+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Prezados.

    Aqui em meu provedor, não utilizamos um padrão para equipamentos, temos Ubiquiti, Mikrotik e até uns AP com grade como legado, a minha dúvida é:

    1 - Seria interessante utilizar setoriais apenas da mikrotik + CPE da mikrotik e apreveitar o NV2 como protocolo? Ou o melhor mesmo é misturar?
    2 - Se a melhor opção fosse usar apenas mikrotik (torre e clientes) que equipamentos usaria para clientes? Ouvi falar que SXT fica bom até 1,5 Km, e depois disso que equipamento usaria?

    Obrigado a todos e qualquer ajuda é bem vinda.

    Att
    Dioni

  2. #2

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Manter equipamentos que utilizem a mesma tecnologia sem dúvida é a melhor opção.
    Quanto a clientes com mais 1,5 Km, não indicaria instalar neles. O ideal é montar várias micro-células de forma a cobrir toda a área de forma mais homogênea.

    Abraços,
    Jonas Lima

  3. #3

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Ok, entendo, mais em minha realidade é um pouco diferente. Meu publico alvo esta na área rural, e tem alguns casos onde o cliente fica um pouco distante da torre. Sabendo dessa situação como poderia atendê-lo?

  4. #4
    Avatar de RodrigoElias
    Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Santa Rita do Sapucaí, Brazil
    Posts
    20

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Use Air Grid para os acima de 1,5, ou use air grid pra todos. dimensionando a potencia de acordo com a distancia.

  5. #5

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Não usaria AirGrid pois ela não é MIMO 2x2. Iria de NanoBridge.

  6. #6

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Perfeito, é o que utilizamos hoje, mais caso eu queira utilizar apenas equipamentos Mikrotik, quais CPEs eu teria a disposição? Ouvi falar da RB711 dendo placa mais cartão em um equipamento, só faltaria a antena... Estou certo na minha maneira de pensar? Em utilizar apenas Mikrotik para clientes também ou é perda de tempo?

  7. #7

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Está certo sim! Assim você poderá se beneficiar do protocolo NV2.

  8. #8

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    hummm!!!
    vc quer dizer que tem clientes perto e longe, é isso!
    pra clientes mais longe ,porque vc nao usa nanobridge m5 22 ou 25 dbi
    agora pra clintes perto usa nanoloco m5.

  9. #9

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Certo, essas seriam Ubiquiti, caso eu queira usas Mikrotik quais as opções?

  10. #10

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Citação Postado originalmente por dionialves Ver Post
    Perfeito, é o que utilizamos hoje, mais caso eu queira utilizar apenas equipamentos Mikrotik, quais CPEs eu teria a disposição? Ouvi falar da RB711 dendo placa mais cartão em um equipamento, só faltaria a antena... Estou certo na minha maneira de pensar? Em utilizar apenas Mikrotik para clientes também ou é perda de tempo?


    Esta certo ,tem a opção das STX[1] em clientes próximos a célula.


    O X da questão e poder aproveitar os protocolos TDMA dos equipamentos.

    Tecnologia TDMA acesso à mídia resolve o problema do nó escondido e melhora o uso de meios de comunicação, melhorando assim a taxa de transferência e latência, especialmente em redes PTMP
    Portanto são protocolos proprietariados dos equipamentos,nv2 não fala com airmax,para os equipamento mikrotik e ubiquiti se comunicarem teria no caso que desabilitar em ambos aparelhos .

    Mikrotik NV2[2]

    Ubiquti AIRMAX[3]


    [1]http://routerboard.com/RBSXTG-5HnD
    [2]http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Nv2
    [3]http://www.invictusnetworks.com/faq/...AirMax_ppt.pdf

  11. #11

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    E em cliente de 1.5km a 5 km, que equipamento usaria.

  12. #12

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Citação Postado originalmente por dionialves Ver Post
    E em cliente de 1.5km a 5 km, que equipamento usaria.
    cara!!! pra ficar bem claro pra vc!

    protocolo Mikrotik NV2
    não conecta no
    Ubiquti AIRMAX

    protocolo
    Ubiquti AIRMAX não conecta no Mikrotik NV2

    agora se desabilitarmos o
    protocolo
    no Ubiquti AIRMAX conecta no Mikrotik NV2

    agora se desabilitarmos o
    protocolo
    no Mikrotik NV2 conecta no
    Ubiquti AIRMAX


    tá certo. entendeu!!!

  13. #13

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Ok, isso esta bem claro, tanto que aki utilizamos setoriais mikrotik e CPE Ubiquiti. Toda a nossa estrutura de torres, PTP e setoriais são mikrotik eu queria aproveitar essa estrutura e usar CPEs da mikrotik para assim usar o protocolo NV2. Portanto gostaria da ajuda de vocês para definir quais os melhora hardwares para usar nos cliente, segue o que tenho em mente:

    0 km até 1.5 km = SXT 2.4 ou 5.8
    1.5 até 4.5 = INDEFINIDO
    4.5 para cima = Houvi falar em groove + antena nunca fiz o teste, mais dificilmente utilizarei nesta distancia.

    resumindo estou precisando de uma ajuda para definir que hardware utilizar para uma distancia de 1.5 até 4.5.

    Obrigado pela ajuda já prestada.

  14. #14

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Amigo eu estou a 5km da torre zona rural 2,4 ghz e tenho uma boa visada, daí o provedor instalou pra min a Cpe da aquario 2425 antena 25 dbi
    tá funcionando filé. antena colquei a 4,70 mts. altura e o sinal ficou 49%

  15. #15

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Eita pessoal difícil de entender as coisas hein, pra ubiquiti vale dar uma olhada nesse vídeo, , do Luciano da Computech onde, resumidamente, ele recomenda em 1 km nano loco, 2km nano station, 3km nanobridge22 e 4km nanobridge 25. Agora precisamos converter isso para Mikrotik para ajudar o amigo. Ficarei acompanhando, pois tb gostaria de saber.
    Ótimo Tópico!
    Grande Abraço a todos.

  16. #16

    Padrão Re: Equipamento CPE e melhor distancia para cada um

    Obrigado pela sua ajuda!
    Realmente pra ubiquiti esta tranquilo, mais para mikrotik é difícil disser. Existe os produtos da computec mesmo mais o preço é um pouco salgado.

    Até agora a unica solução que tive é juntar as antenas da aquario 2.4 ou 5.8 com uma placa RB711, mais acredito que o preço estaria um pouco salgado também, por causa da placa, em alguns orçamentos que eu fiz esta placa sairia por 144.00 reais (com imposto).

    Obrigado e se alguém puder contribuir seria ótimo!