+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Equipamentos wireless

    Caros amigos , a 1 mês aqui no fórum eu abri um tópico , sobre poluição wireless , por causa de concorrentes que trabalham inadequado , e 4 clientes em uma distancia de 2 km sofrendo um alta interferência derrubava toda minha rede a noite e em horários de pico , através de alguns amigos do fórum 1 ideia surgiu , a ideia foi montar um rede mesh , assim aproximando os clientes no máximo 600 ou 700 metros do ponto de distribuição , achei interessante o assusto e comecei a a estudar .
    Pesquisando os radios e antenas 2.4 ghz percebi que os fabricantes só trabalham com equipamentos de alto ganho e não dão muito valor aos detalhes que melhora o sinal , exemplo uma antena de 15dbi da aquário atinge 360° mais a abertura de elevação é de 8° a 10° , isso quer dizer que se eu montar uma torre de 30 metros e usar essa antena o primeiro cliente que posso colocar é a 340m da torre , se eu to montando um pop mesh para diminuir a distancia dos clientes essa antena é irregular ai eu olhei a de 12dbi a aquario , melhora mais pouco o angulo de elevação é de 10° a 12° , pesquisei varias marcas de antena omni a unica que chegou a um valor satisfatório , foi uma antena da hyperlink de 8dbi com angulo de elevação de 18° já dimiui para 190 metros , ai procurei na internet um meio de vedar a interferência diretamente no radio , pelas informações a melhor forma é uma caixa hermética de metal , que evita esse problema , procurei por algum fabricante sobre essa caixa hermetica de metal , não achei ninguém que faz essa caixa de metal para proteção do radio , ai tive uma ideia , eu mesmo vou construir um kit que funcione na rede mesh capaz de blindar a interferência no radio e ligar uma antena omni diretamente na pingtail do radio para não ter perca de sinal , usando todo potencia , do radio e antena , fiz um projeto e conversei com um engenheiro eletrônico , comprei uma caixa hermetica de metal e adaptei ela completamente para usar um rb433 com um cartão e a pingtail conectada diretamente na caixa hermética dentro da adaptação que eu fiz , comprei a antena omni da hyperlink de 8dbi com o angulo de elevação de 18°, quando chegou a antena eu vi que essa antena vem com um pingtail embutida na antena com um conector N femeá na ponta , ai foi que não consegui ligar a antena diretamente na caixa hermética por causa do cabo , gostaria de saber se alguém do fórum conhece alguma antena omni com o angulo de elevação bom que tenha o conector diretamente na antena sem cabo para colocar no meu projeto, se tudo ocorrer bem , os teste forem de excelente qualidade , vou começão a vender esse kit no mercadolivre já fiz até o anuncio e coloquei as fotos , para ver o interesse dos provedores de acesso o link esta abaixo.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...s-wireless-_JM

    Grato e peço a opnião de vocês

  2. #2

    Padrão Re: Equipamentos wireless

    Amigo,Wireless hoje em 2.4ghz é inviavel,por N motivos,mais veja bem
    as empresas,estão criando protocolos,e tecnologias,exemplo o Airmax,é algo proprio dos equipamentos da ubiquiti,ajuda bastante,
    mais,realmente esta horrivel o mercado de provedores,porque o pessoal esta fazendo de qualquer,jeito
    aqui no meu bairro existem,uns 20 caras com omini,dai tem uns que são metidos a provedor mais
    não tem qualidade,não tem ,liçença,apenas queiman,o mercado é absurdo,em outro bairro proximo se vc fizer um scan
    com um radio,o radio chega travar,de tanto sinal em 2.4.

  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos wireless

    Então a ideia inicial é fazer uma rede mesh com esse equipamento , fazendo todos estarem próximos tendo um sinal igual de excelente qualidade a todos é uma maneira que a interferência não consiga atrapalhar a rede mesmo existindo no local , os estudos mostra que quando você manda o sinal para uma distancia de 2 ou 3 km em um ambiente que exite muito poluição wireless , o sinal pode até chegar forte a 3km , mais sofre alterações e chega sem qualidade nenhuma , mais nos primeiros 700 mtrs da torre o sinal não sofre nenhuma alteração , a idéia é trabalhar nessa distancia.

  4. #4
    Correndo atrás... Avatar de Leonardo
    Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Próx. a Brasília
    Posts
    152

    Padrão Re: Equipamentos wireless

    Olá,


    Ja pensei em fazer uma rede dessa, mas pensei em usar omnitik, sera que daria certo?

    Sucesso!

  5. #5

    Padrão Re: Equipamentos wireless

    Eu nao sou fa de omni mas iria pela Omnitik, ao menos para testar.

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos wireless

    Citação Postado originalmente por Leonardo Ver Post
    Olá,


    Ja pensei em fazer uma rede dessa, mas pensei em usar omnitik, sera que daria certo?

    Sucesso!

    certo da , mais a omnitik se eu não me engano só é 5.8ghz , e o unico equipamento que trabalha bem com mesh é o mikrotik .

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos wireless

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Eu nao sou fa de omni mas iria pela Omnitik, ao menos para testar.

    Caro amigo , a ideia do mesh é exatamente usar omni , pois setoriais não valeria a pena na rede mesh e estamos falando em distancia curtas não em km

  8. #8

    Padrão Re: Equipamentos wireless

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Caro amigo , a ideia do mesh é exatamente usar omni , pois setoriais não valeria a pena na rede mesh e estamos falando em distancia curtas não em km
    Por isso, daí eu acho que o Omnitik seria uma boa solucao, pois salvo engano eles vem com algo referente a mesh. Alguém que tenha alguma RB433 ou similar poderia confirmar as opcoes que vem para wireless.

  9. #9

    Padrão Re: Equipamentos wireless

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Por isso, daí eu acho que o Omnitik seria uma boa solucao, pois salvo engano eles vem com algo referente a mesh. Alguém que tenha alguma RB433 ou similar poderia confirmar as opcoes que vem para wireless.
    Correto para quem tem a rede toda 5.8 da certo, no meu caso a maioria esta ainda em 2.4 por isso eu to usando um rb433 e fiz dessa maneira , a ideia futuramente é colocar mais 1 cartão 5.8 com + 1 antena omni , e trabalhar como dual band , nas 2 frequencia ao mesmo tempo em mesh , não sei se a omnitik vem com a mesma ideia da rb433 mais ela só trabalha com 1 frequencia