Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Caro amigos , a omni é uma antena que apresenta varios problemas , trabalhada na forma certa pode funcionar muito bem , mais da forma errada vira uma bomba , um dos problemas é a sombra que ela cria que tudo que esta na sobra não funciona , eu gostaria de saber se alguem do forum sabe se têm algum calculo para saber o tamanho da sobra criada de acorto com ganho da antena + poterncia do radio , se aguem tiver essa informação , vamo compartilhar para que todos possam manipular melhor essa antena.
    Amigo,uso uma antena de 12 dbi aquario e um picostation 2hp com potencia em 20 dbm (100mw) em modo b (somente b) e o calculo de distancia dele em 4km(que ja vem padrão de fabrica no software) e pigtail de 30cm, link de 4mb to atendendo 80 clientes simultaneos,até agora esta uma beleza,conecta tablet e o escambau debaixo da antena.

2. Citação Postado originalmente por marcioliranova Ver Post
    Amigo,uso uma antena de 12 dbi aquario e um picostation 2hp com potencia em 20 dbm (100mw) em modo b (somente b) e o calculo de distancia dele em 4km(que ja vem padrão de fabrica no software) e pigtail de 30cm, link de 4mb to atendendo 80 clientes simultaneos,até agora esta uma beleza,conecta tablet e o escambau debaixo da antena.

ola amigo deixa eu ver se entendi vc usa a picostation com 1 antena aquario de 12dbi

3. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não tem down-tilt. Mas é uma antena entre as omni que estão dentro da média, ou seja nem pouco nem muito ganho.
    A questão da interferencia é algo que só testando, pois as fontes de interferencias podem variar, deste aparelhos telefonicos sem fio a forno de micro-ondas.
    Tem um vídeo da Computech que mostra que o mais importante não é a interferencia em si, mas sim a relação sinal x ruido.
    Assim nas micro células como todo mundo teoricamente esta mais perto da torre, o sinal deverá ser sempre melhor. Pode chegar no site survey mil estações, mas se a relação sinal ruido for boa, vai superar tudo. Ou seja, entre o seu ap e o rádio do cliente houver um sinal melhor, vai suplantar a interferência. Por isso o uso de micro células é vantajoso.
    O grande problema é que só temos 3 canais que não se sobrepoem e isso acaba sendo um problemão. Usando do canal 1 ao 13 ainda se consegue 4 canais, com uma leve sobreposição. Mas daí quando tudo é omni talvêz o sinal da outra omni possa ser a fonte de interferencia que voce mesmo vai criar na outra célula.

Uma situação que pode resolver isso é usar tudo num canal só e configurar o mikrotik para mesh. Daí o protocolo HWMP é que vai gerenciar tudo. E não ocorre interferencia entre os canais. Eu fiz um teste com 3 omni todas no mesmo canal e tudo em mesh e faz mais de 6 meses que está lá. Chego até a me esquecer delas.
    Já sem o mesh, muitas omni não vai rolar.

Caro amigo eu gostei da ideia de 3 omni trabalhando no mesmo canal com mesh 9, isso funciona só no mikrotik ou no bullet tambem faz, o mesh é a mesma coisa de wds ou é diferente , vc tem mais informação sobre o mesh

4. Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Caro amigo eu gostei da ideia de 3 omni trabalhando no mesmo canal com mesh 9, isso funciona só no mikrotik ou no bullet tambem faz, o mesh é a mesma coisa de wds ou é diferente , vc tem mais informação sobre o mesh

Aqui tem o que precisa para configurar um mesh no mikrotik.

http://mum.mikrotik.com/presentation...2/07-jonny.pdf

O bom disso é que integra com o que já existe , não precisando fazer uma rede separado. Nos clientes não muda nada.
    O protocolo HWMP da mikrotik utiliza o conceito de wds mas tem algumas diferenças. Tanto é que uma das configurações é na aba wds onde seleciona static mesh ou dinamic mesh. Se for testar não usa o dinamic mesh , pois fica instável. Com static mesh fica beleza.

Nos ubiquiti dá mas daí precisa trocar o firmware para o dd-wrt que no caso Ubiquiti é pago. Não compensa.

5. Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    ola amigo deixa eu ver se entendi vc usa a picostation com 1 antena aquario de 12dbi
    Isso,so troquei a antena original dele(6 dbi) pela a de 12 dbi(uso pigtail de 30cm junto) porque tinha alguns notebooks nas casas ao lado que estavam com o sinal fraco só por causa disto,mas ja enviei sinal a 900m para um cliente com a antena original de 6dbi.O cliente usava nanostation loco m2.

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
    Último Post: 31-03-2009, 10:56
  2. Dúvida - Desvio de sinal c/ antena omini.
    Por LaGatz no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 07-03-2006, 07:03
  3. Respostas: 12
    Último Post: 13-08-2005, 12:00
  4. Posicao da antena
    Por moz no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 30-11-2004, 17:11
  5. Uso da antena zirok
    Por sergio no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 11