+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Repetidor, Repetidor Universal, Bridge, Multi-Bridge qual a diferença ?

    Ola alguem poderia me dizer qual seria a diferença entre esses modos, ele sao + ou - compativeis com algumas marcas ou algo assim?

  2. #2

    Padrão Re: Repetidor, Repetidor Universal, Bridge, Multi-Bridge qual a diferença ?

    Bridge é basicamente uma ponte entre redes distintas, seja dentro do mesmo roteador uma ponte entre lan e wan (É o uso mais comum do termo bridge), entre wan e wan, entre lan e wlan, entre wwan e lan, etc. Não tem nada a ver com wifi, é um conceito de conexão de redes virtuais, tanto faz o modo físico como a interligação é feita (Wifi, cabo, fibra, rede eletrica).

    Repetidor e repetidor universal são modos em que o roteador wifi conecta numa rede wireless e repete a conexão desta, com o mesmo SSID ou não. A função desse modo é usar a mesma etapa de rf e antena pra aumentar o alcance dum roteador, não pense que isso é uma maravilha porque obviamente a etapa de rf e processamento estarão ocupadas demais e não trarão todo o troughput e estabilidade quanto se operasse no modo acess point (Seja roteador ou em bridge lan<>wlan).

    Recomendo a leitura das definições de wan, wireless lan, roteamento, switches, rede, e até mesmo camadas OSI, já que nos modos de repetição alguns cabeçalhos dos pacotes são adicionados ou alterados.

    Se quer fazer uma interligação entre 2 pontos, alguem pode te recomendar alguma bridge para a função, nesse caso é um equipamento, um roteador externo ou cpe, chamam de bridge porque tem medo que se chamar de cpe todos vão achar que é um roteadorzinho Dlink, mas enfim, uma CPE no modo AP e outra no modo cliente, ou 2 CPE's em modo bridge, não mudará muito o troughput geral, quando o equipamento não tem muito poder de processamento as vezes ajuda colocar tudo em modo bridge, mas quando o equipamento é poderoso pode usar modo roteado sem perda de desempenho. Mas... usando modo repetidor ou repetidor universal não tem como não perder desempenho. Existe o modo WDS para esses casos, nesse modo (Que requer um servidor WDS e clientes WDS) a perda no troughput geral é menor.