Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fila ideal para link robusto

    OLÁ PARA TODOS


    Alguém sabe o tipo de fila ideal que posso usar em meu RouterOS? Possuo no momento um link de 100 MB e uso a fila do tipo PFIFO com Queue Size de 50 Pacotes, já que não possuo folga no link.


    Agradeço o retorno.

  2. #2

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    muda para SFQ todos os default-

  3. #3

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Opa... na boa... já procurei aqui, lí o wiki do mikrotik mas, não consegui entender e, saber qual a diferença entre pfifo e sqf, as filas recomendadas... uns aconselham a sqf para wireless e pfifo para ethernet... poderiam informar as particularidades de cada uma?

    Abraço a todos...

    Luiz

  4. #4

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Citação Postado originalmente por labrbomfim Ver Post
    Opa... na boa... já procurei aqui, lí o wiki do mikrotik mas, não consegui entender e, saber qual a diferença entre pfifo e sqf, as filas recomendadas... uns aconselham a sqf para wireless e pfifo para ethernet... poderiam informar as particularidades de cada uma?

    Abraço a todos...

    Luiz
    Não importa se é wireless ou ethernet, use sfq
    ele equaliza melhor o uso da banda no cliente.
    com o pfifo, quando o cliente navega e baixa algo simultaneamente, a navegação fica estranha.
    ja com sfq, o algorítimo pega um pouco de cada afim de equalizar o uso, dessa forma o cliente consegue baixar algo e navegar melhor.

  5. #5

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Opa. Bom dia.
    Esta e nova para mim, desculpe a ignorância, mas onde implemento isto.
    Obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Vou fazer o teste aqui, mas qual a configuração que uso pro SFQ, a padrão mesmo (perturb = 5s e allot = 1514 bytes) ? Aqui é tudo cabeado.

  7. #7

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Citação Postado originalmente por labrbomfim Ver Post
    Opa... na boa... já procurei aqui, lí o wiki do mikrotik mas, não consegui entender e, saber qual a diferença entre pfifo e sqf, as filas recomendadas... uns aconselham a sqf para wireless e pfifo para ethernet... poderiam informar as particularidades de cada uma?

    Abraço a todos...

    Luiz
    O Mikrotik suporte alguns tipos de algortimos de controle de Banda.
    São eles: pfifo, bfifo, sfq, red, mqfifo, pcq

    pfifo, assim como bfifo
    são algorítimos de fila... o que chega primeiro, sai primeiro.
    A diferença está em como os dois são tratados.
    no pfifo: o pacote que chega primeiro, sai primeiro.
    já no bfifo: o byte que chega primeiro, sai primeiro

    mqfifo - é igual ao pfifo, mas com suporte para múltiplas filas.

    red - podemos dizer que é uma evolução do pfifo.
    pois ele tenta evitar o congestionamento da banda, fazendo uma comparação entre o tamanho minimo da fila e o tamanho máximo.

    pcq - é o melhor algoritmo para distribuir igualmente uma banda entre os usuários ou quando queremos ter um minimo de administração.
    Basicamente podemos usar o pcq de três formas diferentes: Igualdade de largura de banda para um determinado número de usuários; Alguma largura de banda distribuída com igualdade entre os usuários; Largura de banda desconhecida distribuída com igualdade entre os usuários.
    Recentemente fiz o uso do PCQ para implementar um controle de download parecido ao que as Operadoras fazem (se o cliente fizer um teste de velocidade, registra a velocidade contratada dele... mas precisa fazer 2 ou mais downloads e somar eles para chegar a velocidade contratada)
    https://under-linux.org/showthread.php?t=163038

    sfq - ele busca equalizar o fluxo de trafego quando esse estiver no limite.
    Como? ao contrario dos outros, que deixa o primeiro que chegou, sair primeiro.
    o sfq pega aleatoriamente um pouco de cada.
    na minha opinião, essa é o melhor algorítimo para se usar no controle de banda dos clientes.
    em testes realizados, obtive uma melhora incrível no controle de banda dos clientes.
    com o sfq, conseguimos fazer um download e navegar simultaneamente sem ter problemas.

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Opa. Bom dia.
    Esta e nova para mim, desculpe a ignorância, mas onde implemento isto.
    Obrigado.
    Essa implementação é feita em "/Queue Type".

  8. #8

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    O Mikrotik suporte alguns tipos de algortimos de controle de Banda.
    São eles: pfifo, bfifo, sfq, red, mqfifo, pcq

    pfifo, assim como bfifo
    são algorítimos de fila... o que chega primeiro, sai primeiro.
    A diferença está em como os dois são tratados.
    no pfifo: o pacote que chega primeiro, sai primeiro.
    já no bfifo: o byte que chega primeiro, sai primeiro

    mqfifo - é igual ao pfifo, mas com suporte para múltiplas filas.

    red - podemos dizer que é uma evolução do pfifo.
    pois ele tenta evitar o congestionamento da banda, fazendo uma comparação entre o tamanho minimo da fila e o tamanho máximo.

    pcq - é o melhor algoritmo para distribuir igualmente uma banda entre os usuários ou quando queremos ter um minimo de administração.
    Basicamente podemos usar o pcq de três formas diferentes: Igualdade de largura de banda para um determinado número de usuários; Alguma largura de banda distribuída com igualdade entre os usuários; Largura de banda desconhecida distribuída com igualdade entre os usuários.
    Recentemente fiz o uso do PCQ para implementar um controle de download parecido ao que as Operadoras fazem (se o cliente fizer um teste de velocidade, registra a velocidade contratada dele... mas precisa fazer 2 ou mais downloads e somar eles para chegar a velocidade contratada)
    https://under-linux.org/showthread.php?t=163038

    sfq - ele busca equalizar o fluxo de trafego quando esse estiver no limite.
    Como? ao contrario dos outros, que deixa o primeiro que chegou, sair primeiro.
    o sfq pega aleatoriamente um pouco de cada.
    na minha opinião, essa é o melhor algorítimo para se usar no controle de banda dos clientes.
    em testes realizados, obtive uma melhora incrível no controle de banda dos clientes.
    com o sfq, conseguimos fazer um download e navegar simultaneamente sem ter problemas.


    Essa implementação é feita em "/Queue Type".


    Muito obrigado diretor. Pela explicação e atenção.. heheh

  9. #9

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Andrio, como sempre você é um pesquisador e repassador de conhecimento nato.

    O melhor de tudo é que você escreve com suas palavras tornando fácil o entendimento e não naquele modo que tentaram redirecionar para efeito de propaganda de forum, onde o que está lá é só tradução do que já existe na net. E por sinal uma tradução que precisa ler mais de uma vez para pegar o sentido do que se quer transmitir. Para quem diz que já morou nos Estados Unidos é uma tradução muito fraca. Ou então já copiou traduzida por outro.
    Naquele link redirecionando, fala muito mas na prática é como se tivessemos lendo um manual sem exemplos de aplicação. Só material copiado e colado.

    Mais uma vez parabéns meu amigo pela boa explicação prática.
    De teoria a internet esta cheia, nesta era do copiar e colar. Quero ver é explicar na prática com as próprias palavras como você fez.
    Eu estava usando pfifo pois entendia que numa fila o primeiro sempre deveria ter a preferencia. Mas você me fez ver claramente que nem sempre é assim. Vou testar o SFQ

    Aprofundando um pouco mais a questão. No meu caso que uso o hotspot, a interface cliente está marcada em "interface queue" o type como ethernet- default. Dai fui lá em "queues type" e marquei como SFQ.

    E como a simple queue é dinâmica e criada a medida que o usuário conecta, esta alteração para SFQ só vai valer para as novas conexões ou as em uso também já serão beneficiadas? Isso é uma coisa que já procurei no wiki da mikrotik mas não encontrei resposta.

    É uma atitude como esta sua que faz o Under ser o primeiro forum a ser pesquisado para resolver um assunto.

    r

  10. #10

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Carlos,

    Sim, é automático.
    Eu altero todas as com nome "default" para sfq.
    Assim, melhora não somente a banda de cada cliente, como também o controle no geral.

    Como assim?
    Simplesmente porque ao contrario do PFIFO (ou BFIFO, que segue a regra do primeiro que chega é o primeiro que sai)... o SFQ tentará equalizar o fluxo de trafego do cliente quando esse atingir os 100% de uso (tentando pegar um pouco de cada do fluxo de trafego).
    E no controle Geral, ele irá tentar um pouco de cada cliente e passar a frente.
    resumindo: ele equaliza a banda do cliente, e equaliza todos os clientes.

  11. #11

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Simplesmente, falou tudo...!!!


    Valeu!



    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Carlos,

    Sim, é automático.
    Eu altero todas as com nome "default" para sfq.
    Assim, melhora não somente a banda de cada cliente, como também o controle no geral.

    Como assim?
    Simplesmente porque ao contrario do PFIFO (ou BFIFO, que segue a regra do primeiro que chega é o primeiro que sai)... o SFQ tentará equalizar o fluxo de trafego do cliente quando esse atingir os 100% de uso (tentando pegar um pouco de cada do fluxo de trafego).
    E no controle Geral, ele irá tentar um pouco de cada cliente e passar a frente.
    resumindo: ele equaliza a banda do cliente, e equaliza todos os clientes.

  12. #12

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    ótimo post, obrigado pelo eclarecimento a todos!!


    experimentei aqui, realmente melhora muito a navegação, recomndado. pequenos detalhs que da uma melhoria na rede mesmo!!

    vai uma ajudinha para que usa ppoe, hotspor ou simple queues.
    abra o winbox, aba queues, interface queues, queues types, ali e so mudar no default para sfq, e ja estara pronto!
    Última edição por alexsuarezferreira; 10-03-2013 às 11:47.

  13. #13

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    fazia tempo que estava atras de uma explicação nao precisa de legenda , valeu mesmo mascaraapj , deu uma aula em poucas palavras

  14. #14

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Bom dia,

    Excelente post amigo. Obrigado por esclarecer estas dúvidas. Agora mãos a obra testar xD

  15. #15

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Parabéns aos colegas,
    Só me mebati no post hoje...bacana e muito bem explicado.

  16. #16

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    O Mikrotik suporte alguns tipos de algortimos de controle de Banda.
    São eles: pfifo, bfifo, sfq, red, mqfifo, pcq

    pfifo, assim como bfifo
    são algorítimos de fila... o que chega primeiro, sai primeiro.
    A diferença está em como os dois são tratados.
    no pfifo: o pacote que chega primeiro, sai primeiro.
    já no bfifo: o byte que chega primeiro, sai primeiro

    mqfifo - é igual ao pfifo, mas com suporte para múltiplas filas.

    red - podemos dizer que é uma evolução do pfifo.
    pois ele tenta evitar o congestionamento da banda, fazendo uma comparação entre o tamanho minimo da fila e o tamanho máximo.

    pcq - é o melhor algoritmo para distribuir igualmente uma banda entre os usuários ou quando queremos ter um minimo de administração.
    Basicamente podemos usar o pcq de três formas diferentes: Igualdade de largura de banda para um determinado número de usuários; Alguma largura de banda distribuída com igualdade entre os usuários; Largura de banda desconhecida distribuída com igualdade entre os usuários.
    Recentemente fiz o uso do PCQ para implementar um controle de download parecido ao que as Operadoras fazem (se o cliente fizer um teste de velocidade, registra a velocidade contratada dele... mas precisa fazer 2 ou mais downloads e somar eles para chegar a velocidade contratada)
    https://under-linux.org/showthread.php?t=163038

    sfq - ele busca equalizar o fluxo de trafego quando esse estiver no limite.
    Como? ao contrario dos outros, que deixa o primeiro que chegou, sair primeiro.
    o sfq pega aleatoriamente um pouco de cada.
    na minha opinião, essa é o melhor algorítimo para se usar no controle de banda dos clientes.
    em testes realizados, obtive uma melhora incrível no controle de banda dos clientes.
    com o sfq, conseguimos fazer um download e navegar simultaneamente sem ter problemas.


    Essa implementação é feita em "/Queue Type".
    Boa noite !

    Estava lendo o seu post, e fiquei com uma dúvida na configuração da minha rb.
    Em Queue List / Queue types
    Type Name Kind
    *default pfifo ...> muda para pcq ?
    O restante abaixo mudar para pcq ?

    Type name: ethernet-default
    Queue size 10 packets ?

    Nas outras está definido 100 packts, segue abaixo print da minha rb, peço por favor que corrija para mim o que estiver
    errrado.
    Obrigado

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-07-13 22.40.53.png
Visualizações:	1069
Tamanho: 	357,6 KB
ID:      	60229

  17. #17

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    O meu tópico relata uma simples política das tantas ... O queue tree existem muito mais implementações ... Sugiro que leia sobre os protocolos de controle..
    Wiki.Mikrotik.com

  18. #18

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    Anexo 60230 Anexo 60231 pessoal, vcs poderiam me explicar detalhadamente o que devo fazer e se essa config serve para pppoe tbm?
    agradeço desde ja

  19. #19
    Avatar de dpetry
    Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Cabo frio - Rio de Janeiro
    Posts
    184

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    PedroAlmenida, serve para pppoe tbm, se você utiliza freeradius com uma mikrotik como cliente do radius...

    Quando um cliente conecta com o pppoe na mikrotik(pppoe-server), "ganha" a queue type default-small, é só alterar a kind para sfq. deixando o perturb=5ms e Allot=1514bytes.

    @AndrioPJ excelente explicação... parabéns por compartilhar seu conhecimento com todos.

    --
    Dpetry

  20. #20

    Padrão Re: Fila ideal para link robusto

    @dpetry no caso eu não teria que mudar nada na aba, interface queues como tem na foto???