Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Cara seguinte. Tempos atrás estava lendo um material da Furukawa onde continha um artigo sobre cabo F/UTP. Como o amigo falou, aterramento deficiente é melhor não ter. hehe Não faz um mês que coloquei um hercules numa torre. Como essa torre não era nossa, não sei como estava o aterramento deles, mas te digo o seguinte, tomei um "pegao" no conector por causa de até então ser energia estática.. Realmente era, depois medindo com o multímetro, havia em torno de 2v à 6v. Não era fonte com problema, cheguei a conclusão de que era energia estática, pois a corrente não era continua. Tudo isto porque o aterramento não era eficiente e a corrente fica flutuando na blindagem do cabo. Bom de acordo com a documentação da Furukawa. Cabo se aterra em uma ponta apenas para não haver diferencial de potencia e com isto possa haver retorno de corrente; Aterramento tem que ser eficiente ou caso contrario a corrente flutua na blindagem; outra coisa que aprendi no treinamento da Furukawa, será que o teu cabo não esta esticado demais? Isso pode dar problemas. Se o cabo não e autossustentável, é bom usar alma para fazer a sustentação. Pelo que sei ele não é autossustentável, mesmo tento aquela capa externa bem resistente. Tem esta questão de o hercules ser de alumínio cobreado, até agora não tive problemas, mas também faz pouco tempo para poder tirar alguma conclusão.
    Sobre o aterramento, caso como seria em uma rede de 2Km por exemplo? Aterraria somente onde parte o cabo? Não há perda pela distância? Qual a norma para isso?

2. Uso cabos Telcon para uso externo, nunca tive problemas mas, nunca passei meu cabo de rede tão próximo da rede elétrica nem tenho sw em postes com transformadores. Tenho uma rota com quase 4Km e, nunca tive problemas.

3. Pessoal me tira uma duvida.. como é feito a energização dos swit's/Hub's nas caixas no poste? é levado uma segundo cabo PP eletreico? POE?
    Obrigado

4. Um amigo meu está usando uma solução da CCN (www.ccn-ind.com.br) e ontem discutimos sobre aterramento. Eu disse a ele que deve ser aterrado somente em um ponto para evitar problemas de potencial, mas ele quer aterrar o módulo onde fica o switch inclusive em todas as cordoalhas dos postes. Não sei mas isso me cheira a problema.. O que acham?

5. E ai ninguém vai querer passar a bola não de como é feito a eletrificaçãos dos swits nas caixas??
    POE? É LEVADO UM SEGUNDO CABO PARA ENERGIA OU ALGO DO TIPO?

Tópicos Similares

1. Licensa para rede cabeada
    Por NetLagos no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 29-02-2008, 22:57
  2. rede cabeada navega normal e sem fio nao
    Por edcomrocha no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 14-12-2007, 23:52
  3. rede cabeada + wifi
    Por kraddv no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 30-08-2007, 08:11
  4. Rede cabeada com MK
    Por netxtreme no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 01-08-2007, 13:10
  5. OFF > Rede cabeada para provedor (como?)
    Por nataniel no fórum Redes
    Respostas: 35
    Último Post: 03-06-2007, 12:27

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L