+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    Pessoal, blz?

    Alguém aí sabe se tem alguma forma de eu alterar alguma configuração específica em massa, pra não precisar entrar no rádio de cada cliente, um por vez?

    To querendo fazer uns testes aqui, não to me dando bem com uso dos canais em 10MHz, se eu mudar pra 20Mhz no AP antes de alterar cada cliente, o cliente terá que receber uma visita técnica pra fazer essa alteração e como é só teste, se eu tiver que voltar pra 10MHz, vai ser a mesma amolação de voltar em vários clientes novamente!

    Tentei pelo AirControl, mas não sei se é possível fazer isso por ele. Se sim, como faço? Aproveitando, o Aircontrol aqui não encontra todos dispositivos Online, só acha alguns, a maioria tenho que adicionar manualmente pelo IP, pq?

  2. #2

    Padrão Re: Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    Aqui é fiz uma lista dos clientes que se conectam em cada AP.
    Esperei um momento de pico e acessei cada cliente remotamente e fiz a alteração neles.
    Depois alterei o AP.

    E enviei um técnico na casa dos que faltaram (uns 3 ou 4 apenas).



  3. #3

    Padrão Re: Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    Eu já fiz isso uma vez, com atualização, mas nunca com uma configuração específica, achei q dava pra fazer pelo Air Control.. Vou ter que avisar os clientes pra deixar seus rádios ligados em determinado dia, se possivel e q o serviço vai parar por alguns minutos e vou ter q visitar alguns, isso é certeza. O ruim é ter que disfazer tudo denovo, voltar pra 10MHz, se ficar pior.

  4. #4

    Padrão Re: Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    Pq nao diz qual seu problema com 10mhz?



  5. #5

    Padrão Re: Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    Baixo throughput no Upload.

  6. #6

    Padrão Re: Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Baixo throughput no Upload.
    Ai complica mesmo, aqui tenho base c/ rocket a 5/10 e 20mhz tudo ok



  7. #7

    Padrão Re: Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    Já fucei o forum da Ubiquiti e outro sites e o que mais vejo é esse tipo de reclamação em muitos falando quem em 10MHz o TDMA não gerencia bem a banda e que em 20MHz o funcionamento é melhor, mas eu sei que não é só isso, to tendo muito problema com a taxa do upload em si, não consigo valores simétricos, tipo 65/65, é sempre 65/39 e raramente 65/65, só em horários de menor tráfego geral, não falo só da minha rede, mas de todas ao redor. Chega esse horário assim, a coisa fica crítica, o TX no AP fica em 65, 58.5 ou no minimo 52Mbps, mas o RX fica sofrível, clientes inclusive taxando 3.25 que usa modulação binária. 4 da manhã consigo 12Mbps de upload, mas essa hora assim se passar 3Mbps é milagre! Mas mesmo assim, mesmo quando os clientes tão taxando bem, ainda acho o upload muito abaixo do normal, cliente taxando 65/65 dando 25Mbps de down e no maximo uns 5Mbps no teste DUplex e no teste de um via só, dá estourando 30Mbps de down e 12Mbps de up, mas geralmente dá abaixo de 10 no upoload na melhor hora.

    Edição 1:

    Esqueci de dizer q em outro POP onde tenho clientes com equipamentos antigos e mistos, uso modo B+G, com 19 clientes cadastrados, o desempenho ta muito melhor! Tb em 2.4GHz usando um Bullet M2 em 20MHz.

    Edição 2:

    To lendo um topico de 2011, onde fala sobre a legislação em 5GHz, onde teve participação do Filzek da Krazer e vários outras pessoas, o Filzek fala la que 10MHz pra distribuir é sofrível e que com 30 clientes no AP veriam o que ele tava falando. Muitos criticaram, mas eu to notando isso. To com 38 cadastrados e hj deu 35 Online simultaneamente, meu recorde, e o desempenho nao ta legal, mesmo com Airmax ativo. Os clientes ainda não tao reclamando, felizmente!

  8. #8

    Padrão Re: Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    Olha só, eu em 2.4 e esse colega aí de forum em 5GHz e tendo mesmo problema:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=161334



  9. #9

    Padrão Re: Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    acho que talvez por ssh vc consiga alterar varios de uma unica vez, criando um script que faça isso, mais é preciso que o serviço ssh suporte o uso de chaves para que vc não precise colocar senhas em cada AP...

  10. #10

    Padrão Re: Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    Bom dia.

    Citação Postado originalmente por pedrovigia Ver Post
    acho que talvez por ssh vc consiga alterar varios de uma unica vez, criando um script que faça isso...
    Exatamente. Você resolve isso com Python + Paramiko, por exemplo. Há vários tópicos aqui no Under-Linux abordando o assunto, e destaco um tópico[1] em especial.

    Citação Postado originalmente por pedrovigia Ver Post
    ...mais é preciso que o serviço ssh suporte o uso de chaves para que vc não precise colocar senhas em cada AP...
    Não necessariamente. Você pode usar um banco de senhas também, como um arquivo CSV, sugerido[2] para remover o worm Skynet, em vários ativos Ubiquiti. O código está disponível na íntegra.

    Com isso, você consegue fazer alteração em lote

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...181#post565181
    [2] https://under-linux.org/showthread.p...360#post618360

    Saudações,

    Trober



  11. #11

    Padrão Re: Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    Uma coisa que pode estar ocorrendo é com relação ao nivelamento. Se houver um dos lados ligeiramente fora do nível, no outro lado poderá haver diferença de leitura entre up e down.
    Nos ponto a ponto isso chega a ser terrível.
    Não estou dizendo que seja isso, mas é mais um fator a analisar.

    Quando me refiro a nível não é a diferença de altura entre o pop e o cliente, mas sim a orientação horizontal dos rádios.

  12. #12

    Padrão Re: Alterar uma configuração para todos clientes ao mesmo tempo

    eu aqui tenho uns 20 ap todos em 20mhz
    nunca precisei mexer nisso
    ja vi gente fazendo fiasco dizendo que ta com interferencia e troca para 10mhz e acaba se arrependendo
    a unica coisa que tem que cuidar sempre é o canal sempre limpo, semanalmente do uma olhada no CCQ e sinal de todos os clientes conectados nos aps
    10mhz só em ptp sem visada ai funciona bem