+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Problema RBMetal 2.4

    Estou tendo um problema com uma RBmetal 2.4 a 3 dias.

    Esta funcionando em AP Bridge

    Ela para de jogar sinal do nada, entro na rb pelo winbox normal ( através da LAN ), e se eu der um scan,snooper, frequency usage e etc.. não aparece nada, como se não existe-se nenhuma rede por perto ( existem varias ).


    E outra se tento entrar pelo ssh ou telnet ele pede o usuario mais quando coloco a senha fica aguardando infinitamente ( mais continua pingando ), mais eu colocar uma senha qualquer ele retorna que esta errada.

    a solução é reiniciar, entro pelo winbox e dou um reboot, mais só depois de 30 segundos que o radio reinicia, ai fica normal.

    esse problema ja aconteceu 2x durante 3 dias.

    Essa RB tem 10 dias que esta em funcionamento, esta sendo alimentada pelo sistema da volt em 24 CC, no system heath mostrar 24,2

    Estou usando o sistema padrao que vem nela, nao atualizei ainda a RB.

    Potencia = 22 db card rates

  2. #2

    Padrão Re: Problema RBMetal 2.4

    Nenhum Cristão ?

  3. #3

    Talking Re: Problema RBMetal 2.4

    pode ser problema de fonte, faz um teste com a original dele ve como fica, atualiza ele para o MK 5.22 e a versão mais estavel em minha opinião em 2.4Ghz Potencia nesses bichinho pode usar em 20dbm que ta otimo eles são bem sensiveis captam de tudo....

  4. #4

    Padrão Re: Problema RBMetal 2.4

    Já testei com a fonte original e deu este problema. Some do scan das redes wireless.
    Com a fonte original estava dando 13.7V e 40º

    Troquei para uma fonte de 24V e 3 A e agora acusa 17.5V e 37º.
    E como voce disse que está com 24,2V então não tem nada a ver com energia. Eu até ia colocar uma bateria para tirar a dúvida mas agora com esta informação , me confirmou que o problema é outro.

    O pessoal vai ficando com a navegação ruim. E como estou monitorando, reinicio e volta ao normal.
    Mas se ficar muito tempo com a navegação ruim, daí sim é que trava a transmissão e some do scan e não responde ao winbox.
    Daí só indo lá e reiniciando na energia.

    Quando está bom é uma beleza, mas tenho que ficar de olho sempre.
    Acho que não é com potencia pois já testei em todas as possibilidades.
    Já tentei com todas as outras opções de config, data rates default, data rates selecionadas, B/G, B/G/N , alterei Hw retries etc etc.
    Não tem mais o que fazer a não ser mudar a versão. Mas não deve ser isso pois tenho outro com a mesma versão e não faz nada disso.

    Este seu caso, está usando criptografia WPA2? Estou desconfiado que seja isso, pois criei uma virtual para ir migrando o pessoal e notei que ele começa a complicar pela interface wireless master. Se esta parar a virtual vai pró saco junto.
    Agora estamos movendo o pessoal para a virtual sem criptografia e vamos remover a criptografia da interface wan master.

    Continuando o problema, vou tentar um RMA, mas como isso é "mosca branca", acho que vai é parar no lixo.

  5. #5

    Padrão Re: Problema RBMetal 2.4

    Pessoal isso me parece problema de super aquecimento este produto e realmente suscetível a isso.

    tente usar uma fonte de menor valor em amperes e voltagem também, isso diminui um pouco o aquecimento do hardware.

  6. #6

    Padrão Re: Problema RBMetal 2.4

    Leonel, só se a leitura estiver nos enganando. Pois para mim fica em 17,5V e 37º.

    Outro detalhe que pode ajudar a esclarecer. Notei que se baixar a potencia para menos de 20dbm o pessoal começa a ter dificuldade de estabilizar a conexão. Acima disso todo mundo estabiliza em 48 ou 54mbps. CCQ excelente. Todos clientes com sinal no máximo em -68dbm. Tem um cliente que já baixamos a potencia do rádio dele ao mínimo e ainda assim no registration fica oscilando entre 10dbm (isso mesmo, 10 positivo, nunca tinha visto isso) e -44dbm
    A impressão que tenho é que o equipamento está se perdendo em todos os parâmetros.

  7. #7

    Padrão Re: Problema RBMetal 2.4

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Leonel, só se a leitura estiver nos enganando. Pois para mim fica em 17,5V e 37º.

    Outro detalhe que pode ajudar a esclarecer. Notei que se baixar a potencia para menos de 20dbm o pessoal começa a ter dificuldade de estabilizar a conexão. Acima disso todo mundo estabiliza em 48 ou 54mbps. CCQ excelente. Todos clientes com sinal no máximo em -68dbm. Tem um cliente que já baixamos a potencia do rádio dele ao mínimo e ainda assim no registration fica oscilando entre 10dbm (isso mesmo, 10 positivo, nunca tinha visto isso) e -44dbm
    A impressão que tenho é que o equipamento está se perdendo em todos os parâmetros.

    desculpe não me atentei a este detalhe do post... mas de qualquer forma o routerOS só nos porta apenas a temperatura da CPU e não dos demais componentes, como conheço bem este hardware sei que fonte de alta voltagem não funciona muito bem .. com o radio também podemos analisar o amplificador do radio ele pode ter ido desta pra melhor ai ele não porta o SNR correto ao driver..

    mas se o hardware ja foi sobrecarregado esquece não tem mais o que fazer.. ele vai ficar oscilando mesmo..
    insisto isso e hardware e com software não podemos concertar isso

  8. #8

    Padrão Re: Problema RBMetal 2.4

    1929 , Comprei 3 RB metal, 2 estão com problema de oscilacao de sinal, chega a oscilar 40db de RX, e comigo tambem ficou positivo e um certo periodo de segundos quando estou no Scan +14DB , porem eu tava com a setorial do meu lado no notebook.

    Porem as 2 primeira que derem problema eu cheguei a ligar inicialmente sem a antena, e como todos sabem a potencia default e a maxima, 1.6W, da um Retorno grande.

    A terceira rbmetal que esta funcionando ( essa que apresentou o problema de travar, porem atualizei a versao e ja esta a 3 dias sem para, vou esperar mais um tempo pra ficar com a cabeça tranquila ) não liguei sem antena, estou achando que danifiquei a RBmetal ligando sem antena, matou o RX.

    To Fazendo uns testes aqui e vou postar os resultados.

    Se voce tiver outra RBmetal Cabaço que nunca foi ligada, faz o teste, não liga sem antena, de preferencia so liga quando ja tiver na torre e configura com ela ja na setorial.
    Att,

  9. #9

    Padrão Re: Problema RBMetal 2.4

    Pode ser Leonel. Mas mesmo assim, nunca liguei sem conectar em antena.
    é novinha. Tenho outra que não apresentou este problema.
    E quanto a dar leitura positiva de sinal, é só com um cliente. Eu já fiquei desconfiado que ao dar leitura positiva ( e isso se for realmente uma leitura correta) pode criar uma saturação de recepção. Lembra daquela estória do lençol digital do Gilvan, que nunca ficou bem esclarecido, mas ele dizia que sinal forte demais também é problema.
    Acho que vou mandar o técnico ir neste cliente e girar um pouco a antena para diminuir este sinal.

    Outra coisa que não está batendo bem é a questão da potencia. Só em default que trabalha bem, ou em potencias próximas ao que dá em default. Se colocar em 20dbm já fica instável. Isso indica que não está dando a potencia que configuramos.

    Outra coisa que fiz hoje foi transferir praticamente todo mundo da interface wireless com criptografia para um ap virtual sem criptografia.
    Esta interface master com criptografia mas sem tráfego liberou a navegação no Ap virtual que criamos.
    Melhorou bastante também. Já vi ela despachando 4 mega agora de noite, coisa que nunca tinha alcançado.

    a versão que está na rb é a 5.21. Você trocou para qual versão que deu mais estabilidade Weslly21?

  10. #10

    Padrão Re: Problema RBMetal 2.4

    a mais recente 6 r12

    - - - Atualizado - - -

    a mais recente 6 r12

  11. #11

    Padrão Re: Problema RBMetal 2.4

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    a mais recente 6 r12

    - - - Atualizado - - -

    a mais recente 6 r12
    Ok. Vou aguardar mais um pouco para atualizar.
    Acho que não tenha sido pelo fato de você ter ligado sem antena. Coisa que eu nunca faço. Sempre ligo com antena.
    Nesta que diz que ficou estável, e que você ligou com antena, também apareceu o mesmo problema de travar.
    Para mim também parece que ficou estável. Mas só depois que desativei a criptografia. Nunca tinha visto isso.

    Parece mesmo ser problema com firmware.

    Tenho acompanhado este equipamento de perto e tenho visto atingir uma boa taxa de transferência. Ontem de noite vi bater já em 5 mega.

    Mas tem sim algum erro. É impossível que um cliente chegue com sinal positivo na torre. Assim como é impossível que impeça a conexão de outros quando baixa para 20dbm. A impressão que tenho é que usando em default na verdade deve estar em mais ou menos 20dbm. Mas com certeza, em default nunca estará na potencia que o fabricante diz.

  12. #12

    Padrão Re: Problema RBMetal 2.4

    Bom pessoal ja que o problema nao é identificado por gentileza peça rma deste material a mikortik
    mande para seu distribuidor e peça a troca é so mandar uma email pro [email protected] com o problema e o arquivo Make Suport.rif

    eles reportam rapidão