pc dele tanto pppoe quanto hotspot.

    Se você tiver a regra certa para bloquear dhcp vindo de cliente show de bola, caso contrario você pode ter problema de dhcp vindo de algum cliente, aqui eu uso uma regra que resolveu esse de problema de dhcp vindo de cliente já a muito tempo mas como migrei para pppoe ai que ficou melhor nem preciso dessa regra.

    Uma dica aqui eu trabalho com a nano do cliente discando o pppoe em modo router dessa forma já não vou ter problema de dhcp vindo e indo nem vai ter compartilhando de arquivos com outros clientes e quando o cliente tem roteador deixo ele em modo bridge com dhcp desativado ai a nano tem o papel de mandar o dhcp em da pra saber quantas pessoas estão pendurada naquele equipamento você tem um controle completo pois você tem acesso ao equipamento do cliente fica ótimo.

  6. #6

    Padrão Re: dúvidas quanto ao dhcp drop

    Po irmao. Muito obrigado pelos esclarecimentos... eu acho que vou desativar todos os dhcps dos clientes... ou entao vou utilizar essa regra........sua.... tem como vc me passar essa regra??

  7. #7

    Padrão Re: dúvidas quanto ao dhcp drop

    As duas regras que uso são essas, aqui tenho um bridge no meu servidor mikrotik a onde todos os equipamentos são conectados direto nele, tenho um cabeamento próximo ao provedor e uso switch com VLAN que isola os clientes também.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	88,8 KB
ID:      	50042

  8. #8

    Padrão Re: dúvidas quanto ao dhcp drop

    mais no meu caso aqui como é que ficaria, aqui a unica coisa que está em bridge aqui é meu modem, a rb que está discando.


    então como é que ficaria essa regra?

  9. #9

    Padrão Re: dúvidas quanto ao dhcp drop

    No caso você pode fazer um filter seguindo o esquema dessa regra ai mas ai seria em IP FIREWALL FILTER me diga como você interliga seus equipamento ao servidor MK explica melhor sua rede pra eu entender.

  10. #10

    Padrão Re: dúvidas quanto ao dhcp drop

    então, minha rede está da seguinte forma:

    1 modem em bridge
    2. rb discando pppoe.
    3. forma de autenticação pppoe e hostpot na mesma interface.
    4. roteadores sendo usado com dhcp ligado hotspot , desligado , ligado pppoe,
    5. suite nos postes, desses swichts comum....

  11. #11

    Padrão Re: dúvidas quanto ao dhcp drop

    Se você usa somente uma porta de saída direto para um switch então tente essa regra da screen nas regra vai em action= drop, só um dica use switch com VLAN pois se bloquear somente no mikrotik o dhcp externo e os switchs forem comum não vai adiantar nada pois o dhcp vai viajar por todas sua a rede de switch, já switchs com VLAN só tem um porta de entrada e as outras porta são saída com isolamento fazendo com que nenhum cliente se comunique um com o outro então não volta dhcp de nenhum lugar da rede somente do seu servidor mikrotik.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bloquear dhcp externo.jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	88,1 KB
ID:      	50117

  12. #12

    Padrão Re: dúvidas quanto ao dhcp drop

    freitascs muito obrigado pela sua ajuda, não vou poder fazer isso agora, porém agradeço muito a sua ajuda...