+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SERVIDOR DNS ? qual usar e vale a pena

    Boa noite pessoal, conversei com alguns amigos da areá, e também tem duvidas, hoje em dia acredito que a maioria usa dns das operadoras que normalmente da problema ou usa o do Google 8.8.8.8 ou 8.8.4.4, quero saber dos experientes se é vantajoso montar um servidor de dns dentro da rede e qual vai ser a vantagem e se vai ser percebível a diferença, agradeço aos amigos

  2. #2

    Padrão Re: Servidor DNS ? Qual usar? Vale a pena?

    Citação Postado originalmente por viaradio Ver Post
    Boa noite pessoal, conversei com alguns amigos da areá, e também tem duvidas, hoje em dia acredito que a maioria usa dns das operadoras que normalmente da problema ou usa o do Google 8.8.8.8 ou 8.8.4.4, quero saber dos experientes se é vantajoso montar um servidor de dns dentro da rede e qual vai ser a vantagem e se vai ser percebível a diferença, agradeço aos amigos
    Bom dia.

    Os servidores de DNS da maioria das grandes operadoras tem modificações tenebrosas de parâmetros (aumento do TTL, por exemplo), que implicam na imprecisão da resposta de tradução de um domínio a ser resolvido recursivamente. Para piorar a situação, tem a famosa (e tosca) violação do NXDOMAIN que algumas operadoras implementam, como no caso da Oi[1].

    Usar Google DNS é menos pior, mas ainda assim não é recomendado. É só ler o FAQ[2] para entender os motivos, que transcrevo parcialmente abaixo:

    What is the SLA for the service?
    We are not providing an SLA for this service at this time.

    I'm running an ISP. Can I redirect all my users to Google Public DNS?
    At this time, Google Public DNS is a service without an SLA, intended for individual users. If you do use Google Public DNS, we recommend that you ensure that your users have a backup or failover service.
    Ou seja, não garantia alguma de funcionamento, pois não há SLA para o serviço.

    Com isso, recomendo montar seu próprio servidor DNS. Sugiro FreeBSD + BIND

    [1] http://eng.registro.br/pipermail/gte...ry/019602.html
    [2] https://developers.google.com/speed/...ns/faq#hosting

    Saudações,

    Trober

  3. #3

    Padrão Re: SERVIDOR DNS ? qual usar e vale a pena

    Boa tarde!

    Um servidor DNS interno te trara muitos benefícios principalmente na requisições de sites,diminuindo o tempo de resposta..

  4. #4

    Padrão Re: SERVIDOR DNS ? qual usar e vale a pena

    Uso um Servidor da operadora que compramos link e servidir proprio e esta dentro da rede somente para usuarios desta empresa e te digo a diferença na hora de abrir um site com o DNS da operadora e com o da Google por exemplo tem uma diferença enorma com o da operadora de resposta de um site e muito menor ping da minha rede para o server DNS da Google da 35ms e com o da operadora da 3ms e uma baita diferença nhe..

  5. #5

    Padrão Re: SERVIDOR DNS ? qual usar e vale a pena

    Para cada site que levanto em uma cidade eu sempre coloco um servidor de DNS local fazendo slave com o meu servidor DNS principal na sede. Com isso alem de responder mais rapido aos clientes eu ainda posso direcionar tudo na minha rede pelo nome. No meu caso os servidores tem IP PUBLICOS e estao cadastrado no registro.br assim posso ainda disponibilizar e-mail, sites e outros serviços. Todos os meus cliente sao sempre direcionado aos meus servidores DNS independente dos que eles configurão com exceção dos links dedicados que podem usar o que quiser.
    Ter um servidor de DNS na rede local ao meu ver e necessidade basica para se prover qualquer serviço.

  6. #6

    Padrão Re: SERVIDOR DNS ? qual usar e vale a pena

    Citação Postado originalmente por valdineiq Ver Post
    Para cada site que levanto em uma cidade eu sempre coloco um servidor de DNS local fazendo slave com o meu servidor DNS principal na sede. Com isso alem de responder mais rapido aos clientes eu ainda posso direcionar tudo na minha rede pelo nome. No meu caso os servidores tem IP PUBLICOS e estao cadastrado no registro.br assim posso ainda disponibilizar e-mail, sites e outros serviços. Todos os meus cliente sao sempre direcionado aos meus servidores DNS independente dos que eles configurão com exceção dos links dedicados que podem usar o que quiser.
    Ter um servidor de DNS na rede local ao meu ver e necessidade basica para se prover qualquer serviço.

    Esse cadastro é necessário? ou simplesmente monto meu server e coloco na minha rede?
    O que realmente é necessário para ter um servidor DNS local?

  7. #7

    Padrão Re: SERVIDOR DNS ? qual usar e vale a pena

    E quando vc tem 3 equipamentos tais como: load balance, autenticador hotspot + dhcp, rb 433ah sinal wireless, vcs ativam e alocam dns no load e no hotspot, e deixe a mesma operadora de dns nos 3 equipamentos?

  8. #8

    Talking Re: SERVIDOR DNS ? qual usar e vale a pena

    ola, tenho usado com eficiência o SPEEDR versão free, rodando em Vmware com ip publico os 2. Lembrando que eh BSD + BIND.

  9. #9

    Talking Re: SERVIDOR DNS ? qual usar e vale a pena

    Citação Postado originalmente por Claudineibj Ver Post
    E quando vc tem 3 equipamentos tais como: load balance, autenticador hotspot + dhcp, rb 433ah sinal wireless, vcs ativam e alocam dns no load e no hotspot, e deixe a mesma operadora de dns nos 3 equipamentos?
    SIM!

  10. #10
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Thumbs up Re: SERVIDOR DNS ? qual usar e vale a pena

    Olá ViaRadio o que veja nas operadoras é a instabilidade dos Cache DNS principalmente pela quantidade de requisições e também pela alteração do TTL.
    Recomendo sim você ter um cache DNS dentro da sua empresa.
    Veja sem Cache DNS:
    Código :
    $dig  @localhost youtube.com mx | grep time
    ;; Query time: 198 msec

    Com Cache DNS:
    Código :
    $dig  @localhost youtube.com mx | grep time
    ;; Query time: 0 msec

    Conseguiu ver a diferença do tempo "Query time".

    Agora fique atento pois temos muitos programas de cache DNS, alguns mais comuns são Bind 9.x e o PDNSD.
    A grande e gigantesca diferença entre eles é que:

    Bind na sua atual versão apenas guarda os dados na RAM sendo assim se vc reiniciar o seu Cache DNS perde tudo e recomeça do zero.

    PDNSD em todas suas versões guarda os dados cacheados em um arquivo e também na RAM sendo assim se você reiniciar o seu cache DNS ao ele dar start novamente ele le os dados do arquivo e continua com tudo lá na RAM novamente.

    Ai está a diferença entre eles, pelo menos a que eu acho mais importante.

    Lembrando que você também pode contratar Serviço ou Servidores de Cache DNS pagos pois existem alguns muito bons disponíveis no mercado.

    Espero ter ajudado em sua dúvida.
    E por favor se foi útil clique na estrelinha.