+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb750 aguentando tranco

    Bom dia galera,
    Quero compartilhar minha experiência com RB750.
    Comecei a pouco trabalhar Mikrotik, lendo fóruns, manuais, vídeos, e fui aprendendo aos poucos. ainda não sei nada. rsrsrss... mas é o seguinte. Sempre ouvi falar que a RB750 é a mais fraca, mais barata e tals. BLZ. Coloquei uma aqui para fazer balance de 4 links com modem roteado. depois coloquei outra com hotpost. Maravilha! tudo funcionando perfeito para atender uma grade de 80 clientes. Como sou curioso (teimoso), peguei uma outra rb750 e mandei tudo nela. Balance PCC modem em bridge, Hotspot, controle de banda, e o detalhe: sem servidor cache.
    4 links de 1 Mb cada.
    Senhores, já faz 1 mês e até agora ela não travou, não deu nenhum pau. A maior quantidade registradas de acessos simultâneos foi de 35. Nesse momento o idle estava em 50/60 até 70, processador 25/35 %, memoria 13 mb. Maravilha! e a velocidade normal para os clientes. Não tem cooller ainda nela, mas vou colocar.
    Só digo que está aguentando o tranco excelente.
    O que diminui o idle é quando se tem muitos clientes com aviso, dae o transparente proxy trabalha um pouco mais. e de vez em quando o firewall também trabalha bem, mas nada que comprometa a qualidade do serviço.
    DETALHE: Não entendo nada de mikrotik, estou engatinhando. Mas faz dias que leio bastante e testo configurações em um pc e outra rb. Fiz toda a configuração de Balance PCC em bridge sozinho, e está muito bom. Quando modem era roteado usei o programinha PCC 1.2.
    Mas agora tenho mais noção da coisa.
    Quem tem dificuldades também aí, me manda e-mail que envio as regras prontinhas para balance PCC de 4 links com modens em bridge.
    Então galera, não tenham medo. RB750 até 80 Clientes com balance aguenta o tranco.
    Agora vou colocar mais 20 clientes e testar como ficará. depois coloco o resultado aqui.

  2. #2

    Padrão Re: Rb750 aguentando tranco

    obrigado por compartilhar.

    me passa a configuração em private, pode ser?

    nlima

  3. #3

    Padrão Re: Rb750 aguentando tranco

    Estranho! Sempre ouvi falar que Load Balance não funciona com Hotspot se os 2 estiverem rodando no mesmo equipamento.

  4. #4

    Padrão Re: Rb750 aguentando tranco

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Estranho! Sempre ouvi falar que Load Balance não funciona com Hotspot se os 2 estiverem rodando no mesmo equipamento.
    "... depois coloquei outra com hotpost..."

    acho que são duas rbs

    nlima

  5. #5

    Padrão Re: Rb750 aguentando tranco

    Citação Postado originalmente por nlima Ver Post
    "... depois coloquei outra com hotpost..."

    acho que são duas rbs

    nlima

    Como sou curioso (teimoso), peguei uma outra rb750 e mandei tudo nela. Balance PCC modem em bridge, Hotspot, controle de banda, e o detalhe: sem servidor cache.
    Não, segundo ele, depois ele jogou tudo numa RB só.

  6. #6

    Padrão Re: Rb750 aguentando tranco

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Não, segundo ele, depois ele jogou tudo numa RB só.
    Bem observado! passou pelo meu firewall(rsrsrs)

    será que ficaria bom com link(adsl) diferentes velocidades, tipo:

    15M gvt
    15M OI
    1M OI

    Não testei ainda, mas se souberem me dizer fico grato pelo compartilhamento.

    nlima

  7. #7

    Padrão Re: Rb750 aguentando tranco

    Olá Srs, também sempre ouvi que não dava certo.
    Mas, sou insistente e gosto de testar para poder acreditar.
    Está tudo em uma RB só.

    Mas ouço dizer que não é bom. É sempre bom deixar uma para load e outra para controle.

    Por enquanto está indo tudo bem. 80 clientes cadastrados, no máximo 35 simultaneos (e acredito que nunca passará disso). O normal simultaneo diariamente é de 15 a 23. aconteceu uma vez so de ter 35. E está muito bom. Pessoal está assistindo vídeo sem travar...
    Tem mais um detalhe. depois das 23 horas até as 5 da manha... toda banda é liberada. Assim podem baixar filmes, jogos sem problemas.

  8. #8

    Padrão Re: Rb750 aguentando tranco

    Ola sr Hefabis,

    Tenho uma RB 750 parada ha um ano e o meu interesse q ela sirva apenas de servidor pois tenho apenas um link Oi de 10Mb.
    Na rede tem uns 40 usuarios. Vc poderia me ajudar? Entra em contato via e-mail. [email protected]
    Mto Obrigado

  9. #9
    Avatar de wastson
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Paulista, Pernambuco, Brazil, Brazil
    Posts
    2

    Padrão Re: Rb750 aguentando tranco

    Citação Postado originalmente por hefabis Ver Post
    Bom dia galera,
    Quero compartilhar minha experiência com RB750.
    Comecei a pouco trabalhar Mikrotik, lendo fóruns, manuais, vídeos, e fui aprendendo aos poucos. ainda não sei nada. rsrsrss... mas é o seguinte. Sempre ouvi falar que a RB750 é a mais fraca, mais barata e tals. BLZ. Coloquei uma aqui para fazer balance de 4 links com modem roteado. depois coloquei outra com hotpost. Maravilha! tudo funcionando perfeito para atender uma grade de 80 clientes. Como sou curioso (teimoso), peguei uma outra rb750 e mandei tudo nela. Balance PCC modem em bridge, Hotspot, controle de banda, e o detalhe: sem servidor cache.
    4 links de 1 Mb cada.
    Senhores, já faz 1 mês e até agora ela não travou, não deu nenhum pau. A maior quantidade registradas de acessos simultâneos foi de 35. Nesse momento o idle estava em 50/60 até 70, processador 25/35 %, memoria 13 mb. Maravilha! e a velocidade normal para os clientes. Não tem cooller ainda nela, mas vou colocar.
    Só digo que está aguentando o tranco excelente.
    O que diminui o idle é quando se tem muitos clientes com aviso, dae o transparente proxy trabalha um pouco mais. e de vez em quando o firewall também trabalha bem, mas nada que comprometa a qualidade do serviço.
    DETALHE: Não entendo nada de mikrotik, estou engatinhando. Mas faz dias que leio bastante e testo configurações em um pc e outra rb. Fiz toda a configuração de Balance PCC em bridge sozinho, e está muito bom. Quando modem era roteado usei o programinha PCC 1.2.
    Mas agora tenho mais noção da coisa.
    Quem tem dificuldades também aí, me manda e-mail que envio as regras prontinhas para balance PCC de 4 links com modens em bridge.
    Então galera, não tenham medo. RB750 até 80 Clientes com balance aguenta o tranco.
    Agora vou colocar mais 20 clientes e testar como ficará. depois coloco o resultado aqui.

    boa tarde amigo fiquei curioso e estou pra teste também vc tem o passo a passo de toda a configuração ?, manda por e-mail [email protected].

    Abraços!!