+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Cabeada - Crosstalk

    Tive um problema curioso em uma rede cabeada. 2 switches acendem e apagam o led de atividade de maneira lenta, mais ou menos 1s apagado e 1s aceso nas duas pontas.
    A distância é de mais ou menos 60 metros usando cabo Hercules blindado para uso externo. Troquei os 2 switches, refiz as pontas, mas ao que tudo indicava o problema era no meio físico(cabo), pois somente a porta vinda daquele cabo acontecia o problema. Pensei então na possibilidade de haver um campo eletromagnético interferindo a comunicação. Foi quando resolvi soltar o cabo do poste em uma ponta deixando com folga da rede elétrica. Pronto! A porta voltou ao normal. Ao esticar o problema volta. Curioso é que o problema acontece de manhã, quando o consumo elétrico e baixo.
    Claro, pode ser também problema no cabo, no que ao folgar os contatos fecham e o switch funciona, mas acredito ser crosstalk mesmo. Esse cabo tem uma malha de alumínio que acredito ser o fator de indução. Pensei em trocar essa parte da rede por cabo sem a malha metálica.
    Segue algumas fotos do cenário. Gostaria de sujestões, pois não posso baixar o cabo devido a passagem de veículos altos.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20130326_130411.jpg
Visualizações:	217
Tamanho: 	335,9 KB
ID:      	43646Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20130326_130419.jpg
Visualizações:	217
Tamanho: 	300,1 KB
ID:      	43647Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20130326_130509.jpg
Visualizações:	198
Tamanho: 	288,8 KB
ID:      	43648Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20130326_130557.jpg
Visualizações:	227
Tamanho: 	349,9 KB
ID:      	43649Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20130326_130606.jpg
Visualizações:	170
Tamanho: 	168,5 KB
ID:      	43650Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20130326_130617.jpg
Visualizações:	176
Tamanho: 	182,5 KB
ID:      	43651Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20130326_130625.jpg
Visualizações:	241
Tamanho: 	157,4 KB
ID:      	43652Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PANO_20130326_130638.jpg
Visualizações:	210
Tamanho: 	122,8 KB
ID:      	43653

  2. #2

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    Esqueci de citar que todos os dois switches estão em caixas herméticas abaixo de transformadores.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    nao ouvi nada agradavel sobre hercules (aluminio + cobre).

    ja tentou usar outro cabo... ?

  4. #4

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    Grande Alexandre, valeu por responder mano. Então, realmente, estou vendo muitos reclamarem sobre esse cabo Hercules. Um detalhe importante é que as duas caixas estão abaixo de 2 transformadores. Pensei na possibilidade do campo magnético estar zicando a parada. Acho que vou fazer o seguinte:1 - Mudar as caixas de lado
    2 - Aterrar somente uma ponta
    3 - Trocar o cabo

    Caso um não resolva parto para o outro.

    Se alguém tiver mais sugestões, favor escrever, irei lá hoje e fotografarei, postando o resultado.

  5. #5

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Grande Alexandre, valeu por responder mano. Então, realmente, estou vendo muitos reclamarem sobre esse cabo Hercules. Um detalhe importante é que as duas caixas estão abaixo de 2 transformadores. Pensei na possibilidade do campo magnético estar zicando a parada. Acho que vou fazer o seguinte:1 - Mudar as caixas de lado
    2 - Aterrar somente uma ponta
    3 - Trocar o cabo

    Caso um não resolva parto para o outro.

    Se alguém tiver mais sugestões, favor escrever, irei lá hoje e fotografarei, postando o resultado.
    Nao sei como vc fez o aterramento do cabo de rede mas a sua soluçao esta no aterramento da malha do cabo, e nunca aterrar as duas pontas e sim somente uma...lembrando que aterramento mal feito é melhor nao aterrar......mais atrapalha que ajuda.

  6. #6

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    Valeu maninho, vou fazer esse teste

  7. #7

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    Percebi que esse cabo Hercules está sendo usado da maneira errada, pois sem o devido aterramento ele vira uma "antena" absorvendo sinais de rf.
    Não vou aterrar na cordoalha do poste, pois eu teria que ter um aterramento individual, vou primeiro ver se mudo a caixa de posição(não deixando abaixo do transformador e sim do outro lado), caso não resolva vou usar cabo sem malha de alumínio.

  8. #8

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    tenta trocar o lance de cabo primeiro...

  9. #9

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    Cara seguinte. Tempos atrás estava lendo um material da Furukawa onde continha um artigo sobre cabo F/UTP. Como o amigo falou, aterramento deficiente é melhor não ter. hehe Não faz um mês que coloquei um hercules numa torre. Como essa torre não era nossa, não sei como estava o aterramento deles, mas te digo o seguinte, tomei um "pegao" no conector por causa de até então ser energia estática.. Realmente era, depois medindo com o multímetro, havia em torno de 2v à 6v. Não era fonte com problema, cheguei a conclusão de que era energia estática, pois a corrente não era continua. Tudo isto porque o aterramento não era eficiente e a corrente fica flutuando na blindagem do cabo. Bom de acordo com a documentação da Furukawa. Cabo se aterra em uma ponta apenas para não haver diferencial de potencia e com isto possa haver retorno de corrente; Aterramento tem que ser eficiente ou caso contrario a corrente flutua na blindagem; outra coisa que aprendi no treinamento da Furukawa, será que o teu cabo não esta esticado demais? Isso pode dar problemas. Se o cabo não e autossustentável, é bom usar alma para fazer a sustentação. Pelo que sei ele não é autossustentável, mesmo tento aquela capa externa bem resistente. Tem esta questão de o hercules ser de alumínio cobreado, até agora não tive problemas, mas também faz pouco tempo para poder tirar alguma conclusão.

  10. #10

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    isso ta com cara de campo magnetico do transformador.

    aqui o engenheiro que fez o nosso projeto disse p/ nao colocar switch no mesmo poste do transformador, e passar o cabo na parte de traz do poste, ou seja transformador de um lado, cabo do outro.

    pode reparar que as operadoras de telefonia tb não colocam suas caixas onde tem transformador.

    att
    Muito Obrigado

  11. #11

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Cara seguinte. Tempos atrás estava lendo um material da Furukawa onde continha um artigo sobre cabo F/UTP. Como o amigo falou, aterramento deficiente é melhor não ter. hehe Não faz um mês que coloquei um hercules numa torre. Como essa torre não era nossa, não sei como estava o aterramento deles, mas te digo o seguinte, tomei um "pegao" no conector por causa de até então ser energia estática.. Realmente era, depois medindo com o multímetro, havia em torno de 2v à 6v. Não era fonte com problema, cheguei a conclusão de que era energia estática, pois a corrente não era continua. Tudo isto porque o aterramento não era eficiente e a corrente fica flutuando na blindagem do cabo. Bom de acordo com a documentação da Furukawa. Cabo se aterra em uma ponta apenas para não haver diferencial de potencia e com isto possa haver retorno de corrente; Aterramento tem que ser eficiente ou caso contrario a corrente flutua na blindagem; outra coisa que aprendi no treinamento da Furukawa, será que o teu cabo não esta esticado demais? Isso pode dar problemas. Se o cabo não e autossustentável, é bom usar alma para fazer a sustentação. Pelo que sei ele não é autossustentável, mesmo tento aquela capa externa bem resistente. Tem esta questão de o hercules ser de alumínio cobreado, até agora não tive problemas, mas também faz pouco tempo para poder tirar alguma conclusão.
    Sobre o aterramento, caso como seria em uma rede de 2Km por exemplo? Aterraria somente onde parte o cabo? Não há perda pela distância? Qual a norma para isso?

  12. #12

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    Uso cabos Telcon para uso externo, nunca tive problemas mas, nunca passei meu cabo de rede tão próximo da rede elétrica nem tenho sw em postes com transformadores. Tenho uma rota com quase 4Km e, nunca tive problemas.

  13. #13

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    Pessoal me tira uma duvida.. como é feito a energização dos swit's/Hub's nas caixas no poste? é levado uma segundo cabo PP eletreico? POE?
    Obrigado

  14. #14

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    Um amigo meu está usando uma solução da CCN (www.ccn-ind.com.br) e ontem discutimos sobre aterramento. Eu disse a ele que deve ser aterrado somente em um ponto para evitar problemas de potencial, mas ele quer aterrar o módulo onde fica o switch inclusive em todas as cordoalhas dos postes. Não sei mas isso me cheira a problema.. O que acham?

  15. #15

    Padrão Re: Rede Cabeada - Crosstalk

    E ai ninguém vai querer passar a bola não de como é feito a eletrificaçãos dos swits nas caixas??
    POE? É LEVADO UM SEGUNDO CABO PARA ENERGIA OU ALGO DO TIPO?