+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguma forma de monitorar trafego individual de cada ip

    Pessoal preciso de alguma forma simples no mikrotik onde eu possa monitorar quanto cada ip esta consumindo em kbps.

    Ja revirei tudo quanto ha procurando um jeito e realmente não estou conseguindo.

    Preciso de uma tela onde eu veja todos os ips ativos e quanto cada um esta consumindo para assim eu poder tomar alguma providencia.

    Possuo um mikrotik para apenas 8 computadores. Ou seja coisa pequena.

    Ja pensei em fazer um script onde a cada lease que o dhcp fornecer seria criado uma simple queue para o ip. Isso ja resolve meu problema alguem tem um script parecido?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Alguma forma de monitorar trafego individual de cada ip

    Basta você dividar a sua banda igualmente na queues caso seja esse o caso. Podendo inclusive configurar a banda para ser divida pela quantidade de máquinas conectadas no momento. Inclusive com uso dinâmico da banda.
    Exemplo: link = 10mb - 3 clientes conectados = 3,3mb para cada, ou limitar a banda de cada um a 4mb, dividindo pela carga de cada cliente. Se um está lendo o globo e 2 fazendo download, mais banda para os 2 (1 com 5mb e outro com 2mb), sem sacrificar o do globo. E se o do globo, resolve fazer um download nesse tempo, a carga será dividida igualmente em 3,3mb para cada.
    Ou seja, dá para fazer quase tudo que precisa pela queues.

    Ou crie um pppoe ou hotspot com a banda que quiser para cada usuário ou máquina.

    Na aba tools grphing dá ára ter uma boa noção do consumo de cada ip
    Não precisa de script.

  3. #3

    Padrão Re: Alguma forma de monitorar trafego individual de cada ip

    Fiz uma gambiarra aquei que funcionou.


    EXecutei um script onde crei uma queue para cada ip do dhcp, ambos com 6 mb. (Meu link e de 5 mb).

    Ficou legal da par verificar de boa qual ip esta comendo muita banda.

    Mas vlw aew.

  4. #4

    Padrão Re: Alguma forma de monitorar trafego individual de cada ip

    Amigos... sou novo no mundo mikrotik.Gostaria de saber como faz essa QUEUE ou como usar esse script.teriam um tutorial sobre o assunto?implementei um hotspot em um hotel, preciso deixa a velocidade minima para os FREE, e para os q pagarem, dar mais megas pra eles. Qual seria a melhor maneira de fazer isso ?Como consigo balancear a banda para os frees tmb, tipo quero que para todos os frees eles tenha somente 5mb ao todo, ou seja, 5mb/numero dos conectados... assim consigo destribuir melhor e nao sacrifico ninguem quando alguem fazer dawload, simplesmente divido e dou a mesma banda para todos.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por slipnkotroxx Ver Post
    Fiz uma gambiarra aquei que funcionou.


    EXecutei um script onde crei uma queue para cada ip do dhcp, ambos com 6 mb. (Meu link e de 5 mb).

    Ficou legal da par verificar de boa qual ip esta comendo muita banda.

    Mas vlw aew.
    Boa tarde, amigo!
    Sei que este post já é antigo, mas estou precisando de algo parecido, algo que mostre uma lista dos ips e seu respectivo consumo. Poderia mostrar como fez o script e a monitoração? Ou então se houver alguma outra forma para monitorar.

  6. #6

    Padrão Re: Alguma forma de monitorar trafego individual de cada ip

    depois passa teamview que posso te dar umas dicas simples de adm mk

  7. #7

    Padrão Re: Alguma forma de monitorar trafego individual de cada ip

    Citação Postado originalmente por amaurybrito Ver Post
    depois passa teamview que posso te dar umas dicas simples de adm mk
    Obrigado, amaurybrito!
    Enviei meu número em pvt para te passar o teamviewer.

  8. #8

    Padrão Re: Alguma forma de monitorar trafego individual de cada ip

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    No DHCP já é possível adicionar controle de banda, semelhante ao PPPoE.


    Sent from my iPhone.
    Bom dia, ab5x2!
    Poderia me dar mais informações?
    Grato!

  9. #9

    Padrão Re: Alguma forma de monitorar trafego individual de cada ip

    @ab5x2 será que a queue gasta menos processador que regras na mangle (conntrack)?

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Alguma forma de monitorar trafego individual de cada ip

    Usa o grafico do mikrotik mesmo ali te da o consumo por hora diario e anual,roda um script que para ele salvar mesmo reiniciando o equipamento.

  11. #11

    Padrão Re: Alguma forma de monitorar trafego individual de cada ip

    Usa o grafico do mikrotik mesmo ali te da o consumo por hora diario e anual,roda um script que para ele salvar mesmo reiniciando o equipamento.