+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Dúvidas sobre como montar uma Distribuição de Redes WIFI

    Eu estou querendo montar uma central de distribuição de sinal de rádio WIFI no meu
    bairro, queria saber com alguém que já possui experiencias nessa área poder me indicar o melhor
    produto, melhor maneira de fazer.


    Meu bairro possui uma boa área plana e minha casa fica no segundo andar então possuo uma boa visão,
    inicialmente pensei em comprar um produto KIT SERVIDOR ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...gtailcxpoe-_JM ).
    Este kit possui:

    **

    1 Antena Omni 25Dbi
    1 Placa PCBA 5 Portas de 1000mw Reais com Firmware Krazer OS
    1 Caixa Hermetica PVC Plastica com Protecao U.V.
    1 Pigtail (cabo adaptador conexao antena) 40 cm
    1 Fonte P.O.E. 12V de 1A Bivolt (110-220)

    R$ 350,00, vale a pena? Custo x Benefício?
    **


    Queria uma opinião se ele atende bem, ou se possui outro melhor, em relação a ele, eu gostaria de


    Instalar o DD-WRT para gerência a rede, é aconselhavel o DD-WRT ou um MicroTIK ?

  2. #2
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvidas sobre como montar uma Distribuição de Redes WIFI

    Primeira pergunta, voce esta montndo um provedor? quais sao suas pretencoes no tocante a numero de clientes? um unico pop te atenderia?

    Se a resposta for sim comece pela parte burrocratica, empresa, scm e link dedicado mesmo que pequeno...

    infraestrutura basica:

    rb 33ah + 3 cartoes r52h, xr2 ou engenios 8603 em uma caixa hermetica de aluminio
    fonte nobreak 12 ou 24v + 1 ou 2 baterias de 30a estacionaria
    3 paineis setoriais 2.4 ou 5.8 de acordo com sua necessidade
    rb mikrotik 1100
    servidor cache thunder ou similar
    servidor de autenticacao radius, mkauth, topsapp ou similar... + nobreak

    bom, isso ai da para comecar e pode sofrer variacoes dependendo do que pretende... como nao postou muitas informacoes esta e uma sugestao apenas para quem quer comecar um provedor com no minimo de qualidade.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas sobre como montar uma Distribuição de Redes WIFI

    Ola bom dia
    Olha não descordo do amigo acima mas se vc for fazer do modo que ele sugeriu vai ficar bem caro a não ser que vc tenha bastante dinheiro em torno de 20 mil incluindo uma torre. eu comecei com um kit como esse ai se licença e sem link isso não e o certo, e um kit bom da para começar sim, hoje tenho 200 clientes e estou devidamente licenciado e correto perante os regulamentos da Anatel.
    Mas se for montar mesmo o servidor tente o mas rápido possível ter sua própria licença para não ter problemas com a justiça e serio isso pois vc estará sendo qualificado a provedor pirata. espero te te ajudado.

  4. #4

    Cool Re: Dúvidas sobre como montar uma Distribuição de Redes WIFI

    Citação Postado originalmente por Willian Oliveira Ver Post
    Eu estou querendo montar uma central de distribuição de sinal de rádio WIFI no meu
    bairro, queria saber com alguém que já possui experiencias nessa área poder me indicar o melhor
    produto, melhor maneira de fazer.


    Meu bairro possui uma boa área plana e minha casa fica no segundo andar então possuo uma boa visão,
    inicialmente pensei em comprar um produto KIT SERVIDOR ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...gtailcxpoe-_JM ).
    Este kit possui:

    **

    1 Antena Omni 25Dbi
    1 Placa PCBA 5 Portas de 1000mw Reais com Firmware Krazer OS
    1 Caixa Hermetica PVC Plastica com Protecao U.V.
    1 Pigtail (cabo adaptador conexao antena) 40 cm
    1 Fonte P.O.E. 12V de 1A Bivolt (110-220)

    R$ 350,00, vale a pena? Custo x Benefício?
    **


    Queria uma opinião se ele atende bem, ou se possui outro melhor, em relação a ele, eu gostaria de


    Instalar o DD-WRT para gerência a rede, é aconselhavel o DD-WRT ou um MicroTIK ?
    Mesmo observando que seu conhecimento no assunto ainda e bem baixo, não teria como não indicar uma solução com Mikrotik+Ubiquit.
    Criar um discador PPPoE para sua Adsl e configurar um Hotspot para autenticar seus clientes/amigos não e um bicho de 7 cabeça, e no fórum tem um vasto material para consulta.
    Sugiro também que de uma pesquisada sobre SCM, para ficar a par dos risco que você assume ao iniciar sem uma licença.

    de inicio esse kit poderá te atender muito bem.

    RB 750/750G
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ca-level-4-_JM

    BULLET2
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...oe-15v-nfe-_JM

    Antena Omini 12dbi
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...s-mm-2412o-_JM

    com esses equipamento consegue-se (dependendo da velocidade ofertada e configurações aplicadas) em media uns 20 online simultâneos

    Qualquer duvida e só perguntar.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas sobre como montar uma Distribuição de Redes WIFI

    Bom dia de pascoa amigo.
    É o seguinte, sei que está começando agora então vou te dar umas dicas de como estabilizei meu primeiro POP.
    Não comprei esse kits de provedor, mais montei um bem parecido e tive muitos problemas por falta de experiencia.
    Vamos começar pelo gerenciamento dos clientes, como não tem muito conhecimento na área fazer um cache-full e alguma coisa do tipo pode dar muito trabalho, tente apenas repassar o link e gerenciar só a banda de cada cliente usando um hotspot.
    Para isso vc vai precisar de uma RB750G funciona como um roteador super inteligente, procure tutoriais de como configurar o Mikrotik que vem instalado nele da maneira mais basica possível.
    Para distribuição utilize 03 NanoStation M2 fechando os 360º ligadas cada uma as interfaces da RB750G, lembre-se de configura-las em bridge sem autenticação já que o mikrotik vai gerenciar os acessos.
    Use uma torre pequena para evitar que balance com o vento e cabos blindados com aterramento para evitar queimas a toa.
    Isso é só o começo, mais se vingar mesmo corra atrás da SCM ou até um SVA mesmo pra não ter dor de cabeça com a fiscalização.
    Espero ter ajudado.
    Abs

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas sobre como montar uma Distribuição de Redes WIFI

    Citação Postado originalmente por langranhas Ver Post
    Ola bom dia
    Olha não descordo do amigo acima mas se vc for fazer do modo que ele sugeriu vai ficar bem caro a não ser que vc tenha bastante dinheiro em torno de 20 mil incluindo uma torre. eu comecei com um kit como esse ai se licença e sem link isso não e o certo, e um kit bom da para começar sim, hoje tenho 200 clientes e estou devidamente licenciado e correto perante os regulamentos da Anatel.
    Mas se for montar mesmo o servidor tente o mas rápido possível ter sua própria licença para não ter problemas com a justiça e serio isso pois vc estará sendo qualificado a provedor pirata. espero te te ajudado.

    Amiigo, eu queria uma coisa bem simples na verdade, onde eu pudesse gerenciar os links dos clientes por mac ou por outra maneira segura, que seja eficiente, e uma estação simples para enviar os sinais, queria saber a melhor antena.
    Se eu uso a omini ou uso a gradiada, essas coisas..

    Por enquanto vou trabalhar mesmo pirata, pois uma licença SVM é muito cara, e no momento nos meus planos não está acessível.
    Mais futuramente pretendo obte-la.
    Mais queria na verdade só montar, aii queria uns bisu sobre aparelhagem, e controle de tráfego.

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas sobre como montar uma Distribuição de Redes WIFI

    Comece com:
    1 RB 433 260,00
    1 Cartão R52H 100,00
    1 Antena Omni 15 dbi Aquário 220,00
    1 Fonte poe 24A 3A 50,00
    1 Pig tail ufl 15,00
    1 Cabo RGC 213 N macho nas duas pontas 35,00
    1 Caixa Hermética 20,00
    Se você não puder usar no minimo esses equipamentos, fica difícil, pois esses kit provedores são um lixo não vale nada.
    E se você tem interesse de aprender mais sobre como montar uma rede de uma olhada nesse meu post.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=163344