+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Alguém pode informar na prática a quantidade de clientes (online) e quantos PPS é possível nestes equipamentos (todos em bridge) e a média dos planos, por exemplo 1MEGA


    • Rocket M5 Titanium + AirMax Sector 5G-17-90
    • Rocket M5 + AirMax Sector 5G-17-90
    • Nanostation M5



    Outra informação como é possível monitorar o desempenho e uso do CPU nestes equipamentos

  2. #2

    Question ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Alguém pode informar na prática a quantidade de clientes (online) e quantos PPS é possível nestes equipamentos (todos em bridge) e a média dos planos, por exemplo 1MEGA



    • Rocket M5 Titanium + AirMax Sector 5G-17-90
    • Rocket M5 + AirMax Sector 5G-17-90
    • Nanostation M5




    Outra informação como é possível monitorar o desempenho e uso do CPU nestes equipamentos

  3. #3

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Citação Postado originalmente por AndersonFox Ver Post
    Alguém pode informar na prática a quantidade de clientes (online) e quantos PPS é possível nestes equipamentos (todos em bridge) e a média dos planos, por exemplo 1MEGA



    • Rocket M5 Titanium + AirMax Sector 5G-17-90
    • Rocket M5 + AirMax Sector 5G-17-90
    • Nanostation M5




    Outra informação como é possível monitorar o desempenho e uso do CPU nestes equipamentos
    Vejo muitos tentando tirar leite dos AP, pendurando muitos clientes nele OU mesmo instalando clientes a 3, 4km ou mais de distancia.

    A quantidade de clientes online vai variar de acordo com a banda ofertada e o uso naquele momento.
    Mas, por questões de qualidade, eu não indico instalar mais que 50 clientes em cada AP.

    Referente ao monitoramento:
    Sim, é possivel fazer isso.
    Mas para fazer isso, precisa ativar o snmp e o Extra reporting.
    O que irá consumir mais memoria/processamento dos equipamentos.

  4. #4

    Red face Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Vejo muitos tentando tirar leite dos AP, pendurando muitos clientes nele OU mesmo instalando clientes a 3, 4km ou mais de distancia.

    A quantidade de clientes online vai variar de acordo com a banda ofertada e o uso naquele momento.
    Mas, por questões de qualidade, eu não indico instalar mais que 50 clientes em cada AP.

    Referente ao monitoramento:
    Sim, é possivel fazer isso.
    Mas para fazer isso, precisa ativar o snmp e o Extra reporting.
    O que irá consumir mais memoria/processamento dos equipamentos.
    Entendido e muito bem explicado mas qual seria a melhor solução para uma região de uma distancia de 1800 metros onde tenho um perfil para colocar 400 clientes num raio de 100 Graus, no momento uso 3 APs (150 clientes) e todos estão apontando na mesma direção para 400 dividido por 50 Clientes por AP vão ser 8 APs na mesma direção, gostaria de usar uma solução mais robusta na transmissão para evitar interferência uso uma RB1100AHx2 para gerenciamento e gostaria de usar uma antena só se possível e nos clientes uso M5

  5. #5

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Segundo um documento da UBNT (nao tenho o link agora), ele com Airmax ativado suporta 120 clientes e 60 com Airmax desativado.

    400 Clientes simultâneos é impossível, e a velocidade de cada cliente sinceramente acho difícil dizer, salvo que alguém tenha 60 clientes onlines em um rádio desses e venha manifestar sua experiência. Eu já vi 13 onlines com planos entre 400 K e 600 K.

  6. #6
    Avatar de alpnet
    Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Dores de Campos - MG
    Posts
    57

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Eriberto, esta certo, ainda masi recomendaria no maximo 100! por rocket

  7. #7

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Bom dia,

    Amigo, trabalho com Rocket M5 + Painel Setorial em todas as bases, em dois Painéis em localidades distintas, temos cerca de 35 clientes constantemente conectados , com pico de 40 a 42 clientes simultâneos.

    Os planos desses clientes ficam na média de 1 MB .


    Apesar das especificações citadas acima, nas outras respostas, sempre tenho um pé atrás de continuar ativando novos clientes, justamente pra evitar sobrecarga no AP.

    Neste cenário não temos indícios de lentidão, e nem índice de reclamações que indique saturação no AP.


    Porém salientamos que as boas práticas sejam aplicadas:

    - Ajuste de ACK;
    - Potencia;
    - Delimitação do raio de cobertura(não instalamos mais de 3km de distância);
    - Limite máximo de sinal (não instalamos menos -74 dbm);

    - Ter um bom BackHaul também é importante;


    Lembrando que se um cliente está ruim, ele poderá afetar todos os outros, pois o AP ficará retransmitindo pacotes a fim de conseguir manter a transmissão de dados.


    Espero ter ajudado.

  8. #8

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Você tem dois tópicos abordando o mesmo assunto aqui no under

  9. #9

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível?

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Você tem dois tópicos abordando o mesmo assunto aqui no under
    Olá Jailton.

    Fizemos a mesclagem dos tópicos, concentrando em apenas um tópico as colaborações dos demais colegas.

    Agradecemos pela aviso

    Saudações,

    Trober

  10. #10
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Não hé como atender 400 clientes com uma só antena e com um só rádio, o único equipamento que vi chegar longe foi os equipamentos da Alvarion que por sinal são muito bons e muito caros, eles usam várias antenas agregadas mas acho que não será 100% compátivel com mikrotik nem com ubiquit, então vai acabar sucubindo a baixas velocidades de transmissão, a única solução para o amigo é dividir este pop em pelo menos mais um pela localidade, colocar uns 2 paineis em cada torre em canais distantes, dai acredito que eles possam chegar a 100 clientes por rocket a depender do perfil dos planos e dos clientes, se for vender a todos pacotes de 1mb não vai dar certo, dai mais uma vez precisará dividir o pop em pelo menos 3 pontos, veja se consegue uma permuta em cima de prédios, torre de rádios... da internet ao proprietário em troca do aluguel ou realmente aluga os pontos, isso é simples e muito eficaz.

  11. #11

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Agradeço a todos pelas respostas já erá o que eu previa e as dicas ajudaram bastante nas implementações que irei adotar.
    [Under-linux é Mega Consultoria, sem palavras...]

  12. #12

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Olá amigo no seu caso eu sugeriria usar a nossa Antena Titanium ajustada para 60°. Sendo assim em 180° você teria 3 paineis.
    Respondendo a sua pergunta referente ao processamento, o RocketTi suporta ~60kpps. Se você deseja atender 400 usuários e adotando um número maximo digamos de 200 usuarios simultaneos, terá uma média de 70 usuários por Ap. O equipamento suporta tranquilamente este numero tendo AirMax ativado.


    Att,

  13. #13

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Citação Postado originalmente por UBNT-Chadi Ver Post
    Olá amigo no seu caso eu sugeriria usar a nossa Antena Titanium ajustada para 60°. Sendo assim em 180° você teria 3 paineis.
    Respondendo a sua pergunta referente ao processamento, o RocketTi suporta ~60kpps. Se você deseja atender 400 usuários e adotando um número maximo digamos de 200 usuarios simultaneos, terá uma média de 70 usuários por Ap. O equipamento suporta tranquilamente este numero tendo AirMax ativado.


    Att,

    vc tem loja aqui no brasil? legal ter um feedback direto da ubnt no forum!

  14. #14

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    vc tem loja aqui no brasil? legal ter um feedback direto da ubnt no forum!
    Não amigo, não tenho loja. Sou Country Manager Brasil !
    Caso tenha interesse nos produtos da linha Titanium procure em nossa webpage os atuais Distribuidores/Revendas :

    www.ubnt.com/purchase

    Att,

  15. #15

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Citação Postado originalmente por UBNT-Chadi Ver Post
    Não amigo, não tenho loja. Sou Country Manager Brasil !
    Caso tenha interesse nos produtos da linha Titanium procure em nossa webpage os atuais Distribuidores/Revendas :

    www.ubnt.com/purchase

    Att,

    chadi offtopic, to implantando unifi num evento em minha cidade, onde tenho:


    2 unifi transmitindo por cabo
    1 unifi transmitindo por uplink - este não tem visada para o primeiro unifi, usa um intermediário ligado por cabo

    quando espeto o cabo do unifi que tem o uplink fecha loop no switch, e nao consigo nem por cabo direto no switch acessar ele até que seja removido e colocado direto na porta lan

    solução temporária, apenas 1 unifi no cabo e o resto todo no uplink obs quando faço isso o sinal diminui consideravelmente a area de cobertura,

    quando apenas o primeiro unifi esta transmitindo sem os uplink é um espetáculo

  16. #16

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    chadi offtopic, to implantando unifi num evento em minha cidade, onde tenho:


    2 unifi transmitindo por cabo
    1 unifi transmitindo por uplink - este não tem visada para o primeiro unifi, usa um intermediário ligado por cabo

    quando espeto o cabo do unifi que tem o uplink fecha loop no switch, e nao consigo nem por cabo direto no switch acessar ele até que seja removido e colocado direto na porta lan

    solução temporária, apenas 1 unifi no cabo e o resto todo no uplink obs quando faço isso o sinal diminui consideravelmente a area de cobertura,

    quando apenas o primeiro unifi esta transmitindo sem os uplink é um espetáculo
    Já usei Unifi várias vezes e nunca tive problemas. Faz o seguinte, remove todos os dispositivos. Liga os dois Unifi que vão fazer o uplink, tem que ser ligação direta, cabo.

    Adota os dois, arraste os dois para o mapa, desligue somente o cabo de rede do que vai ter conexão somente sem fio (Uplink), espera aparecer no controlador desconectado ( Pode demorar até 5min) ,clique no Ap desconectado vai em configuration -> Uplink -> Clica em select (Terá um unico Ap) , depois disso o seu senário de uplink estará funcionando, ai é so adicionar o ultimo ap normalmente.

    Att,

  17. #17

    Padrão Re: ROCKET M5 com 400 clientes é possível ???????

    Citação Postado originalmente por UBNT-Chadi Ver Post
    Já usei Unifi várias vezes e nunca tive problemas. Faz o seguinte, remove todos os dispositivos. Liga os dois Unifi que vão fazer o uplink, tem que ser ligação direta, cabo.

    Adota os dois, arraste os dois para o mapa, desligue somente o cabo de rede do que vai ter conexão somente sem fio (Uplink), espera aparecer no controlador desconectado ( Pode demorar até 5min) ,clique no Ap desconectado vai em configuration -> Uplink -> Clica em select (Terá um unico Ap) , depois disso o seu senário de uplink estará funcionando, ai é so adicionar o ultimo ap normalmente.

    Att,
    foi p que fiz so que aparentemente fecha loop

    solução tudo uplink

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         centenariounifi.jpg
Visualizações:	263
Tamanho: 	132,0 KB
ID:      	44475