+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qualidade do sinal cai a noite me AJUDEM!!!

    Ola a todos... gostaria de contar com a experiencia daqueles que ja passaram por este problema.

    Problema: a noite no horário de pico o ccq dos meus clientes ficam ruim.

    Tipo durante o dia com uns 25 simultâneo em uma rocket M2 com airmax ativado...+ basestation -- meu ccq é de 98% a 99% 100%

    a noite alguns clientes ficam em 82% 85% 90%

    outra coisa que reparei a noite é muito mais difícil eu entrar na antena do meu cliente... ja durante o dia é bater e valer rapidinho.

    isso é interferência?

    podem me pedir o que quiserem que respondo.

    Muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Qualidade do sinal cai a noite me AJUDEM!!!

    Olá amigo, mt provavelmente tu está tendo esse problema pq a noite o tráfego aumenta e esse rocket não está dando conta, quais os planos dos teus clientes 2.4? Se for mais de 500k é por isso, não está aguentando entregar td o que precisa.
    Vlw.

  3. #3

    Padrão Re: Qualidade do sinal cai a noite me AJUDEM!!!

    Em 2,4 tenho todos os planos em 600k.

    só que mais engraçado é que o consumo de banda não passa de 3 a 4 megas.

    Sendo que estamos falando tudo em modo "N" e com airmax ativado.

    não creio que seja por este motivo.

  4. #4

    Padrão Re: Qualidade do sinal cai a noite me AJUDEM!!!

    Amigo faz o siguinte aumenta o numero de celulas esquece que vai pode atender uma media de 25 ou mais clientes com planos de 500 ou 600 k isso é ingano por mais que vc tenha 20 30 mb esqueça ,pois a noite a latencia da rede sobe a entrega de pacotes fica mais complicada é muita requisição ao mesmo tempo isso faz com que teu sinal diminua a qualidade causando até mesmo pings absurdos nos clientes navegação lenta .. Vou deixar uma dica abaixo .


    NÃO TENTE PASSAR 30 MIL LITROS DE AGUA EM UMA MANGUEIRA DE REGAR O PATIO NÃO ROLA .

    abraço

  5. #5

    Padrão Re: Qualidade do sinal cai a noite me AJUDEM!!!

    Citação Postado originalmente por cleberson Ver Post
    Amigo faz o siguinte aumenta o numero de celulas esquece que vai pode atender uma media de 25 ou mais clientes com planos de 500 ou 600 k isso é ingano por mais que vc tenha 20 30 mb esqueça ,pois a noite a latencia da rede sobe a entrega de pacotes fica mais complicada é muita requisição ao mesmo tempo isso faz com que teu sinal diminua a qualidade causando até mesmo pings absurdos nos clientes navegação lenta .. Vou deixar uma dica abaixo .


    NÃO TENTE PASSAR 30 MIL LITROS DE AGUA EM UMA MANGUEIRA DE REGAR O PATIO NÃO ROLA .

    abraço

    ok, mais uso o ap/bridge, quem faz todo o trabalho é o servidor... mesmo assim não aguenta 25 a 30 usuários simultâneos?

    sendo que não ta passando nem 5 megas no horário de pico?

    então qual a solução?... pois não tenho opção de por outras torres aqui na minha cidade...

    e colocar mais setoriais vou causar interferência em mim mesmo... sendo que ja tenho 3 setoriais de 90º nesta torre.

    não sei mais o que vou fazer.

  6. #6

    Padrão Re: Qualidade do sinal cai a noite me AJUDEM!!!

    Amigo tudo bem que seja o servidor que esteja fazendo todo trabalho de roteamento ,porem vc pode muito bem atender esses clientes durante o dia vai passa banda perfeitamente no seu pop agora durante a noite ai é que vem o problema ,si vc analizar vai ver que durante o dia vai passa até mais que 5 mega porem durante a noite com mais ou menos usuarios a banda vai ser bem menos ,isso siguinifica que a qualidade do teu serviço vai ficar muito ruim ,a dica é a siguinte vc pode sim colocar mais um painel de 90° fecha com 4 painel e redistribui os clientes estalando dirreitinho não vai causa interferencia ,outra dica é colocar uma omni 5.8 e começar a migra os clientes aos poucos ,outra dica é verificar si existe algum clientes com sinal ruim que esta entrandoa noite ele pode esta derrubando a rede toda ,tem muita coisa que pode ser a dica que te dou são as melhores com baixo custo ,outra ideia é baixar a velocidade dos clientes vai melhora bastante .qualquer coisa tamo ai abração

  7. #7

    Padrão Re: Qualidade do sinal cai a noite me AJUDEM!!!

    Olá,
    Atualmente estou utilizando duas Omnis da ubiquiti de dupla polarização (13dbi - 5.8ghz) ambos com protocolo air max ativado, cada multi ponto com 40 clientes ativos, durante horário de pico tenho todos os clientes online, a minha banda passante para esses clientes chega a bater de 15 a 20 megas (em cada ponto), ccq 97%, ruído -91. Aconselho você dar uma olhada no versão firmware que esta usando (atualmente utilizo 5.5.2) e nós clientes uso (5.3.3 na minha opinião a mais estável), só não utilizo 5.3.3 no meu multi ponto porque tenho clientes utilizando antigas legasses (onde firmware fica incompatível). Uma outra opinião é também a questão dos user profelis, muitas pessoas criam somente 2 ou 3 tipos de velocidades e selecionam cada cliente para essas velocidades, eu crio uma velocidades para cada usuário no user profelis, após fazer isso minha banda passante em horário de pico passou de 4 megas no máximo da 15 à 20 megas e a latência acabou. Hoje uso autenticação PPPoe.

  8. #8

    Padrão Re: Qualidade do sinal cai a noite me AJUDEM!!!

    Esqueça o que vc ve nas propagandas de equipamentos, em campo é outra situação, faz como o amigo citou acima, coloca 4 painéis de 90º fecha os 360º e não vai ter interferência desde que saiba utilizar os canais, depois migra alguns clientes para outra rede e boa, vai "aliviar" a rede e consequentemente irá resolver seu problema o grande problema da noite é que com a humindade humidifica os conectores dos painéis e diminui um pouco o nível do sinal da rede e dos clientes, consequentemente se tu já tem um problema com a noite isso se agrava.
    Vlw.

  9. #9

    Padrão Re: Qualidade do sinal cai a noite me AJUDEM!!!

    Amigos isso tb é valido para 5,8ghz,pois possuo um painel com uns 50 clientes a 1M.Mas é um r52hn.Por enquanto está ok.
    Será q o problema dele pode ser porq 2,4ghz e não está setada velocidade?

  10. #10

    Padrão Re: Qualidade do sinal cai a noite me AJUDEM!!!

    Citação Postado originalmente por Thiagobiasotto Ver Post
    Olá,
    Atualmente estou utilizando duas Omnis da ubiquiti de dupla polarização (13dbi - 5.8ghz) ambos com protocolo air max ativado, cada multi ponto com 40 clientes ativos, durante horário de pico tenho todos os clientes online, a minha banda passante para esses clientes chega a bater de 15 a 20 megas (em cada ponto), ccq 97%, ruído -91. Aconselho você dar uma olhada no versão firmware que esta usando (atualmente utilizo 5.5.2) e nós clientes uso (5.3.3 na minha opinião a mais estável), só não utilizo 5.3.3 no meu multi ponto porque tenho clientes utilizando antigas legasses (onde firmware fica incompatível). Uma outra opinião é também a questão dos user profelis, muitas pessoas criam somente 2 ou 3 tipos de velocidades e selecionam cada cliente para essas velocidades, eu crio uma velocidades para cada usuário no user profelis, após fazer isso minha banda passante em horário de pico passou de 4 megas no máximo da 15 à 20 megas e a latência acabou. Hoje uso autenticação PPPoe.

    não entendi a questão de criar um profile para cada cliente... utilizo aqui hotspot... e tenho 4 profile... 300k - 600k - 1000k - 2000k

    você poderia dar mais detalhes?

    atualizei os meus rocket para a versão 5,5,4 a ultima... e nos clientes, tenho de varias verções... mais todas acima de 5.3.5
    pois li que existe um virus que prjudica os radios com firmware abaixo da 5.3.5.

    tb estou utilizando airselect, onde setei alguns canais... li que isso ajuda... mais não notei melhoras

    segue imagem.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         l02.jpg
Visualizações:	192
Tamanho: 	162,5 KB
ID:      	43677

    muito obrigado pela ajuda de todos.

  11. #11

    Padrão Re: Qualidade do sinal cai a noite me AJUDEM!!!

    Não sei se resolverá seu problema, mas aconselho a manter todos os rádios com mesmo firmware, sempre que possivel, o Airmax faz melhor sua função. Outra coisa, utiliza WPA2-AES. O hardware dos Ubiquiti funcionam melhor em WPA2-AES. Mas enfim, em 2.4GHz se tem muito mais suceptibilidade das mais diferentes interferências e o espectro é muito mais compartilhado e canais se sobrepoem que vc queira, quer não, pq vc não vai evitar que um roteador Wi-fi instalado na casa ao lado ou no prédio ao lado, alcance o seu rádio ou a Omni do concorrente com um amplificador, ou um telefone sem fio 2.4GHz, um forno de microondas velho, etc. Pode ter certeza q em determinados a banda passante vai ser menor, além dos sistemas Wi-fi serem Half-Duplex, apenas envia ou recebe no seu tempo, cada canal é compartilhado no ar e tem um limite. Se sua antena tá em uma canal X e seu rádio ta escutando outras antenas (clientes e bases) transmitindo e recebendo dados com força suficiente, logo sua banda será tão menor quanto mais radios e transmissões tiverem ocorrendo simultaneamente.