+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Vender ou receber .... duvida cruel ...

    Amigos, proponho este tópico, como um bate papo para divulgação de ideias, se puderem expressar suas opiniões eu agradeço ..

    OBS: moderador, não achei a areá mais especifica para publicar este tópico, fique a vontade para modifica-lo de lugar ...

    A minha empresa, formada por 2 sócios estou travando uma batalha ( no sentido literário ) com outro sócio para bloquear clientes inadimplentes e retirada de equipamentos.

    Cresci no ramo de comercio varejista e prestação de serviços meio que sou acostumado a lidar com dinheiro pingado, e desconfiar de toda e qualquer pessoa, pelo fato de ter levado vários calotes .... o povo suja o nome por divida de 20 reais, isto e fato !!

    O outro sócio que cuida do trabalho burocrático e caixa da empresa, veio do ramo da agricultura ..... tem uma boa lábia mas ate agora não se ligou que o caixa e talvez o setor mais importante da empresa, essencial para investimentos e capital de giro no ramo de Telecom .... já que não somos uma tele, e não temos BNDES :P.

    Acontece, que temos uma boa cartela de clientes, quase 100 % dos equipamentos em comodato, ticket médio próximo dos 95 reais ( tendencia de aumentar nos próximos meses ), custo baixo, etc .... Mas, a mensalidade dos clientes atrasa demais ou possui muita inadimplência, o que afeta programação de compras e investimentos .... Você não pode contar com aquele dinheiro entrando garantido em determinado dia ....

    Gostaria de ideias, como os senhores administram esta parte .... ???

    Minha vontade e apos 15 - 30 dias começar a emitir avisos para os inadimplentes .... com 60 dias cortar o acesso e com 90 dias retirar os equipamentos .... Meu sócio acha que com isso vamos perder muitos clientes, e estes que saírem irão fazer uma propaganda ruim da empresa .... Minha opinião e o contrario .... Cliente nunca vai faltar, se você prestar um serviço melhor que a concorrência local ou de uma tele, serviço sempre vai ter .... outro ponto e a retirada do equipamento em comodato ... eu analiso pelo seguinte : se o cliente não esta pagando, nada mais coerente do que pegar de volta e usar em outra instalação .... não acham ?

    Acredito, que o caixa e uma parte delicada em toda empresa, ainda mais em provedores locais, onde o relacionamento com o cliente e mais próximo .... fica ate meio complicado pelo contato, você cobrar uma pessoa ... não estou certo ?

    Se puderem divulgar, ou expor o relacionamento com o cliente nas suas empresas, agradeço e muito ... acredito que sera de interesse de todo o fórum ...

    Att. Carlos Henrique.

  2. #2

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    Boa tarde amigo vou falar como na empresa que trabalho(que sou dono) boleto vencido com 5 dias de atrazo o serviço e suspenço e se tiver equipamento no cliente com 30 dias que nao for sanado tal divida o equipamento e retirado pois nao e do cliente so esta la para atender o mesmo se estiver em dias.
    ja fiz um teste de deixar os clientes com 30 dias de atrazo quase quebro a empresa pq sao poucos que pagam em dias e se deixar 30,60,90 sem cortar eles ficam acessando so pagam quando aparece a tela de bloqueio ja trabalaho assim a mais de 5 anos e numca tive reclamacoes so dos caloteirose olha que aki tem varios outras empresas.

  3. #3

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    Eu bloqueio no 4 dia de vencimento. O cliente tem 3 dias para pagar depois de vencido. As 00:01 do quarto dia o acesso é bloqueado automaticamente.
    Quanto aos equipamentos, eu não trabalho com comodato (por enquanto), então não tenho este problema.

  4. #4

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    aqui funciona assim 15 dias de atraso tela de bloqueio de 5 a 5 minuto corte 20 dias
    equipamento 30 dias entro em contato para negociar ou tirar
    para quem trabalha com scm equipamentos homologado e LINK DEDICADO é duro ficar passando a mão na cabeça de clientes que fica te enrolando e as vezes muda de cidade e leva seu equipamento e chega falando para outro provedorque o equipamento é dele sem falar que a operadora de seu LINK FOR DEDICADO não espera 20 dias para te corta e se atrasar cobra juros

  5. #5

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    A minha formula do sucesso!

    Vamos ao ingredientes.

    Primeiro tenha uma ótima relação com os clientes.

    escolha datas entre 10 a 18 do mês para acumular os recebimentos. eu recebo sempre no dia 11 de todos.

    Caso tenha atrasado, é cobrado juros no dia mesmo do pagamento.

    O equipamento é comprado pelo cliente,pertence a ele, mas ele paga um valor x pela instalação. Exemplo a compra de nano loco fica em 210 + mais o valor de 120 avista pela instalação, com no máximo 10 metros de cabos, acima desta metragem 2 reais o metro excedente.

    Caso ele esteja mais de 2 dias a velocidade é reduzida.

    Si não realizar o pagamento, ou não comunicar o motivo do não pagamento dentro de 5 dias, entramos em contato com ele.

    Caso isto tenha sido ocorrido por mais de 3 meses, agente conversar com o cliente, caso contrario ai a solução é pedir pra ele procurar outro fornecedor.

    Caso ocorra o bloqueio, e o cliente não tenha comunicado o motivo, por telefone, sedex, carta, sinal de fumaça, para reativar é cobrado o valor em debito, mais uma taxa de 150 reais de ativação.


    O lado do provedor.

    Caso a internet fiquei inoperante por mais de 1 hora, esta uma hora não utilizada pelos clientes, em horário comercial é abatido, na fatura posterior.

    Caso tenhamos que realizar uma manutenção, avisamos com antecedências.

    Pedimos no máximo 12 horas para atender uma ocorrência, que constatamos que de fato é uma falha nossa.

    ligamos para todos clientes para saber como esta a qualidade do serviço.

    Em muitos casos vamos nas casas de alguns clientes para testar, o serviço, e realizar manutenções preventivas sem custo.

    Ai esta a receita de bolo, fatal a cereja ai cada um coloca a sua.

  6. #6

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    Acho comodata fria, faço como user biohazzard como sou do mato grosso alem do frete abusivo ainda tenho a diferença de icms sem falar no valor do link.

    Entao cobro nano loco m5 370,00 a vista ja com cano,suporte e 15mts de cabo + plano de 1mbps incluso ou 200,00 de entrada e 4x50,00 contrato minimo de 6 meses

    E trabalho com planos pré pago, deu 3d boleto nao compenso ta bloqueado. Se ligar antes e pedir um prazo agente senta e conversa numa boa.

    Pq nego tem dinheiro para pagar energia,agua, cerva com amigos, rabicho da sky e afins. Ele nao vai ter o $$ da net? Senta la vai.

    Visita nao produtiva é 30,00

    Tempo para atendimento de chamado durante a semana 2hr, sabado somente até as 15:00 e domingo nao atendemos pois tbm somos filho de deus.

    Como nossa rede é praticamente toda ela ubnt/mk maioria dos chamados sao problema na maquina do cliente o qual recomendo chamar um tecnico de info para resolver.

    Nao sei com vcs, mas aqui oque mais ocorre é fonte fora da tomada.

    Nossa taxa de inadinplencia chega proxima de zero, cancelamento idem. Isso que oi esta vendendo 10mb a 79,00 em minha cidade

  7. #7

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    100% dos meus clientes e comodato.
    cliente atrasou 3 dias vai pro corte sem choro

  8. #8

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    aqui tenho a metade da rede em comodato
    trabalho assim
    7 dias tela de aviso que some no 8 dia é bloqueado sem choro e sem liberar pra pagar outro dia pois ja teve aviso ja era pra ter pago
    30 dias atrasado recebe carta e aviso sms
    60 dias ligação e aviso de retirada de equipamento
    axo que seu socio ai esta muito errado
    provedor que da tanto mole pra cliente só se ferra!

  9. #9

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    Agradeço a colaboração de todos.

    Os boletos dos clientes são gerados todo dia 10.

    Infelizmente o mercado não e igual para todos. No começo da empresa, o kit cliente - composto de airgrid, 30 metros de cabo, suporte - era somente vendido para o cliente. Em função do preço elevado, baixa procura e competição com outros - OI e outros provedores - decidimos pelo equipamento em comodato, pago no ato da instalação 100 reais.

    Ahhh se fosse em 2003, onde o kit em 2.4 custava uns 600 reais com placa pci ...... valia a pena. Mas, o mercado mudou, e hj em dia e difícil praticar estes preços ....

    Ainda hj penso na questão de venda X comodato pelos problemas que temos com raios, falta de aterramento no cliente, queima de porta lan, perda de potencia .... aonde no comodato, o prejuízo acaba ficando com o provedor, na maioria das vezes ....

    Aqui temos muito pouco chamado técnico rede toda ubnt nos pops e mk como roteador nas bordas, rede roteada com ospf, tuneis vlan e vpls para trafego e circuitos dedicados, e concentrador dhcp + radius na borda para autenticação Um computador somente para gerencia, com dude e aircontrol .... ainda falta algumas coisinhas para acrescentar como : servidor de borda para o bgp quando tirar o AS, web server interno com velocímetro ftp e iperf, para o cliente testar a banda contratada "dentro da rede", 1 servidor de logs e 1 de cache ... tudo no seu tempo ... .... acredito que 95 % dos chamados ou e equipamento desligado, ou cabo de rede desconectado .... ainda não começamos a cobrar chamado técnico, mas pretendo ....

    Vou dizer minha experiencia com comercio : meu pai, ja esta na terceira empresa ... a 1 era uma distribuidora de cimento, areia, brita e tijolos basicamente, a 2 uma loja de roupa, e a 3 que ele esta agora e uma distribuidora de gas .... como cresci no meio, sei da dificuldade de conseguir capital para giro e investimento, muitas vezes sacrificando objetivos pessoais pela empresa ... e impressionante como o povo da calote em ate um botijão de gás .... já ouvi cada mentira, que ate deus duvida !

    Este ponto que não consigo colocar na cabeça do sócio ! Eu assumo que cada cliente e um risco em potencial .... ate por que, hoje em dia e muito fácil ter patrimônio, financiado, mas tem ! Os clientes bons, aonde você agrega serviço e valor, infelizmente ficam geralmente com as teles ....

    Vejo que a maioria, opta por endurecer o acesso aos clientes ... também acho o mais logico ... rs

    Agradeço pelos comentários .... vou tentar resolver esta questão o mais rápido possível ...

    Att. Carlos Henrique

  10. #10

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    Toda empresa para crescer precisa planejamento e recursos. Se estes são escassos, o planejamento tem que ser esmerado.
    Por outro lado, cliente por melhor que seja, se der moleza ele se acostuma mal. Daí como planejar sem os esperados recursos?
    O que você tem usado para gerenciar os pagamentos?

    Tem vários gerenciadores no mercado que se propoem a controlar o acesso via aviso e depois bloqueio.
    Usa e abusa destes recursos.
    Para quem conhece comércio, sabe que inadimplência sempre terá mas não pode ser alta. Use de bom senso mas não de coração mole.

    Quanto melhor o seu serviço, seja mais exigente na pontualidade. Se o serviço vive dando problema daí você fica com receio de apertar a cobrança. E isso pode ser um círculo vicioso.
    Analisa como está a qualidade do serviço e depoois vai apertando a cobrança. Tem qualquer coisa com relação a tempo para corte regulado pela Anatel, se não me engano 30 dias. Mas antes disso você pode utilizar vários expedientes. Avisos, SMS, redução de velocidade ( acho perigoso, caso o cliente não seja bem esclarecido sobre isso, pois ele vai alegar que o serviço estava ruim e por isso não vai querer pagar o mês )...

    OBS. Troquei teu tópico para debates, onde ele se enquadra melhor.

  11. #11

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    Na minha empresa trabalhamos com 15 dias para o corte que é automático no servidor, temos rede mista cabo e radio.
    Os clientes no cabo caso fique bloqueado por 90 dias vamos até a caixa e desligamos mas não retiramos o cabo isso ajuda muito na hora da reativação e sem contar que não temos como ficar reaproveitando pedaços de cabos.
    No radio passou de 60 dias retiramos o equipamento e revendemos assim gerando lucro pois o equipamento já foi pago.

    o equipamento tem que fazer $$$ equipamento parado é prejuízo.

    E cliente que não paga mando pra concorrência pois cliente que atrasa só me atrasa.
    Sem contar que temos um provedor que é parceiro quando um cliente de um procura o outro nos comunicamos para ver a situação do cliente, se e calote se o cara e problemático etc.. E não fazemos a instalação se tiver pendencias na outra empresa, isso pra evitar o cara ficar 1 ano sem pagar internet passando de empresa para empresa.

    aqui tem dado certo são 5 provedores no local e a minha cartela de clientes só aumenta graças a deus e ao meu trabalho.

  12. #12

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    amigo a realidade é a seguinte, se vc deixar o cliente mal acostumado sem dar importância para o pagamento ele acostuma a não ter responsabilidade quanto a pagar, porque se preocupar em pagar se não vou perder o acesso ?, bom tenho 2 datas para vencimento sendo dia 15 e dia 25 assim ele escolhe se paga com pagamento ou com vale sem se apertar, e paga instalação + material se for o caso e mais os dias até o vencimento pois trabalho apenas com pré pago desta forma não tenho dor de cabeça pagou usa se não pagar não me deve nada só coloco aparelho em comodato se for para 3 ou mais clientes assim é mais dificil ele mudar e levar aparelho com taxa de instalação de cada um (com pagamento no ato da instalação) e sendo no mesmo radio trabalhando em bridge para cada usuário logar com sua id e senha no host-post , eu mando aviso com 5 dias mas sem diminuir a velocidade pois o mesmo pode ter esquecido do pagamento mas sei que 5 dias é mais que suficiente para lembrar e pagar se o mesmo não lembrar recebe aviso mais severo de 5 em 5 min e redução drástica de velocidade por mais 5 dias depois de 10 dias de vencido recebe bloqueio, faço como o amigo ligo para os clientes, passo na casa dos clientes, funciona 1000 maravilhas, desistência deste ano apenas 2 (1 mudou de cidade e o outro não sei), reclamação 0 , mensalidade em atraso 0, satisfação dos clientes 100%, pré pago é a solução do meus problemas meus clientes são 100% pré. eles 100% feliz sabem que se paga usa. serviço de qualidade.

  13. #13

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    O único risco que corre ,e só de perder os inadimplentes só isso,já não te da lucro mesmo,umas dores de cabeça a menos

    Pelo seu relato e preocupado com o desempenho e performance da rede,isso e bom e deve ser levado em conta numa analise perante ao mercado de sua região.

    Chegue em seu sócio com o proposito de ao invés de perder tempo com esses clientes,por que não traçar um plano de ação para captação de novos clientes...bata de porta em porta,leve propostas comerciais as empresas de sua região (tudo bonitinho em papel timbrado com capa ou dentro de um envelope)organize a turma com crachás uniformes e todo equipamentos de segurança,essas frescurinhas são bem vistas e fazem muita diferença

    Não de moleza,siga as dicas dos colegas..

  14. #14
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    Acho até que já foi dito tudo, mas aqui faço o seguinte: plano pré-pago, cliente faz o cadastro, gero tres boletos imprimo um contrato de 12 meses, assim que confirmar o pagamento libero uma senha de acesso, 3 dias após o vencimento se o gerencianet não informar o pagamento, corto a net, ai vem chorando já coloco uma multa e reativo mediante pagamento. Equipamentos só venda, assim o cliente cuida quando dá um temporal, chamado dependendo o problema nem cobro. O que temos que ter em mente é que clientes ruins não fazem falta.

  15. #15

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    amigo, como todos falaram: corta sem dó! eu tbm ja trabalhei como vc com dinehiro pingado, hj to com uma empresa de sinalização digital, clientes na faixa de 150 a 200 mensal, e to do mesmo jeito: atrazou mais que um certo periodo já paro de exibir a publicidade dele. teu sócio é do sitio, sitiante normalmente é de confiança, depende da safra dele etal, mas paga tudo de uma vez só, mas paga, se tem que falar pra ele que na cidade é diferente, a maioria é caloteira.

    exemplo claro: a OI, TIM, etc. esperam mais que uns poucos dias pra cortar teu telefone ou internet? isso se nao cortar no dia, energia eletrica que é essencial hoje em dia as distribuidoras cortam sem dó nem piedade depois dos dias acordado em contrato.

    vocês terao que ver como é a clientela e ajustar o prazo de corte, de 3 dias, 15 dias, 30 dias...... e assim por diante, mas 60, 90 dias, é inviavel e praticamente jogar dinheiro fora, uma vez que o cliente pode sumir com teus equipamentos, eu ja vi acontecer algumas vezes com provedores de amigos meus aqui na regiao, o cara muda do dia pra noite de cidade e la se vai 350 pila de investimento......

  16. #16

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    Srs, Também sou de Mato Grosso, e a coisa aqui é complicada.
    Tenho metade comodato.
    Aqui faço assim. Dentro do mes que o cliente está usando é o vencimento da parcela. EX: Agora em março, a mensalidade de março vence dia 15 de março ou 20 de março ou 30 de março.
    No boleto já vai o aviso que após o última dia do mês, caso pagamento tenha sido efetuado haverão suspensão temporário do serviço.
    E isso tem me dado vantagem, pois não perco mes pra trás. no dia 28 do mes, pra quem tem vencimento 15 e 20, já aparece aviso na tela, e dia 1 ou 2 do outro mes, bloqueio.
    O dia de bloqueio pode variar pois tenho uma estratégia de bloquear no sábado às 16 ou 17 horas. dae o cliente fica doido no fim de semana sem net e na segunda todo mundo paga rapidão.

    Sobre o comodato vou fazer um promoção de desconto na mensalidade e vender os equipamentos, pois é melhor. Daí qaundo cliente cancela, você não tem o trabalho de tirar equipamento e a outra vantagem de sempre instalar equipamentos novos em novos clientes. e tambem caso um cliente que cancelou volte, já está instalado e voce cobra somente adesao.

    E amigo, pode bloquear sim, sem medo. A prestação de serviço vital é mensal, e deve-se cortar quando vencer. Clientes nunca faltarão pois está aumentando a quantidade de pessoas comprando computador para ter net em casa.

    Espero ter ajudado.

  17. #17

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    Tem mais que esqueci de falar, 15 dias após o bloqueio, o cliente é cancelado, pois tenho fila de espera por vaga. E mais 15 dias vai a carta com boleto, caso não pague é protesto.

  18. #18

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    na minha cidade sou tachado de chato, pq nao dou moleza com cobranças, mas se eu nao forçar a barra ninguem paga. No 4º dia as 00:01h para o quinto dia configuramos o sistema para enviar uma mensagem de pendencias de pagamento a qual tem 2 campos para o cliente digitar o login e senha e continuar usando a internet normalmente durante o dia até que o nosso sistema cheque novamente as pendencias. No 10 dia as 00:01h, aí sim o sistema envia uma mensagem de "Bloqueado" e bloqueia o cliente definitivamente para qualquer navegação menos o nosso site onde ele pode entrar na central do cliente e emitir o seu boleto em atraso que ja sai com a multa e juros na reimpressao. Ele paga no banco e assim que o banco nos enviar o arquivo de retorno será automaticamente baixado o boleto e liberado a internet imediatamente.

    confesso que pra mim funciona muito bem.

    Obs.: Assim mesmo temos inadimplencia, por incrivel que pareça.

    Abraço a todos.

  19. #19

    Padrão Re: Vender ou receber .... duvida cruel ...

    Citação Postado originalmente por neuri Ver Post
    na minha cidade sou tachado de chato, pq nao dou moleza com cobranças, mas se eu nao forçar a barra ninguem paga. No 4º dia as 00:01h para o quinto dia configuramos o sistema para enviar uma mensagem de pendencias de pagamento a qual tem 2 campos para o cliente digitar o login e senha e continuar usando a internet normalmente durante o dia até que o nosso sistema cheque novamente as pendencias. No 10 dia as 00:01h, aí sim o sistema envia uma mensagem de "Bloqueado" e bloqueia o cliente definitivamente para qualquer navegação menos o nosso site onde ele pode entrar na central do cliente e emitir o seu boleto em atraso que ja sai com a multa e juros na reimpressao. Ele paga no banco e assim que o banco nos enviar o arquivo de retorno será automaticamente baixado o boleto e liberado a internet imediatamente.

    confesso que pra mim funciona muito bem.

    Obs.: Assim mesmo temos inadimplencia, por incrivel que pareça.

    Abraço a todos.
    Quem estiver no comércio e não encarar inadimplência e malandragem é só por milagre.
    Tem momentos que precisa jogo de cintura. pois afinal não estamos a fim de perfer clientes mas sim recuprerá-los.
    Bom senso nesta hora é fundamental