+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    O Mikrotik suporte alguns tipos de algortimos de controle de Banda.
    São eles: pfifo, bfifo, sfq, red, mqfifo, pcq

pfifo, assim como bfifo
    são algorítimos de fila... o que chega primeiro, sai primeiro.
    A diferença está em como os dois são tratados.
    no pfifo: o pacote que chega primeiro, sai primeiro.
    já no bfifo: o byte que chega primeiro, sai primeiro

mqfifo - é igual ao pfifo, mas com suporte para múltiplas filas.

red - podemos dizer que é uma evolução do pfifo.
    pois ele tenta evitar o congestionamento da banda, fazendo uma comparação entre o tamanho minimo da fila e o tamanho máximo.

pcq - é o melhor algoritmo para distribuir igualmente uma banda entre os usuários ou quando queremos ter um minimo de administração.
    Basicamente podemos usar o pcq de três formas diferentes: Igualdade de largura de banda para um determinado número de usuários; Alguma largura de banda distribuída com igualdade entre os usuários; Largura de banda desconhecida distribuída com igualdade entre os usuários.
    Recentemente fiz o uso do PCQ para implementar um controle de download parecido ao que as Operadoras fazem (se o cliente fizer um teste de velocidade, registra a velocidade contratada dele... mas precisa fazer 2 ou mais downloads e somar eles para chegar a velocidade contratada)
    https://under-linux.org/showthread.php?t=163038

sfq - ele busca equalizar o fluxo de trafego quando esse estiver no limite.
    Como? ao contrario dos outros, que deixa o primeiro que chegou, sair primeiro.
    o sfq pega aleatoriamente um pouco de cada.
    na minha opinião, essa é o melhor algorítimo para se usar no controle de banda dos clientes.
    em testes realizados, obtive uma melhora incrível no controle de banda dos clientes.
    com o sfq, conseguimos fazer um download e navegar simultaneamente sem ter problemas.

Essa implementação é feita em "/Queue Type".
    Boa noite !

Estava lendo o seu post, e fiquei com uma dúvida na configuração da minha rb.
    Em Queue List / Queue types
    Type Name Kind
    *default pfifo ...> muda para pcq ?
    O restante abaixo mudar para pcq ?

Type name: ethernet-default
    Queue size 10 packets ?

Nas outras está definido 100 packts, segue abaixo print da minha rb, peço por favor que corrija para mim o que estiver
    errrado.
    Obrigado

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-07-13 22.40.53.png
Visualizações:	665
Tamanho: 	357,6 KB
ID:      	60229

2. O meu tópico relata uma simples política das tantas ... O queue tree existem muito mais implementações ... Sugiro que leia sobre os protocolos de controle..
    Wiki.Mikrotik.com

3. Anexo 60230 Anexo 60231 pessoal, vcs poderiam me explicar detalhadamente o que devo fazer e se essa config serve para pppoe tbm?
    agradeço desde ja

4. PedroAlmenida, serve para pppoe tbm, se você utiliza freeradius com uma mikrotik como cliente do radius...

Quando um cliente conecta com o pppoe na mikrotik(pppoe-server), "ganha" a queue type default-small, é só alterar a kind para sfq. deixando o perturb=5ms e Allot=1514bytes.

@AndrioPJ excelente explicação... parabéns por compartilhar seu conhecimento com todos.

--
    Dpetry

5. @dpetry no caso eu não teria que mudar nada na aba, interface queues como tem na foto???

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
    Último Post: 28-02-2013, 00:33
  2. Respostas: 8
    Último Post: 08-01-2013, 18:25
  3. Redirecionamento de redes para links espec. (revirei google)
    Por paliveira no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 01-09-2004, 21:12
  4. roteador para link de 1 MB
    Por alisson no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 06-08-2004, 16:41
  5. Configuração Hardware ideal para servidor
    Por jair no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11
    Último Post: 14-08-2003, 16:23

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L