+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como priorizar TX ou RX nos radios?

    Pessoal, boa noite!

    É possível isso? Priorizar TX e/ou RX nos radios UBNT?
    Tenho nas mãos um projeto de CFTV onde deverá ser utilizada somente Rocket+Painel e Nanobeam.
    A qualidade das imagens gera um trafego de +/- 3.5mb por câmera e serão inseridas 72 câmeras. Preciso de mais RX nos paineis do que TX,e vice-versa nos clients, dessa forma utilizo melhor os paineis.

    Alguma luzzzzzz????


    P.S.: Os Rockets são M5 Titanium

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Vinicius_PG Ver Post
    Pessoal, boa noite!

    É possível isso? Priorizar TX e/ou RX nos radios UBNT?
    Tenho nas mãos um projeto de CFTV onde deverá ser utilizada somente Rocket+Painel e Nanobeam.
    A qualidade das imagens gera um trafego de +/- 3.5mb por câmera e serão inseridas 72 câmeras. Preciso de mais RX nos paineis do que TX,e vice-versa nos clients, dessa forma utilizo melhor os paineis.

    Alguma luzzzzzz????


    P.S.: Os Rockets são M5 Titanium
    Isso é automatico. mas dificilmente voce consiga algo acima dos 80 a 100 Mbps. Não se iluda. Coloca mais paineis que somando de isso. Para trafegar ponto a ponto faz um bonding com dua 450G.

  3. #3

    Padrão Re: Como priorizar TX ou RX nos radios?

    Pra otimizar isso você define nas cameras um TX rate alto, e nos clientes um TX rate baixo.
    (O TX de um é o RX de outro)

    As cameras vão conectar numa central? Teria que definir um TX Rate nos paineis onde eles conectam tipo MCS10, e nas cameras TX Rate tipo MCS13 ou 14. Já pros clientes os paineis deviam estar em MCS13 ou 14, e os clientes em MCS10 (Ou mesmo 9).

    Isso desafoga a etapa de RF.

  4. #4

    Padrão Re: Como priorizar TX ou RX nos radios?

    Rubem, obrigado pelo retorno.

    Fiquei meio confuso com sua explicação, me perdoe se a confusão for minha.
    Exponho o desenho anexo para exemplificar.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cameras.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	81,1 KB
ID:      	56917
    Como pode ver as antenas, em alguns momentos, suportará um grupo de câmeras, em outros momentos apenas 1câmera, enfim.
    Cada câmera deve ter uma qualidade de imagem que vai gerar algo em torno de 3,5 a 5mb, algo próximo de HD; necessária esta qualidade, pois se tratam de câmeras de vigilância.
    Levando-se em consideração UM GRUPO de câmeras, elas estarão em postes e se comunicarão com um SW genérico Gigabit. Neste mesmo SW entrara o cabo da LAN da Antena Client que fará a transmissão dos dados para os painéis na torre. Os painéis se comunicarão com um SW L2 também Gigabit, e dele vai para o NVR. FIM!
    O fato é que não importa se vai se tratar de UM GRUPO de câmeras ou somente uma câmera, o fato é o trafego final que os painéis irão receber.
    Somente em caráter de EXEMPLO; supomos que eu tenha um painel da seguinte forma 100mb full (50TX/50RX), neste cenário vou conectando os equipamentos até saturar a taxa de RX do painel (50mb).
    A partir daí oq acontece????
    Somente manipulando os MCS´s consigo essa priorização? (os MCS já são pré-definidos)
    Como sugeriu o amigo vpnvyrtual mais acima, o Rocket vai gerenciar automaticamente esse link que vai sobrar do TX e alocar para o RX???
    O RX do painel “vai todo pro saco”, mas o TX ainda vai sobrar praticamente todo.
    Tenho um esqueminha parecido com esse, com 9 câmeras e está dando NO AP RX51mb e TX12mb.
    Levemos em conta que estamos falando da WLAN.

    Grato!

  5. #5

    Padrão Re: Como priorizar TX ou RX nos radios?

    Quando citou "cliente" achei que seria monitoramento publico com acesso via radio pra "clientes" (PM, pol. civíl, etc) acessar, aí justificaria datarates muito diferenciados.

    Nesse caso é só deixar o datarate do radio nessas 2 setoriais mais baixo (Digamos MCS10) que o datarate (TX Rate) das 2 direcionais (Provavelmente MCS13 ou MCS14).

    Se você colocar datarate alto nos 2 terá conexão ok, desde que tenha sinal ótimo tudo será lindo, vai ter consumo na setorial de TX de digamos 1Mbps e de RX em 40Mbps, aí é tranquilo. Mas quando falta sinal (Ou falta zona de fresnel limpa) esse mísero 1Mbps de TX começa a atrapalhar e cria as perdas de pacotes no RX, então se não precisa grandes bandas no TX e tiver perdas (Dá um ping -l 1450 sempre) simplesmente diminui bastante o datarate do TX.

    Num ISP típico voce coloca as setoriais em MCS14 e os clientes em casa com MCS9. Aí você precisa o contrários, setoriais em MCS9 ou 10, e os "clientes" (Ligados nas cameras) em MCS13 ou 14.
    (Se for SISO MCS9 ou 10 equivale a MCS2 ou 3, e MCS13 ou 14 equivale a MCS5 ou 6)

    Se não tiver consumo alto setorial>direcional, poderá usar uma grande banda direcional>setorial, isso "é automatico", no default ("Automatic") ambos vão pro maior datarate possível, mas quando falta zona de fresnel ou sinal (Pra MCS15 em 40MHz precisa sinal alto tipo -50!) esse modo automatico resulta nuns 15 a 20% de perdas de pacotes, pra evitar isso é só diminui um pouco o datarate em ambos os lados, ou bastante o datarate em 1 dos lados.